terça-feira, 1 de março de 2005

Unimep pede mais tempo para a FPB

Presidente Ilda Borges Gonçalves ainda tem a esperança de confirmar a equipe piracicabana na divisão de elite de 2005; dez jogadoras passam por testes físicos


A presidente da Associação Desportiva Unimep, Ilda Borges Gonçalves, solicitou à FPB (Federação Paulista de Basquete), ontem, "o máximo de prazo" para confirmação da presença da equipe na 1ª Divisão do Campeonato Paulista Feminino de Basquete de 2005. O contato foi com o Departamento de Basquete Feminino que ficou de avaliar o pedido ainda esta semana. O campeonato tem início previsto para o dia 19 de março.
A ação da presidente da AD Unimep confirma o que a técnica da equipe feminina, Maria Angélica Gonçalves, a Branca, disse na semana passada. Diante das dificuldades de o time conseguir um patrocínio forte para disputar a Primeira Divisão, Branca disse que a última saída seria pedir ajuda à federação. "Estou pedindo mais quatro, cinco dias para dar uma resposta à federação", disse Ilda.
A comissão técnica e a diretoria aguardam a confirmação de um encontro com diretores de uma empresa de alimentação, em São Paulo, ainda esta semana, para tentar um patrocínio.
Segundo a assessoria de imprensa da FPB, a Unimep está automaticamente inscrita na 1ª Divisão porque participou, no mês passado, da reunião do Conselho Arbitral –– na oportunidade o início do campeonato foi prorrogado em um mês. Procurado pela reportagem do Jornal de Piracicaba no final da tarde de ontem, o presidente da FPB, Antônio Chakmati, estava em reunião.
Branca e Ilda disseram que as chances de conseguir um patrocínio âncora em Piracicaba já estão descartadas. "Já tentamos de tudo", lamentou a treinadora. O time tem garantidos R$ 15 mil de apoios, mas precisa duplicar esse valor para garantir salários, viagens, alimentação, diárias em hotéis e pagamento de taxas para disputar com tranqüilidade o campeonato deste ano que começará no próximo dia 19.
A técnica Branca voltou a dizer que deixa a Unimep caso o time não reúna condições financeiras para disputar a 1ª Divisão. A Unimep conseguiu o acesso no ano passado ao conquistar o vice-campeonato da 2ª Divisão. "Estamos reivindicando um pouco mais de tempo. Vou acreditar que conseguiremos disputar o campeonato. Tem gente criticando e dizendo que a questão é só dinheiro. Não é isso. Meu salário continua o mesmo. O objetivo é estar na primeira (divisão)".

TESTES - A técnica Branca disse que embora haja dúvidas se o time disputa ou não a divisão de elite, o elenco continua treinando com afinco. Ontem dez atletas realizaram uma série de testes na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) no Laboratório de Avaliação Antropométrica e de Esforço Físico. Os testes foram acompanhados pelo coordenador do laboratório, médico Marcelo de Castro César e pelo professor-doutor João Paulo Borin, do departamento de Performance Humana da universidade.
As atletas realizaram das 8h às 12h testes antropometria (avaliação de peso), esforço físico na esteira e de salto vertical. O preparador físico do time, Paulo Martignago, explicou que os testes são importantes porque auxiliam na avaliação física das jogadoras: o que cada uma pode melhorar e suas deficiências. No ano passado esses testes foram realizados em maio.
As jogadoras já fizeram os exames de sangue e urina e ainda passarão por exames de esforço cardiológico (ergométricos). Os treinos estão ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 16h às 18h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatskauskas.
A armadora Joceli –– que se recupera de uma cirurgia no joelho –– e a lateral Michele, que está com suspeita de problemas de pressão arterial, não participaram dos testes na Unimep.

SÃO BERNARDO - A equipe feminina de basquete de São Bernardo do Campo apresenta amanhã, às 14h30, a nova equipe e detalhes sobre o acordo firmado com a Universidade Metodista de São Bernardo.
Sob o comando de Márcio Bellicieri, a nova equipe São Bernardo/Metodista contará com 14 atletas, entre elas a campeã brasileira de 2004 pela Unimed/Ourinhos, Alessandra (Lelê).


Fonte: Jornal de Piracicaba

Nenhum comentário: