Maria Helena deixa o Brasil e vai trabalhar na Espanha
Marta Teixeira
Rio de Janeiro (RJ) - Depois de mais de 40 anos dedicados ao basquete no Brasil, a técnica Maria Helena Cardoso deixa o país pela primeira vez para atuar no exterior. Maria Helena troca o Vasco da Gama, onde está desde 2000, pelo PC Mendibil, na cidade de Hondarribia, próximo a San Sebástian, na região norte da Espanha. A treinadora diz que a mudança é um upgrade (progresso) na carreira, mas não vai deixar o time de São Januário em definitivo.
'Tirei uma licença de nove meses do Vasco, mas vou continuar acompanhando todo o trabalho do clube via e-mail e internet com a equipe que fica', afirma. Para sua vaga no comando do time feminino, o clube carioca contratou Miguel Palmieri, que já dirigiu o juvenil vascaíno e o Goiás. 'Não quero simplesmente sair daqui. Gosto do Vasco, em que pesem todas as dificuldades financeiras. Temos todo um trabalho de base que foi ampliado com o mirim e o pré-mirim', explica a brasileira.
Maria Helena embarca para a Espanha dia 31 e está animada com o novo desafio. 'Estou abrindo um novo mercado. Depois de anos trabalhando em São Paulo, Rio e na seleção brasileira é um desafio a mais na minha carreira', ressalta. 'Até onde sei, também é a primeira vez que uma técnica brasileira vai trabalhar lá fora'.
Bem-humorada, a técnica diz que está no lucro na carreira. 'Já são 45 anos de basquete, mas vou tocando a aposentadoria para frente a cada novo desafio', diz. Maria Helena vai assumir uma equipe recém-chegada na primeira divisão espanhola. Campeão da segunda divisão, o Mendibil contratou a brasileira para permanecer entre os melhores. 'A idéia é manter o time na primeira divisão', explica a treinadora, que chega à nova casa com alguns conhecidos.
Além da auxiliar Heleninha, ao seu lado desde o início da carreira como treinadora, Maria Helena vai trabalhar com duas jogadoras que já conhece. A ala Elena Tornikidou, que jogou com ela duas temporadas no BCN/Osasco e uma no Vasco, foi contratada para esta temporada. Outra conhecida é a pivô Muriel Page, que defendeu o Paraná Clube no Brasil e também se junta ao grupo este ano.
'Talvez eles contratem mais uma estrangeira', diz Maria Helena, mas o assunto ainda não está definido. O Campeonato Espanhol começa dia 18 de outubro.
Fonte: Gazeta Esportiva
Podcast BNC: o legado de David Stern
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário