terça-feira, 8 de março de 2011

O projeto de Barueri – Informações de Alessandra Rodrigues

A cidade de Barueri mantém um projeto de iniciação esportiva há alguns anos. Especificamente para o basquete – tema desse blog – o projeto esteve mais exposto no último ano em função da contratação de Paulo Bassul (no feminino) e de Marcel (no masculino) e da montagem de equipes de competição.

Com a saída desses profissionais, há uma série de dúvidas sobre o real alcance do projeto -  para quem não o conhece, como eu, os leitores desse blog e a comunidade do basquete em geral.

Por essa razão, a gerente da modalidade Alessandra Rodrigues gentilmente me enviou informações sobre o programa, as quais eu reproduzo abaixo:

1 - Não houve interrupção do projeto em que Paulo Bassul foi contratado como CONSULTOR técnico para fortalecê-lo e dar visibilidade, inserindo equipes competitivas femininas que não existiam desde 2007. O que ocorreu foi apenas a não renovação de seu contrato. O atual secretário, Sr. Carlos Zicardi, é adepto ao esporte e investe muito nas categorias de base, dando o maior apoio a todas as modalidades, além de comparecer e acompanhar os jogos e alguns treinos. Para a Prefeitura de Barueri, independente de quem assuma a Secretaria de Esportes, sempre há o interesse de continuidade esportiva. Atendemos atualmente 12.000 (doze mil) alunos em diversas modalidades esportivas (Atletismo, Basquete, Boxe, Ginástica Artística, Futsal, Futebol, Handebol, Judô, Karatê, Kung Fu, Skate, Tênis, Vôlei e Beisebol).

2 - Após uma conversa no meio do ano passado entre eu (Alessandra) e o Paulinho, conforme ele sugeriu, passou a ser chamado por nós do departamento de Coordenador, mas para a Diretoria e antigo Secretário sempre foi o Consultor.

2 - A única categoria de Competição, nível Federação, que montamos foi o Infanto Feminino e não houve continuidade, pois a atual Diretoria acredita que o feminino (competitivo) deve seguir os moldes de estruturação que existe na base do masculino, que deu e está dando super certo.

3 – O Basquetebol, atualmente, beneficia 886 crianças e adolescentes praticantes da modalidade, nas Turmas de Iniciação, sendo que 424 são meninas. Além disso, há a categoria Iniciantes Feminino (nascidas em 1999/2000), que continua desde 2010 e participará dos Festivais da Federação e demais torneios de outros clubes, com grandes chances em disputar do Campeonatos Oficiais em 2012.

4 – Existe uma meta que traçamos no departamento junto aos professores e técnicos para disputarmos, com o feminino, os Campeonatos Oficiais da FPB, mas em nossa última reunião decidimos alongar este prazo, devido a inúmeras matérias e comentários distorcidos sobre o projeto de Barueri, onde estaremos fortalecendo nossa identidade e nossa imagem antes de qualquer nova ampliação.

5 – O projeto de Barueri foi reestruturado em 2006 e desde então vem crescendo. Em 2009 estávamos trabalhando no limite de professores para atender a quantidade de turmas nos pólos pelos bairros da cidade. Atendíamos 08 Ginásios e 01 Escola Municipal. Com a chegada do Paulinho, conseguimos contratar mais 03 profissionais ampliando os pólos e ganhando visibilidade. Além disso, o Paulinho só veio somar e auxiliar nosso trabalho. Ganhamos muito com isso, pois ele é um cara apaixonado pelo que faz e prestativo.

6 - Para a Prefeitura, Secretaria de Esportes e G.R. Barueri, não existem o Basquete Feminino e o Basquete Masculino, existe apenas o Basquete, modalidade única que deve ser desenvolvida de forma igual, com trabalho sério. Nem mesmo entre as demais modalidades existe diferença, porque faríamos isso em uma única modalidade?

O Projeto de Basquete de Barueri é único e será sempre desenvolvido de acordo com o as diretrizes, objetivando a evolução e seu desenvolvimento, oferecendo qualidade de trabalho igualitária aos colaboradores envolvidos no projeto e consequentemente qualidade nas aulas e treinos, proporcionando às crianças e adolescentes o esporte como opção e lazer e/ou futura profissão.

16 comentários:

Gui disse...

Caracas, por isso que via aquela menina correndo pra cima e p/ baixo sem enteder... é ela então que todos comentavam que dava o sangue pelo basquete lá e outros que levavam a fama.... ta explicado então!!!

Anônimo disse...

Muito elucidadora e educada a Alessandra, mas cá pra nós, Paulinho entrar la e ao invéz de motivar o ingresso da cidade em campeonatos oficiais protelar pra 2012 é lamentável. O cara tem paixão, trabalha muito, mas tropeça no autoritarismo, na pose de que tudo sabe e que é o dono da razão. É uma pena! Muitos preferirão não renovar o contrato com ele depois de conhece-lo melhor.

Anônimo disse...

ALESSANDRA PARABENS PELO SEU TALENTO E DEDICAÇÃO
QUE VOCE TENHA SUCESSO E ALEGRIAS
NO QUE FAZ , E MUITO BEM FEITO, NÓS AMANTES DO BASQUETE LHE AGRADECEMOS.
PARABENS

Marco Antonio disse...

Bom acompanhei meio de longe, mas a verdade é que a coisa não foi feita de forma esperada não, pois a prórpia esposa do Paulinho ( treinadora do infanto ), até o início de Janeiro/2011 ainda não sabia se iria continuar a equipe ou não !!!
É trsite pois Barueri é próximo a São Paulo e a cidade cresceu muito nos ultimos anos e pensei que com o Jornalista Kalil na secretaria de esporte realmente o Basquete teria destaque, digo que é triste porque sei que as meninas que lá jogavam acabram ficando sem time e muitas ficaram na espera e na torcida pela continuidade da equipe e não procuraram nenhuma outra equipe para fazer peneira para 2011 ( pelo menos a maioria ) , mas de qualquer forma se estao dando sequencia na categoria iniciantes já é um bom sinal, pois a tendencia é no proximo ano, a categoria mini, mirim e infanto novamente.
Torço para que a PM de Barueri retome rapidamente as demais categorias.

Anônimo disse...

com 886 criancas praticando basquete, eu acredito que Barueri tinha condicoes de continuar focando no projeto social e tambem montar equipes competitivas pra disputar os campeonatos da federacao, meio confuso isso....

Anônimo disse...

Confuso nada... vai lá ver o masculino, tem todas as categorias de base e segue o trabalho social... Com certeza alguma coisa de errado o Paulinho faz para não quererm ele lá... Pq outros projetos estão com as portas abertas? Marta Sobral, Magic Paula, Marcel.... Estranho né? Além disso, o erro em segurar as meninas foi da Mila, pois desde 2010 eles já sabiam que estavam fora, já tinha sido divulgado pelo Twitter...

Fernando disse...

Na minha opinião.. um faz a ... e o outro "conserta e concerta". Se a Alessandra estivesse saido de Barueri não sei o que seria do projeto. Parabéns menina Guerreira!!! Salve!!!

Anônimo disse...

Fatos Importantes:
1) Em 2009 José Calil assumiu a Secretaria de Esportes de Barueri
2) José Calil contratou 3 técnicos para dar visibilidade ao esporte e bancou os 3 projetos com verba da Prefeitura, praticamente sem patrocínios
Washinton (ex seleção de handball)
Marcel
e Paulo Bassul
3) Em outubro/2011 o Prefeito da cidade muda vários Secretários ao mesmo tempo e substitui José Calil por Carlos Zicardi na Secretaria de Esportes
4) Zicardi resolve interromper o investimento nos 3 projetos novos e não renova o contrato de nenhum dos profissionais acima
5) Não houve nenhuma briga nem desentendimentos - simplesmente uma diretriz determinada pelo novo Secretário que deixou a porta aberta para projetos patrocinados

Anônimo disse...

Corrigindo - Outubro/2010 e não 2011 como coloquei antes.

Fernando disse...

Ta se doendo pq vc é um dos e acima citados? kkkk.. Se identifica ai!!!Assume essa bronca...

Anônimo disse...

Ou seja, Barueri quer formar atletas de BARUERI e não importar do Sul, Nordeste, norte e todos os lugares do pais. Parabéns secretario se todos tivessem a sua iniciativa o número de praticantes aumentaria muito. Enquanto o grande momento os técnicos e municípios for vencer os campeonatos de base o número de praticantes sera sempre inferior. Vamos formar moçada. A1com 5 equipes tbm é reflexo disso.

luiz Brandão disse...

O que sabemos é que o juvenil masculino foi campeão paulista, com o técnico Marcel, o infanto feminino era muito bom, precisava de mais um ano para chegar as finais, moradores de barueri, com eu, sabem que o que mudou foi politico, muito competente o Paulo Bassul , A Mila Rondom ,o Marcel do time adulto e o Julio do Juvenil.Tivemos orgulho dos nosso basquete, mas...mudou a politica....

luiz Brandão disse...

Esqueci de dizer, Alessandra voce é nossa icone guerreira defensora do basquete em Barueri. lutai por nós ...

Anônimo disse...

bassul, vai ficar calado?
conta aí tudo o que você conhece pra gente!

essa alessandra é tudo isso mesmo?

Anônimo disse...

Meu Deus... o povo já miestura tudo... santa ignorância!!!!

Anônimo disse...

Voce não deve ser de Barueri...