quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Liga Teresopolitana conquista o Estadual Adulto feminino 2007

No Ginásio Pedrão, em Teresópolis, a Liga Teresopolitana venceu o Fluminense FC por 94 a 83 (53 a 32 no primeiro tempo) e levou o título do Campeonato Estadual feminino adulto 2007. Basta lembrar que a primeira partida das finais, a equipe de Teresópolis venceu o tricolor por 76 a 63; já na segunda partida a equipe das Laranjeiras venceu, em casa, por 96 a 76. A grande destaque da partida foi a atleta da Região Serrana Alice Arantes com 34 pontos, 12 deles no último período, seguida da pivô Edjane com 24; a destaque tricolor foi Thaissa com 18 pontos.

- Apesar de fecharmos o primeiro período com grande vantagem (33 a 13), foi um jogo muito disputado. O nível técnico do Fluminense é muito bom, o que proporcionou um playoff final muito equilibrado. A Liga está de parabéns pelo título, a união e o comprometimento foi fundamental para esta conquista. - disse a pivô de Teresópolis, Edjane.

Ficha Técnica:

Liga Teresopolitana: Márcia Santos (1), Ana Maria(10), Suellem Soares (15), Edjane Cajueiro (24), Alice Arantes (34). Entraram: Janaina Souza (7), Cleomara Aguiar (1), Kelly Monteiro(2). Técnico: Antônio Sobral. Auxiliar Técnico: Agostinho Ferreira

Fluminense FC: Ivana da Silva (8), Kasila Ferreira (4), Társila Martins (15), Thaissa Domingues (18), Nayara Araújo (4). Entraram: Natália Ferreira (11), Mariana Sá (6), Isabela Costa (3), Carolina Miranda (10), Juliana Monteiro (4). Técnico: Guilherme Vos. Auxiliar Técnico:Joylton Santana.

Fonte: FBERJ
Faenza perde jogo e mando de quadra
A temporada não tem sido fácil para o italiano Faenza.
O time das brasileiras Cíntia Tuiú e Zaine enfrenta um momento turbulento, após anos felizes e fartos em conquistas.
Eliminado da EuroLiga, o time segue em queda no Campeonato Italiano.
Na última rodada, perdeu do Taranto, em casa: 66-67.
Zaine teve 15 pontos e 4 rebotes; Cíntia, 10 pontos e 8 rebotes.
Com mais essa derrota (a oitava, em 16 jogos), o time caiu para a sexta posição.
Pior: apóa a derrota um torcedor atacou a árbitra da partida e disparou uma mordida no pescoço da cidadã.
Resultado: perda do mando de quadra por 4 jogos.
NCCA - Tennessee sofre para vencer


A Universidade do Tennessee teve que "suar a camisa" para vencer a forte Universidade de Duke por 67 a 64. O principal nome do jogo foi Candace Parker que marcou 17 pontos e pegou 12 rebotes para o Tennessee, que está em segundo lugar na classificação geral da NCCA, com 18 vitórias e 1 derrota. A Universidade de Duke está em décimo primeiro com 15 vitórias e 5 derrotas.

A Universidade de Connecticut conseguiu mais uma vitória ao passar pela Universidade do Sul da Flórida por 71 a 48. O destaque da partida foi da jogadora Maya Moore que marcou 23 pontos para a Uconn, que segue em primeiro lugar na liga com 19 vitórias e nenhuma derrota.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Elisa Aguilar é a mais votada no All Star Game da Euroliga


A jogadora Elisa Aguilar do time espanhol Ros Caseres foi a mais votada para o All Star Game da Euroliga. Ela irá liderar a equipe das jogadoras européias juntamente com Nevriye Yilmaz do Fenerbahce, Amaya Valdemoro do CSKA Moscow, Anete Jekabsone-Zogota do Dynamo Moscow e Marta Fernandez do Wisla Can-Pack.

Pela equipe formada pelas jogadoras do resto do mundo, a mais votada foi Cappie Pondexter do Fenerbahce. Também foram selecionadas as jogadoras Lauren Jackson e Diana Taurasi, ambas do Spartak Moscow, Lindsey Whalen do ZVVZ Prague e DeLisha Milton-Jones do Ros Caseres.

Os nomes das jogadoras reservas da equipe do resto do mundo e da equipe européia serão anunciados no dia 4 de fevereiro.

O All Star Game 2008 será realizado no dia 13 de março em Moscou.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

2 Derrotas e 1 Vitória na NCAA

Daiane Packer saiu como titular, mas não pontuou (19') na derrota da Flórida do Sul para Marquette (79-66).

Mariana Camargo teve uma derrota no sábado, para Utah (49-52), registrando 8 pontos, 8 rebotes e 6 assistências (36'). Monah teve 4 pontos, 3 rebotes (13'). No sábado, o time das brasileiras (ORU) bateu o UMKC, com destaque para a atuação de Mariana (18 pontos, 7 rebotes, 5 assistências, em 38'). Monah teve 2 pontos e 5 rebotes (19').


Quem souber de mais brasileiras em universidades americanas, deixa registrado na caixinha!
SPORT RECIFE CONFIANTE NA SEMIFINAL CONTRA OURINHOS


O Sport/Maurício de Nassau (PE) foi a quarta e última equipe a garantir vaga na fase semifinal (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007). O clube pernambucano fechou o playoff das quartas-de-final contra o Santo André (SP) por três a um e irá enfrentar na semifinal o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP), bicampeão brasileiro. Dos quatro semifinalistas, o time dirigido pelo técnico Roberto Dornellas tem a quarta melhor campanha da competição: 20 jogos, 12 vitórias e oito derrotas.



— É sempre um orgulho ver a equipe crescer tanto no campeonato e mais uma vez chegar entre os quatro primeiros. Isso mostra a qualidade do trabalho, não só na quadra, com as talentosas atletas, como fora, com uma comissão técnica afinada e a ótima infra-estrutura fornecida pelo Sport. Sabíamos do equilíbrio da série contra Santo André e estudamos minuciosamente o adversário, analisando estatísticas e vídeos. O grupo conseguiu pôr em prática o que treinamos, especialmente na defesa, que foi o ponto forte, por isso os placares não tão altos. A torcida compareceu em massa para apoiar o time, o que também ajudou bastante. Na semifinal vamos enfrentar a fortíssima equipe de Ourinhos. Será uma pedreira, mas não podemos esmorecer. Treinaremos o máximo para fazer o melhor jogo possível — comentou o técnico Roberto Dornellas.



O destaque do Sport Recife é a ala Tayara, cestinha da equipe com 305 pontos em 19 jogos e a quinta do Nacional com a média de 16.1 pontos por partida.



— Estamos muito felizes por novamente sermos a equipe de fora de São Paulo a chegar às semifinais do Nacional. É um grande presente para a querida torcida pernambucana, que lotou o ginásio e nos fortaleceu bastante, sendo fundamental na conquista da vaga. Foi uma vitória da união do grupo, que está cada dia mais entrosado e fechado no objetivo de melhorar sempre. Na semifinal contra Ourinhos, precisamos ter esperança. Chegamos até aqui e não podemos desistir antes da hora. Por isso vamos treinar com garra e disposição para jogar bem — explicou Tayara.



CAMPANHAS

COLCHÕES CASTOR/FIO/UNIMED/OURINHOS (SP)

1º lugar na fase de classificação

16 jogos – 15 vitórias e uma derrota (31 pontos)

1.402 pontos pró e 937 pontos contra

Até as Quartas-de-final

19 jogos – 18 vitórias e uma derrota (37 pontos)

1.722 pontos pró e 1.038 pontos contra



SPORT/MAURÍCIO DE NASSAU (PE)

5º lugar na fase de classificação

16 jogos – 9 vitórias e 7 derrotas (25 pontos)

1.200 pontos pró e 1.084 pontos contra

Até as Quartas-de-final

20 jogos – 12 vitórias e 8 derrotas (32 pontos)

1.496 pontos pró e 1.371 pontos contra
Na categoria imperdível....

UM PAPO COM MONCHO
, no Rebote
CSKA continua invicto na Superliga Russa

O CSKA Moscow venceu o Nadezhda por 100 a 73. O destaque da partida foi da armadora Ilona Korstin que marcou 17 pontos e pegou 10 rebotes. O CSKA é o primeiro da liga com 13 vitórias e nenhuma derrota. O Nadezhda é o nono com 3 vitórias e 10 derrotas.

O Spartak Moscow venceu o Dynamo Kursk por 90 a 55. O destaque da partida foi da russa Irina Osipova que marcou 12 pontos e pegou 7 rebotes para o Spartak, que está em segundo na liga com 12v e 1d.

O UMMC Ekaterinburg venceu o BC Moscow por 90 a 55. O destaque do Ekaterinburg foi de Agneshka Bibrzhishka que marcou 22 pontos. O Ekaterinburg é terceiro com 10v e 2d. O BC Moscow é quarto com 10v e 4d.

Nova equipe da WNBA já tem nome e sobrenome

Atlanta Dream, este é o nome da nova equipe da WNBA. O anúncio oficial foi feito esta semana pelo proprietário da franquia, Ron Terwilliger. "Atlanta é uma cidade de sonhadores e esta semana tivemos tempo suficiente para refletir sobre o que é sonhar. Estamos ansiosos para que o Atlanta Dream faça história na WNBA, pois trabalhamos nesta direção." Disse Terwilliger.

"O apoio em Atlanta foi tremendo e estamos ansiosos para ver o Dream crescer e prosperar em toda a temporada 2008 e além." Disse a presidente da WNBA, Donna Orender.

O primeiro jogo do Atlanta Dream será no dia 23 de maio contra o campeão da Conferência Leste, Detroit Shock.
Peneira Juvenil Feminino Araraquara

Peneira categoria juvenil anos 89/90 na cidade de Araraquara para disputa do campeonato juvenil feminino de basquete da Federação Paulista de Basquetebol 2008.

A seleção irá acontecer no ginásio do Sesi de Araraquara no dia 11/02/2008 as 13:00, Endereço Sesi: Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 - Jd. Floridiana
- Araraquara - SP.

Telefone de contato dos responsáveis para eventuais dúvidas.

Gilberto Paganini Marin - 016- 3336-4754.

Roseli do Carmo Gustavo - 016 - 3322-5784 ou 016 - 9203-7609.

André Luiz Carrascoza - 016 - 8122-0957.
Campeonato Português

Pelo Campeonato Português, o time de Vagos derrotou no domingo o time de Esgueira e agora ocupa o terceiro lugar no campeonato.

Millene marcou 16 pontos e 10 rebotes e 4 tocos.

Fernanda Beling marcou 22 pontos, 15 rebotes, e 3 assistências.

O placar do jogo foi 61 x 39.
Catalunha

Ísis teve 17 pontos, 11 rebotes e 7 tocos na vitória do Valls sobre o Terrassa (81-54), em 32'.

Fernanda teve 1 ponto, 3 rebotes e 1 assistência (7').
SPORT É O ÚLTIMO SEMIFINALISTA DO NACIONAL

O Sport/Maurício de Nassau (PE) é o quarto e último semifinalista do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007). Na quarta partida das quartas-de-final (melhor de cinco), o clube pernambucano superou o Santo André (SP) por 70 a 64 (36 a 34 no primeiro tempo), em Recife, e fechou a série em três a um. A cestinha da partida foi a armadora Gigi, do Sport, com 20 pontos. A principal pontuadora da equipe paulista foi a armadora Kátia, com 16 pontos.



— A união da equipe foi fundamental para garantirmos a vaga na semifinal. Tínhamos perdidos três jogos para Santo André, dois na fase de classificação e o primeiro dos playoffs. A partir daí decidimos que era a hora da virada. Ganhamos a segunda partida das quartas-de-final em Santo André e vencemos os dois confrontos em Recife, com o apoio da torcida. Na semifinal, iremos enfrentar Ourinhos, que é a melhor equipe do Campeonato. Vamos tentar fazer uma defesa forte e jogar com muita garra e determinação para tentar surpreender — disse a armadora Gislaine, do Sport.



A fase semifinal terá os seguintes confrontos: Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE) e Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x São Bernardo/Metodista/Associação (SP). Por terem feito melhor campanha na fase de classificação, Ourinhos e Catanduva terão o mando de quadra na primeira, segunda e quinta partidas.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

SANTO ANDRÉ :Teste Basquete Feminino

Na próxima quarta feira, 30/01, a equipe de basquete feminino de Santo André, estará realizando seletiva para meninas nos seguintes horários:

Nascidas em 1991 e 1992 – as 15h00min
Nascidas em 1995, 96 e 97 – às 16h30min ( para meninas já praticantes e iniciantes)
Local: Ginásio do Parque Celso Daniel ( antigo Parque Duque de Caxias); Av. Dom Pedro II , 940 – Centro – Santo André – Fone 011-4994-0219 ( em frente ao Shopping ABC Plaza – ao lado da rodoviária )
SÃO BERNARDO É O 3º SEMIFINALISTA DO NACIONAL

O São Bernardo/Metodista/Associação (SP) é o terceiro semifinalista do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007). Na terceira partida das quartas-de-final (melhor de cinco), a equipe paulista ganhou do ADDIE/Florianópolis (SC) por 83 a 55 (48 a 22 no primeiro tempo), em Florianópolis, e fechou a série em três a zero. As cestinhas foram Lílian e Cíntia Luz, de São Bernardo, com 17 e 16 pontos, respectivamente. A principal pontuadora da equipe catarinense foi Ângela, com 13 pontos. Na fase semifinal, o time do ABC paulista vai enfrentar o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP).



— Estamos muito felizes por cumprir mais essa etapa. Começamos muito bem o jogo, com uma defesa forte e ataque consistente, o que foi determinante para a vitória. Agora é treinar para a semifinal contra Catanduva, que é um adversário muito forte. Mas vamos trabalhar com dedicação visando à conquista da vaga para a final — comentou o técnico Márcio Bellicieri, do São Bernardo.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Rodada sem-graça na Espanha

Na Liga Espanhola, o Ros Casares bateu o Hondarribia (49-73), e manteve a liderança, sem contar com Érika.

O Avenida manteve a vice-liderança, ao passar pelo Canaria (84-69). Alessandra teve 2 pontos e 3 rebotes, em 22'.

O Extrugasa perdeu do Celta (68-51) e caiu para sétimo. Kátia Denise teve 3 pontos e 4 rebotes, em 12'.

Derrotado pelo San José (77-67), o Olesa está em oitavo. Palmira teve 2 pontos e 2 rebotes, em 13'.

O Zaragoza conseguiu sua seguenda vitória consecutiva, ao passar pelo Cadí, mas os resultados da rodada o trouxeram de volta à lanterna. Pelo Cadí, Helen teve a melhor atuação entre as brasileiras (11 pontos, 5 assistências, em 28'); seguida de Cris (9 pontos, 3 assistências, em 19'). Silvinha teve 6 pontos, 4 rebotes e 4 assistências, em 36'. O tiem está em décimo primeiro. No Zaragoza, Êga teve 9 pontos, 7 rebotes. Iniciando como titular, Franciele permaneceu apenas 6' em quadra (2 pontos, 3 rebotes).

Kelly teve 25 pontos e 10 rebotes, na derrota do Dato para o Burgos (76-73). O time é décimo segundo.

No Grupo A, da Segunda Divisão, confronto de brasileiras. Melhor para Bembibre, que bateu o Ensino (54-67), que chegou à vice-liderança. O time contou com 11 pontos de Sílvia Gustavo e 5 pontos e 6 rebotes de Fernanda Bibiano. Pelo Ensino, que está em sexto, 23 pontos e 8 rebotes de Gilmara.

No Grupo B, o Girona, de Geisa, manteve a liderança com vitória sobre o Horta (63-78).

Derrotas na França


O Clermont perdeu do Reims (62-81), apesar dos 7 pontos e 6 assistências de Claudinha.

O Villeneuve foi derrotado pelo Challes (71-61). Mamá teve 9 pontos e 2 rebotes.

Com os resultados, o Clermont caiu para oitavo e o Villeneuve, para nono.

Vitoria elástica na Hungria


O Pécs manteve a liderança ao passa(e)ar pelo EKK, por 109-33. Graziane teve 10 pontos (14').


SPORT VENCE SANTO ANDRÉ E FAZ 2 x 1 NA SÉRIE

Pelas quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007), o Sport/Maurício de Nassau (PE) venceu o Santo André (SP) por 74 a 68 (32 a 28 no primeiro tempo), em Recife. As cestinhas foram Nerilucy, do Sport, e Vanuzia, do Santo André, com 19 e 17 pontos, respectivamente. Com a vitória, o clube pernambucano só precisa de mais uma vitória para garantir a vaga na semifinal. Já a o clube paulista tem que ganhar os dois próximos jogos para assegurar sua presença na próxima fase. A quarta partida do playoff será realizada nesta segunda-feira, novamente em Recife (20h30).



— Nessa série, acaba vencendo quem defende melhor e hoje não foi diferente. Acertamos a marcação e conseguimos diminuir o aproveitamento delas no ataque e nos rebotes. A equipe está de parabéns e agora temos que partir com tudo para fechar a série na quarta-feira em casa — comentou a ala/pivô Nerilucy, do Sport.
Parceria com Corinhians poderia favorecer São Bernardo

Sonho: repatriar Marta e ressuscitar o basquete
Clube pretende investir alto em vários esportes

Cosme Rímoli

Trazer Marta, a melhor jogadora de futebol feminino do mundo: este é o grande sonho de Andrés Sanchez para a formação do novo time feminino que o Corinthians quer montar. "Queremos ter o melhor time feminino do País. E, para isso, queremos começar com a principal jogadora do mundo, que é a Marta", diz Luiz PauloRosenberg, vice-presidente de marketing.

O plano seria conseguir um grande patrocinador para trazer a camisa 10 da seleção brasileira, corintiana assumida, e a partir desta contratação montar uma equipe que poderia jogar nas partidas preliminares do time masculino.

O presidente já avisou, também, que deseja um time forte de basquete. E o Corinthians estará de volta à modalidade em 2008. "Nós já temos o patrocínio acertado com a prefeitura de São Bernardo. Montaremos duas boas equipes, tanto no masculino como no feminino", diz o vice de esportes terrestres, Felipe Ezabella. "Estamos começando com calma, mas o nosso plano prevê que, em 2009, montaremos equipes para ganhar títulos".

Ezabella diz ainda que o Corinthians terá times fortes de futsal masculino e feminino. "Tudo isso sem colocar um tostão. Só com patrocinadores bancando", acrescenta. "E é bom falar que ainda não temos patrocínio fechado para as camisas desses times." Na avaliação do dirigente, o clube ainda não tem condições de montar equipes de vôlei. "Não dá para bancar R$ 4 milhões por ano com cada equipe de ponta", justifica. "Deixamos esse projeto para os próximos anos."

O responsável pelo vôlei corintiano seria o técnico Ricardo Navajas, que hoje dirige a seleção masculina da Venezuela. "Ele disse que, se não classificasse a Venezuela para a Olimpíada, iria trabalhar conosco", conta. "Como ele conseguiu a vaga, foi tudo adiado para agosto."

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O clube acaba de fechar um intercâmbio com o governo de Angola. A idéia é levar jogadores para dar palestras no país africano. E trazer garotos para intercâmbio no Parque São Jorge.

Ontem, o Corinthians lançou ainda o Projeto de Ações de Responsabilidade Sociais. Associado à Cooperativa de Trabalho de Esportes Práticos, o clube colocará ex-jogadores para ensinar futebol para meninos carentes.

"Há vários ex-jogadores passando dificuldade. Essa associação vem em ótima hora", diz o ex-atleta Basílio, dirigente da cooperativa. Cerca de 50 ex-jogadores estiveram ontem no Parque São Jorge. Além do esporte, esses garotos terão direito a aprender computação.

"Não pensamos só em formar jogadores. Há muita pobreza no Brasil", reconhece Sanchez. "Queremos fazer nossa parte."


Fonte: Estadão
KELLY ALCANÇA DOUBLE-DOUBLE, MAS DATO PERDE

APESAR DA GRANDE ATUAÇÃO DA PIVÔ BRASILEIRA, TIME É DERROTADO FORA DE CASA PELO BURGOS



BURGOS (ESPANHA) - Kelly foi o nome do jogo do último sábado, dia 26, contra o Arranz-Jopisa Burgos, em partida da terceira rodada da Liga Espanhola 2007/2008. Mas o Extremadura Dato, equipe da pivô brasileira, acabou sendo derrotado pela equipe da casa por 76 a 73, no Poliesportivo Municipal El Plantio (Burgos). Kelly marcou 25 pontos e apanhou 10 rebotes, sendo, inclusive, a cestinha da rodada da competição. Apesar do bom rendimento individual, Kelly não ficou satisfeita com o resultado da equipe.



- Ninguém ficou satisfeito porque sabemos da nossa qualidade, que rendemos mais do que o que fizemos em quadra. Precisávamos dessa vitória, mas erramos em momentos cruciais da partida, elas aproveitaram as nossas falhas e venceram o jogo. Mas temos que levantar a cabeça e continuar buscando a recuperação, perdemos uma partida importante, mas ainda há muito campeonato pela frente - frisou Kelly, medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007.

“Em 2009, Grego vai estar fora da CBB. Eu prometo!”

A frase da vez é de Toni Chakmati, presidente da FPB, no Estadão.

sábado, 26 de janeiro de 2008


Peneira Basquete Feminino - Centro Olímpico

Peneira Basquete Feminino
Local: Centro Olímpico
Av. Ibirapuera 1315, entrada pela rua Pedro de Toledo, 1591
Dia 28.01.08
Horário: 14h
Faixa etária: Meninas nascidas em 91,92,93,94,95,96 e 97


Seletiva para garotas em Araçatuba

Meninas nascidas no ano de 1.990 e 1989 com altura acima de 1.85m para exercer a função de Pivô na equipe de competição do BC - Basquete Clube.
As atividades para avaliação serão realizadas no Ginásio do Vavá em Araçatuba SP.

Contatos: Manú - (18) 9119-5544 e/ou Fabiano - (18) 9785-8683


CATANDUVA É O 2º SEMIFINALISTA DO NACIONAL

O Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) é o segundo semifinalista do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007). Na terceira partida das quartas-de-final (melhor de cinco), a equipe paulista ganhou do Botafogo (RJ) por 97 a 47 (47 a 25 no primeiro tempo), no Rio de Janeiro, e fechou a série em três a zero. As cestinhas foram Wivian e Natália, do Catanduva, com 23 e 22 pontos, respectivamente. A principal pontuadora da equipe carioca foi a ala Joseane, com 11 pontos. Na fase semifinal, Catanduva terá como adversário o vencedor do confronto Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE). A série está empatada em um a um.



— A equipe está de parabéns porque conseguiu alcançar o objetivo que era fechar a série em três a zero e garantir a vaga na semifinal. Vamos aproveitar os próximos dias até a semifinal para melhorar alguns aspectos no ataque e principalmente na defesa. Também precisamos trabalhar um pouco mais a união do grupo — disse a armadora Natália, de Catanduva.



— O Botafogo fez uma boa campanha. Mostramos o nosso trabalho e que o Rio de Janeiro também pode ser uma potência. Para as jogadoras, disputar o Campeonato Nacional valeu como experiência e para mostrar o talento de cada uma. Com certeza, estaremos de volta na próxima edição — comentou Joseane, ala do Botafogo.


FLORIANÓPOLIS E SÃO BERNARDO JOGAM DOMINGO PELO CNBF

A terceira rodada das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007) termina no domingo com ADIEE/Florianópolis (SC) x São Bernardo/Metodista/Associação (SP), em Florianópolis (18h de Brasília). A equipe paulista lidera a série por dois a zero e só precisa de mais uma vitória para garantir a vaga na semifinal. Já o clube catarinense tem que ganhar os três próximos jogos para assegurar sua presença na próxima fase. Nos quatro confrontos na competição, o São Bernardo levou a melhor em todos.



— Apesar das duas derrotas em São Paulo, vamos jogar com a garra de sempre para complicar ao máximo a partida para o São Bernardo. Temos que aproveitar o mando de quadra e imprimir uma defesa forte, corrigindo os erros de marcação apresentados nos últimos dois jogos — explicou Íris de Moraes,de Florianópolis.



— O objetivo é fechar a série em três a zero, mas sabemos que jogar em Florianópolis será mais difícil. Temos que manter o jogo coletivo e a boa defesa, que está funcionando muito bem. Fora isso, precisamos melhorar alguns detalhes para jogar melhor a cada partida — afirmou a armadora Fabianna Manfredi, do São Bernardo.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

SPORT E SANTO ANDRÉ DISPUTAM 3º JOGO DAS QUARTAS

Sport/Maurício de Nassau (PE) e Santo André disputam neste sábado, em Recife (18h de Brasília), a terceira partida das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007). A série está empatada em um a um. Nos dois jogos disputados em Santo André, a equipe paulista ganhou o primeiro por 81 a 73, e o clube pernambucano levou a melhor no segundo: 79 a 74. O Santo André ganhou as duas partidas da fase de classificação. O quarto confronto da série está marcado para segunda-feira, novamente em Recife (20h30).



— A defesa melhorou muito e fez a diferença na vitória de quarta-feira. Vamos continuar trabalhando para variar bem a marcação e não dar chance ao contra-ataque de Santo André. Estamos confiantes no nosso potencial para virar a série, ainda mais jogando em casa com o apoio da torcida — comentou a ala Jaqueline, do Sport Recife.



— Para virar a série lá no Recife precisamos melhorar a defesa, que não funcionou bem na última partida. Falhamos especialmente nos rebotes, o que nos atrapalhou bastante e acabamos perdendo o jogo. Além disso, concentração será fundamental para impormos o nosso ritmo na casa do adversário — disse a ala Kattynha, do Santo André.

Magic Paula estréia blog


A querida Paula inicia um blog no portal Bloglog.


O começo é animador, com textos bastante inspirados da mágica.


Reproduzo o início do meu post preferido.

Acabo de chegar de viagem. Aproveitei o ultimo feriadão e fui reviver algumas coisas e ressignificar outras. Estive em Madrid e Barcelona. Em 1989, fui jogar na Espanha, mais especificamente em Getafe, distante 15 km de Madrid. Foram momentos importantes da minha carreira em dez meses de muito aprendizado. Logo que cheguei sofri um entorse de joelho, que me deixou fora das quadras por seis meses. Ou seja, voltei nas finais do Campeonato e meu time ficou com o vice-campeonato espanhol. Mas, a Espanha foi um divisor de águas na minha vida, como atleta.


Confira o texto completo em: http://bloglog.globo.com/magicpaula/
DATO, DE KELLY, ENFRENTA BURGOS, LANTERNA DA LIGA

VINDO DE VITÓRIA, EXTREMADURA DATO FAZ MAIS UM JOGO FORA DE CASA PELA COMPETIÇÃO

BURGOS (ESPANHA) -
O Arranz-Jopisa Burgos, lanterna da Liga Espanhola, é o adversário do Extremadura Dato, equipe da pivô brasileira Kelly, neste sábado, dia 26, a partir das 15h30min (horário de Brasília), em jogo da terceira rodada da Liga Espanhola 2007 / 2008, partida que será disputada no Poliesportivo Municipal El Plantio (Burgos). Kelly, que vem se firmando como cestinha do time, além de se destacar no trabalho no garrafão, aposta em confronto equilibrado diante do último colocado, mas acredita num bom resultado. O Extremadura Dato ganhous três dos últimos quatro jogos, vindo de excelente vitória sobre o Celta de Vigo, na semana passada, também fora de casa.



- Se vencermos mais uma vez, vamos encostar de vez no primeiro grupo da tabela. É mais um jogo fora de casa, Burgos contratou uma nova jogadora de quem falam muito bem. Estamos contando com o nosso conjunto, com o nosso entrosamento, porque foi com isso que crescemos da competição e nos recuperamos. Estamos passando por um bom momento e tenho certeza de que essa boa fase não é passageira - - frisou Kelly, medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007.
CATANDUVA E SÃO BERNARDO FICAM A UMA VITÓRIA DA SEMIFINAL

No encerramento da segunda rodada das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) ganhou do Botafogo (RJ) por 99 a 64 (47 a 24 no primeiro tempo), no Rio de Janeiro. A ala/armadora Paula, do Catanduva, e a ala Joseane, do Botafogo, foram as cestinhas da partida com 19 pontos cada. Jogando em casa, o São Bernardo/Metodista/Associação (SP) derrotou o ADIEE/Florianópolis (SC) por 79 a 57 (35 a 30). As principais pontuadoras foram Íris, do Florianópolis, e Lilian, do São Bernardo, com 21 e 20 pontos, respectivamente.



Com esses resultados, as equipes paulistas lideram suas séries por dois a zero e só precisam de mais uma vitória para garantir a vaga na fase semifinal. Botafogo e Florianópolis têm que ganhar os três próximos jogos para se classificar para a próxima fase.



— Tivemos uma atitude forte em quadra nessas duas primeiras partidas. Precisamos de um pouco mais de concentração. Apesar da diferença de 22 pontos no placar, o time ficou disperso em alguns momentos. Vamos para o terceiro confronto em busca de uma vitória para fechar a série. E para isso, a união do grupo também será fundamental para alcançarmos esse objetivo — analisou o técnico Márcio Bellicieri, do São Bernardo.



— Infelizmente a equipe não conseguiu repetir a atuação da última partida, porque entramos apáticas e jogamos sem entusiasmo. Para o confronto desta sexta-feira, precisamos ter mais alegria e fazer o nosso jogo. A responsabilidade de ganhar é do time de Catanduva — disse a ala Joseane, do Botafogo.



— A postura da equipe durante os quarenta minutos foi decisiva para a vitória. Além disso, todas as jogadoras que entraram em quadra mantiveram o ritmo. É claro, que precisamos melhorar a defesa, porque sofremos 64 pontos. Já o ataque fluiu bem. Para a terceira partida é fundamental manter o mesmo ritmo para fechar a série — comentou a ala/armadora Paula, do Catanduva.



O terceiro jogo entre Botafogo e Catanduva acontece nesta sexta-feira no ginásio do Botafogo (20h de Brasília). Já a terceira partida entre Florianópolis e São Bernardo está marcada para domingo em Florianópolis (11h).


OURINHOS AGUARDA ADVERSÁRIO DA SEMIFINAL DO CNBF

O Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) foi a primeira equipe a garantir vaga na fase semifinal (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007). O time paulista fechou o playoff das quartas-de-final contra o Fluminense por três a zero e irá enfrentar na semifinal o ganhador de Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE). A série está empatada em um a um. O time dirigido pelo técnico Paulo Bassul segue com a melhor campanha da competição: 19 jogos, 18 vitórias e uma derrota.



— A equipe conseguiu manter a concentração e jogar bem todos os três jogos das quartas-de-final. Essa era a maior preocupação, manter o foco em uma série contra um adversário bem mais fraco tecnicamente. O grupo mostrou amadurecimento emocional e isso será útil para a próxima fase, que será mais equilibrada e difícil, independente do adversário. O principal objetivo no momento é recuperar e readaptar as jogadoras machucadas e as que estão voltando de contusão, como Chuca, Karen, Ana Lúcia e Tatiana. Fisicamente a equipe está bem e na parte tática, o que precisamos fazer é adequar o time em relação ao oponente da semifinal, Santo André ou Sport Recife — analisou o técnico Paulo Bassul.



O destaque da equipe de Ourinho é a ala Iziane que nas três partidas contra o Fluminense marcou 105 pontos (média de 35 por jogo). Iziane é a cestinha do Nacional com a média 28.2 pontos (508 no total) e a jogadora mais eficiente com a média de 25.9 pontos, em 18 partidas..



— Temos que aproveitar esse tempo até a semifinal para trabalhar o time em busca da vaga para a disputa do título. A equipe melhorou muito desde o início da competição, sobretudo na defesa. Agora é treinar para manter o padrão e desenvolver o máximo possível o nosso conjunto. Os jogos daqui para frente serão muito mais difíceis e, se bobearmos, podemos perder. Por isso, concentração é fundamental para essa próxima fase — comentou a ala Iziane.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Euroliga Feminina: encerrada a primeira fase

A Euroliga encerrou ontem sua fase de classificação.

No Grupo A, classificaram-se o CSKA-Moscou, de Stepanova (invicto); o turco Fenerbache, de Carpie Pondexter (6v, 4d), o húngaro Sópron, de Albena (5v e 5d) e o francês Villeneuve, de Mamá (4v e 6d).

A classificação do Villeneuve foi dramática, com uma vitória apertada (60-59) sobre o fenerbache, decidida no último segundo, com uma cesta de Kathy Wambe, após passe de Mamá. A brasileira foi eleita pela FIBA como a melhor de seu time no jogo (12 pontos, 6 rebotes, 3 recuperações, 1 assistência e 1 toco, em 37')







O Riga de Micaela acabou na quinta posição (3v), após perder para o lanterna Napoli (2v), da Itália (68-65) e foi eliminado. Micaela (na foto, marcando Kedra Holland-Corn, cestinha, com 22 pts) jogou apenas 18' e teve 4 pontos.

No Grupo B, a liderança ficou também com um time russo, o Ekaterimburg. O time conquistou sua nona vitória diante do Avenida (76-96), de Alessandra, que com seis derrotas, ficou com a quarta e última vaga. Penny Taylor foi a melhor do Ekaterimburg, com 18 pontos.





Alessandra foi a melhor do Avenida, com 15 pontos e 9 rebotes, em 28'.

As outras vagas do grupo ficaram com o francês Bourges (6v), de Sonja Kireta, e o polonês Wisla (5v), de Candice Dupree.

Caíram fora o Praga, de Lindsay Whalen e o croata Sibenik, ambos com 3 vitórias.

No Grupo C, mais Rússia no topo. O Spartak, de Lauren Jackson, é líder, com 9 vitórias. Seguem: o tcheco Brno (8v), de Zuzana Zirková; o polonês Lotos (5v), de Chamique Holdsclaw, e o francês Valenciennes (4v), de Nikole Ohlde. Sobraram o eslovaco Kosite (3v), de Janell McCraville e o belga Dexia (1v).

Pelo Grupo D, um clube espanhol é destaque: o Ros Casares, invicto. Na última rodada, o time passou pelo Pécs, de Graziane, por 89-60. Delisha-Milton teve 20 pontos. Graziane teve 2 pontos, 2 rebotes, 1 toco, 1 recuperação e 4 erros, em 19'. Com seis vitórias, o Pécs ficou em terceiro.

Os outros classificados foram o Dynamo-Moscou (6v), de Anete Jekabsone e o lituano Vilnius (3v), de Nykesha Salles.

Eliminados o francês Mondeville (3v) e o italiano Faenza (2v). Os dois times se enfrentaram na última rodada., com vitória do francês, por 84-68. Pelo Faenza, Cíntia teve 12 pontos e 4 rebotes; e Zaine, 4 pontos e 3 rebotes.

As oitavas de final serão em séries melhor de três, com os seguintes cruzamentos:

CSKA Moscow vs. Halcon Avenida
UMMC Ekaterinburg vs. ESB Lille Metropole
Fenerbahce vs. Wisla Can-Pack Krakow
Bourges Basket vs. MKB Euroleasing Sopron
Spartak Moscow Region vs. TEO Vilnius
Ros Casares vs. USVO
Gambrinus vs. MiZo Pecs
Dynamo vs. Lotos PKO BP Gdynia

Nota de Falecimento


Faleceu na madrugada dessa quinta-feira, na cidade de São Paulo, a mãe da pivô Érika.


Érika já havia deixado a Espanha e se encontrava no Brasil, em função da piora do estado de saúde de sua mãe.


Nossos sentimentos à querida Érika e toda a sua família nesse difícil momento.

OURINHOS ESTÁ NA SEMIFINAL E SANTO ANDRÉ 1 x 1 SPORT

Pelas quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) venceu o Fluminense (RJ) por 121 a 40 (61 a 19 no primeiro tempo), em Ourinhos, com 39 pontos da cestinha Iziane. A principal pontuadora do clube carioca foi Ivana, com 13 pontos. Com esse resultado, a equipe paulista fechou a série em três a zero e está classificada para a fase semifinal.



Na outra partida, disputada quarta-feira à noite, o Sport/Maurício de Nassau (PE) derrotou o Santo André (SP) por 79 a 74 (38 a 41), em Santo André. As cestinhas foram Gislaine, do Sport, e Simone, do Santo André, com 37 e 17 pontos, respectivamente. Com a vitória, o Sport Recife empatou a série em um a um. O terceiro confronto do playoff está marcado para sábado, em Recife (18h de Brasília). A quarta partida acontece no domingo, também em Recife



— O jogo de hoje foi excelente. Muito equilibrado, disputado até o fim. A defesa funcionou muito bem no terceiro quarto. Fizemos as coberturas certas e pegamos os rebotes, o que faltou no primeiro confronto. Chegamos a colocar 14 pontos de vantagem e elas correram atrás da diferença. Nos segundos finais, encostaram no placar, ficando apenas um ponto atrás. Mas no final, tivemos tranqüilidade e vencemos. É uma série muito difícil. Da mesma maneira que ganhamos em Santo André, elas podem vencer em Recife. Vamos lutar para conseguir as duas vitórias em casa e fechar em três a um — comentou o técnico Roberto Dornellas, do Sport.



— Nós conversamos muito após o primeiro jogo. Foram três derrotas para Santo André, duas na fase de classificação e uma agora nas quartas-de-final. Isso serviu de incentivo para vencermos a segunda partida. O grupo está muito unido e confiante. Fizemos uma boa defesa, vacilamos no final do jogo, mas não deixamos a vitória escapar. Agora vamos para Recife tentar fechar a série em casa — disse a armadora Gislaine, do Sport, que anotou 37 pontos e nove rebotes.

DOIS JOGOS NESTA 5ª FEIRA PELAS QUARTAS DO CNBF

A segunda rodada das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007) termina nesta quinta-feira, com dois jogos às 20h de Brasília: Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ), no Botafogo; e São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC), em São Bernardo. As equipes paulistas lideram suas séries por um a zero.



O primeiro jogo da série entre São Bernardo e Florianópolis, o terceiro no Campeonato, foi o que terminou com a maior vantagem da equipe paulista (21 pontos). Apesar da diferença, os dois times estão confiantes na vitória na segunda partida dos playoffs.



— Fizemos um bom primeiro jogo, mas esperamos melhorar para o próximo. Nos precipitamos em algumas bolas e não tivemos uma boa leitura das jogadas em outros momentos. Mas isso, nós vamos corrigindo. Queremos fechar a série o quanto antes. Nosso objetivo é fazer três a zero, para isso é fundamental vencer a segunda partida em casa — disse a ala Lílian, do São Bernardo.



— Estamos trabalhando para melhorar as falhas apresentadas no primeiro jogo, principalmente na defesa, que não funcionou bem. Também não soubemos aproveitar os bons momentos que tivemos e cometemos erros bobos no ataque. Corrigindo isso, podemos fazer uma partida mais equilibrada e buscar o empate — comentou a técnica Marli Müller, de Florianópolis.



Catanduva e Botafogo se enfrentaram três vezes no Nacional 2007 e a equipe paulista levou vantagem em todos. A diferença é que a cada jogo o Botafogo diminui a vantagem final: 90 pontos no primeiro (136 a 46), 23 no segundo (85 a 62) e 21 no terceiro (78 a 57).



— Acho que sentimos um pouco o desgaste da viagem na primeira partida e jogaremos melhor na quinta-feira. Precisamos acertar a defesa, variando mais e marcando com mais força. O Botafogo está jogando cada vez melhor e temos que estar bem atentas para não perdemos o foco da partida — afirmou a ala Fabiana, de Catanduva.



— Estamos em um bom momento, melhorando em todos os aspectos e diminuindo a diferença no placar em cada partida contra Catanduva. Temos que nos manter nesse crescente e evitar cometer erros bobos, buscando manter a concentração e a regularidade pelo maior tempo possível — explicou a ala/armadora Camila, do Botafogo.



O terceiro jogo entre Botafogo e Catanduva acontece na sexta-feira (dia 25) no ginásio do Botafogo (20h). Já a terceira partida entre Florianópolis e São Bernardo está marcada para domingo em Florianópolis (18h).
"Vou continuar por muito tempo ainda à frente da CBB."

Foi com essa ameaça que Grego encerrou uma entrevista a Fábio Balassiano, no Rebote.

Em momentos como esse, eu tenho certeza que o basquete brasileiro NÃO tem solução.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

CATANDUVA E SÃO BERNARDO FAZEM 1 x 0 E OURINHOS 2 x 0 FLU

Photobucket


Pela primeira rodada das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007), o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) venceu o Botafogo (RJ) por 78 a 57 (29 a 23 no primeiro tempo), no Botafogo. As cestinhas foram Karla, do Catanduva, e Renata, do Botafogo, com 17 e 14 pontos, respectivamente. O São Bernardo/Metodista/Associação (SP) superou o ADIEE/Florianópolis (SC) por 78 a 57 (42 a 32), em São Bernardo. Pela equipe paulista, a ala Priscila marcou 20 pontos, enquanto Ângela e Íris anotaram 19 pontos cada pelo time catarinense. Com esses resultados, Catanduva e São Bernardo lideram suas séries por um a zero. O segundo confronto das duas séries acontece na quinta-feira nos mesmos locais.



— Nesse primeiro jogo do playoff, a equipe entrou um pouco nervosa, mas tenho certeza de que estará mais solta na próxima partida. Hoje o que sobressaiu foi a nossa defesa, que funcionou muito bem. Em compensação, nosso ataque poderia ter sido melhor. Recuperamos boas bolas, mas erramos nas finalizações. Temos que acertar isso para o próximo confronto — explicou o técnico Márcio Bellicieri, do São Bernardo.



— A equipe do Botafogo vem nos surpreendendo desde o jogo do returno. E hoje não foi diferente. Elas entraram muito motivadas e fizeram uma partida equilibrada no primeiro tempo. Depois, no terceiro período conseguimos impor nosso ritmo de jogo e garantimos a vitória. De qualquer forma, para uma equipe que quer ser campeã precisamos melhorar muita coisa, principalmente na defesa. Agora é corrigir os erros para a próxima partida — comentou a ala/armadora Karla, de Catanduva.



— Fizemos uma boa partida, e nunca deixamos de acreditar até a última bola. Jogamos de igual para igual no primeiro tempo e o placar a favor delas foi apertado. (29 a 23). Na etapa final, a experiência das jogadoras de Catanduva foi decisiva. Acabamos cometendo erros normais e isso decidiu o jogo. Na quinta-feira, vamos entrar como se estivesse zero a zero e tentar buscar a vitória com muita garra e determinação — disse ala/armadora Renata, do Botafogo.



Já o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) ganhou do Fluminense (RJ) por 102 x 32 (47 a 23), em Ourinhos, com 34 pontos da cestinha Iziane. A principal pontuadora do clube carioca foi Cláudia, com 13 pontos. A equipe paulista lidera a série por dois a zero e só precisa de mais uma vitória para garantir a vaga na semifinal. Os dois times voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, novamente em Ourinhos (20h de Brasília).


NACIONAL FEMININO TERÁ DOIS JOGOS NESTA 4ª FEIRA


A segunda rodada das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007) prossegue nesta quarta-feira com Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE), em Santo André (20h de Brasília). No primeiro jogo da série, disputado segunda-feira no ABC, a equipe paulista ganhou por 81 a 73. Nos três confrontos entre os dois times no Campeonato, o Santo André levou a melhor em todos.



— Fizemos um ótimo primeiro jogo, em que a defesa funcionou muito bem. Temos que repetir essa eficiência na marcação para vencer a segunda partida em casa e dar um grande passo para vencer a série. No ataque, precisamos manter o que estamos fazendo, que é trabalhar bem a bola e jogar com paciência, sem precipitação — comentou a armadora Angela, do Santo André.



— É claro que a derrota nos deixa preocupadas, mas temos que confiar no nosso talento e no trabalho realizado até agora. Acho que faltou concentração à equipe. Deixamos Santo André abrir vantagem e depois não conseguimos tirar a diferença. Precisamos de mais atenção para ter um aproveitamento ofensivo melhor e não desperdiçar bolas bobas, dando chance ao contra-ataque do time paulista — disse a ala/pivô Luciana Angeloni, do Sport Recife.



Também nesta quarta-feira (20h), Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) e Fluminense (RJ) disputam a terceira partida da série, novamente em Ourinhos. O time paulista ganhou o primeiro jogo por 97 a 29, com 32 pontos da cestinha Iziane. Na quinta-feira, mais dois jogos às 20h pela segunda rodada: Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ), no Botafogo; e São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC), em São Bernardo.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

CSKA vence na Euroliga

O CSKA Moscow venceu o MKB Euroleasing por 82 a 61.O destaque da partida foi da russa Maria Stepanova que marcou 16 pontos, pegou 11 rebotes, roubou 3 bolas e deu 1 toco em 22 minutos para o time de Moscou. O CSKA segue em primeiro no grupo A com 10 vitórias em 10 jogos. O MKB é o segundo com 5 vitórias e 5 derrotas.

A décima rodada da Euroliga termina amanhã com mais 11 jogos.
As férias de Helen Luz

Fiquei muito feliz na semana passada. Eis que ao navegar pela internet, percebi a presença da minha querida amiga e afilhada Helen Luz no MSN. Não deu outra. Conversamos um par de minutos. Ela continuará jogando na Espanha, mas em junho estará de férias no Brasil. Seleção? Bem isso é um assunto que ela não pensa agora, mas quem sabe uma boa conversa com o técnico Paulo Bassul ela não possa reconsiderar a aposentadoria.


Fonte: Juarez Araújo, Ponto de Vista, também no Databasket
Alessandra dá opinião sobre novo técnico da seleção masculina


Alessandra Santos
Atleta do Avenidas (ESP) e campeã Mundial com a Seleção Brasileira Adulta

“Bom, não tenho nada a declarar, eu acho que temos técnicos no Brasil, já que o problema não é neste setor, mas sim na administração. Fazendo a retrospectiva dos últimos dez anos, que aconteceu no basquete brasileiro? Perdemos muitas coisas e agora acham que vão fazer a salvação. E, o trabalho de formação, a continuidade das seleções de base? Não sei aonde está. Então, só posso dar boa sorte ao novo treinador e veremos o que acontecerá, uma vez que o problema é a presidência e não os jogadores”.

Fonte: Databasket

EUA - Universitárias

A Universidade Oral Roberts perdeu em casa da IUPIU (68-49). Mariana Camargo teve 12 pontos e 5 recuperações (39'). Monah Pegorari, 2 tocos, em 9'.

A USF (University of South Florida) bateu Seton Hall (75-67). Daiane Packer deu 2 assistências.

Jaqueline Oliveira jogou 2', na derrota de Tenessee para Jacksonville (70-77).




Espanha quer organizar Mundial de 2014

Depois de ser confirmada como sede do Pré-olímpico feminino mundial de basquete, a Espanha voltou a apresentar candidatura para mais um torneio internacional. A Federação Espanhola de Basquete (FEB) encaminhou carta à Federação Internacional (Fiba) candidatando-se para receber o Mundial de 2014.

'Meu desejo é que todos os anos a Espanha seja sede de um grande acontecimento de basquete', diz o presidente da FEB, José Luis Sáez. 'Em 2007 foi o EuroBasket, em 2008 teremos o Pré-olímpico feminino, queria conseguir um Europeu feminino... e espero que o Mundial-2014 seja aqui. Seria um novo momento histórico para o baquete espanhol'.
As cidades interessadas em organizar o evento têm até 30 de março para encaminhar uma 'carta de interesse' ao evento. A sede será anunciada em abril de 2009. Antes disso, nos dias 26 e 27 de junho, os candidatos participam de reuniões em Genebra, na Suíça.
Time de Micaela disputa agora a Liga da Letônia

O Riga, de Micaela, tem dividido a atual temporada em muitas missões.

No segundo semestre de 2007, o time entrou na disputa da Liga da vizinha Lituânia como preparação para a Euroliga. Agora, no início de 2008, o clube entrou na Liga da Letônia.

Nem sempre Micaela participa dos jogos; uma maneira de poupá-la para jogos mais importantes e para a Euroliga. O mesmo ocorre com a americana Icis Tillis e com a portuguesa recém-contratada Ticha Penicheiro.

A última atuação de Micaela foi no dia 06, na vitória sobre o Klondaika (97-25). Marcou 16 pontos, 6 recuperações, 4 assistências .
Time de Graziane segue invicto

Photobucket

Graziane teve 15 pontos na vitória do Pécs sobre o Kanizsai Vadmacskák, por 54-91.

O time segue na liderança invicta da Liga Húngara.
OURINHOS E SANTO ANDRÉ SAEM NA FRENTE NOS PLAYOFFS

Photobucket



Na abertura das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007), o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) venceu o Fluminense (RJ) por 97 a 29 (49 a 16 no primeiro tempo), em Ourinhos, com 32 pontos da cestinha Iziane. A principal pontuadora do clube carioca foi a pivô Cláudia com oito pontos. Na outra partida disputada segunda-feira à noite, o Santo André (SP) ganhou do Sport/Maurício de Nassau (PE) por 81 a 73 (42 a 33), em Santo André. As cestinhas foram Renata, do Santo André, e Tayara, do Sport, com 23 e 22 pontos, respectivamente. O destaque do jogo foi a pivô Simone Lima, do Santo André, com 19 pontos e 20 rebotes. Com esses resultados, Ourinhos e Santo André lideram suas séries por um a zero.



— Sinceramente achei que a equipe do Fluminense entrou em quadra diferente das outras duas vezes que enfrentamos elas na fase de classificação. Talvez um pouco abatidas. De qualquer forma, procuramos impor nosso ritmo de jogo desde o início e a vantagem foi aumentando a cada quarto. Amanhã (terça) e quarta, precisamos entrar com a mesma determinação para conseguir duas vitórias, fechar a série e garantir a vaga na semifinal. — disse a ala Iziane, do Ourinhos.



— Treinamos muito para esse playoff porque sabíamos o quanto era importante começar a série com vitória. E foi o que aconteceu. Jogamos com muita motivação os 40 minutos e mesmo quando elas diminuíram a vantagem no último período tivemos tranqüilidade para administrar o resultado. Para o próximo jogo precisamos entrar com muito mais garra e determinação para conseguir outro resultado positivo. Além disso, contamos com o apoio da torcida — explicou a ala/pivô Renata, do Santo André.



A primeira rodada das quartas-de-final termina nesta terça-feira com duas paridas, às 20h de Brasília: Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ), no Botafogo; e São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC), em São Bernardo. No mesmo horário, Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) e Fluminense (RJ) disputam o segundo jogo da série, em Ourinhos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

TRÊS JOGOS PELAS QUARTAS DO CNBF NESTA 3ª FEIRA

Rio de Janeiro –
A primeira rodada das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007) termina nesta terça-feira com duas paridas, às 20h de Brasília: Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ), no Botafogo; e São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC), em São Bernardo. No mesmo horário, Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) e Fluminense (RJ) disputam o segundo jogo da série, em Ourinhos.

A equipe de Catanduva encerrou a fase de classificação em segundo lugar com 30 pontos (14 vitórias e duas derrotas), enquanto o Botafogo foi o sétimo colocado com 20 pontos (quatro vitórias e 12 derrotas). No Nacional 2007, duas vitórias do time paulista: 136 a 46 (Catanduva) e 85 a 62 (Rio).

— Pela nossa campanha e o que mostramos na competição, acho que temos a obrigação de vencer a série, sempre, é claro, respeitando o adversário. Vamos continuar apostando no que vem dando certo: defesa forte com um contra-ataque veloz — explicou o técnico Edson Ferreto, do Catanduva.

— Apesar de estar com o time um pouco cansado e com algumas jogadoras machucadas, posso garantir que vamos jogar o melhor possível e fazer o máximo para continuar mostrando o talento do nosso jovem time. Mais importante do que o resultado, é ver a evolução que a equipe mostrou no Campeonato. Com 16 atletas estreantes em Nacionais, conseguimos vencer quatro partidas, montar um grupo homogêneo e no returno, perdemos por placares menores do que no turno. Isso mostra um claro crescimento do time — analisou o técnico Orlando Assunção, do Botafogo.

O São Bernardo terminou a primeira fase em terceiro lugar com 27 pontos (11 vitórias e cinco derrotas), enquanto o Florianópolis acabou em sexto lugar com 21 pontos (cinco vitórias e 11 derrotas). No Nacional 2007, o clube paulista ganhou os dois confrontos: 75 a 65 (São Bernardo) e 74 a 58 (Florianópolis).

— Teoricamente somos favoritos e temos que fazer valer isso em quadra, jogando bem, com garra e determinação. Tecnicamente, vamos manter as características do time e buscar trabalhar sempre em equipe, fazendo um basquete coletivo e solidário, como na primeira fase da competição — comentou o técnico Márcio Bellicieri, do São Bernardo.

— A expectativa é jogarmos de igual para igual contra o São Bernardo, que é uma equipe fortíssima. Sabemos que será muito difícil, mas nada é impossível dentro de quadra. Precisamos errar menos, principalmente nas finalizações, para não dar chance ao rápido e eficiente contra-ataque do São Bernardo — disse a técnica Marli Muller, do Florianópolis.
KELLY FICA PERTO DE DOUBLE-DOUBLE EM MAIS UMA VITÓRIA

EM BOA FASE, EXTREMADURA DATO VENCEU O CELTA E MELHOROU SUA CAMPANHA NA LIGA


VIGO (ESPANHA) -
O Extremadura Dato confirmou a boa fase e, fora de casa, venceu o Celta por 71 a 65 no fim-de-semana, no Instituto Municipal de los Esportes, contando com excelente atuação da pivô brasileira Kelly, em jogo da segunda rodada da fase de classificação da Liga Espanhola 2007/2008. Kelly, cestinha do jogo, marcou 18 pontos e apanhou nove rebotes, vencendo a batalha no garrafão e ajudando a equipe de Badajoz a se manter na 12ª posição, mas melhorando a campanha e se aproximando dos oito primeiros colocados na tabela da competição.



- Jogamos muito bem, principalmente na defesa, porque o Celta é um bom time. O resultado foi importante nessa nossa recuperação na liga, continuamos subindo de produção e conquistando vitórias. Isso é resultado do nosso trabalho. Temos que continuar trabalhando forte, porque nosso lugar é na metade de cima da tabela - frisou Kelly, medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007.
Leitores acreditam na classificação para Pequim

Na última enquete, mais de dois terços dos leitores disseram acreditar que a seleção feminina chegará aos Jogos de Pequim.

Para 62%, a vaga já chegará nas quartas-de-final do Pré-Olímpico Mundial, numa vitória contra Bielorrússia ou Cuba.

Apenas 6% acham que a seleção fracassará nas quartas e conquistará a última vaga, após mais duas vitórias.

Para 30%, a seleção vai fracassar na missão e ficar fora da Olimpíada, pela primeira vez desde 1992.
"Apareceu a Aparecida"

É assim, num misto de empolgação e alívio, que o site do clube espanhol Zaragoza comemora a vitória na rodada de sábado, pela Liga Feminina: a segunda, nos 13 jogos do turno.

A Aparecida do título é Franciele (Aparecida), que estreou na partida, que o técnico considerou a "melhor do time na atual temporada".

Na matéria, Fran é responsabilizada por "uma mudança total no jogo da equipe"; "a causa da motivação de jogadoras que estavam apagadas nos últimos jogos, como Êga e Mar Rovira", entre outros elogios.
Catalunha

ísis jogou 33' na vitória do Valls sobre o Zamar (54-63). Teve 16 pontos e 10 rebotes.
Superliga Russa

O CSKA Moscow venceu o Spartak St. Petersburg por 82 a 51. A belga Ann Wauters marcou 14 pontos e pegou 6 rebotes para o CSKA, que é o primeiro da liga, com 12 vitórias em 12 jogos. O Spartak St. Petersburg é o décimo, com 2 vitórias e 11 derrotas.

O UMMC Ekaterinburg venceu o Vologda-Chevakata por 93 a 67. A australiana Penny Taylor foi o destaque da partida, marcou 29 pontos para o UMMC. O UMMC é terceiro da liga, com 9 vitórias e 2 derrotas. O Vologda-Chevakata é o oitavo, com 5 vitórias e 6 derrotas.

O Spartak Moscow venceu o Nadezhda Orenburg por 97 a 85. O destaque da partida foi da australiana Lauren Jackson que marcou 23 pontos e pegou 11 rebotes, Diana Taurasi marcou 21 pontos e a russa Tatiana Schegoleva marcou 16 pontos, para o Spartak, que segue em segundo com 11 vitórias e 1 derrota. O Nadezhda é o nono da liga, com 3 vitórias e 9 derrotas.
Lauren Jackson treinará mais cedo a seleção australiana

Em entrevista a WNBA, Lauren Jackson diz que não irá participar de alguns jogos da temporada 2008 da liga para poder se preparar com mais antecedência aos Jogos Olímpicos de Pequim com a seleção australiana. Sua entrevista pôs fim a especulação de que ela não participaria da liga em 2008.

Lauren Jackson se diz satisfeita no acordo que fez com o seu clube, Seattle Storm, mesmo sabendo que perderá parte de seu salário. A australiana tem o maior salário da WNBA, aproximadamente 93 mil dólares.

Atualmente, Jackson está jogando na liga russa pelo Spartak Moscow.
Claudinha e Mamá se enfrentaram na rodada francesa

Pela Liga Francesa, o Villeneuve, de Mamá, e o Clermont, de Claudinha, se enfrentaram.

Deu Villeneuve: 71-64.

Mamá teve 2 pontos, 5 rebotes e 5 assistências.

Claudinha teve 6 pontos, 6 assistências, 4 rebotes e 2 recuperações.

O Clermont é quarto; Villeneuve, oitavo, com um jogo a menos.
Faenza perde de novo na Itália

Pela Liga Italiana, o Faenzaperdeu do Como (78-77) e caiu para a sexta colocação.

Zaine teve 12 pontos e 3 rebotes; Cíntia, 8 pontos e 8 rebotes.
DOIS JOGOS ABREM AS QUARTAS-DE-FINAL DO CNBF

As quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007) começam nesta segunda-feira com dois jogos Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Fluminense (RJ), em Ourinhos (20h de Brasília); e, no mesmo horário, Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE), em Santo André. Na terça-feira mais duas partidas, às 20h, Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ), no Botafogo; e São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC), em São Bernardo.



A equipe de Ourinhos terminou a fase de classificação em primeiro lugar com 31 pontos (15 vitórias e uma derrota), enquanto o Fluminense foi o oitavo colocado com 19 pontos (três vitórias e 13 derrotas). No Nacional 2007, duas vitórias do time paulista: 86 a 60 (Ourinhos) e 101 a 48 (Rio).



— As expectativas para os playoffs são as melhores possíveis. Conseguimos ficar invictos no returno, apesar da ausência da ala Chuca, uma jogadora muito importante, que ainda está se recuperando e não deve jogar as quartas-de-final. Agora temos que manter o padrão de jogo e vencer a série, dando mais um passo na competição. Não podemos perder o foco e precisamos trabalhar para jogar cada vez melhor. O grupo já apresentou um grande crescimento, principalmente na defesa. Na parte ofensiva, a equipe está mais consciente, escolhendo melhor as bolas para as finalizações. Com isso, os erros diminuem e o aproveitamento aumenta — comentou o técnico Paulo Bassul, de Ourinhos.



O Santo André terminou a primeira fase em quarto lugar com 26 pontos (dez vitórias e seis derrotas), enquanto o Sport Recife acabou em quinto lugar com 25 pontos (nove vitórias e sete derrotas). No Nacional 2007, o clube paulista ganhou os dois confrontos: 75 a 68 (Recife) e 54 a 52 (Santo André).



— Com certeza, Santo André e Sport farão a série mais equilibrada deste playoff. As duas partidas da primeira fase foram decididas no final e nos detalhes. Acho que agora não será diferente. A equipe melhorou bastante, tanto na defesa como no ataque. O que falta ainda é mais regularidade e confiança para decidir as bolas. O grupo é bom, mas jovem, e essa inconstância é até normal, mas deve ser superada. O Sport é um time mais experiente e tem um ataque melhor do que o nosso, liderado pela Tayara e pela Fabiana. Por outro lado, contamos com excelentes marcadoras, como a Glauce e a Simone Lima. Essa defesa pode ser o grande diferencial do grupo para vencer a série — explicou a técnica Laís Elena, do Santo André.



— Acho que a série será a mais forte e imprevisível, com grandes chances de ser decidida na quinta partida. A equipe evoluiu em vários aspectos como a defesa, o contra-ataque e a saída de bola. Para vencer o Santo André é preciso muita eficiência, pois é um time com ótimo conjunto e que tem um padrão de jogo bem definido pela excelente técnica Laís Elena. Mesmo sem contar com grandes estrelas individuais, o elenco paulista é forte, disciplinado taticamente e joga muito bem — afirmou o técnico Roberto Dornellas, do Sport.
Pela sexta vez, Unimed/Americana é campeã do Estadual Juvenil

Photobucket


AMERICANA -
A Unimed/Americana conquistou na manhã deste domingo (20), no ginásio do Centro Cívico, seu sexto título do Campeonato Estadual Juvenil Feminino de basquete ao derrotar Ourinhos por 69 a 60 (33 a 28 no primeiro tempo), no terceiro jogo do playoff final. A equipe local fechou a série em 2 a 1 e sagrou-se campeã da edição 2007 do torneio paulista, repetindo a façanha de 1999, 2002, 2003, 2004 e 2006. "Em dez anos do projeto da Unimed, ganhamos o campeonato seis vezes e isso é motivo de muita alegria", disse a técnica Mila Rondon. "Na partida de hoje, sabíamos que as dificuldades existiram. A equipe entrou um pouco desconcentrada, mas soube reagir dentro do jogo", comentou a treinadora.

No primeiro quarto, com a Unimed desperdiçando muitas bolas no ataque, Ourinhos foi mais eficiente e fechou em 15 a 10. Com maior equilíbrio e mais tranquila, a equipe de Americana virou para 20 a 18 logo no início do segundo quarto e daí para frente manteve-se sempre em vantagem no placar. No terceiro quarto, as americanenses venceram por 20 a 17 e no último, fecharam em 16 a 15, garantindo a conquista do sexto título da categoria juvenil para o clube. Com 23 pontos, a lateral Patty foi a cestinha da partida final do campeonato. Ao longo de toda temporada, que começou em março do ano passado, a Unimed disputou 21 jogos, vencendo 19 e perdendo apenas dois, números que evidenciam a campanha extremamente positiva.

UNIMED/AMERICANA (10 + 23 + 20 + 16 = 69)

Patty (23 pontos), Ariani (14), Taty (12), Fabi (11), Laylla (6), Michelli Splitter (3), Amandinha, Aninha, Tássia, Amanda, Débora e Leila. Técnica: Mila Rondon.

OURINHOS (15 + 13 + 17 + 15 = 60)

Soraya (15 pontos), Jennifer (14), Tatiele (9), Mariana (6), Fabiana (6), Letícia (4), Ana (3), Agnes (3), Hellen, Iara e Thaís. Técnico: Urubatan Lopes.
Jogadoras levam vida de cigana
Iziane, estrela da geração atual, e a novata Júlia vagam de time em time

Heleni Felippe


A ala Iziane, estrela da seleção brasileira feminina de basquete, carrega a vida em duas malas que estão sempre prontas para acompanhá-la no vaivém entre Brasil, Estados Unidos e Europa. Iziane leva vida de cigana, como a maioria das jogadoras brasileiras. Vaga de time em time - no exterior, a estrutura e o salário são infinitamente melhores - e faz contratos de poucos meses para poder disputar diferentes campeonatos.

Numa mesma temporada, a maranhense de 25 anos jogou no Seattle Storm, da liga norte-americana WNBA, defendeu a seleção brasileira no Pré-Olímpico das Américas, atuou pelo Spartak de Moscou e, agora, está na equipe de Ourinhos, onde deve ficar até o mês que vem. Antes de voltar para a WNBA, em abril, Iziane ainda poderá atuar dois meses na Europa.

“Tento carregar minha vida em duas malas”, diz a jogadora, que atualmente mora num hotel em Ourinhos. Ela conta que o laptop e a nécessaire de maquiagens são os itens mais indispensáveis da bagagem.

Nos últimos anos, o contrato mais longo que Iziane assinou foi o de sete meses com o time francês Aix-en-Provence (em 2002). Depois disso, teve rápidas passagens por diversos clubes. Como o Spartak de Moscou, com o qual recentemente rescindiu o contrato de dois meses para jogar o Campeonato Nacional no Ourinhos - a atleta terminou a fase de classificação como cestinha da competição, com 403 pontos em 16 jogos.

“Resolvi dar uma chance para o Nacional porque é um campeonato rápido, de novembro a fevereiro”, explica. “Estou gostando, mas sei que o nível técnico poderia ser melhor.”

Para a atleta, os clubes estrangeiros são sempre a melhor alternativa. “A estrutura das equipes e os salários são incomparáveis com os brasileiros”, lamenta.

Mas Iziane não pode reclamar. Teve tratamento especial e mereceu um contrato único com o empresário do setor agropecuário - e aficionado por basquete - Francisco Eroídes Quagliato, o sr. Chicão, de 70 anos (em 2003, ele fez o mesmo tipo de contrato com Janeth). Além do salário de Iziane, Chicão também paga 50% da folha salarial do time de Ourinhos.

DIFICULDADES

A falta de espaço para o basquete feminino no Brasil afeta tanto estrelas da seleção quanto novatas como a ala Júlia, de 19 anos e 1,82 metro, que defendeu o Teresópolis na fase de classificação do Nacional. Antes de chegar à equipe do Rio - indicada pela irmã, que compõe o elenco -, Júlia atuou no Santos, no Suzano, no Caxias do Sul e nas seleções sub-19 e sub-21.

“Os times não têm patrocínio e eu pulo de galho em galho, procurando espaço numa equipe adulta”, desabafa. Na última temporada, a atleta ganhou salários entre R$ 400 e R$ 700. “Jogar por um time que disputa o Nacional é importante porque posso mostrar meu basquete e até ser convocada para as seleções”, explica Júlia. Ela não esconde o desejo de encontrar uma equipe fixa e ter contrato mais extenso para poder seguir os estudos e “deixar de mudar de cidade constantemente”.

Júlia começou a jogar nas categorias de formação no Centro Olímpico de São Paulo e é fã da ex-jogadora Paula, que dirige o local. Lembra (com ponta de inveja) da época de ouro do basquete feminino brasileiro, quando Paula e Hortência brilhavam. “Com certeza, o basquete feminino tinha mais evidência.’’

Fonte: Estadão


domingo, 20 de janeiro de 2008

Basquete Feminino vive dias de penúria
Depois das décadas de glória da geração Paula e Hortência, esporte mergulha no ostracismo

Heleni Felippe


As estrelas Hortência e Paula já deixaram as quadras há uma década. E, desde então, o basquete feminino brasileiro vive de saudades. Saudade do tempo dos campeonatos competitivos, dos ginásios lotados e de espaço na mídia. Hortência deixou o basquete em 1996; Paula, em 98. Formaram a geração de ouro, campeã mundial na Austrália/94, e de prata, vice olímpica em Atlanta/96. Uma época marcada por grandes confrontos de clubes, como Sorocaba e Piracicaba. Hoje, às atletas em atividade resta sentir inveja daqueles tempos.

Os grandes patrocinadores do basquete feminino minguaram. Os clubes perderam suas estrelas e, também, jogadoras que nunca atuaram pela seleção, para equipes do exterior. "A situação ideal era não ter o êxodo de atletas, mas isso não é exclusividade do basquete. Acontece no vôlei, handebol e futsal. Se todas as atletas atuassem no Brasil - são mais de 100 no exterior - poderíamos ter duas divisões", analisa o técnico Paulo Bassul, da seleção brasileira e do time de Ourinhos, atualmente a primeira força do Campeonato Nacional.

O desnível técnico do torneio se reflete em placares de jogos que parecem reunir um time de escola contra um profissional. A maior diferença, de 90 pontos, foi na partida entre Catanduva e Botafogo (136 a 46). As equipes do Rio foram saco de pancada (leia ao lado). E vão ocupar as três últimas posições na classificação do Nacional.

"Sabemos das dificuldades dos times do Rio, com meninas juvenis em quadra para amadurecer", afirma a ala Iziane, a única estrela da seleção no Nacional, jogando pelo time de Ourinhos. O time do Fluminense, por exemplo, chegava à cidade em que jogaria no dia da partida para não ter de pagar hospedagem. "Ginásio lotado mesmo só vi em Catanduva", diz Iziane. O SporTV mostrou um único jogo na fase de classificação, entre Ourinhos e Catanduva.

Bassul concorda que a diferença de orçamentos e elencos cria disparidade técnica, mas acha que "para as novatas é bom participar desse tipo de competição".

Ourinhos terminou em primeiro a fase de classificação com 93,8% de aproveitamento em 16 jogos (15 vitórias e 1 derrota). Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva em segundo (14 vitórias e 2 derrotas). São Bernardo/Metodista em terceiro, seguido por Santo André (quarto), Sport/Maurício de Nassau, de Recife (quinto) e Adiee/Florianópolis (sexto). As posições de Botafogo e Fluminense, sétimo e oitavo lugares, dependia da rodada de ontem. Teresópolis ficou em último. As quartas-de-final começam amanhã, em Ourinhos.

O técnico Paulo César Rodrigues de Souza, do Teresópolis, explicou que a Universidade Salgado de Oliveira entra com bolsas de estudo e a prefeitura, com ajuda de custo (o da ala Júlia é de R$ 400 por mês) e o custeio da infra-estrutura.

O supervisor Sérgio Mauro Paris disse que o projeto consumiu R$ 22 mil no Nacional (inteiro), mas que o time só entrou para participar e mostrar a estrutura esportiva de Teresópolis - "tem ginásio para 4.500 pessoas, sala de emergência e vestiários bons. O vestiário de Ourinhos é como banheiro de rodoviária."

O ginásio de Ourinhos, o Monstrinho, pertence à prefeitura. Acanhado, sofre com apagão e goteiras. Mas o time tem comissão técnica completa - técnico, assistente, preparador e fisioterapeuta - e elenco forte. Investe R$ 1,2 milhão por ano, graças a um pool de patrocínios (Colchões Castor, Unimed e prefeitura). O nome do time ainda tem a sigla FIO, uma contrapartida à ajuda que recebe do usineiro Francisco Quagliatto, o Chicão, que, inclusive, paga o salário da estrela Iziane. "A opção foi investir no time. Não temos recursos para marketing, como no vôlei, ou para divulgar os jogos", explica Antônio Passos, presidente do clube.

Bassul defende política para fortalecer clubes

O técnico da seleção brasileira feminina de basquete, Paulo Bassul, observa que se a Lei Piva (2% dos prêmios de todas as loterias federais) resolveu o problema das confederações e das seleções olímpicas, os clubes ainda se ressentem de uma política esportiva. "Nos EUA, o incentivo é para escolas; na Europa, para os clubes. Há dez anos tínhamos todas as brasileiras e até estrangeiras de ponta no Nacional. O êxodo é econômico. Se houvesse fluxo de investimentos, elas voltariam."

Números assustam: 100 brasileiras no exterior


A falta de competitividade, os baixos salários e o talento individual tornam as jogadoras brasileiras disponíveis para o mercado exterior. A lista de transferências de 2007/2008 da Confederação Brasileira de Basquete mostra 34 atletas atuando na França, Portugal, Espanha, Alemanha, Polônia, Letônia, Bulgária, Bélgica, Itália, Hungria, Inglaterra e Suécia. A maioria (12) está na Espanha.

A lista, porém, não traz nomes de jogadoras que se transferiram há muito tempo, como a ala Adriana Santos, que começou na geração de Paula e Hortência e está na França há seis anos - atualmente nos Istres, da Segunda Divisão. Também não registra as transferências das meninas que atuam em times universitários americanos. Os técnicos calculam que sejam mais de 100 brasileiras no exterior.

"A Monar, de 20 anos, treinou com a seleção do Mundial Sub-21. Ela estava nos EUA desde os 16 anos e o pessoal nem se lembrava dela. A Nádia, de 17 anos, que atuou no Mundial Sub-19, está na Espanha", enumera o técnico Roberto Dornelas, do Sport Recife, assistente-técnico das seleções de base.

A ala Iziane, do Ourinhos, comenta que até faltam pivôs no Nacional, tamanho o êxodo de atletas que desempenham a função para outros países. "As pivôs são as mais valorizadas na Europa. Acho que a Lisdeivi (cubana, de Ourinhos) é a única pivô autêntica na posição."

As pivôs que atuaram nas últimas equipes da seleção feminina brasileira estão todas jogando na Europa. Kelly (Nercaleon), Êga (Zaragoza), Érika (Valência), Ísis (CB Valls), na Espanha; Graziane (Pecs), na Hungia; e Zaine (Umana Veneza), na Itália.

Fonte: Estadão

sábado, 19 de janeiro de 2008

Rodada de surpresas na Espanha



A rodada espanhola teve bastante surpresas.

O sábado marcou a primeira derrota do Ros Casares na competição. O time foi surpreendido pelo Eulalia (quarto colocado), que fez 76-68. Foi a primeira partida em que Érika começou como titular. Em 15', teve 6 pontos e 3 rebotes.

O Avenida, de Alessandra, segue em segundo. O time bateu o Extrugasa, de Kátia Denise, por 93-61. Em apenas 14', Alessandra sapecou 14 pontos e 7 rebotes. Kátia teve 11 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, em 28'. O Extrugasa é quinto.

O Olesa, de Palmira, perdeu do Canarias _décimo colocado_ (88-99), mas ainda assim confirmou a vaga na Copa da Rainha. A ala teve 3 pontos, 6 rebotes e 2 assistências, em 24'. O time é sétimo.

O Cadí perdeu do San Jose (terceiro colocado e dono do passe de Nádia Colhado, que não jogará esse ano no time principal), por 67-79. Silvinha teve 14 pontos e 4 assistências (30'); Helen, 9 pontos e 3 assistências (22') e Cris, 4 pontos e 4 recuperações (19'). O Cadí está na décima primeira colocação.

O Dato, de Kelly, vem em décimo segundo, após vitória sobre o Celta (oitavo), por 65-71. Kelly foi a cestinha, com 18 pontos, 9 rebotes e 2 assistências, em 32'.

Em outra supresa, o Zaragoza, de Êga e da estreante Franciele, conseguiu a sua segunda vitória em 13 jogos, ao superar o Hondarribia (nono), na prorrogação, por 80 a 86. Êga foi a cestinha, com 19 pontos, 10 rebotes e 4 assistências (40'). Franciele teve 12 pontos e 8 rebotes, em 23'. Com o resultado, o time deixou a lanterna e subiu para a décima terceira colocação.



Vitórias na Segundona


Na Segunda Divisão, a rodada foi positiva para as brasileiras.

No Grupo A, o Bembibre está na quarta colocação, após bater o Estudiantes (85-76), em uma noite alucinante de Fernanda Bibiano. Caçada pelas adversárias, a brasileira recebeu nada menos que 11 faltas. Fez 24 pontos, quase alcançando a perfeição nos lances de 2 (9 em 10). Somou 24 pontos. Pegou 13 rebotes e recuperou 3 bolas. Tudo isso em 26'. O lado negativo: deslizou nos lances livres, ao acertar 6 em 13 oportunidades e foi eliminada com 5 faltas. Sílvia Gustavo teve 12 pontos, 5 rebotes e 3 assistências, em 30'.

O Ensino, de Gilmara, vem em quinto, após passar pelo Alcobendas (65-55). Eliminada com 5 faltas, a brasileira jogou 22' e teve "apenas" 10 pontos, 11 rebotes, 4 recuperações e 2 assistências.

No Grupo B, o Girona, de Geisa, manteve a liderança ao passar pelo Palma (45-70). A brasileira teve 13 pontos e 7 rebotes, em 32'.

Catanduva não jogará nenhum jogo das quartas-de-final em casa; Fluminense, idem

Numa aberração surpreendente, as regras do Campeonato Nacional serão oficialmente subvertidas nas quartas-de-final.

A equipe de Catanduva, segunda colocada, disputará todos os jogos dessa fase no Rio de Janeiro, sede do adversário (Botafogo).

Por outro lado, o Fluminense, oitavo colocado, jogará as partidas no Monstrinho, casa do adversário Ourinhos, líder da primeira fase.

Os dados estão na programação do torneio e foram confirmados pela CBB.


Matéria no GloboEsporte sobre o assunto: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Basquete/0,,MUL265909-4433,00.html
Unimed/Americana vence e leva decisão do Estadual ao terceiro jogo

A Unimed/Americana venceu Ourinhos por 62 a 44 (26 a 15 no primeiro tempo) na segunda partida do playoff final do Campeonato Estadual Juvenil Feminino de basquete, disputada na tarde deste sábado (dia 19), no ginásio principal do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha - Centro Cívico -, em Americana. Agora, a série melhor de três estão empatada com uma vitória para cada equipe. Assim, a campeã da temporada 2007 será conhecida na realização do terceiro jogo, neste domingo (dia 20), às 11 horas, novamente no Centro Cívico. Não haverá cobrança de ingressos e a expectativa é pela presença de bom público para a decisão.

"Defensivamente fomos bem na partida de hoje, mas em termos ofensivos ainda não fizemos nosso melhor jogo. Podemos jogar mais que isso", disse a técnica da Unimed, Mila Rondon. "Continuo acreditando na conquista do título", acrescentou. Com 14 pontos, a pivô Michelli Splitter foi a cestinha da equipe de Americana na vitória sobre Ourinhos. As demais pontuadoras foram Aninha (11), Ariani (8), Fabi (8), Laylla (7), Amandinha (5), Taty (5) e Patty (4). Também jogaram Leila e Débora.
A Unimed/Americana busca o sexto título do Estadual Juvenil. A equipe foi campeã em 1999, 2002, 2003, 2004 e 2006. Em 20 jogos realizados até agora, as meninas americanenses conseguiram 18 vitórias e sofreram apenas duas derrotas.

SÃO BERNARDO GANHA DE FLORIANÓPOLIS POR 74 x 58

No encerramento da fase de classificação do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007), o São Bernardo/Metodista/Associação (SP) ganhou do ADIEE/Florianópolis (SC) por 74 a 58 (43 a 22 no primeiro tempo), em Florianópolis. As cestinhas foram Íris de Moraes, do Florianópolis, e Cíntia Luz, do São Bernardo, com 30 e 17 pontos, respectivamente. As duas equipes voltam a se enfrentar na terça-feira, em São Bernardo (20h de Brasília), no primeiro jogo das quartas-de-final (melhor de cinco).



— Apesar do jogo não valer mais nada para classificação, foi um bom teste, já que nos enfrentaremos nos playoffs, na semana que vem. Conseguimos impor o nosso ritmo desde o começo e vencer. Mas o time catarinense é determinado e, apesar de ser inferior tecnicamente, supera as falhas com garra, usando a vantagem de jogar em casa. O nosso grupo está crescendo a medida em que vamos melhorando no entrosamento. Acredito que vamos evoluir ainda mais durante as quartas-de-final — disse a ala Cíntia Luz, do São Bernardo.

BOTAFOGO TERMINA EM 7º E ENFRENTA CATANDUVA

Pela oitava e última semana da fase de classificação do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007), o Botafogo (RJ) venceu o LTD/Teresópolis/Universo (RJ) por 71 a 63 (39 a 38 no primeiro tempo), no Rio de Janeiro. As cestinhas foram Djane, do Teresópolis, e Joseane, do Botafogo, com 16 e 15 pontos, respectivamente. Com a vitória, o Botafogo terminou em sétimo lugar e irá enfrentar nas quartas-de-final o Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP). Todos os jogos serão no ginásio do Botafogo.



— O desempenho do time foi muito bom. Mesmo sabendo que já estávamos classificadas para os playoffs, não nos acomodamos. Entramos determinadas a ganhar a partida. Conseguimos impor nosso ritmo, brigamos por todas as bolas e saímos com a vitória — disse a ala/armadora Camila, do Botafogo.
Prefeitura de Mogi das Cruzes prepara seletivas para basquete e vôlei

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), está preparando seletivas para a formação das equipes femininas de basquete e vôlei que representarão a cidade em competições oficiais, como os Jogos Regionais e Abertos do Interior. Os eventos fazem parte do planejamento desenvolvido pela pasta para 2008.

A escolha das jogadoras para o time de vôlei acontecerá no dia 23 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, no Mogilar. As interessadas em participar deverão ter mais de 18 anos e comparecer ao local com a carteira de identidade. Não é necessária inscrição prévia e a seleção ficará por conta do professor Luiz Antônio Cândido, que realiza trabalhos de iniciação esportiva no Centro Esportivo de Braz Cubas e nos projetos desenvolvidos pela Smel.

Já o time de basquete feminino será definido no dia 1º de março, também a partir das 9 horas. A seletiva, que será coordenada pelo técnico Ralph Cruz, acontecerá no Centro Esportivo da Universidade de Mogi das Cruzes, no Mogilar. Como no processo do vôlei, as atletas deverão ter mais de 18 anos e apresentar um documento de identidade.

“As seletivas fazem parte de um trabalho, determinado pelo prefeito Junji Abe, de valorização do talento de atletas nascidos em Mogi das Cruzes ou com raízes com a cidade. Com essa ação, proporcionaremos a oportunidade para que todas as interessadas em participar de nossas equipes de vôlei e basquete possam mostrar sua capacidade”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Giannotti Neto.

Mais informações sobre as seleções podem ser obtidas pelo telefone 4798-5167.




sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

QUARTAS-DE-FINAL DO NACIONAL FEMININO COMEÇAM 2ª FEIRA

O Departamento Técnico da CBB divulgou nesta sexta-feira a tabela das quartas-de-final (melhor de cinco) do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007). Na segunda-feira jogam Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x o oitavo colocado (Botafogo ou Fluminense), em Ourinhos (20h de Brasília); e, no mesmo horário, Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE), em Santo André. Na terça-feira mais duas partidas, às 20h, Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x o sétimo colocado (Botafogo ou Fluminense); e São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC), em São Bernardo.



A definição do sétimo e oitavo lugares depende do resultado do jogo Botafogo (RJ) x LTD/Teresópolis/Universo (RJ), que será realizado neste sábado no ginásio do Botafogo (11h). Se o Botafogo vencer, garante a sétima posição e o Fluminense é o oitavo. Em caso de derrota, o Fluminense termina em sétimo e o Botafogo fica na oitava colocação.



PROGRAMAÇÃO – QUARTAS-DE-FINAL (melhor de cinco)

1º JOGO

— Segunda-feira (dia 21 de janeiro)

20h00 – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ)

Ginásio Monstrinho

20h00 – Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE) – Ginásio de Esportes Celso Daniel

— Terça-feira (dia 22 de janeiro)

20h00 – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ) – Rio de Janeiro

20h00 – São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC) – Ginásio Ubaldo Lago “Baetinha”



2º JOGO

— Quarta-feira (dia 23 de janeiro)

20h00 – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ)

Ginásio Monstrinho

20h00 – Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE) – Ginásio de Esportes Celso Daniel

— Quinta-feira (dia 24 de janeiro)

20h00 – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ) – Rio de Janeiro

20h00 – São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC) – Ginásio Ubaldo Lago “Baetinha”



3º JOGO

— Sexta-feira (dia 25 de janeiro)

20h00 – Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – Rio de Janeiro

— Sábado (dia 26 de janeiro)

18h00 – Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) – Rio de Janeiro

18h00 – Sport/Faculdade Maurício de Nassau (PE) x Santo André (SP) – Ginásio do Sport

— Domingo (dia 27 de janeiro)

18h00 – ADIEE/Florianápolis (SC) x São Bernardo/Metodista/Associação (SP)

Complexo Esportivo Rozendo Lima



4º JOGO (SE NECESSÁRIO)

— Domingo (dia 27 de janeiro)

18h00 – Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ) x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – Rio de Janeiro

— Segunda-feira (dia 28 de janeiro)

20h00 – Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ) x Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) – Rio de Janeiro

20h00 – Sport/Faculdade Maurício de Nassau (PE) x Santo André (SP) – Ginásio do Sport

20h00 – ADIEE/Florianápolis (SC) x São Bernardo/Metodista/Associação (SP)

Complexo Esportivo Rozendo Lima



5º JOGO (SE NECESSÁRIO)

— Terça-feira (dia 29 de janeiro)

20h00 – Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP) x Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ) – Rio de Janeiro

— Quarta-feira (dia 30 de janeiro)

20h00 – Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP) x Botafogo (RJ) ou Fluminense (RJ)

Ginásio Monstrinho

20h00 – São Bernardo/Metodista/Associação (SP) x ADIEE/Florianópolis (SC) – Ginásio Ubaldo Lago “Baetinha”

— Sexta-feira (dia 1º de fevereiro)

20h00 – Santo André (SP) x Sport/Maurício de Nassau (PE) – Ginásio de Esportes Celso Daniel

OBS: Horário de Brasília.

1ª FASE DO CNBF TERMINA NESTE SÁBADO COM DOIS JOGOS

A oitava e última semana da fase de classificação do 10º Campeonato Nacional de Basquete Feminino (CNBF 2007) termina neste sábado com dois jogos: Botafogo (RJ) x LTD/Teresópolis/Universo (RJ), no Botafogo (11h de Brasília); e ADIEE/Florianópolis (SC) x São Bernardo/Metodista/Associação (SP), em Florianópolis (16h). Se o Botafogo vencer garante a sétima colocação e o Fluminense é o oitavo. Em caso de derrota, o Fluminense termina em sétimo e o Botafogo fica em oitavo lugar.



— Precisamos vencer para garantir a sétima colocação, que é a melhor possível para nós. Na verdade, o que importa é que conseguimos a vaga para os playoffs, uma conquista importante para um grupo tão jovem. O nosso jogo está apresentando grande evolução e acredito na vitória. Quanto ao lado emocional, digo para as atletas que, se no futuro, elas pretenderem decidir uma final de campeonato, temos que aprender agora a decidir o 7º e 8º lugares. Será uma experiência muito útil para esses jovens talentos — comentou o técnico Orlando Assunção, do Botafogo.