sexta-feira, 21 de junho de 2002

BRASIL VENCE VOTAÇÃO E SEDIA MUNDIAL FEMININO DE 2006



Genebra / Suíça – A FIBA (Federação Internacional de Basketball) confirmou, nesta quarta-feira, o Brasil como sede do 15º Campeonato Mundial Adulto Feminino de 2006. Na votação secreta realizada na nova sede da entidade, em Genebra, o Brasil obteve 11 votos contra 7 da Espanha. Os dois países foram os finalistas da disputa. O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Gerasime Grego Bozikis, que participou da festa dos 70 anos em homenagem a fundação da FIBA e da Reunião do Conselho Central da entidade (Central Board), estava emocionado com a conquista.

— Essa vitória é o resultado do reconhecimento da FIBA e de seus filiados do trabalho desenvolvido pela CBB e da gloriosa história do basquete feminino brasileiro. Concorremos contra cinco países da Europa (França, República Tcheca, Itália, Espanha e Eslováquia) e vencemos pela nossa competência e know-how. Com certeza, da mesma forma que já realizamos com êxito sete Campeonatos Mundiais, faremos o oitavo com muito mais brilhantismo — comentou Grego, lembrando que as brasileiras foram as únicas a quebrar a hegemonia de norte-americanas e soviéticas nos Mundiais Adultos Femininos, em 1996, na Austrália.

— É com grande satisfação que recebo a notícia que o Brasil será sede do Campeonato Mundial de Basquete Feminino de 2006. Sempre defendi que a realização de Campeonatos Mundiais no país é a melhor maneira de convencer os membros das Federações Internacionais e do Comitê Olímpico Internacional de que temos condições de sediar eventos do porte dos Jogos Pan-Americanos e Olímpicos. Esta conquista do basquete brasileiro sobre países com vasta tradição no basquete mundial, como a Espanha, comprova o belo trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Basquete e de seu presidente, Gerasime Bozikis, o Grego. Parabéns, em meu nome e em nome do Comitê Olímpico Brasileiro, a todos que trabalham para o desenvolvimento do basquete brasileiro e às atletas que, com um título mundial e as recentes medalhas olímpicas, conseguiram colocar o país entre as melhores equipes de basquete feminino do mundo — disse Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

— É uma vitória do basquete e do esporte brasileiro. É uma demonstração de privilégio para nossa Confederação e nossos dirigentes esportivos. É uma ótima oportunidade de atrair patrocinadores para incentivar o basquete feminino. Isso prova que temos condições de continuar disputado as primeiras classificações — declarou Barbosa, técnico da seleção feminina.

— É uma grande conquista internacional do basquete feminino brasileiro nos últimos anos e traduz a credibilidade que o Brasil possui no cenário do basquete internacional. Vamos começar a preparar esta futura geração desde já — afirmou Paula, ex-atleta campeã mundial em 1994 na Austrália e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta.

Na reunião da FIBA também foram definidas as sedes do Campeonato Mundial Juvenil Feminino de 2005 na Tunísia, o Mundial Sub-21 Masculino de 2005 na Argentina.

OS MUNDIAIS REALIZADOS NO BRASIL
1954 – 2º Campeonato Mundial Adulto Masculino (Rio de Janeiro/RJ)
1963 – 4º Campeonato Mundial Adulto Masculino (Rio de Janeiro/RJ)
1957 – 2º Campeonato Mundial Adulto Feminino (Rio de Janeiro/RJ)
1971 – 6º Campeonato Mundial Adulto Feminino (São Paulo/SP)
1979 – 1º Campeonato Mundial Juvenil Masculino (Salvador/BA)
1983 – 9º Campeonato Mundial Adulto Feminino (São Paulo/SP)
1997 – 5º Campeonato Mundial Juvenil Feminino (Natal/RN)

Nenhum comentário: