sábado, 18 de outubro de 2003

Cesta na Rede... Toda Sexta, na Rede...


Por: Marcelo Suwabe


A Lista das listas...

Esta semana percebemos no Blog uma invasão de listas com os mais variados assuntos.

Tudo começou com a lista elaborada pelo José Medalha e citada pelo Melchiades Filho. Intitulada “decálogo do compromisso da mudança”, a lista de Medalha propõem dez itens que busca, antes de tudo, criar oficialmente uma oposição ao grupo que detém o poder na CBB.

Depois veio a lista de reivindicações de nossa Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, a Magic Paula. Entre outras, Paula cobra autonomia para os secretários, bem como a destinação de recursos da lei Piva para a formação de novos atletas.

Em seguida vem a lista de esquivos de Agnelo de Queiroz e Carlos Arthur Nuzman, via suas respectivas assessorias de imprensa (afinal, ninguém é de ferro). Ambos preencheram uma lista de vazios (ou perguntas sem respostas), esquivando-se de responder às indagações feitas pela Paula.

Por fim, tivemos a lista dos próximos planos da nossa querida Janeth para o ano de 2004. Em entrevista concedida à FIBA, Janeth não entra em questões polemicas, cumpre o seu papel de ser simpática e sorridente com todos.

Dessa forma, ficou faltando apenas a lista de proposições de nós torcedores. Esquecidos longe das quadras, temos dificuldades de acompanhar nosso esporte preferido. Não pretendo apontar culpados, mas mostrar como é grande a nossa carência em relação ao esporte que amamos. Não estou falando da boca para fora, basta acessar os arquivos do Blog e perceber que tais reivindicações foram feitas inúmeras vezes ao longo destes dois anos de Blog. Então está lançada nossa lista de reivindicações. Se esqueci de alguma coisa, por favor me avisem.

Decálogo de como deveria ser o Basquete Feminino ou a Lista de Reivindicações dos Torcedores Insatisfeitos:

1. TV Aberta: Transmissão ao vivo dos principais jogos das principais competições nacionais e internacionais. Volta da cobertura, com qualidade, das nossas TVs abertas.
2. Mais Equipes: Formação de novas equipes nacionais competitivas e que não se fechem ao final de uma única temporada, mas que tenham permanência para criar um referencia para o torcedor.
3. Categorias de Base: Investimento em todas as categorias do basquete feminino nacional, sobretudo nas categorias de base, visando a formação e descoberta de novas atletas.
4. Novos Técnicos: Formação de novos técnicos, com novas e modernas visão de jogo. Renovação já.
5. Patrocinadores: Facilidades para a entrada de novos patrocinadores que visem todas as categorias do esporte.
6. Feminino é 10: Mais atenção da CBB para o Basquete Feminino em todos os momentos e não apenas quando o masculino entra em crise.
7. Seleção Permanente: Formação de uma seleção permanente com pelo menos três meses de antecedência das principais competições mundiais, permitindo um entrosamento e treinamento adequados às nossas atletas.
8. Seleção B: Formação de uma seleção B, que reuniriam atletas revelação e atletas com pouca experiência internacional, visando aumentar o número de jogadoras competitivas internacionalmente.
9. Brasileiras no Brasil: Criação de uma estrutura que permita a permanência de nossas principais jogadoras aqui no Brasil, visando a criação de ídolos e aumentando o interesse do torcedor.
10. Treinador da Seleção: Nomeação do técnico da seleção brasileira através de critérios que não sejam apenas políticos, mas relacionado aos méritos em termos de qualidade técnica, tática e de liderança na seleção, bem como a manutenção do bom relacionamento entre jogadoras.

Nenhum comentário: