segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pivô cubana Yakelin Plutin anuncia aposentadoria das quadras

A experiente pivô Yakelin Plutin Tizon, de 36 anos (09 de julho de 1979), que defendeu o São José/Colinas Shopping nas últimas temporadas, anunciou nesta segunda-feira (05 de outubro), a sua aposentadoria oficial das quadras, depois de 25 anos. No basquete brasileiro, a cubana jogou por cinco temporadas.
“Só tenho que agradecera todas as pessoas que me apoiaram ao longo da minha carreira, tanto em Cuba como na minha curta carreira profissional no Brasil. Sou formada em Educação Física e sou técnica em psicologia esportiva, então quero ir atrás dessa nova carreira aqui nos Estados Unidos, local que escolhi para residir daqui para frente”, explica Plutin.
Além do basquete brasileiro, a pivô jogou em Cuba (Centrales e Ciegos de Avila) e também na Rússia (Spartak Moscow). No Brasil, além do representante de São José dos Campos, vestiu a camisa do Ourinhos Basquete e do Maranhão Basquete.
“Estou feliz pelas coisas que fiz, sei que poderia ter alcançado mais, mas ninguém escolhe o país aonde nasce, se o destino achou que deveria sair para crescer na minha carreira como jogadora profissional, mas fiz uma carreira linda no meu país. Se voltasse ao passado, seria jogadora de basquete novamente”, explica Plutin.
“Não o pensaria duas vezes em repetir a minha carreira, uma vez participei de Olimpíadas, Mundiais e Pan-americanos, ou seja, todas as competições que uma atleta sonha em disputar, por isso, não posso mais pedir, só mesmo agradecer. Agora é começar uma vida nova e tentar outra carreira na minha vida”, complementa Tizon.
Pelo selecionado cubano, Plutin três medalhas Pan-americanas: ouro em Winnipeg (1999) e Santo Domingo (2003) e bronze no Rio de Janeiro (2007).

Fonte: LBF 

8 comentários:

Rosana - Ourinhos disse...

Parabéns Plutin por sua brilhante carreira você sempre será lembrada por sua presença marcante nos garrafões. Boa sorte neste seu novo projeto de vida, neste tempo novo de conquistas.

Anônimo disse...



Se a seleção cubana fosse composta por Casanova, Ariadna, Amargo, Noblet e Plutin, elas brigariam por medalha nos Mundiais e Olimpíadas.

A política de Cuba é uma m*rd*.

Anônimo disse...

o blog está deixando a desejar em não atualizar as noticias

Anônimo disse...

O que esta acontecendo? jogaram a toalha também kkk. Apesar do nosso basquete brasileiro esta passando por muitas dificuldades vocês não pode nos abandonar também. Tem que estar nos informando de tudo

Anônimo disse...

Que triste perceber que o basquete feminino morreu.

No mundo:

Finais da WNBA rolando como se nada tivesse acontecendo.
O maior blog de basquete feminino da Europa lovewomensbasket saiu do ar.

No Brasil:

Dirigentes e técnicos da CBB só fazendo m#rd* e destruindo a seleção
Clubes tradicionais fechando, LBF enfraquecida
Atletas de seleção sem clube para jogar
Blog PBF sem atualização há 10 dias.

Só falta enterrar.

Anônimo disse...

A princípio, parece uma notícia ruim: LBF terá apenas 6 equipes. Da edição anterior das 10 equipes saíram cinco: Brasília, São José, Barretos, Jaraguá e Sport.

Mas são ótimas notícias:

A LBF será administrada pelos ótimos profissionais organizadores do NBB.
As 6 equipes terão nível parecido e o campeonato mais equilibrado.
A classificação será em dois turnos dobrados, onde todos jogam contra todos, quatro vezes.
A duração do campeonato será maior e o nível dos jogos bem melhor.

Anônimo disse...

http://sportv.globo.com/site/eventos/liga-de-basquete-feminino/noticia/2015/10/lnb-vai-organizar-torneio-nacional-feminino-que-tera-apenas-seis-times.html

Anônimo disse...

Atualiza moderador:

http://www.meutimao.com.br/noticia/190927/corinthiansamericana_anuncia_estrela_cubana_como_novo_reforco