segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Amistoso III – Brasil 87 X 81 Argentina

Primeiro: O Brasil não jogou bem.

Não consegui desvendar o motivo. Não sei se foi o horário em Americana, se foi a acomodação pelas duas vitórias anteriores por placares dilatados. Não sei.



Poucas jogadoras se salvaram no meio dessa atuação preguiçosa e apática.

Além disso, acho que é mentira dizer que a Argentina jogou bem. Não jogou não. Mas aplicou muito bem os conhecimentos que adquiriu nos jogos anteriores e deixou expostas as maiores deficiências individuais do time brasileiro.

Foi um jogo de individualismo e não por acaso, jogadas individuais (de Silvinha) nos deram a vitória.

Farei a análise hoje por posição.

Armadoras

Jacqueline continua sendo figura fundamental no time. Mais uma vez a que ficou mais tempo em quadra. Com a maioria de nossas armadoras fora do país, ela é superior às opções do momento. E será uma concorrente à altura das que ainda vão chegar. Talvez Helen e Adrianinha estejam num nível superior à Jacq, ainda mais pelo histórico de convocações, mas pelo que apresentou nos amistosos, a armadora do Tenerife da Espanha vai brigar diretamente pela vaga com Claudinha, e caso perca, pode derrubar uma das laterais para carimbar passaporte para China. Sua atuação nesse último jogo foi boa. Ainda precisa acertar melhor os passes com as companheiras. Acabou cometendo alguns excessos e precipitando jogadas que acabaram falhando. Mas sua lucidez em quadra é muito superior à da reserva Vívian. O que mais me agrada em Jacqueline é a discrição do seu jogo ofensivo. Não força jogadas, piruetas ou malabarismos e mesmo assim terminou a partida com 10 pontos. Sobrecarregada e perseguida pelas argentinas, acabou cometendo 5 faltas e sendo eliminada. Marca bem (recuperou 5 bolas), assistiu pouco (1 vez), como todo o time (no jogo de segunda, Jacq assistiu 8 vezes, o mesmo número que todo o time conseguiu neste domingo).

Vívian não fez uma boa partida. Sua participação foi muito fraca. Insegura e instável, ainda não deu conta de segurar a peteca da seleção. Suas entradas no time apenas fizeram por valorizar as qualidades de Jacqueline. Estaria numa situação ainda pior caso Érica Vicente pudesse ter aceito a convocação. Na prorrogação, assistindo aos erros repetidos de Vívian, Barbosa entregou a armação para Silvinha e tirou a atleta de Santo André do jogo.

Se existem boas outras armadoras no Brasil, é bom lembrar que Helen, Adrianinha, Claudinha, Jacqueline e Érica Vicente jogam no exterior e é alta a possibilidade de ausência dessas atletas em uma próxima convocação, por isso atenção!!!

Alas



Bem, quanto às alas, Silvinha é quem se destaca no jogo e na série de amistosos. É a referência da seleção em quadra, a responsável pela decisão. Fez um bom jogo, e carregou a seleção na prorrogação, sendo a maior responsável pela vitória. Do grupo atual, certamente é a que está com o passaporte mais adiantado para a China. 16 pontos (e não 18 como anuncia a CBB). Recuperou 2 bolas, assistiu duas vezes e pegou 4 rebotes. Seus arremessos de três foram salvadores, mas imprecisos (3 em 9).

Adriana foi outra que não rendeu bem no jogo. Fez apenas 3 pontos. Teve seu jogo anulado pela marcação argentina. Forçou jogadas e até mesmo as boas assistências que deu no início da partida acabaram por desaparecer. Tentou 6 bolas de três sem sucesso. Até a definição do grupo, conviverá com as pressões, já que é atleta mais experiente e de quem (mais) se cobra a responsabilidade pelos resultados.

Micaela também não esteve bem. Se limitou a algumas poucas jogadas. Precisa insistir mais nas infiltrações e na velocidade que são suas principais virtudes. Tem tentado incluir os lances de três em seu repertório (1 certo em 3 tentados), mas não pode esquecer os lances de dois, que foram até aqui maioria esmagadora em sua carreira.

Lílian entrou muito bem na partida. Está mais atenta na defesa e mais determinada no ataque. A tendência natural, até mesmo para Barbosa, é querer apostar mais nos seu lances de três, mas a ala mostrou que pode ir mais longe e que quer isso. O que já é um grande passo. Nove pontos, três recuperações e duas assistências.

Renata Oliveira entrou na partida no momento em que o jogo estava mais tenso e complicado pra nós. O que me alegrou foi que, apesar de jovem e de estar estreando na seleção, ela não teve medo. E partiu para o ataque, o que acabou garantindo-lhe 4 pontos.

Patrícia (Paty) não entrou no jogo.

Pivôs

Nesse setor, a disputa é das mais acirradas. E – o que é mais complicado - os estilos de cada uma das três principais convocadas (Geisa, Êga e Mamá) são próprios. A presença de cada uma em quadra muda o padrão de jogo da seleção.

O destaque do jogo de ontem nesse setor foi Geisa, que vem sendo das figuras mais constantes no grupo. É madura, disciplinada e determinada. Foi a cestinha do Brasil, com 17 pontos e ainda pegou 8 rebotes e deu 4 tocos e recuperou 2 bolas. Enfrentará uma dura disputa com as “estrangeiras”, algumas com as quais tem um estilo de jogo bem semelhante (Alessandra e Cíntia).

Mamá iniciou como titular e acabou saindo cedo pelo excesso de faltas (3 no primeiro quarto), mas é outra que rende bem. Seu grande trunfo é ser a mais ágil dentre as convocadas para a posição. E seu arremesso continua certeiro. Jogou um pouco mais aberta, lembrando mais uma ala-pivô do que uma pivô tradicional. Fez 8 pontos, pegou 4 rebotes e deu um toco. Queria ter a visto mais tempo em quadra, mas as faltas não deixaram.

Êga também se destaca. Com a sua entrada, o time ganha em rebotes. Por algumas vezes, fez jogadas de infiltração, pouco comuns nas pivôs brasileiras. Apesar de ser carente de experiência internacional, Êga está pronta para o teste. Registrou o único double-double do time brasileiro: 10 pontos e 11 rebotes. E ainda 3 recuperações, 1 toco e 1 assistência.

E finalizando, Kátia também entrou bem, fez 4 pontos e pegou 5 rebotes. É uma reboteira nata.

Nenhum comentário: