quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Seleção feminina faz último teste em Barueri para definir elenco do Mundial

A seleção brasileira feminina fecha a fase nacional de sua preparação para o Mundial em um torneio amistoso disputado a partir desta quinta-feira, em Barueri. A competição contra Cuba e Polônia pode ser a última oportunidade para algumas jogadoras mostrarem serviço antes da definição do elenco de 12 atletas que viajará para a República Tcheca.

O técnico espanhol Carlos Colinas ainda não revelou se pretende definir o grupo antes da viagem para a Europa, onde o Brasil realizará um amistoso contra Mali e participará de um torneio contra França, Argentina e Japão antes do Mundial da República Tcheca. A única certeza é que a ala Iziane e a pivô Érika, do Atlanta Dream, integrarão o elenco após a disputa dos playoffs da WNBA.

“Estamos treinando e fazendo a nossa parte, mas isso é com ele [Colinas]. Ele não passou nada para o grupo. Não sabemos nem quando haverá essa redução no elenco”, disse a armadora Adrianinha. “O time está na reta final da preparação. Todo jogo agora é importante para ver o que precisamos melhorar”.

Das 13 jogadoras que integram o grupo da seleção brasileira em Barueri, duas serão baixas para o torneio amistoso. A jovem pivô Nádia, de 21 anos, segue em recuperação de uma entorse no tornozelo. Já a experiente ala Fernanda Beling sofre de uma inflamação no pé e foi afastada das atividades. Coincidentemente, as atletas que estão em tratamento atuam nas mesmas posições de Iziane e Érika, o que pode facilitar a vida de Colinas para definir o elenco para o Mundial.

O técnico espanhol quer aproveitar o torneio em Barueri para aprimorar o trabalho defensivo, principal foco nas quase três semanas consecutivas de treinamentos realizados após a conquista do Campeonato Sul-Americano. O desempenho pôde ser observado no amistoso desta quarta-feira contra a Polônia, quando a equipe sofreu 57 pontos, sendo apenas oito no primeiro quarto.

“Ele [Colinas] está bastante focado na defesa e nos contra-ataques. Está colocando uma coisa a mais na nossa maneira de jogar, que sempre foi ofensiva. Com isso estamos evoluindo, mas sem mudar nosso estilo”, disse Adrianinha.

Após a disputa do torneio preparatório, a seleção brasileira viaja na próxima semana para a França. O amistoso contra Mali está programado para o dia 11 de setembro, em Fougeres. Já a competição contra França, Argentina e Japão será disputada entre os dias 16 e 18, na cidade de Beauvais.

O Brasil é um dos cabeças de chave do Mundial da República Tcheca. A equipe verde-amarela faz parte do grupo C, com sede em Brno, ao lado de Espanha, Coreia do Sul e Mali. A estreia será no dia 23 de setembro, contra as coreanas.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: