domingo, 4 de dezembro de 2011

Resumão – Brasileiras na Europa

1) Liga Espanhola – 1a. Divisão

O Avenida, da pivô Érika, ocupa a segunda divisão depois de perder a invencibilidade de sete jogos no clássico com o Ros Casares (89-55). Érika tem médias de 12 pontos e 7 rebotes até o momento, com 51% de aproveitamento nos arremessos.

Na EuroLiga, o time está na segunda posição do Grupo B, acumulando duas derrotas em sete partidas. Aqui as médias de Érika são ainda mais incríveis: 19,7 pontos e 9,4 rebotes por jogo e 63% de aproveitamento dos arremessos.

6298285200_e679f28e53_o

O Sóller, de Cristina Carvalho, é uma das surpresas da temporada espanhola, ocupando a quarta colocação (seis vitórias em oito jogos). Dessa vez, no entanto, a participação da brasileira aida não acompanha a boa fase de seu time. Cris tem médias de 2,8 pontos, 2,2 rebotes e 1,7 assistência em 19 minutos por jogo.

6347109885_b4d0a1d7a0_o

O Celta, de Damiris, segue na luta contra o rebaixamento, tendo contabilizado apenas a sua segunda vitória na temporada e ocupando a décima posição na tabela. A jovem pivô é destaque na equipe, com médias de 13,8 pontos, 7 rebotes e 2 recuperações. Pena que a pontaria ainda patine nos 39%.

13320160

Também contra o rebaixamento está o Hondarribia, de Franciele, que tem a mesma campanha, mas ocupa a décima segunda posição. As médias de 9,7 pontos e 6,7 rebotes também esbarram no problema da pontaria (37%).

2) Liga Espanhola – 2a. Divisão

2-MEX_UniCanoe_19022011_004

A pivô Geisa é destaque da boa temporada da Universidade del Pais Vasco, com 12,9 pontos e 7,5 rebotes em média e 62% de aproveitamento. Seu time divide a liderança com o Marsol no grupo B da competição, com nove vitórias em onze partidas.

3) Liga Italiana

resized_DSC_0074~7

Adrianinha tem médias de 11 pontos (50% nos 2 pontos e 40% na longa distância), 6 rebotes, 2,8 assistência e 2,5 recuperações no Parma, que ocupa a nona posição na Liga (três vitórias em oito rodadas).

4) Liga Portuguesa

lilian2011

Na Liga local, o Vagos divide a liderança da competição com Algés, com oito vitórias em nove jogos. Flávia Luiza tem médias de 17,6 pontos (53% de aproveitamento) e 8,2 rebotes. Lilian Lopes tem 13,8 pontos (60% nos lances de 2 pontos e 22% nos de 3) e 2,7 assistência.

Flávia Luiza ADVxNRB

Na EuroCopa, o time é lanterna do grupo C e segue sem vencer após cinco rodadas. As médias de Flávia são de 15,8 pontos e 6,8 rebotes, com 41% de aproveitamento de arremessos. Lilian tem 6,2 pontos, 2,4 rebotes e 1,8 assistência por partida.

5) Liga Sueca

Norrk-Silvia

Silvinha Luz segue como uma das comandantes na campanha invicta de onze jogos do Northland na Suécia, com médias de 14,7 pontos (53% nos 2 pontos e 43% nos três), 6,3 assistências e 4,5 rebotes por jogo.

11 comentários:

Anônimo disse...

que pena que nesse jogo ela não foi feliz http://competiciones.feb.es/estadisticas/Partido.aspx?p=856761

Marco disse...

Fiquei impressionado com o jogo da francesa Isabelle Yacoubou no timaço do Ros Casares! Já tinha visto uma partida dela contra o time da Franciele e o desempenho foi bem similar, algo em torno de 20 pontos e 10 rebotes. A presença de garrafão, aliando força e técnica fazem dela uma atleta fantástica.

Acompanho basquete feminino e sinceramente nunca tinha ouvido falar dela até agora.

Quem é essa atleta que consegue ter mais destaque do que feras como Lauren Jackson, Sancho Lyttle, D. Bonner e da nossa Erika de Souza?

Por que ela ainda não está na WNBA e não teve tanto destaque na seleção francesa?

Não sei as respostas para essas pergutnas, mas já começo a imaginar a França como uma das grandes forças para as Olimpíadas de Londres com Celine Dumerc, Edwige Lawson, Emilie Gomis, Sandrine Gruda e a impressionante Isabelle Yacoubou! Timaço!

Anônimo disse...

Mais que Érika: Acho meio difícil!

Anônimo disse...

no europeu ela foi fraca (Isabelle Yacoubou), assistir boa parte do europeu e ela estava atuando abaixo do q vem mostrando, principalmente na final. Não sei agora, mas no pré-olímpico, ela estava gorda e lenta em quadra e errou bastante, quase uma KELLY (pivô obesa do Brasil) DA VIDA...

MeninoBionico disse...

Erika, velha e cansada ja nao esta rendendo tanto assim.
Uma pena, Franciele e Damiris, sempre péssimas em arremessos.
Assim, vão tirar o titulo de campeã de airball da Palmirinha.
parece que as garotas novas treinam por treinar e jogam sem vontade de acertar nada. #fato

Anônimo disse...

Mentira que li isso!

ERIKA VELHA E CANSADA?

Marco disse...

Anônimo das 15:28


Na Espanha, Isabelle Yacoubou tem conseguido maior destaque não somente em relação a Erika, como também entre todas as colegas de elenco do supertime do Ros Casares, que é considerado o melhor plantel da Europa nessa temporada.

Acho a comparação com a Erika bem interessante para avaliar a francesa, pois considero a brasileira uma das três melhores pivôs 5 do mundo.

No último sábado por exemplo Isabelle Yacoubou teve 21 pontos, 10 rebotes e 28 de eficiência em 22 minutos de quadra. A Erika teve 14 pontos, 8 rebotes e 8 de eficiência em 29 minutos.

Na temporada, Isabelle Yacoubou tem médias de 17,3 pontos, 8,4 rebotes e 19,6 de eficiência. A Erika tem 12,2 pontos, 7,3 rebotes e 14,2 de eficiência.

Para nossa alegria o desempenho da Erika é superior ao de Isabelle na Euroliga (19,8 X 10,5).

Não tenho dúvidas de que Isabelle Yacoubou terá grande destaque na temporada atual e nas próximas competições também.

Anônimo disse...

aiaiaiia viu deixa a kelly em paz aff

sp disse...

nem tem comparação a kelly com essa francesa

Anônimo disse...

E convenhamos que Euroliga é muito mais forte que a competição espanhola, né?
Então podemos considerar a francesa afinona...

Anônimo disse...

A pivo Flávia Luiza tem se destacado na Eurocopa, médias de 15,8 pontos e 6,8 rebotes. Ela nunca teve chance de se firmar na seleção principal, mesmo sendo a cestinha da seleção sub-21 vice-campeã mundial.