domingo, 19 de setembro de 2004

Sírio apresenta Aja e sonha com Cíntia Luz


Renato Pena


Equipe do Sírio/Black & Decker fez ontem seu primeiro teste, contra Ribeirão Preto (SP), na preparação para o Nacional Feminino de Basquete. Na expectativa das estréias da pivô Aja Brown e da ala Juliana, o time tenta acertar o quinteto para a estréia na competição que continua sem data para começar. O dia de ontem foi movimentado no clube, por conta da notícia da volta da ala Cíntia Luz, que rescindiu seu contrato com o Tenerife e chega ao Brasil na próxima terça-feira, procurando equipe para disputar o brasileiro.

O Sírio bateu fácil o Ribeirão Preto, ontem, na cidade paulista, em 101 a 78. O adversário disputa a segunda divisão do basquete do Estado vizinho. O amistoso serviu para apresentar a formação improvisada, ainda sem Aja Brown e Juliana. Gattei, Lu, Roberta, Maria e Gorda abriram a partida. O técnico Edson Ferreto também colocou em quadra as pivôs Ana Lúcia e Feda, além da lateral Bárbara.

Além de Brown, que será apresentada hoje à tarde (talvez às 17h, no ginásio do Jockey Club), o Sírio também espera pela apresentação da ala Cíntia, uma uberabense que ainda atuará pelo Santo André (SP) até o final dos Jogos Abertos do Interior, com encerramento previsto para o dia 26. Juliana também estará nesta competição, defendendo o São Bernardo. As duas têm contrato assinado com a equipe uberabense.

Cíntia de volta? O coordenador do Sírio/Black & Decker, Mário Sérgio Mazão, que estará hoje na Federação Mineira de Basquete para participar de reunião que definirá o Campeonato Mineiro, garantiu ontem que o clube já tem o grupo fechado e não deverá contratar a ala Cíntia Luz.

A brasileira rescindiu, de forma amigável, seu contrato com o clube espanhol Tenerife. Segundo informa o site da equipe, "a rescisão se deveu à não adaptação da jogadora à cidade e à equipe, bem como às necessidades do time, que procura uma jogadora de outras características." O pai da jogadora, Nelson Luz, atual supervisor técnico do Sírio, revelou ontem que o clube cogitou a contratação da ala, o grande nome da equipe mineira, na temporada passada. A jogadora chegou a ser mantida pelo patrocinador do clube durante o primeiro semestre deste ano, tendo sido emprestada ao Jundiaí, para o Estadual Paulista.

O Sírio já treina no ginásio central do Jockey Club, onde mandará seus jogos. Os treinamentos acontecem nas quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h. Segundas, terças, quintas e sábados, das 9 às 12h e das 17 às 19h, os preparativos são realizados no ginásio do clube. O Nacional continua sem data de estréia prevista e segundo os dirigentes uberabenses, o número de oito equipes (duas mineiras) deve ser mesmo confirmado.



Aja chega e vira atração


A pivô Aja Brown chegou no início da noite de ontem a Uberaba, já aprovou a cidade, e treina na manhã de hoje com o grupo do Sírio/Black & Decker. A equipe já tem o trabalho intensificado para o Nacional Feminino de Basquete, previsto para começar em 10 de outubro.

Aja Brown é o maior investimento do clube para a competição deste ano. Ela chegou à cidade com o empresário brasileiro Bob (como é tratado pela comissão técnica do Sírio). Ele tem servido de tradutor, mas a jogadora será acompanhada de uma intérprete, na próxima semana.

A atleta gostou do que viu na cidade e ficou emocionada com a recepção. No quarto onde ficará hospedada havia flores para ela.

Aja Brown, a segunda estrangeira contratada para o Nacional, é norte-americana (Ourinhos já havia confirmado a cubana Lisdeivi Victores Pompas). A pivô do Sírio atuou em Israel e participava, nos últimos meses, de uma liga de acesso à WNBA, nos Estados Unidos. Ontem, a atleta acompanhou os treinos no ginásio do Jockey Club, por uma hora, e hoje estará em quadra a partir das 9h, no ginásio do Sírio. (RP)

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário: