sábado, 22 de junho de 2002

Paulista

Não deu o menor IBOPE esse Paulista Feminino de Basquete com primeira fase no meio da WNBA, Copa do Mundo, com apenas seis equipes, sem estrelas e valendo pouca coisa, já que nenhuma equipe é eliminada até as semifinais.

Por isso mesmo, estou vendo como reduzidas as chances de que alguma jogadora conquiste vaga na seleção pelo que mostrou nesse campeonato. Até mesmo porque os destaques são escassos.

Mas mesmo assim, eu adoro nosso bom e velho Paulistinha e vamos aproveitar que a primeira fase acabou pra falar do que foi mostrado nesse primeiro semestre.

A Unimed Americana comprovou seu favoritismo e venceu todo mundo que apareceu na frente. Mesmo com a saída de Karina e com Helen indo pra WNBA, o time manteve a pegada e reinou com tranqüilidade. É a favorita para o bi-campeonato. Méritos para o técnico Paulo Bassul, que não deixou o time se acomodar. Em grande estilo, Silvinha Luz lidera o time, com 21,1 pontos por jogo. Helen deixou média de 16,5 pontos e de 7 assistências por partida antes de voltar aos Mystics. Geisa, com 15,3 pontos e 10,4 rebotes e Êga, com 14,9 pontos e 10 rebotes, são duas torres precisas no garrafão do campeão paulista.

A Unimed Ourinhos ainda está acertando a casa depois de mexer no elenco mais uma vez. E pagou o ônus das mudanças nesse campeonato, não conseguindo bater o líder. Mas desmontou todas as outras quatro equipes. Kelly reinou soberana como destaque do time antes de ir amargar uma temporada sofrível no Detroit. É a maior cestinha (22,2 ppg) e reboteira (17,8 rpj) do Paulista. Cíntia Luz (16ppj), Lígia (12,1 ppj) e Cris (12,1 ppj e melhor em recuperação de bolas do campeonato) são os outros três pilares ofensivos do time. De qualquer maneira, a diretoria já percebeu a necessidade de reforços e quase abocanhou a pivô Kátia Denise.

O Santo André também pagou o preço pela falta de recursos com que terminou a temporada passada e oscilou no campeonato. Nas últimas partidas, chegou a assustar Americana, levando o jogo para a prorrogação. Depois caiu frente a um cambaleante Guaru. O trabalho de Laís Elena mantém acesa a chama do basquete na cidade e a força do clube mesmo neste ano, com verbas escassas. O time é homogêneo e divide bem a produção ofensiva, entre a inspirada Aide (16,2 ppj), Vívian (14,3 ppj), Patrícia (12,6 ppj), Chuca (12,3 ppj) e Simone Lima (10,1). Pega Jundiaí na semifinal.

O tradicional Santa Maria/São Caetano do Sul continua fazendo o que pode, com os recursos que têm. Foi o suficiente esse ano pra ameaçar mais uma vez as equipes mais poderosas e ficar a frente de Guaru na classificação. A armadora Regininha é uma brava guerreira e o epicentro deste time, com média de 15,9 ppj. Maristela (12,9 ppj) e Kattynha (11,4 ppj) são os dois outros vértices do triângulo. Tenta a sorte contra Guaru na semifinal.

O AA Guaru foi a grande decepção do campeonato. Limitou-se a ganhar duas partidas. Muito pouco para um time que falava em trazer Janeth para o segundo semestre. A veterana Rose (13,5 ppj) tem sido o porto mais seguro nessa turbulenta temporada para o vice-campeão de 2000, seguida por Pati (13,4 ppj) e a jovem Gil (11,5 ppj).

O Sundow Bike/Jundiaí também sofreu com a falta de recursos e fez o que pode com sua modesta equipe. Chegou até a vencer o Vasco da Gama num dos quadrangulares. Luciana Perandini foi o maior destaque do clube, com média de 12 ppj.

TOP FIVE

Cestinha - Kelly, Silvinha Luz, Helen Luz, Aide e Cíntia Luz
Rebote - Kelly, Geisa, Êga, Ana Lúcia e Graziane
Assistências - Helen, Silvinha, Veneza, Gattei e Cris
Roubos de bola - Cris, Vivian, Silvinha, Helen e Veneza
Tocos - Kelly, Geisa, Graziane, Êga e Ana Lúcia
Aproveitamento 3 pts - Aide, Fernanda, Patrícia, Rose e Cíntia
Aproveitamento 2 pts - Geisa, Silvinha, Kelly, Êga e Kattynha
Aproveitamento lances livres - Maristela, Helen, Tina, Aide e Êga
Tempo - Luciana, Silvinha, Regininha, Maristela e Geisa



Nenhum comentário: