Em 1995 na cidade de Paulínia (SP), Hortência organizou o IV Mundial Interclubes. Seu time, o Seara/Paulínia, recebeu o reforço de Magic Paula, atleta da Unimep, durante a competição.
O time era bom, mas estava ainda no começo da temporada, recebendo além de Paula, duas americanas muito boas (Adrienne Goodson e Val Whiting) e desentrosado acabou caindo nas semifinais frente ao time italiano do STF Como, uma potência que na época acumulava títulos da EuroLiga e contava com a lenda Razija Mujanovic (prata em Seul-88 e no Mundial da Malásia-90), que dois anos depois viria para o Brasil jogar na Microcamp/Campinas.
Para quem não a conheceu, dois vídeos. Um bem antigo, na Iugoslávia e o outro na WNBA numa jogada contra Lisa Leslie:
No time italiano, havia ainda a americana Bridgette Gordon, ouro em Seul-88. Entre as locais, os destaques eram a eterna Catarina Pollini e Mara Fullin.
Na decisão do bronze, o time brasileiro bateu o MSK Sipox (o eslovaco Ruzomberok), que era comandado por Elena Jirko, campeã olímpica com a CEI em Barcelona-92. O time havia batido a equipe de Paulínia na fase regular, mas acabou derrotado na partida do bronze, muito em função de uma grande atuação de Silvinha Luz, que marcou brilhantemente Jirko.
O torneio ainda contou com as equipes do Costa Naranja Godella (hoje Ros Casares, de Valencia e campeão da II edição do Mundial Interclubes com o nome Dorna) e a equipe de Bourges, que já naquela época estavam entre as grandes forças européias. Completava o grupo a seleção ucraniana, que seria semifinalista da Olímpiada de Altanta um ano depois.
Além dessas lembranças acima, sobraram alguns registros desse torneio:
[contribuição enviada pelo Robert depois de ver o post no ar]
2 comentários:
Natalia Santos
http://athletics.atu.edu/bballw/st-edwards-1126.htm
O video da Razija mostra o time dela, batendo o super campeão europeu o time italiano Primigi Vicenza, acho que foi o primeiro título europeu de clubes dela e do time da antiga Yoguslavia
http://todor66.com/basketball/Eurocups/Women_CC_1989.html
Postar um comentário