domingo, 21 de setembro de 2003

BRASIL ENFRENTA CANADÁ NESTE SÁBADO ÀS 21H PELA SEMIFINAL


Culiacán / México – A seleção brasileira adulta feminina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás, enfrenta neste sábado, às 21 horas de Brasília, o Canadá pela semifinal do 8º Torneio Pré-Olímpico das Américas que está sendo disputado em Culiacán. A outra semifinal sera entre Cuba e Mexico (23h). Na fase de classificação, o Brasil ficou em primeiro lugar no grupo A com quatro pontos (duas vitórias), enquanto o Canadá foi o segundo colocado do grupo B, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota). As duas seleções se enfrentaram duas vezes na história da competição com uma vitória para cada equipe: 85 a 83 para as canadenses (Havana/1984) e 72 a 66 para as brasileiras (Havana/1999). Este ano, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, o Brasil ganhou os dois confrontos contra o Canadá: 62 a 53 (fase de classificação) e 57 a 66 (disputa da medalha de bronze).

— Entramos na fase decisiva do Pré-Olímpico. O Canadá está reforçado de duas jogadoras que atuam na WNBA (Sutton-Brown e Stacey Dales) e a presença delas melhorou a qualidade da equipe. A seleção brasileira está evoluindo técnica e taticamente a cada partida e estamos prontos para vencer e brigar pela vaga olímpica no domingo. Esse é o melhor grupo que o Brasil teve nos últimos anos. E por ser muito homogêneo me oferece uma série de opções táticas — comentou o técnico Antonio Carlos Barbosa, que vai começar o jogo com Adrianinha, Iziane, Janeth, Cíntia Tuiú e Alessandra.

— Apesar dos reforços da Sutton-Brown e da Stacey ainda não foi possível saber se elas estão entrosadas com a equipe. O Canadá é um adversário perigoso, que faz um jogo forte e rápido. Precisamos trabalhar bem a bola no ataque e procurar o momento certo para finalizar a jogada. A nossa defesa está melhorando a cada jogo e isso nos dá mais confiança para o contra-ataque. Vencemos os últimos confrontos contra as canadenses e temos todas as condições de conquistar uma nova vitória — afirmou a ala Janeth.

— Será uma partida muito difícil mas acredito que estamos preparadas para vencer esse desafio. Apesar da derrota para Cuba na quinta-feira (77 a 63), a nossa equipe fez uma partida melhor do que a da estréia contra a Argentina, quando vencemos por um ponto na prorrogação (57 a 56). Para ganhar do Brasil, necessitamos fazer uma marcação forte para evitar os chutes de fora e o trabalho das pivôs no garrafão — disse a técnica do Canadá, Alilison McNeill.

De acordo com o regulamento da competição, os vencedores da fase semifinal decidem o título no domingo (22 horas de Brasília) e o campeão está classificado para as Olimpíadas de Atenas, em 2004.

BRASIL
4. Adrianinha; 5. Helen; 6. Micaela; 7. Leila; 8. Iziane; 9. Janeth; 10. Vivian; 11. Jacqueline; 12. Erika; 13. Alessandra; 14. Cintia Tuiú; 15. Kelly. Técnico: Antonio Carlos Barbosa.

CANADÁ
4. Michelle Carpay; 5. Teresa Kleindienst; 6. Claudia Brassard; 7. Shona Thorburn; 8. Kim Smith; 9. Leighann Doan; 10. Stacey Dales; 11. Dianne Norman; 12. Carolin Bouchard; 13. Nikki Johnson; 14. Susan Murray; 15. Tâmara Sutton-Brown. Técnico: Allison McNeill.

Nenhum comentário: