domingo, 29 de fevereiro de 2004

Dandenong Rangers é campeão na Austrália

O Dandenong Rangers sagrou-se campeão na última semana da WNBL, a liga australiana.

O time bateu o Sydney Flames (que participou da edição de 1993 do Mundial Interclubes, em São Paulo) por 63 a 53.

O destaque do time foi Jacinta Hamilton, com 11 pontos.

Lauren Jackson foi eleita MVP pela quarta vez, mas seu time (o Canberra que jogou no Mundial esse ano), foi eliminado nas semifinais.
Liga Espanhola 2

O Ferrol bateu o Valladolid por 85 a 79. Roseli fez 10 pontos e 4 rebotes e veu seu time subir para a quinta colocação.

Tenerife bateu Cáceres por 66 a 63, com 26 pontos, 10 rebotes e 5 recuperações de Tayara. O time sobe para a oitava posição.

E o Guadalajara perdeu para o Adba, por 87 a 73, com 8 pontos e 5 assistências de Veneza. O time é o décimo.

Leila Sobral reforça o São Paulo-Guaru

A ala-pivô, 29 anos e 1,87 m, campeã mundial com a seleção brasileira em 94, atuou pelo Santo André no Nacional-03. O clube também trouxe para a disputa do Paulista, que começa em março, a ala Roberta, a ala-pivô Patrícia e as pivôs Eliane e Tatiane.

Fonte: Folha de São Paulo

Liga Espanhola

A rodada começou na quinta-feira, com a vitória do Barcelona sobre o Acinas, por 98 a 62. Érika jogou 28 minutos e teve 11 pontos e 9 rebotes e 4 faltas.
O Barcelona segue na vicew-liderança do torneio. Só para lembrar o Acinas, equipe que saiu derrotada, é o próximo destino de Silvinha, e está numa posição delicada: décimo terceiro da tabela, fugindo da segunda divisão. A maior estrela do time é a americana Jermisha Dosty.

O Salamanca de Iziane bateu o Zaragoza por 84 a 79. Iziane fez 14 pontos e deu 4 assistências. Com o resultado, o time reassume a terceira posição.

O Mendibil, de Maria Helena Cardoso, perdeu para o Cadi por 81 a 60 e volta à quarta posição.

sábado, 28 de fevereiro de 2004

Chat com Magic Paula

Nesta quarta-feira (3), estaremos com Magic Paula em um chat sensacional na AOL. Todos os fãs de uma das maiores jogadoras do mundo estão convidados a participar. Paula, para quem não a conhece bem é um amor de pessoa e esse encontro vai ser muito divertido. Garanto que vou fazê-la a contar algumas engraçadas piadas. O chat terá início às 20 horas.

Fonte: Coluna Juarez Araújo - UOL
Silvinha vai para a Espanha; Kátia Denise para Bélgica

Nueva incorporación en Burgos.

El Arranz Acinas, burgalés, acaba de hacerse con los servicios de la jugadora internacional brasileña, Silvia Luz, “Silvinha”, para sustituir a la americana Coretta Brown.

La jugadora brasileña, ya estuvo la pasada temporada a las órdenes de Tito Sobrin, en el Puig d´en Valls de Ibiza, y ahora vuelve a estar a su servicio en el Arranz Acinas burgalés.

Silvinha, viene a Burgos, recién terminada la Liga Nacional Brasileña, dónde disputó la final con el Páo de Açucar-Unimed, de la ciudad paulista de Ourinhos, equipo con el que promedió 14,8 puntos – 3,6 asistencias y 2,2 recuperaciones.

El equipo burgalés, trata de obtener con el fichaje de Silvinha, a la cañonera que necesita para intentar salvarse del descenso. La jugadora, viajará a España, el próximo lunes, día 1 de Marzo, y se incorporará a la disciplina del club, el día 2, una vez pase el pertinente reconocimiento médico.

Katia da Silva, a la liga belga.

La pívot internacional brasileña Katia da Silva, acaba de formalizar un contrato hasta la finalización de la temporada, con el equipo belga Tulikivi de la ciudad belga de Deerlijk.

Katia, jugadora de 188 cms. de estatura jugó el pasado mundial de clubs con el equipo brasileño del Sáo Paulo-Guaru, mundial celebrado en la ciudad rusa de Samara. También jugó con el mismo club, la Liga Nacional Brasileña, en la que promedió 15 puntos y 7,8 rebotes. Esta temporada volvió a España, con un contrato temporal, al equipo de La Seu d´Urgell, y ahora se va a tierras belgas, a defender los colores del Tulikivi Deerlijk.

El nuevo equipo de Katia, acaba de clasificarse brillantemente y por primera vez en su historia para jugar la final de la Copa de Bélgica, que se celebrará en la ciudad de Roulers, el 12 de Abril., y en la que se encontrará al potentísimo Deixa Namur, equipo en el que militaba la jugadora alemana Alke Dietel, ahora en las filas del Olis de Soller de la liga española.

Deseamos muchísima suerte a Katia en esta nueva aventura y confiamos que ayude a su nuevo equipo a conseguir su objetivos y que pronto podamos tenerla de nuevo en España.



Unimed pode ter três reforços no Mundial

O técnico Paulo Bassul confirmou o interesse da Unimed na contratação de três reforços para a seletiva do Campeonato Mundial de Basquete Feminino, que acontece dias 28, 29 e 30 de maio, possivelmente em Americana. Segundo o treinador, a idéia principal é trazer jogadoras que lhe possibilitem mais opções na hora das alterações.

"Temos uma base forte, a Micaela (que está na Itália) volta em abril e com mais três reforços, a equipe fica numa boa condição para brigar por uma das duas vagas à final do Mundial. Porém, para que as contratações sejam efetivadas, precisamos levar em consideração a qualidade técnica das jogadoras, a disponibilidade no período da seletiva e o aspecto financeiro", disse o técnico da Unimed.

De acordo com Bassul, a vinda de três reforços é importante no sentido da Unimed ganhar em experiência e também na manutenção do nível técnico nas alterações. "Hoje, nosso banco é bastante jovem, com cinco jogadoras juvenis. Para uma competição em nível de seletiva mundial, precisamos de atletas mais experientes, que também nos dêem condições de fazer as trocas sem prejudicar o nível", salientou.

Na seletiva, a Unimed/Americana vai enfrentar a seleção de Cuba, a equipe da Nigéria (campeã africana) e o time campeão da Europa (a decisão será entre Ekaterimburgo, da Rússia, e Valencienes, da França). As quatro equipes jogam entre si, com a campeã e a vice assegurando classificação para a final do Mundial, no segundo semestre.

Quanto ao Campeonato Paulista, com início previsto para março, a expectativa da comissão técnica e das jogadoras da Unimed é que a tabela seja divulgada nesta sexta-feira pela Federação Paulista de Basquete (FPB).


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

A explosão de Érika

Recém-chegada à Liga Espanhola, a pivô Érika explode nas estatísticas da competição.

É a décima atleta mais valiosa (MVP), a primeiríssima nos fundamentos rebotes (11,3) e tocos (1,6) e ainda a quinta em desarmes (2,6).

A ala Iziane aparece no ranking das cestinhas: é a oitava maior pontuadora, com média de 16,5 ppj.
Leila é Guaru

Para desespero da técnica Laís Elena e da torcida de Santo André, a ala-pivô Leila Sobral está mesmo de mudança acertada para a próxima temporada.

E o destino é o São Paulo/Guaru.
Preparação

José Medalha, no site Diário do Basquete, comenta a preparação olímpica:

Seleção Feminina

A programação da seleção brasileira feminina com vistas aos Jogos Olímpicos de Atenas foi divulgada com treinos tendo início em junho.

Jogos amistosos no Brasil com Cuba ( não classificada) após um mês de treinos. Mais uma semana de treinos e embarque para a Grécia. Torneios na Grécia envolvendo Austrália, Rússia e China. Preparação ideal? Jogos amistosos satisfatórios?

Apenas como comparação, o time norte-americano, um dos favoritos a uma das medalhas, já esta fazendo amistosos e se preparando com grande antecedência Quem esta agindo mais adequadamente? Perguntas como tantas desta coluna que ficam no ar.
Em partida disputada, time de Mama e eliminado da Eurocopa


O Mondeville, da brasileira Mama, perdeu hoje a terceira partida do play-off da Eurocopa por 57 a 53 para o Dynamo de Moscou. A vitoria valia a passagem da equipe as semifinais da competicao.

Mama fez 9 pontos, roubou 5 bolas e pegou 2 rebotes.

Para as semifinais, se classificaram as equipes russas do Dynamo de Moscou e de Sao Petesburgo, mais o Mav Coop, da Hungria e o Fenerbache, da Turquia.

Para as brasileiras, fim da linha.

Alessandra deixou a competicao como a decima quarta cestinha (16 pontos por jogo), o segundo melhor aproveitamento geral (64,5%) e a quinta maior reboteira (10,9 por jogo).

Mama detem o quarto melhor aproveitamento geral (55,8%), e a decima primeira nos desarmes (3,1 por jogo), a vigesima terceira reboteira (7,1 por jogo).

A foto mostra um lance entre a outra brasileira que disputou a Eurocopa, a pivo Flavia Prado, da mesma equipe de Alessandra, o Venezia. De costas na foto, Elen Bounatiants.

ps: post sem acentos.
Estados Unidos vencem a segunda contra Cuba

Havana (Cuba) - A seleção norte-americana feminina de basquete venceu o segundo amistoso contra Cuba realizado na noite de quarta-feira, em Havana. A exemplo do que ocorreu no primeiro jogo, as visitantes não tiveram maiores problemas para garantir o placar de 97 a 51.
Mais uma vez, a ala Lisa Leslie ditou o ritmo do jogo, comandando o ataque dos Estados Unidos com 22 pontos, 18 deles marcados no primeiro quarto do confronto. 'Acho que jogamos melhor do que na noite anterior', afirmou o técnico Van Chancellor, que tem um recorde de 16 vitórias consecutivas no comando da equipe. 'Nosso ataque estava melhor e todas as 11 jogadoras atuaram muito bem. Nós tentamos continuar a trabalhar nosso jogo. Melhorar nosso ataque, tornar nossa defesa melhor. Tentar melhorar noite após noite'.

Mesmo com as duas vitórias tranqüilas na casa das adversárias, Chancellor faz questão de destacar o esforço das cubanas. 'É impressionante o quanto Cuba luta, independente de qual seja o placar. Mas elas realmente sentem a falta da número 11 (Yamilet Martinez). Ela é realmente uma grande jogadora e isso comprometeu o time delas'.

Sem a pivô Yamilet, Cuba foi comandada por Licet Castillo, que marcou 15 pontos, pegou quatro rebotes e fez quatro assistências. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, no último amistoso da série.

A seleção norte-americana irá se preparar para os Jogos de Atenas em três etapas. A primeira começou com os treinos na Carolina do Norte e seguiu com os amistosos contra Cuba. Em março, o grupo volta a se reunir e participa de uma turnê na Europa de 18 a 28. A última fase preparatória será realizada de 2 a 13 de abril, novamente nos Estados Unidos.

Fonte: Gazeta Esportiva

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Lisa Leslie comanda massacre dos EUA sobre Cuba

Havana (Cuba) - A ala norte-americana Lisa Leslie foi a cestinha no amistoso entre as seleções femininas de basquete dos Estados Unidos e Cuba. Leslie contribuiu com 19 pontos na vitória norte-americana por 73 a 37. A partida foi realizada em Havana na noite de terça-feira e faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto.
Além de Leslie, Swin Cash e Tina Thompson fizeram a festa na quadra. Cash marcou 12 pontos e pegou sete rebotes, enquanto Thompson fez 11 pontos, pegou sete rebotes e roubou oito bolas.

As duas equipes volta a se encontrar mais duas vezes esta semana. Os Estados Unidos atuaram sob o comando do técnico Van Chancellor, técnico do Houston Comets da brasileira Janeth Arcain. A principal pontuadora de Cuba foi Yuliseny Soria com dez pontos.


Fonte: Gazeta Esportiva
Mudança de Planos

A ala-pivô Rosângela Pereira (ex- São Paulo/Guaru) abandonou as negociações que vinha mantendo com a equipe de São Bernardo, as quais foram noticiadas aqui no blog.

A jogadora vai dar um tempo no basquete e abandona as quadras nesse ano.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2004

Itália - Segunda Fase

No Grupo A, o líder Venezia de Alessandra não jogou no fim-de-semana, devido aos compromissos na Eurocopa. A partida com o Rovereto foi adiada para o próximo dia 03.

No Grupo B, o Faenza perdeu para o Napoli: 77-71, apesae dos 21 pontos de Adrianinha. Graziane fez 1 ponto. O time é vice-lider de sua chave.

No grupo D, houve confronto de brasileiras e Kelly e Zaine levaram a melhor sobre Micaela, levando o Chietti a derrotar o Reggio por 69 a 57. Kelly teve 22 pontos e 10 rebotes; Zaine 6 pontos e 3 rebotes e Micaela: 22 pontos e 7 rebotes. O Chietti é vice-líder e o Reggio, terceiro.
Time de Helen dá susto no líder do campeonato

O Dynamo de Novosibirsk quase consegue uma façanha: esquentou o jogo pra cima do milionário Samara, mas acabou perdendo por 91 a 88.

O time conta com Ilona Korstine, Maria Stepanova, Mwabi Mabika, Marie Ferdinand, Olga Artechina, Oxsana Rakhmatoulina, entre outras.

Helen
teve 15 pontos, 8 rebotes e 5 assistências. Karla jogou 4 minutos.

O time segue isolado na terceira posição.

Liga Francesa

Na França, o Mondeville de Mamá segue em alta. Bateu o Calais por 71 a 64, com 8 pontos da brasileira. O time segue na vice-liderança do campeonato, atrás do invicto Valenciennes e seguido pelo Bourges.

O Montpellier perdeu para o Bourges: 61-58, com Claudinha mantendo suas boas atuações (14 pontos). Adriana fez 2. O time está com a oitava posição.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

Contratações

Flávia Luiza, pivo da seleção sub 21 é a mais nova contratada para reforçar o time de São Caetano. E em São Bernardo temos a chegada da pivo Rosangela ex São Paulo Guarulhos.

Érika assiste jogo de Anderson Varejão

O Barcelona, do brasileiro Anderson Varejão, sofreu para vencer o Etosa Alicante por 66 a 60 na manhã deste domingo no Palau Blau Grana, pela liga ACB de basquete. O resultado deixa a equipe na segunda posição do torneio.

Varejão, que mais uma vez foi titular, recebeu a visita no ginásio da jogadora da equipe feminina do Barcelona, Erika de Souza. Na quadra, o brasileiro fez três pontos e uma roubada de bola em 24 minutos de jogo. O cestinha foi Lou Roe com 23 pontos.

domingo, 22 de fevereiro de 2004

Vendramini pede mais atrativos para competição

Marta Teixeira

Atual vice-campeão nacional feminino de basquete com a equipe do Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, o técnico Antônio Carlos Verndamini renovou seu contrato com a equipe por mais uma temporada e já começa a pensar na próxima campanha. A temporada 2004 começa com o Paulista, previsto para ter início na segunda semana de março.
Dono de dois títulos brasileiros (Fluminense/98 e Paraná Clube/2000), Vendramini acha que a final do último nacional envolveu as equipes mais preparadas, mas também acredita que a modalidade precisa de mais apoio. 'O feminino tem se sobressaído através dos esforços dos clubes. Mas tem que haver um esforço maior por parte da CBB (Confederação Brasileira de Basquete)', cobra o treinar.

O empenho requerido por Vendramini inclui tornar o Nacional mais atrativo para os patrocinadores. 'Os clubes têm feito o que podem. Em vez da confederação trabalhar para os clubes, os clubes é que trabalham para a confederação', reclama.

A equipe de Ourinhos ainda não definiu o grupo que disputará o Estadual, porém conseguiu manter sua base. A ausência da ala Janeth é certa, já que a competição coincide com o calendário da WNBA.


Fonte: Gazeta Esportiva
Marta vira a página e quer projeto social

Por Marta Teixeira


Vice-campeã (Atlanta-96) e medalha de bronze (Sydney-2000) olímpica, a pivô Marta Sobral deixou de vestir a camisa da seleção brasileira desde os jogos da Austrália, mas nunca se afastou do basquete. Fora das quadras desde o final do ano passado, Marta quer usar sua experiência como atleta para explorar outra área: quer implantar um projeto social através do esporte.

Com um projeto pronto em baixo do braço e a vontade de ajudar jovens a conseguir o que de melhor a vida puder oferecer ela se dispõe a peregrinar pelo país em busca de apoio. Comunicativa e bem-humorada, Marta não esconde a animação com a perspectiva de fazer a diferença com sua iniciativa.

Por enquanto, tudo está apenas no papel. Mas ela já levou o projeto para várias Prefeituras no Rio e em São Paulo e fez contatos até no Planalto. "Não importa o lugar. Se me mandar para o Acre eu vou", diz determinada. "O que eu quero é que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que eu".

A proposta da pivô é conseguir convênio com alguma Prefeitura para implantar o projeto em escolas. "Mas não é para trabalhar só com os alunos e sim com o bairro", explica.

O alvo são jovens de 5 a 19 anos, meninos e meninas, passando o que aprendeu. "Vamos começar com o basquete e depois incluir outras modalidades. O basquete anda muito esquecido, conhecida hoje só tem a Janeth", questiona.

Marta resolveu incluir adolescentes mais velhos no programa por acreditar que eles precisam de atenção especial. "São muitos os que ficam na rua e essa idade é que é mais complicada", explica sem se preocupar em descobrir apenas novos campeões.

A busca de parceiros para a iniciativa começou no final de 2003. Em novembro, a pivô voltou ao Brasil após quase cinco meses na África. "Fui contratada por Maputo para o Campeonato Africano." Mas na quadra mesmo, Marta pôde ficar pouco tempo. "Fiz dois jogos no Congo e sofri uma lesão no tendão de Aquiles com dez dias de Campeonato". Marta teve que passar por uma cirurgia e não voltou para o torneio.

O resto do contrato ela acabou funcionando como "assistente do assistente técnico", brinca. Nesse meio tempo, ela acabou descobrindo um outro lado da África. "A gente só vê falar na pobreza, Aids. Mas não tem só isso. Me apaixonei pela cidade".

Na África, a pivô aproveitou para fazer turismo e ainda teve a oportunidade de conseguir contatos importantes para seu atual projeto. "Visitei o Parque de Limpopo (reserva ecológica na África do Sul) e é maravilhoso", lembra encantada. Na África do Sul, para onde foi ser operada, Marta teve um encontro inesperado com o ministro dos esportes Agnelo Queiroz, e com o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

"Fui com um amigo a uma palestra e a Benedita (a ministra da Ação Social Benedita da Silva) me reconheceu. Ela me conhecia da Olimpíada de Atlanta. Ela me viu e foi falar comigo, o Agnelo estava do lado e levantou para me cumprimentar. Imagina, menina", diz rindo. "Me apresentaram ao presidente, que beijou minha mão", encanta-se a jogadora. "Eu fui falando para o amigo que estava comigo: Oswaldo, bate a foto", ri.

O encontro casual rendeu mais esperanças de obter apoio ao seu projeto social. "Eu e o presidente temos uma história parecida. Aprendi a jogar basquete em quadra de cimento com bola de capotão. Nós dois viemos do ABC, e conquistei as coisas com muito trabalho. Ele também".

A primeira coisa que Marta fez quando voltou ao Brasil foi procurar o ministro para apresentar seu projeto. "Liguei para o ministro, que disse ser esse o objetivo do PT. Mandei o texto para ele". Agora, ela espera uma resposta do Governo Federal ou de uma das Prefeituras com as quais já fez contato para colocar as mãos na massa.


Fonte: Gazeta Esportiva
Espanha 2

O Ferrol bateu o Ponce, por 67 a 63, com 11 pontos de Roseli. O resultado leva o time à sexta posição.

O Guadalajara bateu o Cáceres, por 75 a 61, com 5 assistências de Veneza. Sobe para oitavo.

Já o Tenerife perdeu: 59 a 69 para o Alumisan, apesar dos 10 pontos de Tayara. Nona posição.

Espanha 1

Pela Liga Espanhola, o Barça bateu o Rivas por 84 a 69, com 11 pontos, 14 rebotes e 4 faltas de Érika (em 23 minutos). O time segue isolado na vice-liderança do torneio.

Já o Salamanca, de Iziane, que estava isolado na terceira posição, perdeu para o Mendibil, clube treinado por Maria Helena. Iziane teve 11 pontos e 5 recuperações, em 36 minutos. Com o resultado, os dois times passam a dividir a terceira posição.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Coluna de Fernando Santos, do Lance, fala da indicação de Hortência

Salão da Fama

Fernando Santos
fernandos@lancenet.com.br

A Hortência espanhola e o Jordan brasileiro


A gafe foi descoberta aqui, na redação do LANCE!, pelo repórter Thiago Rocha: dizia lá, no site do Salão da Fama do basquete norte-americano (www.hoophall.com): Hortência Marcari, natural de Potirendaba, ESPANHA! Então, podemos passar a chamar o Michael Jordan de brasileiro!
É claro que o responsável pelo site não teve dúvida ao se referir a Potirendaba (SP) como uma cidade espanhola, e não do estado de São Paulo. Tudo bem, Los Angeles também ficaria bem como a capital do México.
O LANCE! notificou o Hall of Fame. E a resposta não demorou mais do que cinco minutos. Esse foi o tempo que o diretor Robin Jonathan Deutsch precisou para responder e agradecer pela correção. E ainda solicitou uma coleção de fotos da rainha, para ser usada caso ela seja eleita para o Salão da Fama. Fotos que já foram enviadas pelo diário para Springfield, em Massachusetts.
Foi, sem dúvida, uma falha e tanto. Apesar de Hortência não ter atuado nos EUA, nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, ela já era chamada pelo New York Times ou pelo USA Today, não me lembro ao certo, de “Rainha”. Seria como chamar no Brasil um jogador de futebol estrangeiro de “Rei”.
Hortência merece a indicação, como Paula e Oscar, que também são brasileiros (uma lembrança para o Hall of Fame, quando decidir incluí-los em sua galeria).

Faça o seu arremesso!

A pergunta foi feita durante anos e anos, mas não custa repeti-la: quem foi melhor, Paula ou Hortência?


O Dream Team de Hortência



Hortência participou de várias grandes equipes. Mas uma, em especial, pode ser chamada como o seu “Dream Team”: o time campeão mundial em 1994, na Austrália. Com ela, atuavam outras duas futuras candidatas ao Salão da Fama: Paula e Janeth. Dois anos depois, Hortência ainda brilhou na conquista da medalha de prata em Atlanta, a sua despedida em grande estilo. Hoje, está afastada do basquete, que sente muito a sua falta. Que este prêmio nos EUA a estimule a voltar.

Lances Livres> Entre os demais indicados ao Salão da Fama, está o ex-ala Clyde Drexler, que brilhou no Portland Trail Blazers e chegou ao título da NBA com o Houston Rockets. Ele, que chegou a se comparar e até acreditar que era melhor do que Michael Jordan, também fez parte, ao lado do rei, do Dream Team original, em Barcelona-92.


> Há uma série de regras para ser indicado ao Salão da Fama. Para o atleta, a básica é que esteja há cinco anos aposentado. Assim, Oscar só poderia ser indicado em 2009. Já para Michael Jordan, há uma exceção para casos especiais. Ele, porém, nem precisaria da indicação. Bastaria estender o tapete vermelho para a Sua Majestade!


Fonte: Lancenet

Obs.: A gafe cometida pelo Salão da Fama já havia sido citada aqui no blog.

No gráfico que ilustra a coluna, Cíntia Tuiú é apresentada como membro do "Dream Team de Hortência", em 1994, o que é um erro, já que o time titular era composto por Ruth. Cíntia Tuiú passou a fazer parte do time titular apenas em 2000, depois da sua posição se ocupada pelas irmãs Marta e Leila Sobral.




Time de Alessandra e Flávia é eliminado da Eurocopa; time de Mamá respira

Em Veneza, o Reyer perdeu para o russo Baltiyskaya por 66 a 85 e deu adeus à Eurocopa, perdendo o play-off por 2 a 0. Alessandra foi o destaque de seu time, com 18 pontos e 11 rebotes. Flávia jogou por 6 minutos e recuperou 2 bolas.

Já o francês Mondeville, de Mamá Dantas, se recuperou e bateu em casa o Dynamo de Moscou por 72 a 58 e empatou a série em 1 a 1. Mamá teve 10 pontos, 6 rebotes, 6 recuperações e 4 assistências.

No dia 26, os times jogam a partida decisiva, na Rússia. Neste mesmo dia, as duas séries restantes (também empatadas hoje) se definem (Vojvodina X Fenerbache e Spetzia X Mav Coop).

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Time de Helen e Karla se isola na terceira posição



O Dynamo-Energiya, de Novosibirsk, se isolou na terceira colocação na Superliga Russa ao bater o Cheliabinsk por 83 a 62.

Helen jogou 27 minutos e fez 12 pontos. Karla jogou por 14, mas não pontuou. Pegou 4 rebotes.

O time soma 11 vitórias e 7 derrotas na temporada.

Americana disputa seletiva e pode ser sede

Atual campeã nacional feminina de basquete, a Unimed/Americana irá representar o Brasil na seletiva para o Campeonato Mundial Interclubes. O torneio será disputado de 28 a 30 de maio, provavelmente em Americana (SP).
A seletiva reunirá uma equipe da Europa, uma da África e Cuba. Campeão e vice terão vaga garantida na fase final do torneio, que será disputada na Rússia no segundo semestre.

As instalações do interior paulista estão sendo avaliadas para saber se a cidade tem condições de receber a seletiva.


Fonte: Gazeta Esportiva
CBB CONFIRMA PROGRAMAÇÃO DA SELEÇÃO FEMININA PARA OLIMPÍADA DE ATENAS

O Departamento Técnico da CBB confirmou a programação da seleção brasileira feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, para a disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas. A convocação será feita pelo técnico Antonio Carlos Barbosa no dia 11 de maio. Nos meses de junho e julho, as jogadoras realizarão exames médicos, físicos, treinos e Jogos Desafio no país. No dia 29 de julho, a delegação do Brasil embarca para Atenas. Na fase de aclimatação na Grécia, as brasileiras disputarão duas partidas amistosas contra a seleção grega e participarão do Torneio Diamond Ball, na Ilha de Creta, contra a Grécia (país sede) e mais as seleções campeãs continentais: Rússia (Europa), Austrália (Oceania), China (Ásia) e Nigéria (África).

A estréia do Brasil na Olimpíada de Atenas está marcada para o dia 14 de agosto contra o Japão, às 10h45 de Brasília. As brasileiras, medalha de prata em Atlanta/1996 e bronze em Sydney 2000, estão no grupo “A” e terão ainda como adversárias na primeira fase: Grécia (dia 16), Rússia (18), Nigéria (20) e Austrália (22). No grupo “B” estão as seleções dos Estados Unidos, atual campeã olímpica e mundial, Espanha, China, República Tcheca, Coréia do Sul e Nova Zelândia.

PROGRAMAÇÃO
11 de maio – Convocação
30/05 a 01/06 – Apresentação, exames médicos e físicos em São Paulo.
02/06 a 06/07 – Treinamento no Brasil
07 a 15/07 – Jogos Desafio Eletrobrás contra Cuba
19 a 24/07 – Treinamento no Brasil
29/07 – Viagem para Atenas
31/07 à 04/08 – Jogos e treinos contra a Grécia em Iraklion/Ilha de Creta
05 a 08/08 – Diamond Ball em Iraklion (Rússia, Austrália, China, Nigéria, Grécia e Brasil)
09/08 – Entrada na Vila Olímpica
10 a 13/08 – Treinamento em Atenas
14/08 – Jogos Olímpicos: Brasil x Japão (10h45 de Brasília)
16/08 – Jogos Olímpicos: Brasil x Grécia (14h)
18/08 – Jogos Olímpicos: Brasil x Rússia (14h)
20/08 – Jogos Olímpicos: Brasil x Nigéria (16h15)
22/08 – Jogos Olímpicos: Brasil x Austrália (8h30)
25/08 – Quartas-de-final (A2 x B3, B1 x A4, B2 x A3 e A1 x B4)
27/08 – Fase Semifinal (vencedores das quartas-de-final)
28/08 – Rodada final (disputa da medalha de bronze e da medalha de ouro)
29/08 – Retorno de Atenas
30/08 – Chegada ao Brasil

OS GRUPOS
“A”: Austrália, Brasil, Grécia, Japão, Nigéria e Rússia
“B”: China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e República Tcheca

FORMA DE DISPUTA
Na primeira fase, as doze seleções são divididas em dois grupos (A e B) e jogam entre si, nas suas respectivas chaves. As quatro primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as quartas-de-final, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 1º B x 4º A e 2º B x 3º A. Os vencedores disputam a fase semifinal e final, enquanto os perdedores jogam do 5º ao 8º lugar.

O BASQUETE FEMININO NAS OLIMPÍADAS
1992 – Barcelona (Espanha): 7º lugar
Técnica: Maria Helena Cardoso
1996 – Atlanta (Estados Unidos); medalha de prata
Técnico: Miguel Angelo da Luz
2000 – Sydney (Austrália): medalha de bronze
Técnico: Antonio Carlos Barbosa

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Túnel do Tempo

Com Álvaro Furtado


Há mais ou menos 12 anos atrás (1992) o Brasil viveu no
torneio pré-olímpico de Vigo na Espanha uma das derrotas mais
tristes da história do basquete feminino. A seleção entrou em
quadra no dia 31-05-92 com a missão de vencer ou vencer a
forte seleção da China. O jogo foi complicadíssimo, Paula e
Hortência tiveram uma atuação abaixo da média e o Brasil
perdeu da China (89-77). Assim o Brasil dependia de uma
improvável combinação de resultados para se classificar.(o
que felizmente aconteceu..)
O túnel do tempo volta 12 anos para mostrar uma reportagem da
rainha nesse momento difícil do pré-olímpico.







Hortência é indicada para o "Hall da Fama"

DA REPORTAGEM LOCAL

A ex-jogadora Hortência, 44, foi indicada para integrar o Hall da Fama do basquete, em Springfield (EUA). A brasileira foi nomeada com outros 15 jogadores, entre os quais figura o armador Clyde Drexler, que integrou o Dream Team dos EUA, campeão olímpico nos Jogos de Barcelona-92.
"Para mim já foi uma honra ter sido lembrada para a eleição do Hall da Fama. Poucos atletas são indicados", afirmou Hortência, que deixou as quadras em 1996.
Os vencedores da eleição serão anunciados no dia 5 de abril, em San Antonio. A cerimônia de premiação será em 10 de setembro. Até essa semana, Ubiratan era o único brasileiro que havia participado da eleição. O pivô foi indicado três vezes, mas nunca foi eleito.
Os principais feitos de Hortência pela seleção brasileira foram o título mundial na Austrália, em 1994, e a prata olímpica em Atlanta-96. Em Pan-Americanos, ela foi ouro em Havana-91, prata em Indianápólis-87 e bronze em Caracas-83. A jogadora começou a carreira em 1974 e dois anos depois chegou à equipe nacional, a qual defendeu por 20 anos.
Apesar de nunca ter atuado na WNBA, nem em outra liga norte-americana, Hortência já foi homenageada há dois anos, quando passou a integrar o Hall da Fama do basquete feminino, localizado em Knoxville, no Tennessee.
"É o troféu mais bonito que eu já ganhei. Quem sabe não recebo outro?", questiona ela.


Fonte: Folha de São Paulo


Peneira em Sorocaba

Dia 28/02 a partir das 9:00hs no Ginasio de Esportes de Sorocaba, a queridíssima Vanira Hernandes vai realizar um peneirão com meninas de 16 a 18 anos para formar uma equipe que possa representar Sorocaba nas competições regionais.

Quem for da região, não pode perder.
Brasileiras estréiam com derrota nos play-offs da Eurocopa

Alessandra, Flávia e Mamá não começaram bem nas oitavas da Eurocopa. As equipes das brasileiras perderam o primeiro jogo da série melhor de três.

O Venezia da Itália jogou fora de casa e perdeu para o São Petesburgo por 71 a 62. Alessandra teve 12 pontos e 10 rebotes e Flávia 1 minuto e 1 toco. Pelo lado do time russo, Elena Bounatiants fez 20 pontos.

Também fora de casa, o Mondeville de Mamá perdeu para o Dynamo de Moscou, por 72 a 57. Mamá se excedeu nas faltas (4) e acabou jogando apenas 20 minutos, mas foi das melhores atuações de seu time: 11 pontos e 4 rebotes.

As próximas partidas acontecem nos dias 20 e 26.

Nos outros dois jogos, o Mav Coop bateu o Spetziz por 76 a 64 e o Fenerbache bateu o Vojvodina por 70 a 53.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Rainha no Salão da Fama


Hortência foi indicada à vaga junto com outras 15 personalidades


Quase oito anos depois de parar de jogar, a ex-jogadora Hortência, considerada a Rainha do basquete brasileiro, poderá receber a maior homenagem da carreira.

No dia 5 de abril ela vai concorrer a um lugar no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame (Salão da Fama do esporte), localizado em Springfield, no estado de Massachusetts (Estados Unidos).

Hortência foi indicada à vaga junto com outras 15 personalidades do mundo do basquete. O Comitê de Honra do Hall of Fame, composto por 24 membros, votará se aceita a inclusão dos candidatos, em San Antonio, durante o Final Four, a decisão do Campeonato Universitário de Basquete.

Quem conseguir 18 votos será aprovado no seleto clube.Só a lembrança dos americanos já deixou Hortência feliz.

– Ser indicada para participar da votação já é uma honra muito grande. Principalmente por se tratar de um prêmio nos Estados Unidos, o berço do basquete mundial – disse a ex-jogadora, que foi campeã do mundo, em 1994, e medalha de prata em Atlanta, em 1996, com a Seleção Brasileira.

Hortência foi convidada pelo Hall of Fame a fazer parta da votação em meados de 2003. Ela reuniu toda a documentação necessária e remeteu à entidade.

– É o tipo de reconhecimento que todo atleta gostaria – afirmou Hortência, que em 2002 foi eleita para o Salão da Fama do Basquete.
Junto com Hortência, serão analisadas também as inclusões de outros grandes ex-jogadores, como Clyde Drexler, Bernard King, Gus Jonhson e Maurice Stokes.

Para ser indicado ao Hall of Fame, a pessoa precisa ter parado de jogar há pelo menos cinco anos. Já receberam o prêmio 253 pessoas, entre jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas.


Fonte: LANCEPRESS!



Unimed inicia treinamentos

Luiz Peninha - Americana

Seis times disputam o Campeonato Paulista de basquete feminino nesta temporada. Além da Unimed/Americana, também participam Ourinhos, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Guarulhos e Jundiaí.
O campeonato tem início previsto para dia 9 ou 10 do mês que vem, e término programado para a última semana de maio. O impasse sobre a data da primeira rodada ocorre devido a acertos com a tevê, já que a ESPN-Brasil, segundo a assessoria da Unimed, transmitirá jogos de todas as fases da competição.
Na primeira fase do estadual as equipes se enfrentam em turno e returno, sendo que a campeã dessa fase garante vaga na semifinal. As outras seis equipes serão divididas em três grupos para disputa de playoffs. Os vencedores vão à semifinal. As equipes poderão fazer contratações até o término das quartas-de-final.
A FPB (Federação Paulista de Basketball) deve divulgar a tabela do estadual até sexta-feira.
Ontem, aconteceu a reapresentação das jogadoras da Unimed/Americana, que iniciaram os treinamentos visando as competições da temporada.
A principal novidade foi a lateral Cristina, contratada por Americana, e que disputou o Campeonato Brasileiro por Ourinhos. A única ausência, já prevista, foi a da lateral Micaela, que renovou contrato e se apresenta na primeira quinzena de abril. Atualmente, ela participa do Campeonato Italiano de basquete.
As jogadoras que iniciaram a preparação, ontem, foram as armadoras Jacqueline, Karen, Babi e Eliene; as laterais Cristina, Lilian e Sil; e as pivôs Geisa, Êga, Daiane, Vivian, Karina e Monah.
Na temporada 2004/05, a Unimed disputará o Campeonato Paulista, os Jogos Regionais e Abertos e o Campeonato Nacional. Existe também a possibilidade da equipe de Americana representar o Brasil no Campeonato Mundial Interclubes.


Fonte:
Todo Dia

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

ESTADUAL FEMININO COM MAIS EQUIPES EM 2.004

A Federação Paulista de Basketball (FPB) realizou no início da noite desta segunda-feira (16 de fevereiro), em sua sede, na Capital, a reunião para definir o Campeonato Paulista Feminino da Série A-1, que tem início previsto para a segunda semana do mês de fevereiro. Estiveram representadas sete agremiações – uma equipe a mais do que a temporada 2.003.

“Estamos aumentando o número de equipes para sete, podendo chegar a oito, visto que uma agremiação solicitou um prazo até o final da outra semana para confirmar a sua participação no estadual feminino. Esperamos que seja um campeonato forte, pois está havendo uma renovação e muitas revelações estão aparecendo”, comenta o presidente da FPB, Antonio Chakmati, salientando que a ESPN Brasil estará transmitindo os jogos desde o início.

As equipes confirmadas são: Unimed/Americana, Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos, AD Santo André, Santa Maria/São Caetano (São Caetano do Sul), São Paulo/Guaru, Databasket/São Bernardo (São Bernardo do Campo) e Clube São João (Jundiaí).

A forma de disputa é a seguinte: na primeira fase, as equipes participantes jogam entre si, em turno e returno. Se a competição for disputada por sete agremiações, o primeiro colocado garante vaga direto para o playoff – semifinal, enquanto os demais jogam o playoff – quartas-de-final (2o colocado x 7o colocado, 3o colocado x 6o colocado e 4o colocado x 5o colocado).

Hortência é pré-selecionada para Hall da Fama

O Brasil pode ter finalmente uma integrante no Hall da Fama do Basquete, montado em Springfield, onde a modalidade começou. Neste domingo, a ex-jogadora foi anunciada entre os pré-selecionados para o Hall da Fama do Naismith Memorial, a eleição será em 5 de abril.

Hortência precisa receber, pelo menos, 18 votos para ser incluída no Hall da Fama, que homenageia os maiores nomes do esporte em todos os tempos. Se for eleita, Hortência terá seu nome grafado no local em cerimônia a ser realizada em 10 de setembro.

Há dois anos, a brasileira já teve seu nome incluído no Hall da Fama do basquete feminino.

O Brasil teve outras chances de colocar um representante no Hall, mas fracassou com Ubiratan e Rosa Branca, ambos campeões mundiais. Hortência é um dos maiores nomes do basquete feminino e liderou o Brasil, ao lado de Paula, na conquista do Mundial de 1994 e da medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996.

Além de Hortência, outro estrangeiro que figura na relação dos pré-selecionados é Drazen Dalipagic, de Sérvia e Montenegro, que foi eleito por três vezes o melhor jogador da Europa nos anos 70 e 80. Outro conhecido da relação é o armador Clyde Drexler, que atuou no Portland Trail Blazers e esteve no Dream Team, que jogou em Barcelona-1992.

Além deles, outros 13 nomes foram indicados neste domingo.


Clique aqui para saber mais sobre a carreira de Hortência

Fonte: Gazeta Esportiva

Notinha: Como Hortência anda dizendo no comercial de TV:

Cerrrrtei!



A propósito 1

Esse é o texto que apresenta Hortência no site oficial do Hall da Fama:

HORTENCIA MARCARI, a native of Potirendaba, Spain, is widely regarded as one of the finest women's players in International basketball history. As a member of the Brazillian National Team, she earned worldwide notoriety for leading the team to the 1994 Gold Medal at the prestigious World Championships. During those games, she averaged a tournament-leading 27.6 points a game. Known simply as "Hortencia," the star guard played in the 1992 Olympics (Seventh place) and the 1996 Olympics, where her team captured the Silver Medal. With the National Team, she earned a Gold Medal at the 1991 Pan-American Games, a Silver in 1987 and a bronze in 1983. Her 1983 team finished fifth in the World Championships. In addition, she has championships in four South American Games. As a member of five Brazilian professional club teams, Hortencia won nine championships in World Championship of Teams, Pan American Games of Teams, South American of Teams and National Championship competition. She was elected to the Women's Basketball Hall of Fame in 2002.


O texto comete um erro constrangedor, dizendo que a Rainha teria nascido em Potirendaba, Espanha.

Outros indicados incluem as lendas Clyde Drexler e Lynette Woodard.


A propósito 2

Túnel do Tempo

Como bem lembra a matéria, Hortência já faz parte do Hall da Fama feminino.

A cerimônica aconteceu em 2002.











A Propósito 3

Hortência, volta pro basquete!


Unimed já treina para campeonatos da temporada

As jogadoras da Unimed/Americana já estão treinando para os campeonatos da temporada 2004/2005. A reapresentação das campeãs brasileiras aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), no ginásio do Centro Cívico, e elas realizaram as primeiras atividades com o técnico Paulo Bassul e o preparador físico Vita Haddad.

A principal novidade foi a lateral Cristina, contratada pela diretoria da Unimed a pedido de Bassul. A única ausência, já prevista, foi da lateral Micaela, que renovou contrato e se apresenta na primeira quinzena de abril, já que acabou liberada para uma rápida temporada na Itália.

As jogadoras que iniciaram a preparação para as competições deste ano foram as seguintes:

Geisa - pivô

Ega - pivô

Jacqueline - armadora

Cristina - lateral

Lilian - lateral

Silvia - lateral

Karen - armadora

Babi - armadora

Daiane - pivô

Eliene - armadora

Vivian - pivô

Karina - pivô

Monah - pivô

Na temporada 2004/05, a Unimed disputará o Campeonato Paulista, os Jogos Regionais, os Jogos Abertos do Interior e o Campeonato Nacional. Existe também a possibilidade da equipe de Americana representar o Brasil no Campeonato Mundial.

Unimed volta aos treinamentos nesta 2ª feira

Campeãs brasileiras, as jogadoras da Unimed/Americana voltam aos treinamentos nesta segunda-feira (16), iniciando a preparação para os campeonatos da temporada 2004/2005. A apresentação das atletas à comissão técnica está marcada para as 9h30, no ginásio principal do Centro Cívico. De folga desde o dia 24 de janeiro, as jogadoras serão recepcionadas pelo técnico Paulo Bassul, a assistente Mila Rondon e o preparador físico Vita Haddad.

Durante a temporada, a Unimed/Americana disputará o Campeonato Paulista, os Jogos Regionais, os Jogos Abertos do Interior e o Campeonato Nacional. Há ainda a possibilidade da equipe representar o país no Mundial, mas, neste caso, a definição será por parte da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

Das jogadoras que conquistaram o título inédito do Campeonato Brasileiro, foram renovados os contratos das laterais Micaela, Lilian e Sílvia, das armadoras Jacqueline e Karen e das pivôs Ega e Geisa. Delas, apenas Micaela não se apresenta amanhã, já que foi liberada para jogar na Itália. Ela se integra ao grupo na primeira quinzena de abril.

Já as jogadoras Loredana, Cláudia, Tahina e Paula foram liberadas para que possam atuar por outras equipes. "Houve consenso entre as atletas e a comissão técnica. Todas elas são jovens e terão mais espaço atuando em outros times", disse Bassul. Loredana e Cláudia estão acertando com São Caetano, enquanto Tahina e Paula estudam propostas.

A diretoria da Unimed contratou a lateral Cristina, que defendeu Ourinhos na última temporada. Ela já foi jogadora de Bassul na seleção brasileira, tanto adulta como juvenil. "A Cristina é veloz e excelente arremessadora de três pontos. Será muito importante para a equipe", comentou o treinador.

Além de Micaela, Lilian, Sílvia, Jacqueline, Karen, Ega, Geisa e Cristina, Bassul também terá à disposição as juvenis Babi, Monah, Karina, Vivian e Dayane, que estão sendo promovidas à equipe adulta.

A primeira competição da temporada para a Unimed será o Campeonato Paulista, a partir da primeira semana de março. O conselho arbitral acontece amanhã, às 18 horas, na sede da FPB (Federação Paulista de Basquete), na Capital. Bassul deve comparecer à reunião em companhia da diretora Cláudia Pastor.



domingo, 15 de fevereiro de 2004

Érika e Iziane vencem na Espanha

No confronto dos líderes da Liga Espanhola, deu o Barça. O Barcelona bateu o Ros Casares, por 73 a 63. Érika contriubuiu com 9 pontos e 11 rebotes. Seu time segue em segundo, com duas derrotas a mais que o líder Ros Casares.

Isolado na terceira posição, está o Salamanca, de Iziane, que bateu o Extrugasa, por 65 a 55, com 12 pontos e 4 assistências da maranhense.

Já o Mendibil, de Maria Helena, perdeu para o Adecco por 76 a 72 e caiu para a sexta posição.

Segunda Divisão

O Ferrol perdeu para o Comervia por 76 a 71, com 14 pontos, 6 rebotes e 4 assistências de Roseli. O time é o sexto do Grupo A.

O Tenerife também perdeu: 70-63 para o Ourense. Tayara fez 27 pontos, recuperou 8 bolas e pegou 7 rebotes. O time segue em oitavo.

E o Guadalajara venceu o Alumisan: 57-51, com 1 ponto e 9 assistências de Veneza. Nada que, no entanto, consiga tirar o time da décima segunda posição.


Mamá é destaque mais uma vez

Comandado por Mamá, cestinha com 26 pontos e 10 rebotes, o Mondevile bateu o Nice na prorrogação por 88 a 79 e segue na vice-liderança da Liga Francesa.

E depois de um começo animador, o Montpellier, de Adriana e Claudinha empacou. Perdeu para o Tarbes por 83 a 78, apesar dos 15 pontos de Claudinha e dos 7 de Adriana e despencou para a oitava posição do torneio.


Na Itália, time de Alessandra é líder

O Venezia, de Alessandra, é líder do Grupo A da segunda fase da liga. O time conseguiu sua segunda vitória ao bater o Spetzia por 92 a 68. A pivô teve 11 pontos, 9 rebotes e 8 recuperações.

No Grupo B, o Faenza se recuperou ao vencer o Parma por 75 a 55, com 22 pontos e 7 rebotes de Adrianinha, mais 10 pontos e 11 rebotes de Graziane.

No Grupo D, o Chietti perdeu para o Taranto: 69-62, com 17 pontos e 8 rebotes de Kelly e 14 pontos e 6 rebotes de Zaine.

E o Emilio bateu o Ribera, por 67 a 63, com 16 pontos, 6 recuperações e 4 rebotes de Micaela.






sábado, 14 de fevereiro de 2004

Supermecados Basquetão

Em Ourinhos e Americana, as novidades já foram noticiadas.

São Caetano recebe Maristela (Uberaba), Cláudia Leite (Americana), Aide (Ourinhos) e negocia com Lore (Americana).

São Bernardo traz Vanessa Gattei (Ourinhos), Gilmara e Maria (Uberaba).

São Paulo/Guaru fica com Eliane (Ourinhos), Patrícia (São Bernardo) e provavelmente também com Roberta (Uberaba).

Jundiaí trouxe Luciana e Renata Oliveira (São Caetano).

E Santo André por enquanto acena com Karina Tranquili (São Bernardo).
Time de Helen e Karla bate equipe de Elena



Pela rodada da Superliga Russa, o Dynamo de Novosibirsk, das brasileiras Helen Luz e Karla Costa bateu o Baltiyskaia Zvezda, de São Petesburgo (cidade que negocia com a FIBA para ser a sede da fase final da Liga Mundial de Clubes) de Elena Bounatiants Chakirova.

O resultado final da partida foi 102 a 88.

Helen jogou por 33 minutos, teve 11 pontos e 3 assistências.

Karla jogou 14 minutos, teve 6 pontos e 1 assistência.

Pelo Baltiyskaia Zvezda, Elena teve 18 pontos e 9 rebotes.

Com a vitória, o time volta à terceira posição, atrás apenas dos poderosos Samara e Ekaterimburg.

A foto acima, me enviada pelo Octavio, flagra o encontro entre as ex-companheiras da Nossa Caixa/Ponte Preta.
Unimed acerta permanência de Jacqueline e Lilian

Outras duas jogadoras que foram importantes na vitoriosa campanha da Unimed no Campeonato Nacional de Basquete Feminino acertaram a permanência em Americana por mais uma temporada: a armadora Jacqueline e a lateral Lilian. A renovação do contrato das atletas foi anunciada no início da tarde desta quinta-feira (12) pela diretoria da Unimed.

Campeãs brasileiras pela Unimed, as duas jogadoras são bastante importantes para a equipe do técnico Paulo Bassul. Jacqueline foi a melhor jogadora em assistências do último Campeonato Nacional e fez parte da seleção brasileira que conquistou vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas. Lilian traz em seu currículo a participação na Olimpíada de Sydney.

Até aqui, a Unimed já garantiu a permanência de seis jogadoras da equipe que conquistou o inédito título do Nacional: Jacqueline, Lilian, Micaela, Ega, Sílvia e Karen. As demais atletas continuam em negociações com a diretoria.

A preparação para os campeonatos da temporada tem início na próxima semana. De folga há três semanas, as jogadoras se reapresentam à comissão técnica na segunda-feira, dia 16, às 9h30, no ginásio principal do Centro Cívico. A primeira competição prevista é o Campeonato Paulista, com início marcado para 2 de março.


Cristina, ala, reforça Unimed/Americana

A Unimed/Americana anunciou ontem a contratação da ala Cristina, 25, que foi vice-campeã brasileira jogando por Ourinhos, para a temporada de basquete feminino 2004/05.

O acerto com a atleta foi divulgado pelo técnico Paulo Bassul, que já trabalhou com a lateral na seleção brasileira, tanto principal como juvenil. “A Cristina é uma jogadora de velocidade, uma excelente arremessadora de três pontos. Tenho absoluta convicção que ela vai se encaixar muito bem em nossa equipe e ser bastante importante para o grupo”, avaliou.

A apresentação de jogadora está marcada para segunda-feira, às 9h30, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana. A lateral iniciará os treinamentos juntamente com as demais jogadoras da Unimed, que retornam do período de férias após a conquista do título brasileiro. Da equipe campeã brasileira, foram renovados os contratos das jogadoras Jacqueline, Micaela, Êga, Lilian, Síl e Karen.


Fonte: Todo Dia
Ourinhos: Diretoria apresenta o novo time que disputará o Campeonato Paulista

Apesar de ainda estar em fase de contratações, a diretoria do Centro Esportivo de Ourinhos apresentou à imprensa, ontem de manhã, a base principal da equipe que irá disputar o Campeonato Paulista 2004, cujo início está previsto para 6 março. Campeão paulista duas vezes -2000 e 2002-, o time ourinhense vai entrar na competição com parte do elenco que disputou o nacional e algumas novidades, três delas vindas do ABC Paulista. O comando continua sendo do técnico Antônio Carlos Vendramini.

A apresentação, que ocorreu por volta das 10h, no Ginásio Municipal de Esportes (Monstrinho), foi feita pelo presidente do Centro Esportivo de Ourinhos, Antônio Alves Passos, e pelo diretor e incontestavelmente um dos maiores incentivadores do basquete ourinhense, Francisco Eroídes Quagliato. Até o momento, estão confirmados os nomes de oito atletas. Esse número deve aumentar com a vinda de pelo menos mais duas jogadoras, mas a diretoria já adiantou que o elenco para o Paulista será menor do que o que disputou o campeonato nacional, que tinha 12 jogadoras.

Da equipe vice-campeã nacional permanecem a pivô Lígia, as alas Millene, Bethânia e Nathália e a armadora Ana Flávia. As novidades, até agora, são: Patrícia (Chuca), ex-Santo André, e Alessandra e Fernanda, ambas ex-São Caetano.

Vida nova — No bate-papo que teve com as jogadoras durante a apresentação, Francisco Quagliato fez questão de injetar ânimo novo na equipe -que ainda deixa transparecer um certo abatimento pelo resultado do campeonato nacional-, dizendo: “Só não sente o amargo da derrota ou o doce da vitória quem não entra na luta. Passado é passado, nosso negócio agora é 2004”, acrescentando: “a torcida faz parte dessa equipe, sem ela não temos como seguir adiante. A população ourinhense precisa continuar acreditando na força das nossas meninas”.

Para o presidente do Centro Esportivo, Antônio Passos, apesar do novo time ser mais enxuto, o nível é das atletas é muito bom. “Temos quatro jogadoras vice-campeãs mundiais, a Ana Flávia, a Nathália, a Fernanda e a Alessandra, e a Chuca, que chegou a ser convocada pela Seleção Brasileira no pré-Olímpico. Além disso, o nível das demais jogadoras é indiscutível”, comentou. Sobre a Unimed/Ourinhos, segundo Passos, a entidade continuará mantendo a assistência médica à equipe principal e patrocinando a equipe infantil.

Preparação — À frente da equipe, o técnico Antônio Carlos Vendramini aposta no novo elenco para o Paulista. “É uma equipe mais enxuta, com atletas mais novas. Estamos bastante confiantes. Devemos trazer mais uma pivô e uma armadora para reforçar o time, mas a base do time está aí”, disse. Segundo a auxiliar técnica, Fernanda Regina Xineider, as atletas devem começar o trabalho de preparação física no início da próxima semana. “Inicialmente, as jogadoras passarão por uma avaliação médica e em seguida começaremos trabalhar a parte física, “, explica.

Expectativa — Para a pivô Lígia, que defende a equipe desde 1999 -portanto participou da conquista dos dois títulos estaduais-, o momento é de muita expectativa para o Campeonato Paulista. “Estamos prontas para iniciar mais uma temporada. É uma equipe nova, com uma média de estatura mais baixa, eu e a Millene somos as mais altas. Mas com muita união e determinação nós vamos chegar lá. Pessoalmente, eu quero dar tudo de mim para ganhar mais esse título Paulista e voltar a lutar pelo brasileiro. O meu sonho é dar esse título para Ourinhos, para essa torcida maravilhosa que sempre nos incentivou. Essa cidade merece e vai conquistar esse título”, diz Lígia. A ala/armadora Bethânia compartilha do mesmo pensamento. “Nosso objetivo é trabalhar para conquistar mais um Paulistão. Mas sei que não será fácil, acho que esse campeonato vai ser muito competitivo. As jogadoras mais renomadas não devem participar, por isso, as mais novas, que estão começando agora, vão procupar dar o melhor de si para consquitar seu espaço. Com isso, o nível do campeonato deve ser altíssimo. Mas estamos confiantes, vamos vencer”, diz a jogadora. Na próxima segunda-feira, os dirigentes da equipe ourinhense estarão participando de uma reunião na Federação Paulista de Basquete, que vai anunciar o calendário oficial da competição.

Fonte: Jornal da Divisa

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Ourinhos ganha Fernanda, mas perde Silvinha


Ourinhos (SP) - O Fio/Pão de Açúcar/Unimed/Ourinhos garantiu mais um reforço para a disputa do Paulista feminino, que começa em março. O clube do interior contratou a ala Fernanda Neves Beling, 21 anos, 1m83, que defendeu o São Caetano no Nacional de basquete feminino, encerrado em janeiro passado.
O presidente da equipe, Antônio Passos, confirmou também a saída da ala/armadora Silvinha Luz, que “nos agradeceu a proposta recebida mas deu preferência a uma equipe européia”, citou.

O técnico Antônio Carlos Vendramini que já contava com a armadora Ana Flávia, as alas Bethânia e Nathália, e as pivôs Millene e Lígia, ganhou os reforços da pivô Alessandra, e das alas Chuca e Fernanda.


Fonte: Gazeta Esportiva

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

Kelly, Érika e Zaine dão adeus a Euroliga. Cíntia passa às oitavas.

KellyO italiano Chietti, de Zaine e Kelly se despediu hoje da Euroliga, com uma derrota: para o poderoso time russo do Ekaterimburg: 87-74. Kelly (na foto observada pela portuguesa Ticha Penicheiro e pela cubana Yamilet Martinez) fez 15 pontos e 11 rebotes. Zaine (na foto marcando a cestinha da partida Delisha Milton) teve 7 pontos. O time das brasileiras ficou na sexta posição do Grupo A e dá adeus à competição.

Também no Grupo A, mais uma brasileira deu adeus à Euroliga. Érika (na foto abaixo), viu seu Barcelona perder para o francês Bourges (de Vedrana, cestinha do time, com 15 pontos). Se a derrrota custou a perda do passaporte do time espanhol para as oitavas de final, pelo menos deve marcar o início da afirmação internacional da brasileira: Érika esteve impecável - 19 pontos, 14 rebotes, 2 roubadas e (ufa!) 1 toco. O time terminou a competição em quinto lugar.

No Grupo B, uma brasileira segue em frente. O Brno, da República Tcheca, também perdeu: 69-59 para o Mizo, mas garantiu a última vaga para as oitavas. Cíntia Tuiú teve míseros 6 minutos de jogo e 1 recuperação.Zaine

As oitavas serão assim:

Ekaterimburg (1A) X Brno (4 B)

Valencienes (1B), da França, com Saurét, Edwige Lawson, Ann Wauters, Alisson Feaster, Yerushia Brown e Suzy Batkovic

X

Sopron (4 A) da Hungria, da russa Oxana Zakalyuzhnaya, da eslovaca Iveta Bielikova e da iugoslava Gordana Kovacevic

Érika no BarcelonaBourges (2 A), da França, com Vedrana, Alicia Poto, L. Drlaca e S. Dijon

X

Mizo (3 B), da Hungria, de Albena Branzova, Alisson Tranquili, Dalma Ivanyi

Gdynia (2 B), da Polônia, de Elaine Powell, Chasity Melvin e Margo Dydek

X

Aix (3 A), da França, com Kristi Harrower, Nathalie Lesdema, Lara Mandic e Magali Lacroix

Interessante notar a força dos times franceses, que emplacam três clubes na principal competição de clubes da Europa: Bourges, Valencienes e Aix. E o que valoriza e torna obrigatória a atenção para o basquete de Mamá nesse ano olímpico.

Da Hungria, chegaram dois: Sopron e Mizo. Um da República Tcheca, um russo e um polonês completam a lista.

Outro dado interessante: o fracasso das equipes italianas e espanholas.




Pivô Ega renova contrato com Americana

A pivô Ega renovou nesta quarta-feira, seu contrato com a equipe de Americana por mais uma temporada. 'Eu tinha algumas propostas, inclusive uma de Ourinhos com valores financeiros bem interessantes, mas preferi renovar com a Unimed por causa da seriedade do trabalho e das pessoas que estão no projeto e também pelo envolvimento da cidade com a equipe. Estou feliz', afirma a jogadora, que teve papel importante na conquista do título Nacional.
Ela foi a segunda cestinha, segunda melhor em assistência do seu time, e terceira melhor reboteira e terceira melhor no bloqueio em todo campeonato. 'Ganhamos um campeonato que pouca gente acreditava e isso nos valorizou bastante no aspecto profissional. Mostramos força e temos que manter essa filosofia de ganhar sempre', ensina Ega.

A pivô é a quarta jogadora a renovar com a equipe, que também já acertou com as laterais Micaela e Sílvia Gustavo e a armadora Karen. Micaela, porém, foi liberada para jogar na Itália. Ela se incorpora à equipe do técnico Paulo Bassul a partir do segundo turno do Paulista, que começa em março.


Fonte: Gazeta Esportiva




Equipes de base da Unimed já treinam para temporada 2004

As equipes das categorias de base da Unimed/Americana já estão treinando para as competições de basquete feminino da temporada 2004. A fase de preparação teve início há duas semanas, sob comando das técnicas Mila Rondon e Anne de Freitas. As atividades acontecem diariamente no Complexo Poliesportivo "Milton Fenley Azenha", o Centro Cívico da Colina.

A Unimed mantém as equipes das categorias pré-mini, mini, mirim e infantil, com a técnica Anne de Freitas; infanto e juvenil, com a técnica Mila Rondon. Neste ano, as meninas do pré-mini, no Regional, e do juvenil, no Paulista, vão em busca do tricampeonato.

Todas as competições da temporada têm início previsto para março. No dia 13, começa o Regional mirim, enquanto para o dia 14 está prevista a primeira rodada do Paulista infanto e juvenil. No dia 27, aconteça a abertura do Paulista mini e infantil. Falta apenas a definição sobre o Regional pré-mini.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Túnel do Tempo

Com Rafael de Oliveira


Realmente a idéia do Túnel do Tempo, criado pelo Álvaro, "pegou".

Recebo agora uma colaboração do Rafael de Oliveira.

Conta ele:


Em 1979, a seleção brasileira feminina de basquete
esteve em Pederneiras-SP, para um jogo exibição no
Clube Alvorada, as dependencias estavam lotadas e o
público presente rendeu-se a genialidade dessas
jogadoras.








(Na primeira foto consigo identificar Paula - assinalada em vermelho -, Vânia Teixeira - verde, e talvez Suzete - à esquerda da marcação roxa. A segunda mostra um lance da partida, talvez com a participação de Paula. Por último, Vânia sendo entrevistada por uma rádio local - reparem os tênis. Clicando sobre as fotos, é possível ver a versão original, conforme me enviada pelo Rafael.)



Liga Italiana: Time de Alessandra estréia com vitória na segunda fase

Pela Liga Italiana, o Venezia, de Alessandra, bateu o tradicional Como (de Razija Mujanovic) por 64 a 56 , com 11 pontos e 8 rebotes da brasileira.
Eurocopa: Times de Mamá, Alessandra e Flávia passam às oitavas de final

O Mondeville, de Mamá, terminou a fase pan-européia da Eurocopa como campeão de seu grupo (E) e em quinto lugar no ranking geral. No cruzamento dos play-offs, o Mondeville pega o quarto colocado: o Dynamo de Moscou, campeão do grupo H. O Dynamo tem: as americanas Shannon Johnson e Donnette Snow, a lendária russa Natalia Zazulskaya, a tcheca Michaela Pavlicková, a iugoslava Natasa Andjelic e a espanhola Alicia Lopez.

Vice-campeão de seu grupo (também o E), o Venezia, das pivôs Alessandra e Flávia conquitou uma das últimas duas vagas restantes para o play-off, pela cesta average. O time fica com a sétima posição e encara o também russo Baltwyska, campeão do Grupo I e que conta com as olímpicas russas Irina Routkovskaya e Elen Shakirova Bounatiants ( direeeeto do túnel do tempo) e recém-reforçado pelas americanas Kristen Sharp e Demya Walker.

Completam os cruzamentos:

Mav Coop (1o.) da Hungria, da iugoslava Angela Delmis e da húngara Krisztina Papp.

X

Spetzia
(8o.) da Itália, conta com Sheri Sam, com as búlgaras Nevriye Yilmaz e Gergana Slavcheva

Fenerbahce (3o.), da Turquia, conta com as americanas Colleen Miller e Beathny Donaphin

X

Vojvodina (6o.) da Iugoslávia, de Rada Vidovic, Marija Eric e Marina Puskar

As partidas começam dia 17, em play-offs melhor de três.
Time de Helen e Karla encara o favorito e perde

Na última rodada da SuperLiga Russa, o Dynamo de Karla e Helen tinha uma missão impossível pela frente: o Ekaterimburg, de Delisha Milton, Ticha Penicheiro, Anna Arkhipova, Diana Goustilina, Tameka Dixon e Yolanda Grifith.

Naturalmente, o Dynamo perdeu. O placar foi 104 a 66.

Helen fez 14 pontos, 8 assistências e 2 recuperações, em 32 minutos de jogo.

Karla fez 6 pontos, 4 assistências, 2 rebotes e 4 faltas em 17 minutos.


O time é o quinto colocado na classificação geral.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004

Túnel do Tempo

Com Mina


Animada com a coluna que o Álvaro criou para o BBF, alvo de comentários entusiasmados nas últimas semanas, a minha querida armadora Mina me envia uma de suas relíquias: a foto da seleção brasileira juvenil que disputou o Mundial da categoria, em 1989.




Em pé: a técnica Maria Helena Cardoso, Suka, Maira, Maristela (Panta), Cláudia, Luci, Simone Pontello, Giovanna, Janeth Arcain, Cinara, o diretor da equipe e o preparador físico Hermes;

Sentadas: a médica da equipe, Roseli Gustavo, Cíntia Luz, Mina, Deyse, Adriana Santos, Márcia Sobral, Martinha, Helen Luz, Sandra e a assistente Heleninha


Primeira Jornada de Classificação - Liga Italiana

Com regulamento confuso, começou nesse fim de semana, a fase de classificação da Liga Italiana.

No Grupo A, o Venezia, de Alessandra ainda não fez sua partida contra o Comense.

No Grupo B, o Faenza de Adrianinha e Grazi estreou com derrota frente ao Schio: 88-65. Adriana teve 6 pontos, 8 rebotes e 4 recuperações. E Graziane: 10 pontos e 7 rebotes.

No Grupo D, o Chietti conseguiu superar o Ribera: 74-61, com 14 pontos e 10 rebotes de Kelly e 2 pontos e 4 rebotes de Zaine.

No mesmo grupo, o Reggio deixou escapar a vitória para o Taranto: 65-63, mas Micaela teve uma belíssima estréia: cestinha, com 21 pontos.
...
Segunda Divisão Espanhola

O Ferrol, da veterana Roseli, conseguiu uma grande façanha: bateu o Canoe, líder do seu grupo por 85 a 79. Roseli foi a garnde estrela de seu time, com 27 pontos, 9 rebotes e 5 recuperações. Do lado de lá, brilhou a mexicana Érika Gomez, com 44 pontos. Com a vitória, o time passa à sexta colocação do Grupo A.

O Tenerife também venceu. Bateu o Ponce por 62 a 59, com 15 pontos e 7 rebotes de Tayara. O time é o oitavo.

Já o Guadalajara amargou mais uma derrota. Para o Ourense, por 64 a 60. Veneza teve 6 pontos, 4 rebotes e 4 assistências. O time é o décimo segundo da fila.

Peneira em Suzano

O Esporte Clube União Suzano estará realizando teste para feminino.

Nascidas de 1983 a 1986

Dia 13 de fevereiro - 6a. feira

Horário - 13h30

Local: Ginásio Roberto David - Rua Agnaldo Cursino, 289 - Bairro SESC - Suzano

Informações: (11) 9585.7664 com Sandra

domingo, 8 de fevereiro de 2004

Jundiaí: Basquete feminino ganha time de ponta

Rafael Zochetti

Ao que tudo indica, o basquete de Jundiaí terá rumos opostos em 2004. Enquanto a equipe feminina será fortalecida por uma parceria com o Black & Decker/Uberaba, terceiro colocado na última Liga Nacional, o time masculino sofre com indefinições sobre o futuro. Certo, apenas que a equipe não continuará no Clube Jundiaiense.

Uma reunião entre o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Oswaldo José Fernandes, o vice-presidente da Federação Paulista de Basquete, Loester Serigatto, e o representante do Black & Decker/Uberaba, Nelson Luz, na última quinta-feira, praticamente definiu os detalhes da parceria.


Pelo acordo, a Prefeitura arca com a parte logística – comissão técnica, transporte, alimentação, moradia e taxas da FPB –, enquanto a Black & Decker paga os salários. Segundo o coordenador do Sírio (clube de Uberaba que "hospeda" o Black & Decker), o time está praticamente formado para as disputas do Campeonato Paulista, Jogos Regionais e Jogos Abertos – na Liga Nacional, a equipe volta a Uberaba. "Falta apenas a contratação de uma pivô", disse, informando que Eliane, que atuou por Ourinhos na temporada passada, e a argentina Karina são as mais cotadas.


Mazão revelou que jogadoras "de ponta" como Cíntia, Patrícia, Tina, Juliana, Fernanda e Natália já acertaram seus contratos. "Já fechamos, também, com a Luciana, que era do São Caetano, e repatriamos a Renata, que estava na Espanha", afirmou.


Com a parceria, o Sírio/Black & Decker/Uberaba conseguiu seu maior objetivo, que era manter a equipe em atividade no primeiro semestre. "De outro jeito, teríamos que dispensar as jogadoras", disse Mazão.


A maior mudança na equipe acontecerá na comissão técnica. Como o Campeonato Paulista não dá aos clubes a mesma receita que o Nacional, o técnico Edson Ferreto foi dispensado e será substituído por Luís Cláudio Tarallo neste período.


Os treinos da nova equipe devem começar no próximo dia 16.


Fonte: Jornal de Jundiaí
'Tia Janeth' ganha apoio no aniversário

Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC


A festa de dois anos estava pronta. Os convidados aguardavam, na quinta-feira, os aniversariantes no salão, montado na praça de alimentação do Mauá Plaza Shopping. Com uma hora de atraso, a motorista chegou se desculpando: “Me perdi pelo caminho, mas cheguei”. A tia da perua, dona do carro que levou parte dos 230 aniversariantes (entre 7 e 15 anos) era simplesmente Janeth Arcain, uma das melhores jogadoras de basquete do Brasil de todos os tempos. A estrela entrou rapidamente na sala de reuniões para assinar um contrato de patrocínio com o shopping para sua equipe de basquete, o Centro de Formação Esportiva Janeth Arcain, de Santo André. “O esporte amador sofre com a falta de apoio. Sempre lutamos muito atrás disso, mas desta vez foi incrível. Precisei de apenas 15 minutos para apresentar o projeto e chegarmos num acordo”, disse a jogadora, naquele momento como empresária.
Janeth firmou um contrato de um ano, que beneficiará as equipes de competição das categorias mirim masculino (nascidos em 1991) e mirim feminino (nascidas em 1990). “Foi um presente pelo nosso segundo ano de luta”. A jogadora não revela, mas mantinha praticamente sozinha as quatro equipes com crianças carentes do Grande ABC e, inclusive, da capital.

Durante a assinatura, o diretor do shopping, Fernando Rodriguez, disse que o contato partiu da jogadora. “Ela ficou sabendo que tínhamos uma quadra de basquete dentro do shopping e ligou para nós. Na hora, os funcionários não acreditaram. Sempre pensamos em apoiar algum projeto e como se tratava de uma profissional exemplar, marcamos uma conversa e fechamos tudo”, disse.

Com a parceria firmada, Janeth desceu para dar a notícia, o presente de aniversário para as crianças, que ainda não sabiam da surpresa. Caminhando tranqüilamente pelos corredores do shopping, demonstrando muita simpatia, a jogadora da Seleção Brasileira entrou na quadra aplaudida por todos, que se aproximavam sem saber o que estava acontecendo. Todas as crianças do projeto permaneceram sentadas em silêncio, com um brilho nos olhos e um respeito invejável: digno de uma mãe quando tem um papo sério com seus filhos. Foi assim que Janeth deu o presente, ao anunciar o novo apoio. Aí a festa começou.

A estrela do basquete mundial bateu bola com as crianças, depois ficou do lado de fora observando como técnica, com a sensação de dever cumprido. “Esse apoio veio na hora certa. Agora é pensar pra frente e, quem sabe, abrir novos centros”, completou. A despedida não poderia ser diferente. Janeth pegou as bolas e os uniformes, com sua equipe de profissionais, e voltou a ser a tia da perua: levou as crianças de volta para casa. Mas ela avisa: “As aulas continuam”.



Atleta é uma das melhores da história


Do Diário do Grande ABC

Levar uma equipe nas costas nunca foi problema para Janeth Arcain. Além de comandar seu projeto infantil no Grande ABC, a atleta pode ser considerada uma das melhores jogadoras de basquete do Brasil de todos os tempos, ao lado de Magic Paula e Hortência. Depois que ambas deixaram às quadras, Janeth assumiu a responsabilidade de carregar o piano. Com isso, superou seus “dois modelos de inspiração” ao seguir colecionando mais títulos, como a prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, e ser a primeira brasileira a jogar na WNBA (liga norte-americana de basquete feminino), sendo tetracampeã pelo Houston Comets.

Janeth, 34 anos, já perdeu a conta das conquistas. Por clubes, foi três vezes campeã paulista, nove brasileira, cinco sul-americana e duas mundial interclubes, além dos quatro nos Estados Unidos, com participação no All Star Game 2001 (jogos das estrelas). Na seleção, foi prata nas Olimpíadas de Atlanta e bronze em Sydney, campeã mundial na Austrália, ouro no Pan-Americano de Havana e prata em Indianápolis. Segundo ela, falta realizar um sonho: o ouro olímpico. Sua última chance será em Atenas. “O trabalho está sendo feito para isso”.

Centro de formação existe há 2 anos

Do Diário do Grande ABC

Festas à parte, o apoio do Mauá Plaza Shopping deve oxigenar a estrutura de trabalho do CFE Janeth Arcain. Com sede no clube Panelinha, em Santo André, o projeto atende 230 crianças, entre 7 e 15 anos, vindas do Grande ABC e de São Paulo, sendo 40% carentes, sem condições de pagar a contribuição de R$ 35 pelas aulas. A ligação com Mauá, inclusive, sempre foi forte, já que 60% dos alunos é da cidade. Segundo Janeth, a dona do projeto, o acordo anunciado na última semana deve melhorar a infra-estrutura para todos os alunos. “É um patrocínio de gente grande. Vamos melhorar o fornecimento dos serviços, como vale-transporte, cestas básicas, nutricionista, médico, dentista e alimentação durante o ano”, afirmou. Anteriormente, a jogadora tinha de pagar o aluguel da quadra e despesas como água, luz, telefone e transporte.

O projeto não tem como obrigação gerar futuros atletas. Na quinta-feira, a festa foi ainda mais especial para os gêmeos Felipe e Guilherme Rodriguez, que completavam 13 anos. “Este nosso aniversário foi especial. Quem sabe, com esse patrocínio, a gente não consegue atender mais crianças”, disse Felipe. Sua vida mudou, desde que entrou na escolinha. “Estudava numa escola estadual. O pessoal conseguiu uma bolsa no Liceu. Além disso, posso almoçar de graça antes dos treinos”.

Eldine Florêncio, 14 anos, mora no Jardim Zaíra, em Mauá, e recebe cesta básica, vale transporte e os demais benefícios. Mas sua alegria é outra. “Posso dizer: jogo com um tênis que a Janeth usou nas partidas. Meu número de calçado é 37 e o dela é 40. Mas deu certo, ficou até confortável”, revelou.

O interessado em participar do projeto deve ter entre 7 e 14 anos e estar matriculado na escola. Antes, porém, é necessário entrar em contato pelo telefone 4994-0986 para marcar uma entrevista .


Fonte: Diário do Grande ABC
Túnel do Tempo

Com Álvaro Furtado




Os Campeonatos mundiais interclubes realizados desde 1991 ,
apesar de nunca terem sido reconhecidos pela FIBA foram
momentos inesquecíveis da história do basquetebol nacional. O
segundo campeonato foi realizado em 1992 no ginásio do
Ibirapuera, logo após a triste sétima colocação da seleção
brasileira em Barcelona.



O campeonato teve a participação de 6 times, incluindo o todo
poderoso Dorna, campeão europeu interclubes. Todos os jogos
foram transmitidos pela extinta TV Manchete. Uma pena a
final... O Leite Moça perdeu depois de abrir 18 pontos de
vantagem no primeiro tempo. No final, Hortência saiu com 5
faltas e do banco assistiu a uma das derrotas mais tristes da
história dos mundiais realizadas no Brasil.. Mas mesmo assim,
o Brasil já dava passos grandes , mostrando que poderia
chegar ao topo em competições de nível.

Espanha: Érika estréia com vitória; Iziane é cestinha, mas perde

Na sua partida de estréia no Barcelona, Érika ficou com a vaga da titular Andrea Congreaves e teve 30 minutos de jogo, preenchidos com 9 pontos, 9 rebotes e 7 roubadas. O Barcelona bateu o Puig por 75 a 55 e é o vice-líder do torneio.

O Salamanca, de Iziane, perdeu para o Canarias por 72 a 63. A brasileira teve 24 pontos, 5 rebotes e 3 assistências. Seu time segue em terceiro.

Na quarta posição, vem o Mendibil, treinado por Maria Helena Cardoso, que bateu o Celta por 62 a 55, com 24 pontos de Muriel Page e 14 de Elena Tornikidou.

sábado, 7 de fevereiro de 2004

Ourinhos apresenta dois reforços


Ourinhos (SP) - O Ourinhos, vice-campeão do Nacional feminino de 2003, anunciou dois reforços para a disputa do Campeonato Paulista de basquete, que começa em março. A ala/pivô Patrícia de Oliveira Ferreira, a Chuca, de 24 anos e que disputou o Nacional pelo Santo André, além da pivô Alessandra Maria Souza Camargo, 20 anos, que jogou pelo São Caetano, foram apresentadas nesta sexta-feira.
O presidente do Ourinhos, Antônio Passos, também anunciou que continuam em evolução as negociações para a renovação de contrato da ala/armadora Silvinha Luz, assim como possíveis novas contratações. O grupo manteve para 2004 o técnico Antônio Carlos Vendramini e também a armadora Ana Flávia, as alas Bethânia e Nathália e as pivôs Millene e Lígia.

A armadora Gattei, as alas Aide, Cris e Janeth e as pivôs Eliane e Érika deixaram a equipe após o Brasileiro.

Fonte: Gazeta Esportiva
La Luz de Helen, brilla en la Superliga Rusa

La jugadora internacional brasileña, está destacando en la prestigiosa superliga rusa, una competición plagada de estrellas internacionales, que hacen aún mas valiosos sus logros.

En la actualidad, Helen es la quinta mejor anotadora del Campeonato, con media de 17, 8 puntos por juego. Es la segunda extranjera en el apartado anotador, solamente la antecede la americana, estrella de la wnba, Yolanda Griffith, con 21,1 puntos. La lider en este apartado, es la jugadora rusa Natalia Silyanova, con 22,5 puntos de media.

Es la primera en porcentaje en tiros de dos puntos, con media del 65%. Es la tercera, en porcentaje de tiro de tres puntos, con media de 42%, y es la segunda jugadora de la superliga que mas minutos juega, 35:34.

Estos números dicen mucho de la brasileña, que se encuentra en un gran momento de forma, y que quiere continuar en ese estado, con vista a la inminente cita en la Olimpiada de Atenas.

Las mejores de la Superliga rusa:

ANOTADORAS:

NATALIA SILYANOVA (22,5 puntos)
OLGA GOROHOVA (22,9 puntos)
YOLANDA GRIFFITH (21,1 puntos)
ANASTASIJA PIMENOVA (19,4 puntos)
HELEN LUZ (17,8 puntos)

ASISTENCIAS:

OLGA PODOBED (5,3)
IRINA ROUTKOVSKAIA (4,8)
SHANNON JOHNSON (4,6)

% DE TIRO DE 2 PUNTOS:

HELEN LUZ (65%)
A. DUBOYSKAIA (63%)
MARIA KALMIKOVA (57%)

% TIRO DE TRES PUNTOS:

NATALIA SILYANOVA (45%)
DIANA GUSTILINA (43%)
HELEN LUZ (42%)

REBOTES:

ELENA GRISHINA (11,8)
MARIA STEPANOVA (11,5)
E. VOSKOBOYNIKOVA (9,8)

TIEMPO DE JUEGO:

ANASTASIA PIMENOVA (35:44)
HELEN LUZ (35:34)
SHANNON JOHNSON (35:23)

Fonte: Prodep

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004

Chietti vence na rodada; Brno também





O Chietti venceu enfim na Euroliga. O time bateu o Blex, por 73 a 67. Kelly fez 20 pontos e pegou 11 rebotes. E Zaine, voltando de contusão, fez 17 pontos e 6 rebotes. O time é o sétimo do Grupo A.

E o Brno bateu o Parma por 74 a 50, com 2 pontos e 3 rebotes de Tuiú. O time é o terceiro do grupo B.
Janeth fecha patrocínio para Centro de Formação Esportiva

São Paulo (SP) - O Centro de Formação Esportiva Janeth Arcain será patrocinado pelo Mauá Plaza Shopping. O acordo foi assinado nesta quinta-feira e envolve as equipes mini masculino (para nascidos em 1991) e mirim feminino (nascidas em 1990).
Em dois anos de atividades, o projeto atende cerca de 250 crianças e jovens com idades entre 7 e 15 anos, de todos os níveis sociais da região de Santo André, no ABC Paulista. Entre as crianças participantes, 40% são carentes e adotadas pela jogadora que, mensalmente, fornece à família do aluno uma cesta básica completa, vale transporte, material esportivo para os treinos e acompanhamento nutricional.

Durante as aulas semanais, a garotada conta, em todos os horários, com acompanhamento de um técnico e um preparador físico de basquete, que também realizam outras atividades como, festivais, aulas de recreação e jogos intergrupos. 'Apenas alunos empenhados e com boas notas no seu boletim escolar garantem a vaga nos treinos', ressalta Janeth.

A garotada fez a apresentação da nova camiseta de treino, com o logotipo do patrocinador, e disputou algumas partidas com a jogadora. 'Estaremos oferendo mais condições para que estas equipes se mantenham, ou seja, cobrindo gastos como uniformes, transportes, funcionários, árbitros e alimentação', explica a gerente de marketing do shopping, Gabrielli Chimento.

O contrato tem duração de um ano e cobrirá todas as despesas com os treinos e também com a participação do time no campeonato Paulista da categoria. 'Nossa proposta de investir neste projeto é estarmos cada vez mais próximos da comunidade e atuando em benefício do crescimento e desenvolvimento de nossas crianças', destaca o superintendente do empreendimento Fernando Fernandez.

Fonte: Gazeta Esportiva