terça-feira, 9 de setembro de 2003

Tática é prioridade para Barbosa na última fase de treinos

Marta Teixeira

São Paulo (SP) - O técnico da seleção brasileira feminina de basquete Antonio Carlos Barbosa vai dedicar os últimos quatro dias de treinos da equipe para acertar taticamente o grupo. Nesta quarta-feira, a seleção reapresenta-se no Rio de Janeiro onde treina até sábado. No domingo, a equipe embarca para Culiacán, no México, para disputar o Torneio Pré-olímpico de 17 a 21 de setembro.
No Rio, Barbosa contará pela primeira vez com a equipe completa, incluindo a ala Janeth, e irá definir o último corte do grupo, dispensando uma jogadora. O objetivo nesta última fase de preparação é ensaiar as jogadas, acertar as alternativas táticas e garantir a unidade do conjunto em quadra.

Nas duas últimas semanas, a seleção esteve na Europa onde disputou dois torneios - Internacional de Noginsk, na Rússia, e Internacional de Cáceres, na Espanha - e fez dois amistosos com a Rússia. Foram oito jogos no total e o treinador gostou da postura de suas atletas em quadra.

'Foi uma boa programação', ressalta Barbosa. 'Vejo um progresso e é óbvio que a equipe vai melhorando com o tempo', afirma o técnico, seguro de que o grupo conseguirá a classificação para os Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

Para se garantir na Grécia, o Brasil precisa ser campeão no México. 'Nosso maior desafio é classificar. Estamos em uma situação delicada por nossa própria culpa. Se tivéssemos ido melhor no Mundial (terminaram em sétimo) poderíamos ter duas vagas e daria um espaço maior para a classificação'.

Apesar da pressão pela vaga única em jogo, Barbosa acredita que a equipe corresponderá às expectativas de mais uma participação olímpica. 'Temos que saber lidar com isto, esta carga de responsabilidade. Elas estão muito conscientes da situação. Há tempos não trabalhava com um grupo tão consciente', elogia o técnico.

Fonte: Gazeta

Nenhum comentário: