Um grupo de amantes do basquetebol feminino brasileiro, capitaneados pelo técnico Márcio Pimenta, resolveu se unir para criar, em princípio, um grupo informal, denominado “SOS Basquete Feminino do Brasil”, a fim de debater e encontrar medidas rápidas que possam auxiliar no refortalecimento da modalidade em todo o território nacional. Hoje, o grupo conta com adesões dos mais diversos setores, entre jogadores, treinadores, árbitros, jornalistas, torcedores e admiradores.
De acordo com Pimenta, os objetivos estão definidos; o grupo já elaborou um projeto e quer apresentá-lo o quanto antes ao Ministro do Esporte, George Hilton. “A ideia do projeto é que pelo menos doze times se beneficiem do recurso do Ministério do Esporte (ME), mas para receber este auxílio à agremiação deverá manter dois polos em periferias de sua cidade ou região, ao menos uma equipe de base (primeiro ano sub-15 para depois ir subindo até o sub-19 dentro de quatro anos), disputando competição oficial, e o adulto jogando campeonato estadual e a Liga de Basquete Feminino (LBF)”, explica o treinador, lembrando que o projeto não quer vínculo com as entidades estaduais e a nacional.
“Queremos receber do ME e prestar contas ao ME, sem intermediar com Confederação Brasileira de Basketball (CBB) ou federações estaduais. Entendemos que neste momento, o Ministério do Esporte precisa ajudar a modalidade para que em quatro anos, ela possa estar sólida e caminhar com as próprias pernas”, acrescenta Márcio.
O grupo já está trabalhando para tentar a audiência com George Hilton. “O nosso primeiro passo é apresentar as ideias e metas do nosso projeto ao Ministro do Esporte e depois seguir trabalhando para que ele se desenvolva e saia do papel”, finaliza Pimenta.
O “SOS Basquete Feminino do Brasil” já tem adesões importantes: Carlos Lima, Flávio Prado, Christiano Cedra e Júlio Patrício, além de Márcio Pimenta (técnicos); Natália Burian, Fabiana Guedes e Karla Costa (atletas); Patrícia Santana e Maurício Eirós (torcedores); entre outros. A página no Facebook para novos adeptos é essa: https://www.facebook.com/pages/Salvem-o-basquete-feminino-brasileiro/1498558017069998?fref=ts.