domingo, 7 de março de 2004

Helen, Cíntia e Silvinha, as irmãs Luz



Paulistas de Araçatuba, Helen Cristina, Cíntia Regina e Sílvia Andrea, a Silvinha, são um caso muito especial na história do basquete brasileiro, de uma forma geral, e do time do BCN, em particular. Afinal, as irmãs Luz representam o talento, o esforço e, sobretudo, o sucesso de uma família voltada para o esporte.

Alas e armadoras competentes, as três começaram a praticar o esporte ainda crianças, com incentivo do pai Nélson, treinador de basquete, e da mãe Cleo. Foi em uma escolinha da prefeitura da cidade natal, onde a história das três atletas com o basquete começou. Depois a família mudou-se para Jundiaí, pois as meninas receberam convite para defender o time do Colégio Divino Salvador. Após quatro anos em Jundiaí, a família se mudou novamente, desta vez para Piracicaba e foi lá que as irmãs fizeram parte da história do BCN.

Silvinha, Helen e Cíntia jogaram nas categorias de base do então BCN/Unimep, equipe que tinha Maria Helena Cardoso como técnica. Logo depois o banco tornou-se mantenedor do time, que passou a se chamar BCN, hoje Finasa. Assim como Cíntia, Silvinha tinha Magic Paula como seu maior ídolo e nesta época do BCN teve a oportunidade de conhecer e conviver com ela. Já Helen gostava do estilo de Hortência e teve a oportunidade de jogar e ganhar um título Mundial com as duas maiores jogadoras do basquete brasileiro, fato inesquecível em sua carreira, em 1994, na Austrália.

"Foi no BCN que meu basquete deslanchou. Treinar com a Maria Helena foi muito bom para o meu crescimento. O BCN é o melhor exemplo de patrocínio, se todos os esportes pudessem ter um patrocinador assim seria muito bom para o país", comenta Helen, que tem na visão de jogo e no arremesso de três pontos suas principais características. No início de 2004, ela jogou na Rússia, depois de passar pela WNBA, nos Estados Unidos, e Espanha.

A paixão pelo esporte também marca a vida de Silvinha, a caçula, que com apenas 7 anos já tentava as suas cestas. "Tudo o que sou e o que tenho hoje devo ao basquete. As viagens que fiz, a disciplina que aprendi, tudo devo a minha profissão", diz Silvinha, que tem muita velocidade nas infiltrações no garrafão. Na temporada 2003/2004, a atleta defendeu o Unimed/Pão de Açúcar/FIO, de Ourinhos, em São Paulo.

Cíntia, a mais velha das irmãs, foi a pioneira no esporte. Antes de completar 12 anos, trocou a natação pelo basquete. Seu ponto forte é a defesa. "Somos diferentes em todos os sentidos. Cada uma tem um gênio, cada uma vive de uma maneira diferente sempre se respeitando muito e nos querendo muito bem", afirma a jogadora, que defendeu o Black&Decker/Uberaba no Campeonato Brasileiro de 2003/2004.

Fichas Técnicas:



Nome: Helen Cristina Santos Luz
Nascimento: 23 de novembro de 1972, em Araçatuba (SP)
Posição: Ala / Armadora
Altura: 1,76 m
Peso: 63 kg



Nome: Cintia Regina Santos Luz
Nascimento: 25 de novembro de 1971, em Araçatuba (SP)
Posição: Ala / Armadora
Altura: 1,75 m
Peso: 69 kg



Nome: Silvia Andrea Santos Luz
Nascimento: 05 de março de 1975, em Araçatuba (SP)
Posição: Ala / Armadora
Altura: 1,73 m
Peso: 61 kg

Fonte: Finasa Esportes

Nenhum comentário: