quarta-feira, 10 de setembro de 2003

SELEÇÃO FEMININA INICIA ÚLTIMA FASE DE TREINOS PARA O PRÉ-OLÍMPICO




Rio de Janeiro – Depois de dois dias de folga, a seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, iniciou nesta quarta-feira no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro, a última fase de treinamentos para o 8º Torneio Pré-Olímpico das Américas. A competição será realizada de 17 a 21 deste mês, na cidade de Culiacán, no México, e irá classificar o campeão para as Olimpíadas de Atenas, em 2004. A delegação do Brasil embarca no domingo (14), às 8:15 horas, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ).

— Nessa última etapa, vamos priorizar a parte tática e o entrosamento da Janeth e da Helen, as últimas jogadoras a se integrarem ao grupo. Por isso, faremos com elas um trabalho um pouco mais diferenciado das outras atletas. São duas jogadoras de excelente nível técnico que já conhecem bem a nossa filosofia de jogo e não terão dificuldades em se readaptar à seleção — explicou o técnico Antonio Carlos Barbosa.

— Vamos trabalhar a tática de jogo para a competição e procurar acertar os detalhes para cometermos o menor número possível de erros, como passe, por exemplo. O grupo está muito bem, já nos conhecemos a bastante tempo, o que é excelente para fazermos um bom trabalho. Esses últimos dias servirão para aprimorar o nosso entrosamento — comentou a armadora Helen Luz.

No Pré-Olímpico 2003, o Brasil está no grupo "A" e terá como adversários o Chile (dia 18) e o México (19). O grupo “B” é formado pelas seleções da Argentina, Canadá, Cuba e República Dominicana. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a semifinal (dia 20), no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os vencedores decidem o título no dia 21.

AS CONVOCADAS
Adrianinha – Armadora – 24 anos – 1,70m – Unimed/Americana (SP)
Alessandra – Pivô – 29 anos – 2,00m – Gysevorsi Euroleasing Sopron (Hungria)
Cíntia Tuiú – Pivô – 28 anos – 1,93m – Unimed/Americana (SP)
Erika – Pivô – 21 anos – 1,97m – Unimed/Ourinhos (SP)
Helen – Armadora – 30 anos – 1,76m – Washington Mystics (WNBA/Estados Unidos)
Iziane – Ala – 21 anos – 1,81m – Phoenix Mercury (WNBA/Estados Unidos)
Jacqueline – Armadora – 27 anos – 1,76m – Bourges (França)
Janeth – Ala – 34 anos – 1,82m – Houston Comets (WNBA)
Kelly – Pivô – 23 anos – 1,92m – Cus Chieti (Itália)
Leila – Ala/Pivô – 28 anos – 1,89m – Santo André (SP)
Lilian – Ala – 24 anos – 1,88m – Unimed/Americana (SP)
Micaela – Ala – 24 anos – 1,79m – Unimed/Americana (SP)
Vivian – Ala/Armadora – 27 anos – 1,74m – Santo André (SP)

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (Dia 11)
10/12h e 18/20h – Treino no ginásio do Botafogo

Sexta-feira (dia 12)
10/12h – Treino no ginásio do Botafogo
16:30/18h – Musculação na Academia do Tijuca
18/20h – Treino no ginásio do Tijuca

Sábado (dia 13)
10/12h e 18/20h – Treino no Botafogo

Domingo (dia 14)
08:15h – Embarque para o México no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ)


Fonte
: CBB

Presença de Janeth anima Barbosa


São Paulo - A decisão de Janeth participar do Pré-olímpico de basquete animou Antônio Carlos Barbosa, técnico da seleção brasileira. "A equipe vai crescer muito, não só com a qualidade, mas com a experiência da Janeth", disse o treinador.

Apesar de a jogadora demorar para dar uma resposta a Gerasime “Grego” Bozikis, presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Barbosa não pensou em momento algum que Janeth pudesse desfalcar a equipe. "Não trabalhei com essa hipótese. Ela gosta da seleção, e só precisava conversar com o ‘Grego’ sobre o planejamento, que está pronto até o Mundial de 2006, que será no Brasil."

Barbosa conta que já está agendada para o próximo ano uma série de jogos internacionais, até mesmo contra seleções asiáticas, pois o objetivo da temporada são os Jogos Olímpicos de Atenas.

No Pré-olímpico, a disputa pela única vaga para a Atenas/2004 deve acontecer entre as fortes equipes de Cuba, Canadá e Brasil, de acordo com o técnico brasileiro. "Não podemos, porém, desprezar a Argentina que, em 2001, tirou o Canadá do Mundial disputado na China ", afirmou Barbosa.

Sete países participarão do torneio: Brasil, Cuba, República Dominicana, Canadá, México, Argentina e Chile. A equipe dos Estados Unidos já está classificada para a Olimpíada, porque venceu o Mundial da China, no ano passado.

O Brasil está no grupo A e estréia o dia 18, contra o Chile. No dia seguinte enfrenta o México. "Entraremos em quadra pensando nos jogos das fases semifinal e final. Vamos sair do México com essa vaga", garantiu Barbosa.

Fonte:
Estadão


Nenhum comentário: