sexta-feira, 23 de abril de 2010

Novo técnico garante Iziane na seleção

Carlos Colinas ignora insubordinação da atleta no Pré-Olímpico de basquete, em 2008, e ratifica desejo de Hortência
Espanhol, que substitui Paulo Bassul, desafeto da ala, declara que também quer que pivô Érika retorne ao time para o Mundial
MARIANA BASTOS/SANDRO MACEDO
Um dia após sua chegada ao Brasil, o técnico Carlos Colina, 42, anunciou o que já era esperado: a ala Iziane tem portas abertas na seleção de basquete.
Com isso, ele, que foi escolhido pela diretora do departamento feminino da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Hortência, somente ratificou um desejo de sua superior. Desde o fim do ano passado, Hortência se movimenta para ter Iziane de volta ao time nacional para o Mundial da República Tcheca, em setembro.
Embora Colinas não garanta de antemão a ala no campeonato, o técnico abriu a possibilidade, quase certa, de Iziane voltar a defender o time nacional.
Ontem, em sua apresentação oficial, em São Paulo, o novo treinador disse que vai relevar o passado turbulento da jogadora no time nacional.
"Tive uma conversa tranquila e sincera com a Iziane. É uma jogadora muito profissional. Não levarei em conta o que ocorreu antes", disse Colinas.
Ele se referia ao imbróglio envolvendo Iziane e o técnico Paulo Bassul no Pré-Olímpico Mundial de Madri, em 2008.
Em uma das partidas, a jogadora e o então comandante discutiram após ela ter se negado a deixar o banco de reservas e voltar à quadra. Desde então, a atleta não foi mais convocada.
Contratado no início de março, Colinas aproveitou esse tempo antes de vir ao Brasil para se aproximar das jogadoras que estavam na Europa.
Além de ter conversado com Iziane, ele entrou em contato, ainda que rapidamente, com Érika. Com atuações notáveis, a pivô ajudou seu time, o espanhol Ros Casares, a chegar ao vice-campeonato da Euroliga.
"Dentro do garrafão, a Érika pode ser considerada uma das melhores jogadoras do basquete mundial", avaliou o treinador espanhol. "Ela será nossa grande referência no Mundial."
Para a competição na República Tcheca, o treinador não lançou metas ambiciosas e não quis prometer medalha.
"Quero chegar ao Mundial no melhor estado possível, à altura dos melhores. É necessário termos condições de chegar o mais perto possível de uma posição no pódio", disse o técnico, que antes comandará a seleção no Sul-Americano, em agosto.
Com contrato de seis meses, o treinador, que dirigia times de base da Espanha, depende provavelmente de um bom resultado no Mundial para ser mantido no cargo. Apesar do futuro incerto, sua intenção é investir na formação de atletas para a Olimpíada do Rio.
"O meu projeto na seleção é para 2016 e não vai mudar. Posso até sair no meio do caminho, mas o projeto já existe. Esses seis meses podem ser três anos, mas o contrato é o que menos importa. Não estou preocupada com isso", falou Colinas.
Nos próximos dias, o técnico aproveitará sua estada no Brasil para observar 18 jogadoras do basquete paulista que podem fazer parte de seu grupo. Ontem, ele assistiria ao confronto entre Santo André e Catanduva, válido pelo Paulista.

entrevista
Ala vibra com o retorno de Érika à equipe

DA REPORTAGEM LOCAL

Afastada da seleção há quase dois anos, Iziane comemora a troca de comando na seleção. Carlos Colinas substituiu seu desafeto Paulo Bassul e, com isso, as portas do time nacional se abriram novamente. Não só para ela como para sua amiga Érika. "Ela é uma das melhores pivôs do mundo", disse, por telefone, da Polônia. Iziane, que jogou a Euroliga pelo Wisla Cracóvia, aguarda a normalização dos aeroportos europeus para visitar sua família no Maranhão. Depois, ela segue para os EUA, onde jogará pelo Atlanta Dream da WNBA. (MB E SM)

FOLHA - Como foi a conversa com Carlos Colinas?
IZIANE
- Melhor do que eu esperava. Ele me disse que me daria total apoio, bastaria que eu quisesse voltar à seleção. E com certeza quero ir ao Mundial.

FOLHA - Como você avalia a volta da Érika à seleção?
IZIANE
- Fico muito feliz porque ela é minha amiga. É uma atleta fenomenal. Sua volta é necessária para a seleção porque ela está entre as melhores pivôs do mundo e demonstrou isso no Final Four da Euroliga.

FOLHA - Quais fundamentos você pretende aprimorar para o Mundial de setembro?
IZIANE
- Diria que hoje estou em 80% da minha capacidade técnica. Quero aumentar a minha porcentagem de acertos de bolas de três pontos. Na Euroliga, foi de 40%. E ainda quero melhorar meus fundamentos com a mão esquerda, porque assim criarei mais dificuldades para me marcarem.

Fonte: Folha de São Paulo

11 comentários:

Ramona, a Glam disse...

Izzy a Perfeita!!!!

Filha, vc tem que melhorar sua defesa. Pois vc finge que defende e ninguem finge que acredita. Já os aspectos coletivos, nem se fala

Maurício disse...

Isso Izi...treine bastante...tenha bastante dedicação....se cometer erros, fique ciente que vc será a primeira ser cobrada

Anônimo disse...

Será que a super mega star sabe que joga um esporte coletivo? E o passe? e a DEFESA? Ah esses fundamentos ela é crack, kkkk!! Cada entrevista que leio dessa criatura fico mais assustado com a sua falta de tudo.Coitada das atletas que terão que dividir vestiário com ela.Só uma comissão dessas mesmo para se sujeitar a trabalhar com essa jaca.Boa sorte seleção!!

Anônimo disse...

Jesus acende a luz!!
A humildade e o espirito coletivo dessa atleta é algo impressionante!!rsrsrsrrsrs!!É isso aí Iziane, faça a festa porque o circo já tá todo armado pra vc.!!Muito obrigado pelos grandes exemplos que deu, vem dando e ainda dará ao futuro basquete feminino brasileiro.Vc e SOMENTE VC é a grande salvação para o basquete em "decadência"!!

Anônimo disse...

Na Euroliga fez 24/78 nas bolas de 3 pontos = 30,8%. De onde tirou esses 40% da entrevista não sei...
Não vai mudar nunca e o grupo vai ter que engolir!

Anônimo disse...

IZIANE TREINE MUITO, ARREMESSOS DE TRES DE DOIS, LANCES LIVRES, E TAMBEM PASSE PRA OUTRAS COMPANHEIRAS. MELHOR VOLTAR NUMA ESCOLINHA E REVER ONDE ESQUECEU QUE O BASQUETE É JOGADO POR CINCO PESSOAS E NAO SOMENTE POR VOCE NO TIME...ENFIM..NÓS OS BRASILEIROS QUE VOCE DESRESPEITOU QUANDO NAO ENTROU EM QUADRA ESTAMOS DE OLHO EM VOCE....

anonima disse...

RIDÍCULA!!! Se recusou a jogar em grupo e em defender sua pátria e agora quer pagar de boa moça! É por essas e outras coisas que o basquete brasileiro está aonde está!

Anônimo disse...

iziane vai voltar?deus me livre ja desliguei ate a tv.nao aguento essa criatura.Gente babaa e sem respeito por seus tecnicos nao merece meu tempo e nem minha torcida.so se for contra,

Anônimo disse...

Pessoal, não se preocupem com essa coitada da Iziane. O Mundial vem aí e ela jogará o que sempre jogou, ou seja, NADA DEMAIS. O seu jogo medíocre (=mediano)não faz diferença no mundo desse esporte. Ela não é e nem nunca será uma: Paula, Hortência, Janeth, Marta, Leila, etc. Anotem o que eu vou dizer, no ano que vem ninguém mais se lembrará da Iziane, pois o Brasil só vai fazer figuração nesse mundial. Aguardem! 2011 será o recomeço de tudo para o basquete feminino brasileiro, afinal teremos Olimpíadas em casa, temos que arrumar essa bagunça.

Anônimo disse...

FABINHO

Não estou tão pessimista como o anonimo de cima,podemos até chegar próximo ao podio,visto que com exceção de Australia,USA,Russia,temos um equilibrio entre as seleções.Agora se o Colinas fosse bom ele treinava a seleção adulta da Espanha e não de categoria menores,para arrumar a bagunça,é ver se esta "ridicula"dirigente seja demitida,perceberam a última dela trocar o João Nunes pelo Vita,na preparação física.O ÚLTIMO A SAIR POR FAVOR APAGUE A LUZ.

Anônimo disse...

Queridinha,



Que tal você procurar melhorar seu percentual de assistências, rebotes, bolas recuperadas e diminuir seu índice de bolas perdidas???

Assim você melhoraria também seu percentual de eficiência que é abaixo da crítica.


Acorda!!!