quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Maranhão Basquete anuncia equipe para LBF, com destaques para as cubanas Casanova e Noblet





O Maranhão Basquete anunciou  a contratação de oito atletas para a disputa da LBF 2015/2016, com dois dos principais destaques da seleção de Cuba: a armadora Casanova González e a pivô Clenia Noblet. 

A apresentação do time está marcada para o dia 5 de novembro. As cubanas chegam com status elevado, principalmente depois da boa participação de Cuba nos Jogos Pan-Americanos de Toronto no mês de julho, quando foram os principais nomes na vitória sobre a seleção brasileira, garantindo a conquista da medalha de bronze.

Outras atletas que chegam ao time maranhense são as alas Patrícia Ribeiro e Joice Coelho, que estavam no São José na última temporada da LBF. Além delas, a ala Luana de Souza, ex-Sport Recife, também foi confirmada como reforço do Maranhão Basquete. 

Do elenco que disputou a LBF na temporada passada pelo MB, apenas três atletas permanecem na equipe: as maranhenses Maria Claudia Teixeira (lateral) e Rayana Souza (armadora), além de Fernanda Brito (armadora). Todas as três eram reservas no MB. Além destas jogadoras, o MB deverá contar com algumas jovens jogadoras maranhenses para compor o elenco na temporada.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CBB e COB firmam parceria para formar seleção brasileira escolar

img



Uma das novidades da temporada 2016 do basquete nacional será o treinamento da primeira Seleção Brasileira Escolar. A ação é uma parceria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e faz parte do Projeto 2020/24 do COB, que estabelece uma série de ações unificadas visando colocar e manter o Brasil entre as principais potências olímpicas do mundo nos Jogos em Tóquio 2020 e assim por diante. A Seleção Escolar é formada por 24 atletas – 12 meninos e 12 meninas – e seis treinadores convocados que irão participar de um período de treinamento, de 18 a 22 de janeiro, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais. Os jogadores foram observados durante os Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, etapa de 12 a 14 anos, realizada no mês de setembro. 

Representantes da CBB e da área de Performance Esportiva do COB estiveram na capital cearense para observar o futuro do esporte nacional e tirar proveito da competição, que reuniu cerca de 3.800 promissores talentos dos 26 estados e do Distrito Federal. 

"Durante os Jogos da Juventude em Fortaleza foram observados e selecionamos os jogadores que podem ser os prospectos de futuro da modalidade, inclusive alguns vindo a ser convocados para as Seleções Brasileiras Sub-15, tanto masculina quanto feminina", disse o treinador mineiro Jefferson Louis Teixeira, que estará no comando das seleções feminina e masculina. "Vamos ajudar esses atletas a se desenvolverem no camping e também expandir seus conhecimentos entre os treinadores que estiverem presentes. Nosso pensamento inicial é fazer uma corrente para que os treinos realizados possam chegar ao maior número de treinadores possíveis, e que os atletas consigam desenvolver suas habilidades e levar essa experiência para seus clubes ou escolas. Em um próximo momento vamos buscar meios de encontrar os talentos espalhados pelo Brasil e ajudar o seu desenvolvimento esportivo", concluiu Jefferson.

Para Sebástian Pereira, Gerente de Performance Esportiva do COB, o Projeto 2020/24 consiste em desenvolver um plano estratégico para a entidade atuar de forma integrada em todas as suas áreas esportivas, com foco no desenvolvimento e confirmação de atletas para o alto rendimento. 

"Essa parceria faz parte do projeto que começou internamente de fazermos uma metodologia do caminho do talento: identificação, confirmação e desenvolvimento dos atletas. Essas parcerias com as Confederações possuem o objetivo de identificação desses atletas. E os Jogos Escolares da Juventude fazem parte desse processo. As seletivas municipais e estaduais nesse processo movimentam cerca de um milhão de crianças em cada faixa etária. Essa é uma enorme oportunidade de identificar talentos e grandes atletas a médio e longo prazo", frisou. 

"A parceria com a CBB inicia com a chancela técnica. Queremos criar uma padronização para conseguirmos a longo prazo mais atletas que chegarão a condição de alto nível e assim poder integrar uma seleção olímpica, que é o nosso grande objetivo. Pensando em colher frutos já para 2020/24, a ideia é que seja uma gota de um grande oceano de oportunidades do que podemos fazer. A CBB entendeu o projeto e está tentando fazer acontecer, visando primeiramente os Jogos Olímpicos da Juventude e posteriormente os futuros", finalizou Sebástian. 

Durante o período de concentração na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, os atletas participarão de uma série de palestras que irão abordar os temas Prevenção de Lesões (Henrique Jatobá), Gestão Financeira para atletas e técnicos (José Maria de Santucci), Comportamento em Quadra e Planejamento de Carreira para atletas e técnicos (Antônio Carlos Moreno), além de uma palestra sobre Convocações Sul-Americanas 2016 com Rubén Magnano, treinador da Seleção Brasileira Adulta Masculina. O Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, explicou como surgiu a ideia e a importância dessa iniciativa.

"Tivemos uma conversa com o COB sobre o projeto de detecção e desenvolvimento de atletas nos Jogos Escolares, que já realizam com algumas modalidades. E surgiu a oportunidade de incluirmos o basquete. A ideia é selecionar atletas com potencial para um período de treinamento com a nossa Comissão Técnica, onde passarão por uma avaliação completa. Essas informações serão repassadas aos clubes formadores visando o desenvolvimento contínuo desses meninos e meninas”, concluiu o dirigente.

O treinador Jefferson Louis contará com a ajuda dos assistentes técnicos Anne Freitas Sabatini, Christi Ane Hammerschimidt e Agilson Alves, no feminino, Athos Felipe Garcia Calderaro, Ígor Machado Lopes Meletti Barbosa e Leonardo Figueiro Alves, no masculino. 

Confira a lista dos convocados:

Seleção feminina

Kamilla Soares Cardoso Silva (MG), Melissa Andressa de Oliveira (SP), Maria Eduarda Raimundo Joaquim (SP), Bianca Alves da Silva (SP), Bianca Darrigo Soares (RS), Amanda Sene da Cruz (PR), Débora Reis dos Santos (RJ), Julia Kalke Kuster (ES), Eduarda Serra Gomes (MA), Hellen Barth Putti (SC), Thamires Helena Guimarães Lima (CE) e Andressa Dias Aguinario (TO).

Seleção masculina

Cristhyã Rogério Fernandes da Silva (SP), Gabriel Campos (SP), Iago Rosa de Oliveira (SP), Diego Daminello Mascarenhas de Oliveira (SP), Matheus Maciel Marques de Souza (SP), Arthur Luís Bernardy (RS), Keven Henrique de Jesus (RJ), Igor Gabriel Iglesias de Souza (RJ), Felipe Alves Melo (ES), Elvis José Viana Filho (ES), Mateus Henrique Diniz (PR) e Bruno de Almeida Souza (DF).


Fonte: CBB

FPB divulga os Destaques e a Seleção de Ouro do Paulista Feminino

Nesta terça-feira (27 de outubro), a Federação Paulista de Basketball divulgou as atletas que foram os destaques e a seleção de ouro do Campeonato Paulista Feminino Série A-1, onde o Corinthians/Americana sagrou-se campeão, vencendo o Basketball Santo André/APABA, por 83 a 58.

Veja a lista:
Melhor Atleta: Clarissa Cristina dos Santos - Corinthians/Americana 
Melhor Técnico: Antonio Carlos Vendramini - Corinthians/Americana 
Atleta Revelação: Yasmin Gonçalves - Basketball Santo André

Seleção de Ouro: 
Tassia Pereira de Souza Tassia Carcavalli - Basketball Santo André 
Clarissa Cristina dos Santos - Corinthians/Americana
Karla Cristina Martins da Costa Karla Costa - Corinthians/Americana 
Jaqueline De Paula Silvestre - Basketball Santo André 
Damiris Dantas do Amaral Damiris Dantas - Corinthians/Americana  

Fonte: FPB

domingo, 25 de outubro de 2015

Evento-teste do basquete será torneio de seleções femininas em janeiro

Matéria de O Globo: aqui!

Corinthians/Americana bate Santo André e é Campeão Paulista


O Corinthians/Americana fez valer seu favoritismo e conquistou o heptacampeonato estadual neste sábado (24), o quarto de forma consecutiva. Em jogo único pela decisão do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o Timão venceu Santo André por 83 a 58 (43 a 25 no primeiro tempo), no ginásio Mario Antonucci, no Centro Cívico, e fez a festa diante da torcida. A conquista veio com 100% de aproveitamento em quatro partidas no torneio.
Antes do jogo, as americanenses tiveram um problema de última hora. A pivô Damiris do Amaral, principal pontuadora do time na primeira fase, sentiu uma lesão na perna direita e ficou de fora.

"Cada título tem alguma coisa em especial. Hoje (sábado) pela manhã eu soube que não poderia contar com a Damiris. Mas superamos as adversidades e provamos que nosso grupo é muito bom e está de parabéns por mais esta conquista. Mostramos que somos um sério candidato às finais da LBF (Liga de Basquete Feminino)", destacou o técnico Antônio Carlos Vendramini, que conquistou seu 13º título estadual na carreira.

Mesmo sem Damiris, o Corinthians/Americana não encontrou dificuldades para bater Santo André, ao contrário do confronto entre ambos na semana passada, quando a vitória veio por apenas três pontos de diferença. Desta vez, a vantagem já era de 15 pontos ao término do primeiro quarto, e só aumentou nos períodos seguintes.

O time teve um começo avassalador. Marcando forte e aproveitando bem as chances nos contra-ataques, Joice e Karla comandaram o ataque americanense. A primeira marcou seis pontos seguidos, enquanto a segunda acertou a mão nas bolas de três e puxou o placar elástico logo no primeiro quarto: 24 a 9.
A boa vantagem permitiu que as donas da casa controlassem o segundo quarto. As armadoras Babi e Meli Gretter controlaram o relógio e deram segurança para que o time buscasse as cestas dentro do garrafão com Gil e Clarissa. Mesmo com o time visitante mais ligado, o Corinthians/Americana foi para o intervalo na frente: 43 a 25 Na volta para o segundo tempo, o Santo André veio para o tudo ou nada, chegou a melhorar na partida, mas não conseguiu voltar para o jogo, terminando o terceiro período atrás (60 a 39).

No último período, as americanenses aproveitaram melhor os contra-ataques e conseguiram confirmar a vitória sem grandes dificuldades.

A certeza de título era tão grande que, faltando um minuto para o término da partida, a torcida já gritava "é campeão". Nas arquibancadas, aliás, ocorreu uma "disputa" inusitada. Para incentivar o time em quadra, a maior parte dos torcedores gritou o nome da cidade de Americana, assim como já fazia antes da parceria com o Timão.

Paralelamente, duas torcidas organizadas do Corinthians ecoavam o nome do clube enquanto o restante do ginásio vibrava por Americana.
Fonte: O Liberal
Estatísticas: aqui!

sábado, 24 de outubro de 2015

Vídeo: Apresentação do Sampaio Basquete

Vídeo: Com time sub-19, Bradesco perde para o Divino/Jundiai no basquete feminino

Corinthians/Americana contrata a ala/armadora cubana Oyanaisy Gelis, ex-Maranhão Basquete

Gelis 300x267 Corinthians/Americana contrata a ala/armadora cubana Oyanaisy Gelis, ex Maranhão BasqueteO Grupo Clarian, gestor do Corinthians/Americana, reforçou ainda mais o elenco do time americanense para a sequência da temporada. Foi anunciada a contratação da ala/armadora cubana Oyanaisy Gelis, de 31 anos (21 de outubro de 1983), que tem passagens pelo basquete europeu (Dínamo de Moscou) e brasileiro (Maranhão Basquete). Com a seleção de Cuba, a atleta tem no currículo participações em campeonatos mundiais e torneios pré-olímpicos, além de conquistar a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2007, a medalha de ouro no Pan-americano de 2003 e outros torneios na América.
Gelis desembarca em Americana nesta quarta-feira (14 de outubro) para iniciar os trabalhos com o restante da equipe, mas ainda não poderá entrar em quadra para a disputa do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2015 por problemas burocráticos. Apesar de não poder contar com a cubana no torneio, o treinador Antônio Carlos Vendramini comemorou a chegada da atleta.
”Foi uma contratação feita lá atrás. Por causa de compromissos com a seleção na Copa América e no Pan, ela pode chegar só agora. A Gelis é uma jogadora muito versátil, rápida, com boa marcação, boa penetração. Ela pode jogar nas posições 2 ou 3, e vai nos ajudar, com certeza, pois ela chega pronta”, comentou o técnico.
Vendramini ainda exaltou a importância da chegada de Gelis para a força do elenco. “O retrospecto dela é inquestionável, tem grande experiência internacional. É uma jogadora que tem muito a acrescentar dentro de quadra e vai, rapidamente, se adaptar e assimilar muito bem o que queremos”, completou.
Gelis 001 300x218 Corinthians/Americana contrata a ala/armadora cubana Oyanaisy Gelis, ex Maranhão BasqueteCom a presença de Gelis na torcida, o Corinthians/Americana estreia na fase inicial do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2015 contra a ADC São Bernardo, na sexta-feira (16 de outubro), às 20h00 (de Brasília), no ginásio Centro Cívico, em Americana (SP). A disputa, que ocorre durante todo o final de semana, terá diversas atrações voltadas ao público como arremesso solidário, espaço família, sorteio de brindes e camisas oficiais e o telão instalado no ginásio.
Fonte: LBF

Corinthians/Americana se prepara para final do Paulista

O Corinthians/Americana busca o título do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2015, neste sábado, às 18h30, diante do Basketball Santo André, no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP). A decisão ocorre em jogo único e o vencedor garante a conquista do estadual.

Primeiro colocado na fase inicial com 100% de aproveitamento, o time de Americana espera contar com apoio dos seus torcedores para este duelo decisivo, que promete ser equilibrado.

- Vamos entrar com toda determinação e vontade, apesar de termos vencido o time de Santo André na primeira fase, não fizemos uma boa partida e cometemos alguns erros, contudo, estamos trabalhando para corrigir essas falhas e buscar a vitória. Teremos a torcida ao nosso favor, que tem comparecido e apoiado muito, o que agradecemos bastante; agora é buscar o título - comentou a ala Patrícia Chuca, do Corinthians/Americana.

- Será uma final emocionante, assim como ocorreu na última partida diante do Santo André, que foi decidida nos detalhes. Estamos treinando muito, acertando os nossos erros e vamos entrar com um ritmo muito forte. Vai valer a pena assistir esse jogo - acrescentou a ala/armadora Karla “Guerreira” Costa, também da equipe de Americana.


Fonte: Extra

Santo André projeta conquista do Paulista de basquete feminino

O Basketball Santo André cumpriu o seu objetivo inicial, se qualificando a grande final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2015. O time comandado pela técnica Arilza Couraça chegou à decisão concluindo a etapa inicial no segundo lugar, atrás apenas do invicto Corinthians/Americana, que será, justamente, o seu adversário na grande final.

Na visão de Tassia Carcavalli, a decisão será muito dura.

- Espero um jogo final bem competitivo, pois sabemos que será um duelo difícil, mas tentaremos brecar os pontos mais fortes do nosso adversário. Além disso, teremos que jogar com intensidade e fazendo o nosso melhor durante os 40 minutos para buscar o título - comentou a armadora.

- Jogamos muito bem, taticamente e coletivamente, no encerramento da primeira fase e vimos que o detalhe fará a diferença. E, já estamos cientes do que podemos fazer para anular os pontos positivos do adversário, por isso, vamos buscar vitória - acrescentou a experiente ala Jaqueline Silvestre, também da equipe andreense.

- Depois do jogo que fizemos contra a equipe de Americana, percebemos que o nosso time tem condições de ir muito mais longe do que até imaginávamos. Estamos confiantes em fazer uma boa partida, claro que jogando fora de casa, torna mais difícil por causa da torcida e tudo mais. Mas, acho que vai ser uma partida muito interessante para gente. E, quem sabe, não conseguimos surpreender e sair com o título - complementou a também ala Vanessa “Sassa” Gonçalves, do Basketball Santo André.

O jogo final do Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2015 acontece no sábado, dia 24/10, às 18h30, no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), envolvendo Corinthians/Americana e Basketball Santo André.


Fonte: Extra

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Temporada 2015/2016 da LBF terá início no dia 20/11

Em parceira entre a Liga Nacional de Basquete e a Liga de Basquete Feminino, o principal campeonato de basquete feminino do país será organizado pela LNB a partir da temporada 2015/2016. O escritório com os funcionários da LBF trabalhará dentro e em conjunto com o da LNB para a realização do campeonato nacional feminino.

A LBF será a quarta competição organizada pela LNB, que já conta com o Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Ouro - divisão de acesso ao NBB -, e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato Sub-22.

Essa não é a primeira parceria entre as duas entidades na história. No mês de março deste ano, em ação pioneira, a LNB e a LBF se uniram para a realização do Jogo das Estrelas 2015 em conjunto. O primeiro dia de evento contou com os torneios individuais das duas modalidades e no dia seguinte com a realização dos jogos envolvendo as principais estrelas brasileiras e estrangeiras dos dois campeonatos.

"A nossa expectativa é muito positiva para essa união entre o campeonato masculino e feminino, com um ajudando o outro o máximo possível. Fico muito feliz em poder não só ajudar o basquete feminino a crescer, ganhar mais força, como toda a modalidade do basquete", comentou Cássio Roque, presidente da LNB.

"Para nós da LBF essa parceria é um salto muito grande em todos os nossos aspectos, do mais simples até o mais complicado. Nossos clubes nunca tiveram a experiência do modo de gestão da LNB, com os times tomando decisões, participando de reuniões. Nossos campeonatos sempre foram organizados com muito esforço e nada melhor do que usar a experiência de oito temporadas do NBB com LNB para tirar tudo de bom para o campeonato feminino crescer", analisou Márcio Cattaruzzi, presidente da Liga de Basquete Feminino.

Na tarde desta terça-feira (13/10), presidente e vice-presidente da LBF, técnicos e diretores dos times da competição feminina e representantes da LNB se reuniram na sede da Liga Nacional de Basquete para as definições de datas e modos de disputa da temporada 2015/2016 do campeonato nacional feminino.

A temporada 2015/2016 da LBF terá a participação de seis equipes, com três representantes do Estado de São Paulo, dois do Estado do Maranhão e um de Recife. São eles: Corinthians/Americana (SP) - atual campeão -, Basketball Santo André (SP), Presidente Venceslau (SP), Maranhão Basquete (MA), Sampaio Corrêa (MA) e Uninassau/América (PE).

Também foi definido que a disputa do principal torneio de basquete feminino do país será realizada em turnos dobrados. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.

A rodada de abertura da temporada 2015/2016 da LBF será realizada no dia 20/11 e a fase de classificação terminará no final do mês de março. Após a fase de classificação, as quatro equipes de melhor campanha garantem vaga automática para os playoffs da competição, que será realizado em todo o mês de abril.

A fase semifinal do campeonato nacional será disputada em uma série melhor de três jogos, com a equipe de pior campanha sediando o primeiro jogo e o time de melhor campanha realizando as duas últimas partidas em casa.

Já a grande decisão do campeonato nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos, com a equipe de melhor campanha sediando os jogos 1, 2 e 5 (se necessário) e o time de pior campanha atuando em casa nos jogos 3 e 4 (se necessário).

Nos próximos dias o Departamento Técnico da LNB divulgará a tabela completa dos jogos da temporada 2015/2016 da LBF e todas as datas da competição.

"A liga masculina é muito jovem, com apenas sete edições do campeonato realizadas, mas não podemos tirar o fato que a estrutura é de uma liga muito grande. O basquete feminino ganha muito com a essa parceria, só trás coisas boas para a gente o principal campeonato feminino do país agora ser organizado pela LNB", comentou o técnico do Corinthians/Americana, Antônio Carlos Vendramini, atual campeão da LBF.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pivô cubana Yakelin Plutin anuncia aposentadoria das quadras

A experiente pivô Yakelin Plutin Tizon, de 36 anos (09 de julho de 1979), que defendeu o São José/Colinas Shopping nas últimas temporadas, anunciou nesta segunda-feira (05 de outubro), a sua aposentadoria oficial das quadras, depois de 25 anos. No basquete brasileiro, a cubana jogou por cinco temporadas.
“Só tenho que agradecera todas as pessoas que me apoiaram ao longo da minha carreira, tanto em Cuba como na minha curta carreira profissional no Brasil. Sou formada em Educação Física e sou técnica em psicologia esportiva, então quero ir atrás dessa nova carreira aqui nos Estados Unidos, local que escolhi para residir daqui para frente”, explica Plutin.
Além do basquete brasileiro, a pivô jogou em Cuba (Centrales e Ciegos de Avila) e também na Rússia (Spartak Moscow). No Brasil, além do representante de São José dos Campos, vestiu a camisa do Ourinhos Basquete e do Maranhão Basquete.
“Estou feliz pelas coisas que fiz, sei que poderia ter alcançado mais, mas ninguém escolhe o país aonde nasce, se o destino achou que deveria sair para crescer na minha carreira como jogadora profissional, mas fiz uma carreira linda no meu país. Se voltasse ao passado, seria jogadora de basquete novamente”, explica Plutin.
“Não o pensaria duas vezes em repetir a minha carreira, uma vez participei de Olimpíadas, Mundiais e Pan-americanos, ou seja, todas as competições que uma atleta sonha em disputar, por isso, não posso mais pedir, só mesmo agradecer. Agora é começar uma vida nova e tentar outra carreira na minha vida”, complementa Tizon.
Pelo selecionado cubano, Plutin três medalhas Pan-americanas: ouro em Winnipeg (1999) e Santo Domingo (2003) e bronze no Rio de Janeiro (2007).

Fonte: LBF 

Érika de Souza é apresentada ao Adana ASKI

Érika de Souza, pivô da Seleção Brasileira, inicia um novo desafio nesta semana. A jogadora se apresentou ao Adana ASKI Sport Club na manhã desta sexta-feira (02/10), na cidade de Adana, na Turquia. Após a realização dos exames médicos, a pivô foi oficialmente introduzida aos treinamentos da equipe.

"Estar em um novo time e voltar para a Europa é mais um desafio da minha carreira, e para qualquer atleta isso significa mais chances de mostrar tudo o que é capaz. Nunca joguei em uma equipe turca, apenas contra os times daqui, quando estava na Espanha. A Turquia tem feito grandes investimentos no basquete feminino e as melhores atletas estão jogando nessa liga já há algum tempo. Fico feliz por agora estar entre elas também", afirmou Érika.

A pivô seguiu para o país euro-asiático após três anos atuando no Brasil, pelo Sport Club do Recife (2012 a 2014) e pelo UNINASSAU/América (2014 a 2015), na Liga de Basquete Feminino. Depois de conquistar um título e dois vice-campeonatos nacionais, Érika decidiu voltar à Europa, onde diversas equipes literalmente disputavam um contrato com a brasileira.

"A Érika passou a maior parte de sua carreira e de sua vida entre a Espanha e os Estados Unidos, mas o amor e o carinho tanto pela família quanto pelo país falaram mais alto e ela decidiu voltar para o Brasil, mesmo com as maiores equipes da Europa tentando contrata-la. Agora, depois de três temporadas de sucesso com a LBF, pareceu ser o momento certo de retornar e tentar um novo desafio no Velho Continente, dessa vez na Turquia", informa Fabio Jardine, agente responsável pelo gerenciamento da carreira da atleta.

Com o Adana ASKI, a brasileira terá a oportunidade de levar a equipe a uma nova conquista em sua história: a Eurocopa. Visando chegar à Euroliga, principal campeonato daquele continente, o clube confiou a Érika a missão de ser o grande nome do elenco, que já conta com a veterana Briann January (EUA).

Além da brasileira e da norte-americana, que disputa a final da WNBA com o Indiana Fever, o clube adicionou a jovem pivô sueca Amanda Zahui B, recém draftada pelo Tulsa Shock, ao seu plantel.

"Estou muito animada. A qualidade que a liga turca e a Eurocopa conquistaram nesses últimos anos é algo que deixa qualquer jogadora com ainda mais ‘sangue nos olhos’ para marcar seu nome. Os clubes locais conseguiram trazer equilíbrio ao campeonato continental. O fato de confiarem em mim para manter esse nível de qualidade e ainda por cima superar as principais equipes da Turquia, é uma grande honra", diz Érika.

No momento, a pivô se encontra em fase de preparação com sua nova equipe visando a Superliga Turca, primeira divisão do campeonato de basquete feminino da Turquia. Seu primeiro compromisso no torneio está marcado para o dia 17 de outubro, às 10 horas (horário de Brasília), contra o Canik Belediye.

O confronto é válido pelo primeiro turno do campeonato, que começa em 17 de outubro e se estende até o dia 03 de janeiro de 2016, com 13 rodadas no total. O segundo turno está marcado para 01 de janeiro e termina em 30 de março, com a mesma quantidade de semanas. As datas dos playoffs ainda não estão definidas.

Já a Eurocopa Feminina estreia sua fase de grupos no dia 28 de outubro. O Adana ASKI está no Grupo A do torneio, com Sporta&K M.R. Vidnoje (RUS), Piestanské Cajki (ESL) e Besiktas JK (TUR). As equipes se enfrentam entre si, no modelo turno e returno, e os dois primeiros colocados de cada chave avançam para o Last 16. A final está marcada para 06 de abril de 2016.

Com sua nova formação, o Adana ASKI tem a chance de levar o título da Eurocopa de volta à Turquia, uma vez que a última e única vez que um time da Turquia se sagrou campeão do torneio foi em 2009, com o Galatasaray.

"Estou bem positiva para a offseason. Estou aqui para ganhar, que é o meu objetivo em todos os times no qual atuo. Sei para que me contrataram aqui e vou dar o meu máximo para atingir esse objetivo. Inclusive, agradeço à diretoria do Adana ASKI pela confiança e garanto que eles não vão se decepcionar", conclui a Érika.