sábado, 10 de novembro de 2001

Paula volta às quadras

ou

Ai que vontade de ver esse jogo



Vou reproduzir parte da matéria que saiu no Jornal de Piracicaba, porque esse jogo deve ser demais:

10/11/2001 - Paula enfrenta Janeth no "Blatskauskas"

Carlos Eduardo Gaiad

Elas integram as duas equipes femininas que farão, esta tarde, um dos jogos "Atletas de nossa história", parte das comemorações dos 120 anos do Colégio Piracicabano

Dois jogos, denominados "Atletas de nossa história" encerram hoje as comemorações pelos 120 anos do Colégio Piracicabano. Astros e estrelas do basquete nacional, ex-alunos da tradicional instituição de ensino, vão se reencontrar hoje na quadra do Ginásio Municipal Waldemar Blatskauskas, num misto de confraternização e resgate da memória esportiva de Piracicaba.

Esta é a visão de Magic Paula, uma das atrações do jogo feminino que começa às 17 horas. "Além de uma confraternização, esta é uma forma de ativar uma coisa que o País não tem, que é a memória", destacou Paula, lembrando que a homenagem é uma oportunidade de mostrar as crianças de hoje que dá para estudar e praticar esporte. "Uma coisa que a gente não vê hoje é o esporte caminhando junto com o estudo", afirmou Paula, enfatizando que o "Atletas de nossa história" é também a oportunidade de animar a cidade a voltar a ter esporte.

"Piracicaba precisa sentir que a prática esportiva é a melhor ferramenta para transformar a criança em cidadão", ensinou Magic Paula. Sobre a ausência do basquete competitivo, ela lamentou que a sobrevivência dessa prática só acontece através do Poder Público. "E quando você sobrevive às custas do Poder Público você corre o risco de pegar administrações que acham que o esporte tem que ser só de base, ou só de elite ou tem que não existir", ponderou.

Paula disse que se sentirá duplamente honrada se o jogo de hoje se transformar no ponto de partida para o resgate do basquete feminino em Piracicaba.

O vice-reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, Gustavo Alvim afirmou que "a história precisa ser sempre lembrada e que uma sociedade que não lembra de sua história, é muito pobre". Para ele, Piracicaba tem esse aspecto positivo porque vive o presente, mas sabe cultivar o passado. Salientando que, muitas vezes o esporte é uma passagem rápida na vida das pessoas, Gustavo Alvim definiu o "Atletas da nossa história", como "uma oportunidade de viver outra vez".

Sobre a volta do basquete competitivo, Gustavo Alvim lembrou a fase de apatia vivida por Piracicaba e destacou que vê sinais promissores, como o Projeto Piracicaba 2010, lembrando que atualmente o Poder Público está interessado em que a cidade reviva os seus melhores momentos. Sobre a adesão da Universidade a um projeto dessa natureza, o vice-reitor lembrou que a Unimep nunca se furtou a ajudar o esporte e que numa somatória de esforços Piracicaba viveu a chamada fase de ouro.

Gustavo Alvim lembrou que a A.D. Unimep está investindo no apoio a equipe de basquete masculino, que infelizmente não conseguiu a classificação e previu: "Mas no ano que vem nós vamos conseguir nos classificar porque continuaremos a insistir com o basquete masculino".

JOGO - Duas equipes femininas - a "Branca" e a "Azul" entrarão na quadra do "Blatskauskas" hoje, às 15 horas. A primeira terá Paula, Macau, Vânia Hernandez, Aninha, Mina, Ana Fofão, Carminha, Priscila e Marina, comandadas por Marquinhos, Dudé e Ricardo.

A "Azul" será formada por Deise, Neusa, Regiane, Lilia, Janeth, Betinha, Nilvia, Ruth e Lucilei, tendo como técnicos Tedinho, Eliana e Coletti. A jogadora Branca, cuja participação não estava prevista, foi liberada pela ESPN e integrará uma das equipes.

Nenhum comentário: