terça-feira, 21 de junho de 2005

Feminino tenta 1º título para Ribeirão

Igor Ramos

O basquete de Ribeirão vai tentar um feito inédito à partir de hoje, quando a equipe feminina da SME/Clube Verdade entrar em quadra, na Cava do Bosque (20h), para enfrentar o invicto Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, na abertura da série melhor-de-cinco partidas da final do Campeonato Paulista.
Além de buscar o primeiro título estadual do basquete feminino, o time pode dar a cidade o segundo título paulista em 2005. Neste ano, o COC/Ribeirão sagrou-se tetra-campeão estadual, vencendo a temporada 2004/2005. Para a equipe comandada pela técnica Tininha, chegar à primeira final já é uma conquista. Coletiva e individual.
"Particularmente estou muito feliz, pois chegar nesta final é uma vitória em uma carreira de 15 anos no basquete", disse a treinadora. Para ela, a simples presença na decisão já é motivo de orgulho para a cidade. "Independentemente de vencermos ou não, já somos vitoriosas", emenda. Por ter chegado às finais do campeonato, o time da SME/Clube Verdade já assegurou o direito de participar do Campeonato Brasileiro. (os quatro melhores do Paulista estão garantidos).

Finais

As finais do estadual já têm o calendário definido pela Federação Paulista de Basquete - FPB. O segundo jogo será na quinta-feira, às 20h30, em Ourinhos. A terceira partida também será fora de Ribeirão.
Se houver necessidade do quarto jogo ele será em Ribeirão, no domingo, e o quinto, em Ourinhos, na quinta-feira, às 20 horas.
Invicto
O adversário do SME/Clube Verdade é o único invicto do campeonato. Ourinhos venceu os 18 jogos, enquanto que Ribeirão venceu 12 partidas e perdeu outras seis.
Nas semifinais, Ourinhos passou fácil por São Caetano.
Ribeirão por sua vez eliminou o São Bernardo/Metodista.
Na fase inicial do estadual as equipes se enfrentaram duas vezes e o Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos levou a melhor: 70 a 51 (em Ourinhos - turno) e 77 a 67 (em Ribeirão Preto - returno).

Tayara comemora boa fase

A boa fase do time de Ribeirão coincide com o excelente momento de algumas jogadoras. Que o diga a ala Tayara. principal destaque de Ribeirão na atual temporada, e cestinha do campeonato.
Aos 22 anos, a jogadora curte a classificação para a final e a sua primeira convocação para a seleção brasileira adulta, ocorrida na semana passada. "As coisas estão acontecendo muito rapidamente. Estou muito feliz e não esperava , mas sempre busquei meu espaço e por isto decidi jogar em Ribeirão", conta a ala. Tayara foi contratada do Universo, de Juiz de Fora. "Queria ter a chance de jogar e mostrar o meu valor. Era uma busca pessoal que estou alcançando", comenta.

Resposta

A presença do time de Ribeirão na final do Paulista é uma resposta aos críticos. Pelo menos na opinião de Tayara. "Mita gente fazia até piadinhas com nosso time. Decidimos nos fechar em um objetivo e demos a resposta dentro de quadra", desabafa.A jogadora revela também que no início tinha dúvidas sobre o potencial do time. "No começo, quando foi montado, não sabíamos realmente o que viria pela frente. Mas com o decorrer do campeonato, a equipe provou que poderia ir longe. Esperamos ir mais além", concluiu.

Equipe espera ganhar torcida

Embora esteja representando com brilhantismo o basquete de Ribeirão, o time feminino ainda não conquistou a torcida. Longe disto, tem passado praticamente despercebido pelos torcedores. O público nos jogos na Cava do Bosque vem decepcionando. Na semifinal de domingo, por exemplo, apenas 260 torcedores viram a vitória sobre São Bernardo por 75 a 51. "Fiquei surpresa pois todas nós esperávamos mais torcedores. Não sei o que houve, mas ainda contamos com o incentivo da torcida", lamentou Tininha.
Para tentar atrair um público maior, os responsáveis pelo time vão fazer distribuição de brindes na partida de hoje.
A entrada no ginásio Gavino Virdes é franca.

Fonte: Jornal A Cidade


Time feminino conquista Ribeirão

Ribeirão Preto - Os moradores de Ribeirão Preto estão acostumados a ver o basquete masculino do COC brilhar: o time é tetracampeão paulista. Mas ultimamente quem tem roubado a cena na cidade é o time feminino, que disputa pela primeira vez a série A-1 do Paulista e está na final em melhor-de-cinco contra Ourinhos, campeão paulista e brasileiro.

O Clube Verdade/Ribeirão Preto foi montado há quatro meses pela técnica Tereza Cristina da Costa Freitas, a "Tininha". Nos últimos dez anos que disputou a Série A-2, o time esteve entre os quatro primeiros. "Depois da conquista da vaga na Primeira Divisão, montei um time jovem e veloz.

As meninas só precisavam de uma oportunidade", diz Tininha, que observa: a vaga na final deixou a cidade em polvorosa. "As meninas já são reconhecidas nas ruas, as pessoas se interessam pedem autógrafos. É muito gratificante. A euforia aumentou depois da eliminação do COC do Nacional (parou na semifinal). O time feminino ganhou força."

A caçula da equipe é a lateral Tayara Pesenti, 22 anos. Ex-jogadora de Juiz de Fora, foi contratada por Ribeirão Preto. É a cestinha do campeonato mas não sabe sua média de pontos: "20 e poucos..." Com pouca verba, a competição não teve estatísticas de seus oito times da primeira fase.


Tayara foi convocada para a Seleção brasileira Adulta pela primeira vez pelo técnico Antônio Carlos Barbosa. Vai ao 30º Sul-Americano, na Colômbia, de 6 a 12 de julho. Foram chamadas 28 jogadoras para as 12 vagas - Tayara e Sílvia Cristina (ala, também de Ribeirão) se juntam ao grupo após a final do Paulista.


"Vim para o Paulista fazer meu papel e a convocação à Seleção foi conseqüência disso", disse Tayara. "Estou muito feliz. Vou brigar por um espaço na Seleção." Na lateral, ela disputa vaga com Micaela, Silvinha, Lílian e Janeth. "Não será fácil, mas quero mostrar meu trabalho."

A carreira de Tayara começou em Caieiras, município de São Paulo, quando tinha 13 anos. Seis anos depois foi contratada por um time de Jundiaí e depois foi para Juiz de Fora - o time foi penúltimo no Nacional/2004.

Aloísio Ferreira, o "Lula", secretário de Esportes da cidade além de técnico do COC/Ribeirão Preto e da Seleção Brasileira Masculina, está "muito satisfeito" com o desempenho da equipe. "Tenho dado conselhos às meninas, que estão fazendo um trabalho belíssimo.

Além de boas jogadoras, são muito queridas", conta Lula, que tem ido a todos os jogos. Quem também não perde um jogo é o armador Nezinho, do COC. Ele tem duas primas na equipe: Geisa e Sílvia.

Glenda Carqueijo


Fonte: Estadão



Ourinhos e Ribeirão Preto vão disputar a final do Paulistão

Com duas vitórias sobre o Santa Maria/São Caetano (81 a 63, na semana passada, no ABC Paulista) e 64 a 53, neste sábado, no Monstrinho, Ourinhos está classificado para a final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino Série A-1. A equipe (campeã paulista em 2000, 2002 e 2004) tentará conquistar o tetracampeonato jogando contra o SME Ribeirão Preto/Clube Verdade, que garantiu sua vaga, neste domingo, derrotando o São Bernardo/Metodista/AFP por 75 a 51. A equipe ourinhense chega invicta ao playoff final, com 18 vitórias consecutivas. O título será disputado numa melhor-de-cinco partidas. Pelo regulamento do campeonato, o mando de jogo no primeiro confronto ocorrerá na quadra da equipe com classificação inferior, ou seja, em Ribeirão Preto. A segunda e a terceira partidas serão na quadra da equipe com classificação superior, portanto, no Ginásio Municipal de Esportes (Monstrinho). O quarto jogo (se necessário), em Ribeirão Preto e, a quinta e última partida (se necessária), novamente em Ourinhos. Até o fechamento desta edição, a Federação Paulista de Basquete não havia divulgado a tabela com as datas da disputa e, tampouco, a diretoria do time comunicou sobre os critérios da venda de ingressos.

Títulos - (2004) 1.º Lugar dos Jogos Regionais, 1.º Lugar Campeonato Paulista. (2003) - 2.º Lugar Campeonato Brasileiro; 2.º Lugar dos Jogos Abertos do Interior; 2.º Lugar Campeonato Paulista; (2002) 4.º Lugar Campeonato Brasileiro; Campeão Paulista Série Especial A1; Campeão dos Jogos Abertos do Interior 1.º Divisão; Campeão da Copa Varginha de Basquete Adulto; Campeão dos Jogos Regionais 1994-2002. (2001) - 4.º Lugar Campeonato Brasileiro; 4.º Lugar Campeonato Paulista. (2000) - 1.º Lugar Jogos Regionais (Ourinhos); 3.º Lugar Jogos Abertos do Interior (Santos); 5.º Lugar Campeonato Brasileiro; 3.º Lugar Torneio Preparatório Norma Oliveira; 1.º Lugar Campeonato Paulista. (1999) - 1.º Lugar dos Jogos Regionais (Assis); 4.º Lugar dos Jogos Abertos do interior (Araraquara); 1.º Jogos Abertos Brasileiros, Petrópolis - representando São Paulo; 4.º Lugar Torneio Preparatório Paulista; 6.º Campeonato Paulista Adulto. (1998) - 3.º Lugar no Campeonato Paulista A-2; 1.º Lugar dos Jogos Regionais (Oswaldo Cruz).

Fonte: Jornal da Divisa


Nenhum comentário: