segunda-feira, 4 de abril de 2005

Hortência é eleita para o Hall da Fama do Basquete
Campeã mundial de 94 inaugura presença do Brasil no local

SPRINGFIELD, EUA - O Brasil já está representado no Hall da Fama do Basquete, em Springfield (Estados Unidos). Nesta segunda-feira, Hortência foi eleita para ter o nome imortalizado no local, ao lado dos melhores jogadores da história da modalidade.


Campeã mundial em 1994, pan-americana em 1991 e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta-96, Hortência é a primeira brasileira a integrar o local. Desde 1992, a cestinha faz parte do Hall da Fama feminino.

Para ter o nome incluído na sede de Springfield, Hortência recebeu votos de pelo menos 18 dos 24 membros do comitê honorário da instituição. Fora a brasileira, apenas uma outra mulher foi eleita este ano: a treinadora americana Sue Gunter.

Também foram escolhidos os técnicos Hubie Brown, Jim Calhoun e Jim Boeheim. Em 2004, Hortência também foi relacionada entre os finalistas, mas acabou não sendo indicada.

Além de Hortência, outro brasileiro já concorreu a uma vaga no Hall da Fama do Basquete: Ubiratã. Campeão mundial em 1963, o jogador já falecido ficou entre os finalistas em três oportunidades, mas não foi eleito.

O Hall da Fama reúne os melhores jogadores da história do basquete. A maioria esmagadora dos integrantes é de americanos. Dos que têm os nomes gravados no local estão Kareem Abdul-Jabbar, Larry Bird e Magic Johnson. Entre os estrangeiros, se destacam o croata Drazen Petrovic e o soviético Sergei Belov.

Na sede em Springfield, há peças históricas, como camisas, troféus, bolas etc. Apesar de não ser membro, Oscar foi lembrado. Uma camisa usada pelo cestinha nas Olimpíadas de Atlanta faz parte do acervo.

Fonte: Esporte na Globo

Nenhum comentário: