sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Hortência volta ao Brasil após Hall da Fama:"americanos me trataram como Rainha"

A ex-cestinha Hortência Marcari desembarcou no final da manhã desta sexta-feira em São Paulo vinda dos Estados Unidos, onde no dia 9 de setembro foi imortalizada como integrante do Hall da Fama do Basquete em Springfield. Afastada já há seis anos das quadras, Hortência se disse surpresa com o tratamento que recebeu dos americanos.

“Sempre que se referiam a mim aqui no Brasil, usavam o termo ‘Rainha’, mas eu nunca me senti assim. Só que desta vez, por causa da maneira como fui tratada lá, me senti mesmo como uma rainha”, disse a ex-jogadora, ao desembarcar no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, em entrevista ao programa Redação Sportv. “Estou emocionada com o tratamento que me deram. Fiquei impressionada, porque não esperava que fosse tudo isso. Espero que nos próximos anos mais pessoas do Brasil recebam esse homenagem”, acrescentou ela.

Campeã mundial em 94, vice-olímpica em 96, campeã pan-americana e sul-americana diversas vezes, Hortência é a primeira brasileira a entrar para o Hall da Fama - um museu do basquete mundial instalado em Springfield, Massachusetts, onde nasceu o esporte.

Nas paredes do museu, além de fotos e do uniforme, em uma vitrine, está uma boneca da ex-jogadora e o texto que observa que "assim como Pelé, Hortência é conhecida apenas por um nome, o primeiro, no seu País, tamanha a fama..."

Desde 2002, Hortência figurava no Hall da Fama da WNBA - a liga feminina do basquete americano. Dois anos depois foi indicada também para o Hall do basquete mundial, mas acabou fora da lista final.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: