quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Após trazer pivô da WNBA, Americana acerta com atleta colombiana

O Americana, atual vice-campeão paulista, irá forte para brigar pelo título da Liga de Basquete Feminino 2011/2012. Isto porque a equipe do interior vem se reforçando com qualidade. Nesta quarta-feira, foi consumado o acerto com a colombiana Yanet Arias, que chegará ao País na sexta-feira.

A ala/pivô tem 29 anos, mede 1,83m e foi cestinha dos Jogos Pan-americanos de 2007, com uma média de 18,8 pontos por partida. O último clube da atleta - que já passou pelo basquete austríaco e equatoriano - foi o Zamora Caja Rural, da Espanha.

Antes da colombiana, porém, o Americana havia acertado a contratação da pivô norte-americana Sandora Irvin, ex-companheira de Atlanta Dream (da WNBA) das brasileiras Iziane e Érika. Além disso, outra novidade em relação ao elenco que foi vice-campeão paulista é o retorno da pivô Mamá, que se recuperou de cirurgia no joelho.

Em contrapartida, a única baixa para o treinador Luiz Zanon é a ala Sílvia Luiz, que voltou à Suécia. O Americana estreia no Nacional no dia 10 de dezembro, contra o Ourinhos. O duelo será na cidade de Americana e terá início às 15h (de Brasília).

Fonte: Gazeta Esportiva

Os bons tempos do BCN em Piracicaba

imagembcn1

imagembcn2

imagembcn4 imagembcn3

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Convite – Projeto Conexão Esportiva

martall311

Site espanhol aprova Damiris e mostra apreensão com as atuações de Lauren Jackson

Baloncesto Femenino Brasil vs Ecuador Na avaliação semanal do site EnCancha.com, sobraram elogios para Damiris Dantas, em sua primeira temporada na Liga Feminina Espanhola.

A pivô foi chamada de “uma das esperanças do Celta” para manter-se na Primeira Divisão. O site afirma que Damiris teria “condições promissoras” e ressalta sua atuação (22 pontos e 11 rebotes) no confronto com Érika no final de semana.

Por outro lado, o site manifesta preocupação com o baixo rendimento de Lauren Jackson no Ros Casares, citando sua falta de protagonismo no ataque e sua falta de entrosamento com o time. É “um corpo estranho”, segundo o site, que acredita que o fato de a australiana estar atuando na posição 3 não justifica seu mau início de temporada.

Unimed agora foca na disputa da Liga Nacional (Jornal O Jogo)

Texto: Zaramelo Jr. Zara | Foto: Junior Alves/ASE

Depois de conquistar o título dos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes, a Unimed Americana agora foca a disputa da Liga Nacional de Basquete Feminino, que tem início no dia 10 de dezembro e se estende até 16 de abril. A estreia será contra Ourinhos, no dia 10, às 15 horas, no ginásio do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha [Centro Cívico], no Jardim da Colina.

O técnico Luiz Augusto Zanon, que pretende entrar para a história como o único profissional campeão brasileiro no masculino e no feminino – já alcançou essa façanha no Campeonato Paulista -, está confiante em campanha positiva. Antes mesmo dos Jogos Abertos, ele dizia que a Unimed seria forte na temporada 2011/12 da Liga Nacional. A previsão se confirmou em Mogi das Cruzes, com o time atropelando todos os adversários.

Com a chegada da pivô norte-americana Sandora Irvin, a Unimed passou a ter maior variação tática. Zanon aposta também na força do conjunto. Na próxima semana, antes da estreia na Liga, existe a possibilidade de um amistoso contra Catanduva, em Valinhos.

De acordo com o preparador físico Clóvis Roberto Haddad [Vita], a Unimed inscreveu 13 jogadoras para a Liga Nacional. São elas: armadoras – Babi Honório, Tássia Carcavalli e Débora Costa; laterais – Fernanda Beling, Karen Rocha, Karla Costa, Leila Zabani e Isabella Sangalli; pivôs – Carina Fellipus, Clarissa Santos, Sandora Irvin, Mamá Dantas e Fabi Souza. Mamá e Fabi estão em fase final de recuperação de lesões no joelho e dependem de liberação do departamento médico para ficarem à disposição de Zanon.

A Liga Nacional terá participação de nove equipes [Unimed, Santo André, Ourinhos, Catanduva, São Caetano, Araçatuba, São José dos Campos, Blumenau e Maranhão], que se enfrentarão em turno e returno. As oito melhores avançam às quartas de final, com os jogos em cruzamento olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. As quatro vencedora vão às semifinais para definição dos finalistas. Todos os playoffs serão em série melhor-de-três.

Esta semana, em São Paulo, houve reunião entre os clubes e a Sportv para definição dos jogos que serão transmitidos pela emissora. O presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias, esteve no encontro. “A Sportv vai dar uma cobertura bastante interessante”, disse o dirigente. Nos próximos dias, a emissora de televisão oficializará as partidas que terão transmissão ao vivo.

Fonte: Jornal O Jogo 

Nota: Na matéria original, a jogadora Fernanda Beling não foi citada, mas a ala está entre as 13 inscritas para a temporada da liga.

Basquete joseense recebe mais quatro reforços para disputa da Liga de Basquete

Os reforços Tatiane, Leidilania, Alessandra, Izabela e Taina - Charles de Moura/PMSJC

Quatro novos reforços chegaram para compor a equipe feminina de basquete de São José dos Campos para a disputa da Liga de Basquete Feminino. A ala/pivô Izabela Moraes de Andrade, a ala Tatiane Pacheco Nascimento, a armadora Tainá Mayara da Paixão e a pivô Leidilania da Silva Ferreira já integram o grupo que recebeu no mês de outubro a chegada da experiente pivô Alessandra Santos de Oliveira.

As novas atletas vêm compor o grupo formado por seis atletas da base, mais as atletas Patrícia, Cristiane e Luana que já integram a equipe desde o início da temporada. O grupo é formado por atletas com média de idade 20 anos e tem como atleta mais experiente, a pivô Alessandra que atuou em quadra com grandes nomes do basquete nacional como Hortência, Janeth e Paula.

“Montamos um grupo basicamente novo para nossa primeira participação da Liga Feminina de Basquete, com atletas novas mais com experiência em seleções e grandes clubes. Nosso objetivo inicial é entrar na competição para adquirir mais experiência para o grupo e quem sabe superar as nossas expectativas”, comentou o técnico da equipe Carlos José Lima que conquistou no início do mês de novembro, o título do Paulista Adulto da Série A2.

Izabela Andrade, ala/pivô de 25 anos, 1,82 de altura representou o Brasil no Pan de Guadalajara. Sua última equipe foi Presidente Venceslau (SP), a atleta também atuou nas equipes de São Bernardo, Ourinhos, São Caetano, Bauru, Catanduva e em Portugal (Europa). Títulos: Campeã da Liga Nacional (Ourinhos – 2006 e 2007), Paulista mini, mirim, infantil e cadete (Bauru), Paulista (Ourinhos - 2006 e 2007), Campeã Sul-americana Juvenil (Bolívia - 2004), Campeã Sul-Americana Cadete (Equador - 2001) e medalha de prata na Copa América (Pré-Mundial Sub-20 -México - 2006).

Tatiane Pacheco Nascimento, ala de 21 anos, tem 1,80m e estava no Divino/COC/Jundiaí (SP). Iniciou sua carreira no Círculo Militar (SP), atuou no CFE Janeth Arcain (SP), Pinheiros (SP) e Americana (SP), além de passar por seleções brasileiras, onde conquistou: o terceiro lugar na Copa América (Pré-Mundial Sub-18), foi campeã em dois Sul-americanos (Venezuela/2005) e (Equador – 2006).

Taina Mayara da Paixão, armadora de 20 anos, estava no Divino/COC/Jundiaí (SP), atuou em Americana, Pinheiros e na equipe de Janeth Arcain e foi integrante das seleções brasileiras Sub-15, 16, 17 e 18.

Leidilânia da Silva Ferreira, pivô de 20 anos, atuava em Catanduva (SP), atuou em seleção Paulista e brasileira onde jogou o Mundial sub-19 no ano de 2009.

Alessandra Santos Oliveira, pivô de 37 anos, estava no Botasspor Adana (Turquía). A atleta tem em seu currículo diversas conquistas e participações, nos maiores torneios esportivos do mundo, com disputa de três jogos olímpicos (2º lugar em Atlanta - EUA – 1996), (3º lugar em Sydney - Austrália – 2000) e (4º lugar em Atenas - Grécia – 2004). A atleta já participou de quatro Mundiais com a conquista do título no ano de 1994 na Austrália, disputou dois Torneios Pré-Olímpicos das Américas, com conquista do ouro em 2003 no México, é tri-campeã da Copa América nos anos de 1993, 1997 e 2009, além de medalha de bronze em 2003 nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo.

Estreia LBF – A equipe joseense estreia na competição no dia 10 de dezembro (sábado), fora de casa, contra a equipe de São Caetano, às 18h. Em casa, a equipe deve estrear apenas na oitava rodada, no dia 14 de janeiro de 2012, no Ginásio da ADC GM contra a equipe de Blumenau (SC).

A equipe de São José dos Campos é mantida pela Prefeitura e terá durante a competição o apoio do Colinas Shopping através da LIF (Lei de Incentivo Fiscal municipal).

Equipes principais de São José dos Campos

Atualmente, 49 equipes de 25 modalidades esportivas são mantidas pela Prefeitura através do Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional (Fadenp) e por patrocinadores através da Lei de Incentivo Fiscal (LIF). Elas disputam competições das federações e confederações esportivas, além de atuarem com destaque nos Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, fazendo com que São José dos Campos figure entre as potências esportivas do Estado.

Unimed/Americana promoverá testes para as categorias Sub 17 e Sub 19

A Associação Desportiva de Cooperados e Funcionários (ADCF) Unimed realizará nos dias 05 e 06 de dezembro abertura para testes para as categorias Sub 17 e Sub 19 das equipes da Unimed/Americana que integram o Projeto Social – Escola de Futuro da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa.

Os testes realizados terão como objetivo identificar e selecionar talentos de meninas nas idades acima para abrir a oportunidade para aquelas que ainda não fazem parte do Projeto Social – Escola de futuro e já ultrapassaram a idade para frequentar as escolinhas do modulo educacional.

Confira abaixo a programação completa:

05.12 (segunda-feira)

13h – Inscrição

13h30 – Inicio dos testes

16h – Termino.

Local: Quadra Principal do Centro Cívico

            Rua Sergipe – Bairro Colina – Americana/SP.

06.12 (terça-feira)

13h – Inscrição

13h30 – Inicio dos testes

16h – Termino.

Local: Quadra Principal do Centro Cívico

            Rua Sergipe – Bairro Colina – Americana/SP.

Os resultados serão divulgados imediatamente após a conclusão dos testes.

Todas as candidatas deverão comparecer nos dias e locais acima citadas com vestimentas adequadas para a realização das atividades físicas (camiseta, shorts e tênis), portando documento de identidade (RG).

Candidatas de outros estados e cidades devem estar prevenidas com roupas, roupa de cama e objetos de uso pessoal, caso permaneçam em Americana por mais dias. Será oferecido alojamento e alimentação para as atletas.

Ourinhos bate Jundiaí e abre vantagem no play-off do Campeonato Paulista de Basquete Feminino Sub-17

Basta uma nova vitória na próxima sexta-feira, 02, em Jundiaí, para equipe ourinhense garantir a classificação para as semifinais do Torneio

No último sábado, 26, as meninas de Ourinhos enfrentaram o Jundiaí em partida válida pela 1ª partida do play-off do Campeonato Paulista de Basquete Feminino Sub-17 e após um jogo dramático e definido nos segundos finais de partida, venceu as adversárias por 55 a 52 e abriu a vantagem de 1 a 0, na série de melhor de três jogos.

A 2ª partida acontece na próxima sexta-feira, 02 de dezembro, às 17 horas, em Jundiaí, quando bastará uma nova vitória para a equipe ourinhense fechar a série e se classificar para as semifinais da competição. Em caso de vitória da equipe de Jundiaí, as 2 equipes se enfrentam novamente no dia 03 (sábado), às 10 horas, em Jundiaí.

A técnica da equipe, Lisdeivi Pompa revelou que está otimista para a 2ª partida, na próxima sexta-feira, 02, em Jundiaí. “As meninas jogaram muito bem hoje e provaram que são capazes de conquistar a classificação e apesar de Jundiaí ser muito forte, acredito que possamos repetir esta atuação no 2° jogo e chegarmos as semifinais”, prevê.

Jogo dramático

Desde o início da partida, com apoio da torcida ourinhense presente ao Ginásio José Maria Paschoalick (Monstrinho), as meninas de Ourinhos foram pra cima da forte equipe de Jundiaí, 1ª colocada na fase de classificação do Torneio, sem se intimidar com o favoritismo atribuído as adversárias.

O equilíbrio entre as duas equipes se manteve durante os 3 primeiros quartos de jogo, que terminaram empatados em 15 x 15 (1° quarto), 15 x 15 (2°) e 6 x 6 (3°). No 4º e último quarto de jogo, Ourinhos venceu as adversárias por 19 a 16, marcando os 3 últimos pontos nos segundos finais de jogo, através de Laís Cristina (2) e Maiara (1), garantindo a vitória de forma dramática, por 55 a 52.

O destaque da equipe ourinhense foi a jogadora Kananda, cestinha da partida com 22 pontos, seguida por Narel (18), Laís Cristina (7), Marcela (5) e Maiara (3).

Ourinhos jogou com a seguinte formação: Laís Cristina, Kananda, Narel, Marcela, Janaína, Poliana, Letícia, Maiara e Carol.

Hortência e Paula entre “Os Brasileiros do Século”

Em 1999, a revista ISTOÉ promoveu uma votação popular para escolher “O Brasileiro do Século”.

Na edição Esportista, deu Ayrton Senna na primeira posição, seguido de Pelé.

Hortência e Paula garantiram suas posições na votação. A Rainha foi oitava e a Magic, a décima terceira.

Foram lembrados ainda – 3) Garrincha, 4) Oscar Schmidt,  5) Maria Esther Bueno, 6) Éder Jofre, 7) Emerson Fittipaldi, 9) Zico, 10) João do Paulo,11) Adhemar Ferreira da Silva, 12) Joaquim Cruz, 14) Nelson Piquet, 15) Gustavo Borges, 16) Guga, 17) Zagallo, 18) Leônidas da Silva,19) Aurélio Miguel e 20) Ronaldo.

 

imagemhortbs1

imagemhortbs2

 

imagemmp1

imagemmpaulabs2

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ourinhos muito próximo de um acordo com a colombiana Tathiana Mosquera

narly_mosquera A direção do time de basquete de Ourinhos, cuja equipe tem apoio do Prefeito Toshio Misato, por meio da SEMESPOR (Secretaria Municipal de Esportes e Recreação) e conquistou diversos títulos de nível estadual, nacional e internacional nos últimos anos, projetando a cidade de Ourinhos como “ a capital nacional do basquete feminino”, está negociando a vinda de mais um grande reforço para a disputa da 2ª Edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), que terá início no dia 10 de dezembro, quando a equipe ourinhense enfrentará o time de Americana, no jogo de estreia na competição.

Segundo o Presidente da ACEO (Associação Centro Esportivo Ourinhos), Júlio Barbin, o “Julião” a equipe praticamente acertou a contratação da jogadora da Universidad de Medelin e da Seleção da Colômbia, Narlyn Mosquera, de 21 anos, que disputou o último Pré-Olímpico em Neiva, na Colômbia e falta apenas a emissão do visto de trabalho pelo governo colombiano, para que a atleta possa vir para o Brasil e se apresentar ao time de Ourinhos. “Nós já encaminhamos toda documentação da atleta para o Ministério das Relações Exteriores que já deu a autorização e inclusive já enviamos as passagens de avião para a Narlyn e, assim que o Governo colombiano der o visto de trabalho, o que deve ocorrer nos próximos dias, ela embarca para o Brasil e se apresenta em Ourinhos para treinar junto com as outras atletas”, explicou.

Barbin contou ainda que a atleta colombiana era um antigo sonho da equipe de Ourinhos. “Há 2 anos nós a vimos jogando pela seleção colombiana, no Sul-Americano de Seleções e desde então, tentamos contratá-la, pois apesar dela ter apenas 21 anos, já defende a Seleção da Colômbia há uns 5 anos e com certeza fortalecerá muito nossa equipe para a disputa da Liga”, acredita.

Perfil da jogadora

Narlyn Tathiana Mosquera Cordoba é jogadora da equipe de Universidad de Medellin, tem 21 anos, atua como pivô, tem 1,97 m e defende a Seleção Colombiana desde 2005, quando disputou o Campeonato Sul-Americano na categoria cadete. A partir de 2006, passou a atuar pela Seleção Adulta, sendo um dos destaques da equipe no Pré-Olímpico deste ano, disputado em Neiva, na Colômbia.

Partidas de Ourinhos no 1ª Turno da LBF

ñ 10/12 (sábado) - 15 horas - Americana x Ourinhos (SPORTV - ao vivo )

ñ 12/12 (segunda-feira) – 20 horas - São Caetano x Ourinhos

ñ 17/12 (sábado) – 17 horas - Ourinhos x Santo André - Monstrinho (SPORTV – ao vivo)

ñ 07/01/12 (sábado) – 18 horas – Catanduva x Ourinhos

ñ 09/01/12 (segunda-feira) – 20 horas – Basquete Clube x Ourinhos

ñ 16/01/12 (segunda-feira) – 20 horas – São José x Ourinhos

ñ 21/01/12 (sábado) – 18 horas – Ourinhos x Maranhão (Monstrinho)

ñ 23/01/12 (segunda-feira) –20 horas – Ourinhos x Vasto Verde (Monstrinho)

Com quatro atletas de Londrina, Paraná fica com título Sul-Brasileiro Sub-14

A seleção do Paraná de basquete feminino sagrou se campeã do 1º Campeonato Sul Brasileiro de Seleções sub-14, realizado na cidade de Fazenda Rio Grande no Paraná. A equipe formada pelas melhores atletas da categoria no estado contava com quatro atletas da equipe LONDRINA/ COLÉGIO PORTINARI/ IATE CLUBE , Rafaela Piassa, Gabriela Gionco, Thamires Nunes e Maria Paula Albiero além do técnico Paulo Vasconcelos que foi auxiliar técnico na seleção do estado.

A equipe do Paraná enfrentou as seleções do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espirito Santo, seleção convidada. A conquista do título veio após a vitória na manhã de domingo sobre a seleção de Santa Catarina, terceira colocada, pelo placar de 54 a 35(27 a 17 no primeiro tempo). A seleção do Espirito Santo ficou com o vice-campeonato após vencer de virada o Rio Grande do Sul pelo placar de 39 a 36(16 a 24).

Segundo o técnico Paulo Vasconcelos o campeonato teve um ótimo nível técnico, com jogos bem equilibrados e que exigiram bastante das atletas. Vale ainda ressaltar que apesar das atletas de Londrina terem apenas 13 anos elas se destacaram e tiveram grande participação na conquista do título e ficarão agora na expectativa para a convocação para a seleção do estado sub-15 que disputará o Campeonato Brasileiro de Seleções no próximo ano.

O Projeto Basquete Feminino Juventude 2011 é Coordenado pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Col. Est. Pe. Wistremundo R. P. Garcia (APMF –WRPG) e conta com 5 pólos na cidade para a iniciação(dos 9 aos 12 anos): Colégio Wistremundo(Zona Norte), Colégio Gabriel Martins (Zona Oeste), Col. Newton Guimarães (Centro), Colégio Cléa Godoy(Zona Sul) e Col. Portinari, além dos treinamentos do Juventude e da categoria Sub 14 no Iate Clube de Londrina e na FUNTEL.

314435_138808206218389_100002676309539_175582_2069476005_n As meninas interessadas em participar dos treinamentos poderão entrar em contato com Paulinho (9977-6615), com Marival Jr (9945-6344) ou na Fundação de Esportes (3372-9191) para saberem mais informações dos locais de treinamento e dos horários. O Projeto é gratuito e é patrocinado pelo FEIPE da Fundação de Esportes da Prefeitura Municipal de Londrina, Colégio Portinari, Restaurante Meeting e Iate Clube de Londrina.

Cestinha e Destaque - A cestinha geral da competição foi a atleta Martina Formaggio, da equipe do Rio Grande do Sul com 36 pontos. Já a atleta destaque foi a catarinense Pamela Franz (foto), na votação realizada pelos técnicos e dirigentes.

Erika Leite relembra Olimpíadas Escolares e projeta futuro na seleção brasileira no GloboEsporte.com

Campeã do torneio estudantil em 2009 e 2010, Erika Leite sonha em voltar à equipe canarinho e dar muitas assistências para a xará, a pivô Érika Souza

Ana Carolina Fontes

erika_leite_300x397 A paulista Erika Leite é uma das promessas do basquete nacional para os Jogos Olímpicos Rio-2016. Desde os 15 anos, ela vem sendo convocada para as seleções brasileiras de base e agora, aos 18, espera por uma convocação no time adulto. Medalhista de ouro nas Olimpíadas Escolares de Londrina e Maringá (2009) e Goiânia (2010), vestindo a camisa do colégio CETEC Barretos (SP), a jovem tem um currículo recheado de títulos. Com a equipe verde-amarela sub-18, ela foi bicampeã sul-americana na Colômbia e por pouco não subiu ao lugar mais alto do pódio da Copa América, nos Estados Unidos, quando perdeu para as donas da casa a final em Colorado Springs, no ano passado.

Além de faturar as duas medalhas douradas na Divisão Especial do maior torneio de esporte estudantil do país, a ala e armadora se destacou em times do interior paulista, como Americana, Barretos e o atual São José dos Campos. Para ela, todas as competições que disputou foram fundamentais para a sua evolução.

- As Olimpíadas Escolares são um evento em que você conhece novos lugares, atletas de outros esportes e faz amizades. Todas as competições ajudam no desenvolvimento do atleta. Quanto mais vivências em campeonatos, mais você cresce e aprende a lidar com diferentes dificuldades. É que nem escola, quanto mais aulas você frequenta, mais aprende – analisa a atleta, que já viajou para Istambul, Singapura, Estados Unidos e México com a seleção brasileira de base.

Segundo ela, a competição está longe de ser brincadeira, e serve como celeiro para atletas de todo o Brasil.

- O torneio é uma oportunidade de descobrir novos talentos que não necessariamente teriam a chance de viajar e competir num campeonato como esse. O Brasil precisa investir mais no esporte, na estrutura e realizar mais campeonatos. As Olimpíadas Escolares são importantes e precisam de reconhecimento maior.

De acordo com ela, o esporte estudantil precisa ser levado a sério, afinal de contas, a escola é um bom lugar para aprender e se interessar por uma atividade física.

- Não adianta dar a bola na aula de educação física para as crianças brincarem. É preciso haver um incentivo maior nas escolas, ensinar outras modalidades além do futebol, como o atletismo, o vôlei e o basquete. Quando você tem um motivo alegre e legal, a coisa acaba sendo prazerosa. O basquete me ajudou nos estudos, a prestar atenção nas aulas e a não me estressar. Hoje sou uma pessoa compreensiva, amiga, paciente, atenciosa e mais inteligente. Acredito que o esporte é um forte instrumento educação e inclusão social – concluiu a jovem, que tem a Rainha Hortência como referência no basquete.

As lembranças e a perspectiva de futuro no basquete

Erika Leite começou no esporte aos 12 anos, na escola Coronel Esmédio, no município de Porto Feliz, no interior paulista. As atuações da ala e armadora de 1,69m chamaram a atenção de olheiros de cidades vizinhas e, no mesmo ano, ela recebeu o convite para defender o Americana, atual campeão dos Jogos Abertos Brasileiros. A jovem não pensou duas vezes. Fez as malas, se despediu da família e foi morar em Americana, a mais de 80 km de sua cidade. A atleta acabou amadurecendo bem cedo, aprendeu a se virar sozinha e precisou superar a saudades de quem ficou para trás.

- Ficar longe de casa não é fácil, ainda mais quando você é uma criança. Aprendi a me virar, lavar roupa e cozinhar. Fui morar numa república e ganhei uma bolsa de estudos numa escola particular. O esporte teve um papel muito importante na minha vida, me deu oportunidades e eu pude ajudar a minha família, mesmo sem ter nascido em “berço de ouro”.

Há três anos, ela deixou o Americana para atuar pelo Barretos, time que ela ajudou a faturar o ouro no Paulista Juvenil de 2009 e 2010. Este ano, Erika Leite se mudou novamente, dessa vez, rumo a São José dos Campos para defender a camisa da equipe joseense, que está na briga pelo título do Campeonato Paulista sub-19. O sonho da atleta é crescer cada vez mais na modalidade, voltar à seleção e, é claro, representar o Brasil nas Olimpíadas, quem sabe até ao lado da xará, a pivô Erika, melhor jogadora do basquete brasileiro atualmente.

- Espero ser convocada para a seleção adulta. Sei que é difícil, mas tenho esperança, e estou trabalhando muito para que esse dia chegue. O meu maior sonho é disputar uma Olimpíada, acho que qualquer atleta pensa assim. Quero ouvir o hino do meu país no maior evento esportivo do mundo. Vou treinar e buscar o meu melhor dia por dia, sem desistir dos obstáculos.

Para manter viva a esperança de ser convocada para a seleção brasileira, ela se espelha na xará Érika Souza, pivô do time verde-amarelo e uma das principais pontuadoras do Atlanta Dream na WNBA, liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos.

- Eu admiro muito a Érika pelo que ela joga na seleção. É uma das melhores jogadoras brasileiras atualmente, e que está na melhor liga. Como ala e armadora, pretendo dar muitas assistências para ela. Espero jogar muito com a Érika e a Iziane e aprender bastante com a experiência delas - vislumbrou.

Fonte: GloboEsporte.Com

O título da Lacta/Santo André no Paulista de 1995

imagemlacta2imagemlacta4 imagemlacta1  imagemlacta3

imagemlacta5

domingo, 27 de novembro de 2011

São José contrata Tainá, Tatiane Pacheco e Izabela Morais

Duas atletas de Jundiaí estarão em ação na LBF pelo time de São José.

São elas a armadora Tainá Paixão e a ala Tatiane Pacheco.

O clube terá também a ala Izabela, que estava em Venceslau e jogou o Pan-Americano pela seleção brasileira.

Mais detalhes no blog do Lucas Salomão.

Basquete de Araçatuba treina pensando na Liga Nacional de Basquete Feminino

Com reforço da seleção, Catanduva se prepara para estrear na Liga Nacional de Basquete

Jogos da Liga Espanhola on-line

  6347856730_e1e780bf13_o

Descobri hoje pelo twitter que é possível assitir on-line os jogos da Liga Espanhola transmitidos pela emissora RTVE.

Já é possível ver a atuação de Franciele ontem na derrota para o Ros Casares, com a brasileira tentando se virar num garrafão com Lauren Jackson, Sancho Lyttle e Isabelle Yacoubou – clique aqui!

Há ainda o confronto da semana passada desta com Damiris veja aqui!

Por fim, há a partida – aqui! – entre o Avenida, de Érika e o Rivas.

O Mundial Interclubes de 1995, em Paulínia

razija_mujanovic Em 1995 na cidade de Paulínia (SP), Hortência organizou o IV Mundial Interclubes. Seu time, o Seara/Paulínia, recebeu o reforço de Magic Paula, atleta da Unimep, durante a competição.

O time era bom, mas estava ainda no começo da temporada, recebendo além de Paula, duas americanas muito boas (Adrienne Goodson e Val Whiting) e desentrosado acabou caindo nas semifinais frente ao time  italiano do STF Como, uma potência que na época acumulava títulos da EuroLiga e contava com a lenda Razija Mujanovic (prata em Seul-88 e no Mundial da Malásia-90), que dois anos depois viria para o Brasil jogar na Microcamp/Campinas.

Para quem não a conheceu, dois vídeos. Um bem antigo, na Iugoslávia e o outro na WNBA numa jogada contra Lisa Leslie:

 

 

 

 

No time italiano, havia ainda a americana Bridgette Gordon, ouro em Seul-88. Entre as locais, os destaques eram a eterna Catarina PolliniMara Fullin.

Na decisão do bronze, o time brasileiro bateu o MSK Sipox (o eslovaco Ruzomberok), que era comandado por Elena Jirko, campeã olímpica com a CEI em Barcelona-92. O time havia batido a equipe de Paulínia na fase regular, mas acabou derrotado na partida do bronze, muito em função de uma grande atuação de Silvinha Luz, que marcou brilhantemente Jirko.

O torneio ainda contou com as equipes do Costa Naranja Godella (hoje Ros Casares, de Valencia e campeão da II edição do Mundial Interclubes com o nome Dorna) e a equipe de Bourges, que já naquela época estavam entre as grandes forças européias. Completava o grupo a seleção ucraniana, que seria semifinalista da Olímpiada de Altanta um ano depois.

Além dessas lembranças acima, sobraram alguns registros desse torneio:

imagempaulinia6 imagempaulinia4 imagempaulinia5

imagempaulinia1imagempaulinia2imagempaulinia7

 

  Mundial-1995

[contribuição enviada pelo Robert depois de ver o post no ar]

 imagempaulinia3

imagemfinalseara

sábado, 26 de novembro de 2011

Penalty não renova e LBF procura novo fornecedor

A Penalty não é mais a fornecedora de materiais esportivos da Liga de Basquete Feminino (LBF). O contrato existente entre empresa e entidade expirou, e a renovação já foi descartada por ambas as partes. Agora a entidade, que definiu o início da segunda temporada do torneio para 10 de dezembro deste ano, busca uma substituta.

A razão pela não continuidade da parceria permanece enigmática. Por parte da fabricante, a versão dada à Máquina do Esporte é a de que a liga recebeu propostas de outras empresas e decidiu não prolongar o acordo. Enquanto, pelo lado da LBF, afirma-se que, após o fim do contrato, a iniciativa de não renová-lo partiu da Penalty.

Desencontros à parte, não há nenhuma definição sobre qual será a fornecedora de artigos esportivos da próxima temporada, a despeito de o início da competição ser iminente. No site oficial da entidade, ainda não há nenhuma alteração a respeito da troca de fornecedor, e a marca da antiga parceira continua sendo exibida normalmente.

Em um panorama geral, a saída da Penalty é a única baixa entre patrocinadores que estiveram presentes na primeira edição da liga feminina. Eletrobras e Bradesco seguem com cotas de patrocínio, a Rede Globo, como parceira de mídia, enquanto o Ministério dos Esportes aprovou novos projetos para captar verba via Lei de Incentivo.

Em termos dos clubes participantes, Mangueira, do Rio de Janeiro, e Joinville, da cidade catarinense homônima, tiveram de se retirar por questões financeiras. Há, por outro lado, a chegada de São José, Blumenau e Maranhão, e portanto a segunda versão do campeonato nacional feminino terá nove participantes.

Fonte: Máquina do Esporte

Unimed /Americana vence a primeira das quartas de final do Sub-17

A equipe de basquete feminino sub 17 da Unimed/Americana venceu o primeiro confronto dos playoff melhor de três jogos das quartas de final do Campeonato Paulista da categoria, ao bater o Barretos no inicio da noite deste sábado (26) pelo placar de 65 a 72.

O destaque da partida foi a ala Izabella Sangalli, com 23 pontos e 07 rebotes, fechando o jogo como a cestinha do confronto. As pivôs Thaís e Monique da Unimed/Americana também foram destaques na partida. Thais anotou 18 pontos e 13 rebotes enquanto Monique marcou 08 pontos e 17 rebotes.

O segundo jogo da série será realizado na próxima sexta-feira (02 de dezembro), às 18h30, na quadra principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), em Americana. Se a equipe comandada pela treinadora Adriana Santo vencer garantirá vaga nas semifinais da competição.

Nas outras séries:

Bradesco/Osasco (sexto colocado) 54 x 68 São José dos Campos (terceiro colocado)

São Bernardo (sétimo) 53 x 60 Centro Olímpico (segundo)

Ourinhos (oitavo) 55 x 52 Jundiaí (primeiro)

Seletiva Basquete Feminino APABAF/São Bernardo

A APABAF/SÃO BERNARDO, realizará no sábado dia 03/12  seletiva para a formação das equipes de Basquetebol Feminino que disputarão os campeonatos oficiais da FPB ( Federação Paulista de Basquetebol ) na temporada 2012, Categorias Sub 13 ( meninas nascidas em 2000 e 1999 ) e Sub 15 ( meninas nascidas em 1998 e 1997).

PROGRAMAÇÃO:

03/12 09H00 CATEGORIA SUB 13

03/12 10H30 CATEGORIA SUB 15

As atletas interessadas deverão comparecer com roupa apropriada para a prática de basquete e com RG.

Local: Crec Baetinha - Rua Bauru, 20 - Baeta Neves - São Bernardo do Campo

Maiores informações

Sonia 11 9123-1486

Regis 11 6150-6865

Bruno 11 9260-0091

Divino vence e adia decisão do Sub-19 para a próxima quarta (Site Esporte Jundiaí)

Slide11

A decisão do Campeonato Estadual sub 19 de basquete feminino ficou para o 3º e decisivo jogo. Nesta sexta-feira, no Romão de Souza, o time jundiaiense derrotou o São José por 82 a 70, empatando a série do playoff final – melhor de 3 jogos. Com o resultado o título da competição somente será definido na próxima quarta-feira, às 17h, no Romão de Souza.

O Divino teve o controle do jogo em quase toda a partida. Em algums momentos deixou a equipe encostar no placar, mas com marcação agressiva e saídas rapidas para o ataque, voltava a comandar a partida. “Conseguimos anular as principais jogadas do time adversário e a folga no calendário fez bem ao time”, declarou o treinador do Divino, Luiz Cláudio Tarallo. “Foi interessante (o descanso entre o 1º e 2º jogo do playoff), pois realizamos um trabalho físico focado nesse jogo”, confidenciou a ala/armadora Emily, autora de 16 pontos, sendo ao lado de Isabela, uma das cestinhas da partida.

Thiago Batista

Fonte: Esporte Jundiaí

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FMD Blumenau/Vasto Verde apresenta reforços para a Liga Nacional de Basquete

A equipe da FMD Blumenau/Vasto Verde/Uniasselvi, que vai disputar a 2ª Liga de Basquete feminino (LBF), será apresentada, nesta segunda-feira, dia 28, às 11h30min, no Ginásio do Vasto Verde. O grupo formado por 14 jogadoras – ganhou dois reforços para o torneio, com estreia marcada para o próximo dia 10 de dezembro, em Blumenau, diante do time Catanduva (SP). A armadora Ângela e a pivô Flávia, ambas ex-São Caetano.

Diante da boa campanha do grupo em todos os torneios os quais participou na atual temporada, João Almeida Camargo Neto, comissão técnica do basquete feminino da FMD, está na expectativa de expressivos resultados no decorrer do torneio nacional. A meta, segundo ele, é de melhorar a sexta colocação do time na edição de 2009. “O elenco está confiante e muito animadora com a oportunidade”, comentou Camargo.

A preparação da equipe para o torneio começa nesta segunda-feira, dia 28, logo após a apresentação oficial do elenco. “Vamos fazer um trabalho intensivo. Sobre esquema de jogo – tudo vai depender do adversário e do rendimento do time durante a competição”, salienta.

Reforços: Ângela Braghin conquistou recentemente os Jogos Abertos do Interior de São Paulo – defendendo Mogi das Cruzes. A armadora foi capitã da Seleção Juvenil em 2007. Na época ajudou o Brasil a garantir a vaga para o Mundial da categoria. Na Copa América dos Estados Unidos, em 2006, a jogadora anotou 33 pontos, 22 rebotes, 10 assistências e 10 recuperações em quatro jogos. Além disso, foi campeã sul-americana Cadete em 2004. A própria atleta diz que tem boa visão periférica e observação de jogo – como também um bom arremesso de três pontos.

imagembluimagemblu2 

Fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau

Unimed/Americana realiza testes para categorias Sub 12, Sub 13 e Sub 15

A Associação Desportiva de Cooperados e Funcionários (ADCF) Unimed realizará nos dias 08, 09 e 10 de dezembro abertura para testes para as categorias Sub 12, Sub 13 e Sub 15 das equipes da Unimed/Americana que integram o Projeto Social – Escola de Futuro da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa.

Os testes realizados terão como objetivo identificar e selecionar talentos de meninas nas idades acima para abrir a oportunidade para quem ainda não faz parte do Projeto Social – Escola de futuro e já ultrapassou a idade para frequentar as escolinhas do modulo educacional.

Confira abaixo a programação completa:

08.12 (quinta-feira)

13h – Inscrição

13h30 – Pré-seleção categorias Sub 12 e Sub 13 (nascidas de 1999 a 2002).

14h30 – Pré-Seleção Categoria Sub 15 (nascidas em 1997 e 1998).

16h – Termino.

Local: Ginásio da Praça de Esportes Nova Americana

            Rua Anhangüera S/N – Bairro Nova Americana – Americana/SP.

09.12 (sexta-feira)

13h – Inscrição

13h30 – Pré-seleção categorias Sub 12 e Sub 13 (nascidas de 1999 a 2002).

14h30 – Pré-Seleção Categoria Sub 15 (nascidas em 1997 e 1998).

16h – Termino.

Local: Ginásio da Praça de Esportes Nova Americana

            Rua Anhangüera S/N – Bairro Nova Americana – Americana/SP.

Os resultados serão divulgados imediatamente após a conclusão dos treinamentos. As candidatas pré-selecionadas receberão orientação de data e locais para a realização dos testes finais no dia 10.12 (sábado).

Todas as candidatas deverão comparecer nos dias e locais acima citadas com vestimentas adequadas para a realização das atividades físicas (camiseta, shorts e tênis), portando documento de identidade (RG).

Candidatas de outros estados e cidades devem estar prevenidas com roupas e objetos de uso pessoal, para permanecerem em Americana por mais dias caso sejam aprovadas na pré-seleção. Será oferecido alojamento e alimentação para as atleta pré-selecionada.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, entrar em contato pelo e-mail projetosocial@adcf.com.br.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Blog revela time de São Caetano para a LBF

monica lance No já recomendado blog do Lucas Salomão, são reveladas as peças da equipe de São Caetano que disputará a LBF.

A técnica é Vânia Paulette, que contará com três atletas que ela comandou no último Paulista Juvenil (Letícia Lisboa, Cibele Silva e Fernanda Neves), quando a equipe deu muito trabalho à equipe de Americana.

Fora as locais, Vânia fez uma “verdadeira seleção do Paulista A-2” para o seu time.

Chegam: Júlia Santos (cestinha de São Bernardo na competição), a veterana Eliane Ferreira (também de São Bernardo), a pivô Mônica Nascimento (destaque de Pindamonhagaba).

Ainda segundo o Lucas, três atletas de 20 anos do time de São José (campeão A-2) também reforçam o time: Camila da Costa, Camila Jackson e Barbara Bazilio.

Sheila Cristina (ex-Bradesco) e Taisa seriam outros reforços do time do ABC.

Liga de Basquete será desgastante para maranhenses (Imirante Esporte)

imagemaralbf O Maranhão Basquete será o único representante do Norte-Nordeste na Liga de Basquete Feminina (LBF), que reunirá as melhores equipes do Brasil. Todos os outros times serão da região Sul-Sudeste. As viagens em meio à competição serão bem cansativas, já que a equipe precisará se deslocar do Maranhão para Estados como São Paulo e Santa Catarina em intervalos de dois dias. Logo na segunda partida, a equipe precisará ir de São Luís a Santo André (SP). Para enfrentar as donas da casa, as maranhenses enfrentarão mais de 2.990 km até a cidade paulista.

O treinador da equipe, Betinho, a princípio foi contra esse desgaste das atletas devido às datas dos jogos serem bem próximas. Porém, ele precisou se conformar e acatar a decisão. “A gente não tem outra escolha. É complicado. Eu não concordo com essas datas. Mas iremos superar. Não tem outro jeito. A tabela é essa e teremos de passar por cima disso. O desgaste vai ser grande, mas descansaremos à noite e faremos um treino de reconhecimento antes de todos os jogos”, disse.

Após o duelo contra o Santo André, o Maranhão Basquete segue para enfrentar o Blumenau, em Santa Catarina e, dois dias depois, volta a São Luís para receber o São José (SP). Betinho afirmou que existe uma equipe de profissionais só para cuidar do condicionamento físico das jogadoras. “Estamos em uma parceria com a academia Estação Saúde. Ainda temos uma equipe de profissionais exclusivos para preparar as atletas. Estamos voltados para a recuperação delas”, explicou.

Time titular

Com quase todas as atletas sobre seu comando, Betinho começa a conhecer suas melhor suas jogadoras. Porém, a equipe titular ainda não está definida para o primeiro jogo. Jogadoras mais “rodadas” como Cintia Tuiu, Iziane, a americana Crystal Kelly e a mexicana Brisa Rodrigues, provavelmente iniciarão a primeira partida por terem maior experiência em grandes competições.

Apesar disso, o técnico afirma que usará as jogadoras que demonstrarem melhores condições nessa pré-temporada. “A gente tem um grupo de jogadoras contratadas e as maranhenses. Ainda temos as duas estrangeiras. A equipe titular ainda não está definida. Porém, entrará jogando quem estiver em melhores condições. Ainda temos mais de 40 dias de preparação”, frisou Betinho. Vale lembrar que só restam as duas estrangeiras para que a equipe fique completa para o início da competição. Dependendo de uma série de questões burocráticas, as jogadoras são esperadas somente para a semana que vem.

Fonte: Imirante Esporte

Em vídeo: Basquete em destaque no Globo Esporte

Seletiva de Basquete Feminino – SESI – Unidade Guarulhos (SP)

O Sesi Unidade Guarulhos realizará no dia 05/12 ( 2º Feira ) seletiva para a formação das equipes de Basquetebol Feminino Rendimento que disputarão os campeonatos oficiais da FPB ( Federação Paulista de Basquetebol ) na temporada 2012, Categorias Sub 15 ( meninas nascidas em 1998 e 1997 ) e Sub 17 ( meninas nascidas em 1996 e 1995 )

PROGRAMAÇÃO

05/12 - 14:00 hs ( Categoria Sub 15 - meninas nascidas 1998 - 1997 )

05/12 - 15:30 hs ( Categoria Sub 17 - meninas nascidas 1996 - 1995 )

As interessadas deverão comparecer munidas do R.G, acompanhadas do responsável e vestimenta apropriado para a prática esportiva. O Sesi não dispõe de alojamento, alimentação e transporte para a seletiva.

Sesi Guarulhos : Rua Benedito Caetano da Cruz, 566 Jardim Adriana - Guarulhos.

Maiores Informações : 11- 2404-3133 R. 207 e 208

11- 7828-9707 ( Profº Renato )

11- 9117-7578 ( Profº Pedro )

Bradesco Esportes e Educação realiza Peneira de Basquete Feminino

O Programa Bradesco Esportes e Educação realizará no dia 11 de dezembro/2011 (domingo), peneira para candidatas nascidas entre 1993 e 2002, interessadas em integrar as equipes de Basquetebol Feminina das categorias: Iniciante, Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 19.

O processo seletivo ocorrerá em duas fases: a primeira - avaliação técnica, tática e antropométrica - no dia 11; as aprovadas seguem para a segunda fase -  avaliações tática, física, nutricional, psicológica e médica - de  12 a 14 de dezembro. Os resultados serão divulgados imediatamente após a conclusão dos trabalhos de cada fase e somente aos presentes.

Candidatas de outros estados e cidades (exceto da Grande São Paulo) devem estar prevenidas com roupas e objetos de uso pessoal para a realização de três dias de testes, caso sejam aprovadas na primeira fase. Exclusivamente para estas candidatas, a ADC Bradesco Esportes arcará com os custos de estadia e alimentação, inclusive do acompanhante.

As interessadas deverão comparecer no Centro de Desenvolvimento Esportivo Bradesco Esportes e Educação, devidamente trajada para a prática esportiva (camiseta, shorts e tênis), de posse da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento e acompanhadas com o seu representante legal.

1ª Fase (11/12/2011) – Avaliação técnica, tática e antropométrica

tabelabcn

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 3681-8781, das 8h às 18h.

Local: Centro de Desenvolvimento Esportivo Bradesco Esportes e Educação
Endereço: Rua Thomaz Antonio Gonzaga, 251, Jd. Cipava, Osasco/SP

Liga de Basquete Feminino divulga tabela oficial de confrontos

A Liga de Basquete Feminino (LBF) divulgou nesta quinta-feira (24) a tabela de confrontos e o regulamento oficial da 2º edição da competição, que terá inicio no dia 10 de dezembro, com o confronto entre Americana e Ourinhos, que ocorrerá na quadra do ginásio principal do complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha (Centro Cívico).

Segundo o regulamento da competição, na fase inicial, as nove equipes participantes jogam entre si, em turno e returno, e os oito melhores colocados na classificação geral avançam ao playoff – quartas-de-final.

Nas quartas, ocorre o cruzamento da seguinte maneira: 1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado, 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado. Esta disputa ocorre no sistema de disputa melhor-de-três jogos, ou seja, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias avançam ao playoff – semifinal, que também definirá os dois finalistas em séries melhor-de-três.

A equipe de Americana terá o maior número de jogos em casa durante o primeiro turno da competição, que deverá estender-se até o dia 23 de janeiro de 2012. No returno, Americana receberá em casa o Maranhão, Araçatuba e Catanduva.

Confira  a tabela completa de confrontos da equipe americanense aqui!

Fonte: ADCF Unimed

LBF realiza “media training”

20111124_113991_Celso_Media_gde A Liga de Basquete Feminino (LBF) e o Sportv promoveram, nesta quarta-feira (23 de novembro), na sede da GLOBOSAT, em São Paulo (SP), uma tarde dedicada ao 'Media Training'. O evento reuniu a diretoria e a equipe de imprensa da entidade, profissionais da emissora que estarão envolvidos com a transmissão e divulgação do campeonato, além dos dirigentes e dos assessores de imprensa ou de comunicação das nove equipes confirmadas na segunda edição da liga.
 
O presidente Márcio Cattaruzzi e o dirigente Celso Diniz foram os responsáveis pela abertura, discorrendo sobre a importância de um trabalho coeso entre todos os envolvidos com a competição. "A meta de realizar este 'Media Training' é deixar todos os setores – LBF, parceiros e equipes – bem afinados para que os resultados no futuro sejam os almejados e positivos. Creio que foi altamente salutar, pois, tudo funcionou de acordo com o planejado", comenta Cattaruzzi.
 
Depois, Daniel Quiroga, do marketing do Sportv, falou sobre as promoções e ações durante a segunda edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).
 
Em seguida, os assessores de imprensa da LBF, Frederico Batalha e Júnior Alves, falaram especificamente sobre a divulgação da competição, seja em jogos ou mesmo no dia-a-dia, sem esquecer-se das redes sociais, que hoje atraem as atenções de um número grande de seguidores. "O objetivo foi conhecer os responsáveis pelo setor de imprensa das equipes e definir uma maneira de atuar em conjunto para que as informações estejam sempre à disposição dos jornalistas da melhor maneira e de uma forma rápida", explica Batalha.
 
"Procurei passar um pouco de como é o funcionamento das redes sociais, que precisam ser usadas com certa cautela, pois, ao mesmo tempo em que elas divulgam coisas positivas, podem também fomentar coisas negativas", complementa Alves.
 
Para fechar a tarde dedicada ao 'Media Training', os profissionais da Sportv – Bruno Diniz, Bruno Felberg, Rafael Nagib e Bernardo Freitas – e do site Sportv.com – Luiz Claudio Amaral – palestraram, com objetivo de passar aos presentes um pouco do funcionamento das transmissões e da cobertura jornalística da Liga de Basquete Feminino (LBF).
 
"Deu para passar aos clubes um pouco de como funciona o trabalho de transmissão dos jogos e fazer as mudanças necessárias de algumas coisas que detectamos na temporada passada. Foi uma tarde bem produtiva", comenta Bruno Diniz.
 
Para os clubes, esta iniciativa inicial da LBF foi muito boa, pois já abre a temporada com o salutar diálogo e troca de ideias e informações. "A segunda edição já está começando com o pé-direito. É importante esse tipo de encontro, já que ele abre um canal sadio de troca de informações com todos os envolvidos com a competição. Isso sempre é importante para que todos caminhem na mesma direção”, opina Ricardo Molina Dias, presidente do Americana.
 
"Essa preocupação que a LBF está demonstrando com todas as áreas que envolvem a competição, como ocorreu neste encontro, onde foi tratado de tudo com relação à divulgação de mídia e marketing, incluindo as redes sociais, é sensacional. Isso mostra que o campeonato tem tudo para ser um sucesso", acrescenta Vincenzo Roma, supervisor do Maranhão Basquete.
 
"Achei muito bom, na temporada passada já tivemos uma ação como essa e para este ano foi mantido, o que é bom para a competição crescer", complementa Arilza Coraça, assistente técnica do Santo André/Semasa.
 
A segunda edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012 será iniciada no dia 10 de dezembro (sábado), com três partidas:
 
15h00 – Americana x Ourinhos Basquete
18h00 – São Caetano x São José/Colinas Shopping
18h00 – Vasto Verde/Uniasselvi/FMD Blumenau x Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Chilena em Chamas

 

O vídeo acima traz lances da chilena Ziomara Morrison, 22 anos e 1,93m absolutamente confortável em sua segunda temporada no espanhol Burgos.

As jogadas são das partidas do seu time contra os melhores times da atual temporada espanhola: o Ros Casares e o Avenida.

Em um dos lances, dá pra perceber que Érika não gostou nada disso…

A primeira vez da diretora Hortência

imagempaulinia8

Quando a Nossa Caixa/Ponte Preta encerrou seu time de basquete ao fim da temporada 94/5, Hortência foi para Paulínia, com parte do elenco (Helen e Silvinha Luz) e convocou novamente o técnico Antônio Carlos Vendramini.

Na temporada de estreia do ranqueamento de atletas da Federação Paulista, a Rainha chegou a disputar algumas partidas da pré-temporada pelo novo clube, mas logo teve anunciada a gravidez de seu primeiro filho anunciada.

Com a gravidez, Hortência virou “diretora” do time, que disputou o Circuito Paulista – extinto torneio da pré-temporada de São Paulo - ainda sem um patrocinador e acabou surpreendendo a equipe da Lacta/Santo André, que tinha um elenco muito mais poderoso (Janeth & Karina) e que ficaria com o título paulista daquela temporada.

No final do jogo, uma cena marcante. Utilizando bolas de basquete sob os uniformes simulando uma “gravidez”, as meninas de Paulínia pulavam abraçadas à diretora.

Rapidamente Hortência conseguiu um patrocinador de peso (a Seara), reforçou a equipe com Marta – também jogadora ‘categoria especial’, ao lado de Janeth, Hortência, Paula e Karina. Essas cinco não poderiam jogar juntas. Com a naturalização ainda não concluída, Karina jogou em Santo André na condição de ‘estrangeira’ com Janeth.

O time de Hortência chegou a disputar o Mundial Interclubes de 1995 com o reforço de Magic Paula, então armadora da rival Unimep/Piracicaba, tema para um próximo post.

Naquela temporada, além do Seara/Paulínia, do Lacta/Santo André (com ainda Vânia Hernandes e Leila) e da Unimep (Branca, Elena Chakirova e Jacque Nero), estiveram em ação ainda: o BCN recomeçando em Piracicaba com Maria Helena Cardoso (mais Cíntia Tuiú, Roseli e Claudinha), a Jomec/São José do Rio Preto, Bauru (Simone Pontello e Vânia Teixeira), Matão e Araçatuba.

 

imagempaulinia9aimagempaulinia10

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Maranhão Basquete recebe reforços para Liga

Cinco atletas desembarcam nesta terça-feira e iniciam treinamento para estreia na competição

Cinco atletas contratadas pelo Maranhão Basquete para a Liga de Basquete Feminina desembarcam em São Luís na madrugada desta terça-feira para começar o treinamento visando a estreia na competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol.

Cintia Tuiú (ex-Seleção Brasileira), Dominique, Aruza, Milena e Renata Oliveira se apresentam pela manhã, às 11h, para treinamento na Academia Estação Saúde, no Renascença. À noite, as atletas participarão do treinamento com as demais atletas no Ginásio do Ipem, às 20h. Desde a semana passada já estão treinando com o técnico Betinho Lima as jogadoras Iziane (da Seleção Brasileira), Rayana e a gaúcha Jennifer Sirtoli.

Ficarão faltando para completar o grupo apenas as duas atletas estrangeiras, a norte-americana Crystal Kelly (pivô) e a mexicana Brisa Rodrigues (armadora). As duas dependem apenas do visto de trabalho.

A estreia do representante maranhense na Liga de Basquete Feminina será no Castelinho, no dia 5 de janeiro, contra o Americana-SP.

Fonte: Imirante

Vídeo: Thaís Pinto [camisa 4] em ação na Oregon State University

http://www.osubeavers.com/allaccess/?media=282352

São José derrota Jundiaí na primeira partida da final do Paulista Sub-19

7704855.erika_leite_225_300 Jogando em casa, a equipe de São José largou na frente na decisão do paulista Sub-19.

Depois de estar perdendo para Jundiaí por doze pontos ao final do segundo quarto, o time voltou agressivo na defesa, reagiu e fechou o jogo em 74 a 63.

As cestinhas foram Érika (23 pontos) e Maila (20).

Em Jundiaí, o destaque foi Joice, com 19.

O segundo jogo acontece na sexta-feira (25), às 17 horas, no Romão de Souza, em Jundiaí.

Se cada equipe vencer uma partida, será necessário um terceiro encontro, que também deve ser em Jundiaí, no dia 30 de novembro, também às 17 horas.

Sarney monta time com regalia em liga de basquete (Folha de São Paulo)

Daniel Brito

panbasqfem_lp_251011122-6

O empresário Fernando Sarney, 56, filho do presidente do Senado, José Sarney, 71, montou uma equipe estrelada para representar o Maranhão na próxima edição da LBF (Nacional Feminino) e, antes mesmo de entrar em quadra, já tem regalias.

A competição reunirá nove times e começa em 10 de dezembro. Mas o Maranhão Basquete, como será chamado a equipe de Sarney, só estreará em 5 de janeiro, quando a competição estará na quinta rodada do 1º turno.

Fernando Sarney não possui um cargo específico no time. Mas é dele a responsabilidade de arregimentar financiadores para a agremiação. A reportagem não conseguiu contato com ele.

Um dos patrocinadores deve ser a OGX. A empresa de Eike Batista aumentou recentemente sua atuação no Maranhão quando, em setembro, adquiriu um novo bloco terrestre de exploração de petróleo no interior do Estado.

Iziane durante jogo do Brasil contra Porto Rico na semifinal do Pan

O valor do patrocínio não foi revelado. A OGX diz estudar a viabilidade da parceria.

O governo maranhense também deve contribuir. Roseana Sarney, 58, governadora, irmã mais velha de Fernando, deverá empenhar verba pública (valor não divulgado) para expor a marca de seu governo no uniforme da equipe e nas placas de publicidade do ginásio Castelinho.

A grande estrela do time é a ala armadora Iziane. Ela nasceu em São Luís há 29 anos e não participa de uma competição nacional no Brasil desde 2001, quando defendeu o extinto BCN Osasco.

Iziane é uma das principais jogadoras da seleção brasileira atual e tem vaga cativa na equipe que vai a Londres-2012. Neste ano, ela foi vice-campeã da WNBA, dos EUA, pelo Atlanta Dream.

A ala armadora embolsou mais de R$ 90 mil pelos três meses de contrato. Só que a quase 15 dias da rodada de abertura da LBF, a equipe ainda não existe de fato.

O técnico Betinho Lima não conseguiu realizar nem um treino sequer com o elenco completo. A pivô americana Crystal Kelly e a ala armadora mexicana Brisa Silva são aguardadas ainda nesta semana em São Luís. Assim como a pivô Cíntia Tuiú, campeã mundial há 17 anos.

As atletas estrangeiras vieram por indicação de Iziane.

A previsão é que a equipe seja apresentada oficialmente, com patrocinadores e jogadoras, dentro de até 10 dias. Segundo o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi, o Maranhão não está recebendo regalias da liga porque as oito equipes concordaram em adiar a estreia do Maranhão.

"Fazer basquete feminino no Brasil não é fácil. Não podemos descartar nenhum participante. Temos flexibilidade", declarou Cattaruzzi.

ENTIDADE CULPA PAN POR ATRASO

A liga feminina deveria começar em novembro, como ocorreu na última edição, mas Márcio Cattaruzzi, da LBF, afirmou que o Pan de Guadalajara, em outubro, forçou o adiamento em um mês.

Cartola da CBF, filho de Sarney joga até basquete na praia

Daniel Brito

O empresário Fernando Sarney foi alvo de investigação da operação "Faktor" (que já recebeu o nome de "Boi Barrica") da Polícia Federal, que apura seu envolvimento em lavagem de dinheiro.

A operação da PF foi deflagrada em 2007 devido à movimentação atípica de R$ 2 milhões na conta de Fernando Sarney e da mulher dele, Teresa.

Mas o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou todas as provas obtidas pela operação da polícia.

Os ministros do STJ entenderam que os grampos que originaram as quebras de sigilo foram ilegais.

Com o time de basquete, Fernando Sarney aumenta sua atuação no esporte nacional. Ele já é o atual vice-presidente da CBF para a Região Norte.

Basquete é a modalidade preferida do empresário. Ele costuma convidar os amigos mais próximos a disputar peladas na sua casa em São Luís, na qual ele atua como armador.

O técnico do Maranhão Basquete, Betinho Lima, é parceiro de time de Fernando Sarney nas disputas do inusitado basquete de praia, na Praia do Meio, na capital maranhense.

"Fernando é quem está fazendo o time acontecer", afirmou Betinho, sobre a participação na LBF.

Fonte: Folha de São Paulo