sexta-feira, 16 de setembro de 2005

BRASIL VENCE PORTO RICO POR 83 A 67 NA COPA AMÉRICA

Hato Mayor / República Dominicana – Pela segunda rodada da 5ª Copa América - Pré-Mundial da República Dominicana, o Brasil ganhou de Porto Rico por 83 a 67 (33 a 27 no primeiro tempo). A cestinha da partida foi a ala Micaela com 25 pontos e nove rebotes. Pela equipe porto-riquenha, a principal pontuadora foi Valentin, com 19 pontos. Na preliminar, Canadá derrotou a Argentina por 77 a 57 (40 a 31). A rodada terá ainda Republica Dominicana x Porto Rico (22h30 de Brasília).

— Nós não jogamos o que treinamos durante a fase de preparação. Deixamos o adversário gostar do jogo e não podemos permitir que isso aconteça novamente. Ainda precisamos corrigir alguns detalhes para as próximas partidas — comentou pivô Érika, que anotou 18 pontos e 19 rebotes.
De acordo com o regulamento da competição, as seis seleções jogam entre si, em turno único sendo campeã a que somar o maior numero de pontos.

BRASIL (18 + 15 + 17 + 33 = 83)
Vivian (0pts), Lilian (0), Micaela (25 e 9 rebotes), Êga (16 e 10 rebotes) e Érika (18 e 19 rebotes). Entraram: Fabianna (6), Sílvia (0), Zaine (7), Graziane (7) e Tayara (4). Técnico: Antonio Carlos Barbosa.

PORTO RICO (17 + 10 + 18 + 22 = 67)
Gonzalez (21), Martinez (14), Valentin (19), De Jesus (0) e Vargas (4). Entraram: Rivera (0), Willis (8), Colon (1), Rosado (0) e Plácido (0). Técnico: Hector Laboy.


BARBOSA COMPLETA 200 JOGOS OFICIAIS PELA SELEÇÃO BRASILEIRA

Hato Mayor / República Dominicana – O técnico Antonio Carlos Barbosa, de 60 anos, completa neste sábado 200 jogos oficiais no comando das seleções brasileiras adulta, juvenil e cadete. O adversário do Brasil será a República Dominicana (22h15 de Brasília) pela quarta rodada da Copa América - Pré-Mundial. O SPORTV e a ESPN Brasil transmitem ao vivo. A rodada terá ainda Porto Rico x Canadá (17h45) e Argentina x Cuba (20h). Sem contar os jogos contra Canadá (sexta-feira) e a República Dominicana, Barbosa, um paulista de Bauru, disputou 198 jogos com 155 vitórias e 43 derrotas.

— Com certeza, foram muitas alegrias e emoções. Se tivesse que recomeçar faria tudo de novo. Para ser um bom profissional e ter o respeito de um grupo, e fundamental conhecimento técnico e liderança diante das jogadoras. Toda seleção e sempre um recomeço. Os mesmos sonhos, as mesmas ilusões, novos objetivos, mas com mais determinação, experiência e equilíbrio — explica.

Em quase 20 anos de carreira Barbosa esteve presente nas principais competições internacionais com inúmeros títulos e conquistas. Foram cinco Campeonatos Mundiais, dois Jogos Olímpicos, quatro Jogos Pan-Americanos e 12 Campeonatos Sul-Americanos. O técnico lançou na seleção brasileira principal uma geração de campeãs como Paula, Hortência, Marta, Vânia Teixeira, Vânia Hernandez, Adrianinha, Micaela, Kelly, Erika entre outras.

— A minha primeira grande emoção foi o título do Pan-Americano Juvenil do Peru, em 1978. O time base era formado por Hortência, Paula, Vânia Teixeira, Teresa Camilo e Solange. Depois foi a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Caracas, em 1983. No meu retorno a seleção brasileira, em 1996, também senti uma grande emoção porque não esperava mais ser chamado. Assumi a equipe juvenil e fomos vice-campeãs sul-americanas e campeãs da Copa Pan-Americana. No ano seguinte, uma nova emoção, no ginásio do Ibirapuera totalmente lotado, a seleção principal conseguiu o primeiro título da Copa América. E não posso esquecer a medalha de bronze na Olimpíada de Sydney, em 2000 — lembra, emocionado.

Em 2006, a seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, tem um novo desafio junto de sua torcida: o Campeonato Mundial Adulto.

— Temos hoje uma grande equipe, talentosa e com experiência internacional. Vamos fazer uma boa preparação, iniciando os treinos no dia 15 de maio, com no máximo 18 jogadoras. É fundamental que todas as atletas tenham a mesma motivação desse grupo da Copa América. Dessa forma, com um bom período de treinamento e vontade de vencer o Brasil tem todas as condições de brigar pelo título mundial — afirma Barbosa.

BRASIL
4. Fabianna; 5. Jaqueline; 6. Lílian; 7. Silvia; 8. Micaela; 9. Tayara; 10. Vivian; 11. Êga; 12. Zaine; 13. Ísis; 14. Érika; 15. Graziane. Técnico: Antonio Carlos Barbosa.

REP. DOMINICANA
4. Montilla; 5. Diaz; 6. Morton; 7. Paniagua; 8. Frias; 9. Santos; 10. Gomes; 11. Ramirez; 12. Rivas; 13. Moquete; 14. Estrella; 15. Mercado. Técnico: Melvin Lopez

Nenhum comentário: