terça-feira, 14 de novembro de 2006


O melhor do basquete já em quadra


Sábado, no ginásio do Cefet, aconteceu a solenidade de abertura do encontro

O 22º Encontro Nacional dos Veteranos de Basquete já está em andamento. A solenidade de abertura foi no último sábado, no ginásio do Cefet-ETFRN, com a presença de 23 entidades, e direito a desfile com música ao vivo a cargo da Banda da PM - que embalou as delegações com estilos desde as marchas militares mais conhecidas até os frevos rasgados. A abertura, na prática, teve mais o caráter de uma grande confaternização - com uma importância considerável: para se ter uma idéia, entre as autoridades se fizeram presentes Gerasime ??Grego? Bozikis, presidente da Confederação Brasileira de Basquete; e, naturalmente, Marcos Antônio ??Marquinhos??, presidente da Federação Brasileira de Basquetebol Master; ao lado de desportistas como Raul Ferrer (FNB) e Carlos Aberto Galvão (AVAB-RN). O evento ainda contou com o Fogo Simbólico - a cargo dos desportistas Nilo Machado e José Bulhões Filho, observados por Paulo ??Basquete?? Cunha - e o Juramento do Atleta - com Carlos Galvão. Ao final, houve apresentação de grupos de dança do Marista e do CEI.

Os jogos mesmo começaram no domingo - foram 31 partidas, seguidas ontem por mais 34 jogos. E os anfitriões potiguares, como se saíram na estréia? Apenas a equipe da categoria 45 anos masculino se deu bem, aplicando 64 a 50 no AVBS-Santos. As demais categorias não se saíram muito bem; pelo menos um grupo ficou mordido, o da categoria 50 anos masculino, ao ver a vitória escapar para a AVB-Nicteroy (81 a 77).

Os homens seguem na luta pela classificação em quase todas as categorias. Certo é que os adversários de Brasília para ??baixo?? vêm com gosto de gás. Exemplos? Ontem, na categoria 40 anos, a Avebesp-SP (com Alemão, Gari, Gilbert, Paulinho e Marcão, mais Paulo Costa, Ivan e Caio) com tascou 122 a 66 no AVAB-CE (com Cabral, Luiz, Tavares, Castro e Oriel, mais Hilário e Renan), enquanto na categoria 65 anos a Avabra-DF, com bom poder de fogo venceu a AVAB-RS (com equipe mínima: Bibi, Sérgio Pinto, Gerson, Arendi, Fonseca e Tim).

As equipes femininas é que vêm sofrendo um bocadinho. Ontem, na categoria ??mirim?? (30 anos), a AVAB-RN - com Telma, Silvana, Flávia, Carvana e Kátia, mais Suely, Lídia, Eveline, Rosana e Theresa - amargou a segunda derrota: 29 a 96 para a UVB-SP (formada por Helô, Fernanda, Lucila, Luciana e Cris, mais Margarete, Márcia e Inês). As potigures amargaram a ausência de Theresa, contundida no primeiro jogo (contra a AVBS-Santos - deu Santos, 89 a 16). ??Entorse... estou no Departamento Médico!??, resumiu a atleta, lembrando que o grupo é novo e busca um melhor entrosamento. Para as paulistas, foi a recuperação depois de perderem na estréia para a AVAB-PE (52 a 49, jogo ??frevente??). Isso no Grupo A da categoria, pois no B quem mete medo é a ABVRJ-RJ, que estreou ??enterrando?? a AVAB-CE (108 a 15!)

Hoje estão previstos 31 partidas: 5 jogos na AABB, 4 no Salesiano, 6 no Palácio dos Esportes, 4 no Imaculada, 5 no Contemporâneo e 7 no Humberto Nesi Machadinho.
Diário de Natal

Nenhum comentário: