quinta-feira, 15 de março de 2007

BRASIL TERÁ TRÊS ARBITROS NOS CAMPEONATOS MUNDIAIS DE 2007




Rio de Janeiro – O basquete brasileiro será representado por três árbitros nos Campeonatos Mundiais de base de 2006. A FIBA (Federação Internacional de Basketball) convocou nesta quarta-feira os árbitros internacionais Fernando Serpa (RS) para o 2º Mundial Sub-21 Feminino, de 29 de junho a 8 de julho em Moscou (Rússia); Marcos Benito (SP) para o 8º Mundial Sub-19 Masculino, de 12 a 22 de julho em Nova Sad (Sérvia); e Fátima Aparecida, para o 7º Mundial Sub-19 Feminino, de 26 de julho a 5 de agosto em Bratislava (Eslováquia).

— É mais uma conquista na minha carreira e ser indicada para representar o nosso país, que tem um excelente quadro de árbitros, me deixa muito honrada. Acho que já sou uma veterana em competições internacionais. Isso me deixa muito feliz, pois mostra que a Federação Internacional confia no meu trabalho. É um estímulo a mais para me aprimorar cada vez mais e representar bem a arbitragem brasileira no mundo — explicou Fátima Aparecida.

— Apitar um Mundial significa uma grande responsabilidade para o árbitro. É uma excelente oportunidade para evoluir ainda mais na profissão. Irei para o Mundial um pouco mais experiente, já que estive no Europeu Sub-16 no ano passado, onde adquiri uma importante vivência, especialmente na mecânica de três árbitros. Quanto à preparação específica para o campeonato, vou investir bastante em aperfeiçoar meu inglês, com aulas particulares intensivas para poder me comunicar com eficiência — comentou Marcos Benito.

— Estou muito feliz com essa indicação. Disputar um Mundial é o ápice da carreira de qualquer árbitro e estou realizando um sonho. Será uma grande oportunidade de estar com excelentes árbitros do mundo inteiro e espero fazer um bom trabalho, representando bem a arbitragem brasileira. Vou continuar minha rotina de treinamentos físicos e nos meus compromissos nas competições nacionais, trabalhar para me aperfeiçoar sempre e chegar na Rússia bem preparado — disse Fernando Serpa.

— A escolha de árbitros brasileiros para os Campeonatos Mundiais mostra a confiança que a Federação Internacional tem na nossa arbitragem. Desde 2006, a FIBA está convocando os árbitros. Diferente dos anos anteriores em que cada seleção levava seu árbitro. A Fátima já pode ser considerada uma veterana. Ela tem várias competições internacionais no currículo e poderá colaborar muito com sua experiência. A FIBA vem investindo muito na arbitragem feminina. O Fernando Serpa foi muito bem na Copa América – Pré-Mundial Juvenil de 2006, apitando inclusive a final. O crescimento do Serpa internamente é muito importante para nós. E com a participação num Mundial, ganhando experiência internacional, ele vai ficar mais motivado a crescer. O Benito é o mais jovem dos três. Ele foi beneficiado pelo acordo entre a FIBA Américas e a FIBA Europe e participou do Campeonato Europeu Juvenil de seleções, no ano passado. A indicação do Benito mostra que devemos trabalhar para a renovação do quadro de arbitragem, principalmente porque a FIBA tem uma proposta de recrutamento de árbitros jovens para atuarem nas categorias de base, da cadete até a Sub-21 — analisou o coordenador de arbitragem da CBB, Geraldo Fontana.

FÁTIMA APARECIDA DA SILVA
Nascimento: 01/03/1967
Profissão: Professora
Primeiro campeonato oficial: Campeonato Paulista Mini Feminino (1987)
Árbitro Internacional FIBA desde 1996
Principais campeonatos internacionais:
Campeonato Sul-Americano de Clubes (Bolívia / 1997); Campeonato Mundial de Clubes Campeões (Londrina / 1997 e Santos / 1999); Copa América Adulta Feminina – Pré-Mundial (Brasil / 2001); Campeonato Mundial Sub-21 Feminino (Croácia / 2003); Campeonato Mundial Interclubes (St.Petersburg / 2004); Campeonato Mundial adulto Feminino (Brasil / 2006) e Campeonatos Sul-Americanos (diversas categorias e países)

FERNANDO SERPA DE OLIVEIRA
Data de Nascimento: 20/02/1968
Profissão: Professor de Educação Física
Primeiro campeonato oficial: Campeonato Gaúcho Adulto (1987)
Árbitro Internacional FIBA desde 1998
Principais campeonatos internacionais:
Campeonato Sul-Americano Cadete Masculino (Venezuela / 1998), Global Games Sub-20 Masculino (Estados Unidos / 2003), Copa América Sub-20 Masculina (Canadá / 2004), Copa América Juvenil Masculina (Estados Unidos / 2006)

MARCOS FORNIES BENITO
Data de Nascimento: 12/04/1972
Profissão: Professor de Educação Física
Primeiro campeonato oficial: Campeonato Paulista Adulto (1995)
Árbitro Internacional FIBA desde 2004
Principais campeonatos internacionais:
Campeonato Sul-Americano Cadete Feminino (Paraguai / 2005); Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões (Argentina / 2005); Campeonato Europeu Cadete (Espanha / 2006); Campeonato Sul-Americano Cadete Masculino (Uruguai / 2006) e Liga Sul-Americana de Clubes (Peru / 2007)

Nenhum comentário: