terça-feira, 19 de setembro de 2006

Argentina e Cuba começam a disputa do 9º ao 12º em Barueri

A disputa do 9º ao 12º lugares do 15º Campeonato Mundial Adulto Feminino de Basquete começa nesta quarta-feira (dia 20), no ginásio José Corrêa, em Barueri. A Argentina enfrenta Cuba (17h30), enquanto o Canadá joga contra a China (19h45). Na quinta feira (dia 21), os vencedores das duas partidas se encontram (17h30) para a disputa do 11º e 12º lugares, enquanto os vencedores jogam pela 9ª e 10ª colocação (19h45).

A equipe da Argentina, que tem três vitórias e três derrotas na competição, está de olho no ataque de Cuba. O técnico Eduardo Pinto aponta a ala Yayma Boulet e as alas/pivô Yakelyn Plutin e Yamile Martinez como as principais armas cubanas e diz que seu time precisa estar atento na defesa.

— O time de Cuba é de muita qualidade e tem pivôs que fazem muitos pontos. Acho que se nossa defesa estiver bem temos boas chances de conseguir a vitória. Fizemos três partidas contra o time delas em Buenos Aires antes do Mundial, perdemos duas e ganhamos uma. Foram jogos muito parelhos e tenho certeza de que esse não será diferente. Estamos contentes por nossa atuação na primeira fase do Mundial, foi até melhor do que esperávamos. Vencemos equipes como Espanha, Coréia e Canadá, o que nos deixa muito satisfeitos — disse o treinador argentino.

O treinador de Cuba, Armando Acosta, também acredita que a defesa pode ser a chave para a vitória no confronto. Com duas vitórias e quatro derrotas nas duas primeiras fases do torneio, a equipe acompanhou o desempenho da Argentina e sabe que a partida será equilibrada.

— Esse jogo é muito importante para nós. Já que não ficamos entre as oito primeiras equipes, queremos o nono lugar. A Argentina jogou muito bem na primeira fase, fez ótimas partidas. A defesa delas é muito forte, além de contar com arremessadoras. Temos que impor o trabalho duro e eficiente que temos feito na defesa para buscar essa vitória — analisou Acosta.

China e Canadá jogam nesta 4ª em Barueri

As seleções do Canadá e da China se enfrentam nesta quarta-feira (dia 20), às 19h45, no ginásio José Corrêa, em Barueri, pela disputa do 9º ao 12º lugares do 15º Campeonato Mundial Adulto Feminino de Basquete. O vencedor do confronto irá enfrentar na quinta-feira (19h45) o ganhador de Argentina x Cuba, na disputa do nono lugar. Os perdedores disputam a 11ª colocação (17h30).

O treinador da China, o australiano Tom Maher, diz que sua equipe evoluiu muito durante o Mundial. E espera poder mostrar mais uma vez este progresso em quadra contra a equipe do Canadá, com quem já jogaram antes do Mundial.

— É uma equipe forte, que joga com muita confiança. Elas têm um grande espírito de equipe e acho interessante ver como elas jogam umas pelas outras. É um grande time Estamos nos preparando muito bem para esse confronto e vamos fazer de tudo para começar essa nova fase com uma vitória. Ao longo do Mundial nós aprendemos muito com as outras equipes com quem jogamos. Há 12 meses nenhuma dessas jogadoras tinha a mentalidade e a maturidade que tem hoje. Todas elas cresceram muito como jogadoras e como pessoas — disse Maher.

Lisa Thomaidis, assistente técnica da equipe do Canadá, elogia o grupo comandado por Maher e diz que seu grande desafio na partida será parar o ataque chinês.

— O time da China tem excelentes arremessadoras, inclusive de três pontos, e vamos ter que ficar de olho nelas. É uma equipe muito boa, que obteve alguns bons resultados na primeira fase. Nossa seleção é muito jovem e assim como a China também ganhou muita experiência durante a competição. Espero que isso se reflita no jogo e que a gente possa conquistar um bom resultado logo na abertura dessa fase — disse Thomaidis.

Nenhum comentário: