Uma das novidades da temporada 2016 do basquete nacional será o treinamento da primeira Seleção Brasileira Escolar. A ação é uma parceria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e faz parte do Projeto 2020/24 do COB, que estabelece uma série de ações unificadas visando colocar e manter o Brasil entre as principais potências olímpicas do mundo nos Jogos em Tóquio 2020 e assim por diante. A Seleção Escolar é formada por 24 atletas – 12 meninos e 12 meninas – e seis treinadores convocados que irão participar de um período de treinamento, de 18 a 22 de janeiro, na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais. Os jogadores foram observados durante os Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, etapa de 12 a 14 anos, realizada no mês de setembro.
Representantes da CBB e da área de Performance Esportiva do COB estiveram na capital cearense para observar o futuro do esporte nacional e tirar proveito da competição, que reuniu cerca de 3.800 promissores talentos dos 26 estados e do Distrito Federal.
"Durante os Jogos da Juventude em Fortaleza foram observados e selecionamos os jogadores que podem ser os prospectos de futuro da modalidade, inclusive alguns vindo a ser convocados para as Seleções Brasileiras Sub-15, tanto masculina quanto feminina", disse o treinador mineiro Jefferson Louis Teixeira, que estará no comando das seleções feminina e masculina. "Vamos ajudar esses atletas a se desenvolverem no camping e também expandir seus conhecimentos entre os treinadores que estiverem presentes. Nosso pensamento inicial é fazer uma corrente para que os treinos realizados possam chegar ao maior número de treinadores possíveis, e que os atletas consigam desenvolver suas habilidades e levar essa experiência para seus clubes ou escolas. Em um próximo momento vamos buscar meios de encontrar os talentos espalhados pelo Brasil e ajudar o seu desenvolvimento esportivo", concluiu Jefferson.
Para Sebástian Pereira, Gerente de Performance Esportiva do COB, o Projeto 2020/24 consiste em desenvolver um plano estratégico para a entidade atuar de forma integrada em todas as suas áreas esportivas, com foco no desenvolvimento e confirmação de atletas para o alto rendimento.
"Essa parceria faz parte do projeto que começou internamente de fazermos uma metodologia do caminho do talento: identificação, confirmação e desenvolvimento dos atletas. Essas parcerias com as Confederações possuem o objetivo de identificação desses atletas. E os Jogos Escolares da Juventude fazem parte desse processo. As seletivas municipais e estaduais nesse processo movimentam cerca de um milhão de crianças em cada faixa etária. Essa é uma enorme oportunidade de identificar talentos e grandes atletas a médio e longo prazo", frisou.
"A parceria com a CBB inicia com a chancela técnica. Queremos criar uma padronização para conseguirmos a longo prazo mais atletas que chegarão a condição de alto nível e assim poder integrar uma seleção olímpica, que é o nosso grande objetivo. Pensando em colher frutos já para 2020/24, a ideia é que seja uma gota de um grande oceano de oportunidades do que podemos fazer. A CBB entendeu o projeto e está tentando fazer acontecer, visando primeiramente os Jogos Olímpicos da Juventude e posteriormente os futuros", finalizou Sebástian.
Durante o período de concentração na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, os atletas participarão de uma série de palestras que irão abordar os temas Prevenção de Lesões (Henrique Jatobá), Gestão Financeira para atletas e técnicos (José Maria de Santucci), Comportamento em Quadra e Planejamento de Carreira para atletas e técnicos (Antônio Carlos Moreno), além de uma palestra sobre Convocações Sul-Americanas 2016 com Rubén Magnano, treinador da Seleção Brasileira Adulta Masculina. O Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, explicou como surgiu a ideia e a importância dessa iniciativa.
"Tivemos uma conversa com o COB sobre o projeto de detecção e desenvolvimento de atletas nos Jogos Escolares, que já realizam com algumas modalidades. E surgiu a oportunidade de incluirmos o basquete. A ideia é selecionar atletas com potencial para um período de treinamento com a nossa Comissão Técnica, onde passarão por uma avaliação completa. Essas informações serão repassadas aos clubes formadores visando o desenvolvimento contínuo desses meninos e meninas”, concluiu o dirigente.
O treinador Jefferson Louis contará com a ajuda dos assistentes técnicos Anne Freitas Sabatini, Christi Ane Hammerschimidt e Agilson Alves, no feminino, Athos Felipe Garcia Calderaro, Ígor Machado Lopes Meletti Barbosa e Leonardo Figueiro Alves, no masculino.
Confira a lista dos convocados:
Seleção feminina
Kamilla Soares Cardoso Silva (MG), Melissa Andressa de Oliveira (SP), Maria Eduarda Raimundo Joaquim (SP), Bianca Alves da Silva (SP), Bianca Darrigo Soares (RS), Amanda Sene da Cruz (PR), Débora Reis dos Santos (RJ), Julia Kalke Kuster (ES), Eduarda Serra Gomes (MA), Hellen Barth Putti (SC), Thamires Helena Guimarães Lima (CE) e Andressa Dias Aguinario (TO).
Seleção masculina
Cristhyã Rogério Fernandes da Silva (SP), Gabriel Campos (SP), Iago Rosa de Oliveira (SP), Diego Daminello Mascarenhas de Oliveira (SP), Matheus Maciel Marques de Souza (SP), Arthur Luís Bernardy (RS), Keven Henrique de Jesus (RJ), Igor Gabriel Iglesias de Souza (RJ), Felipe Alves Melo (ES), Elvis José Viana Filho (ES), Mateus Henrique Diniz (PR) e Bruno de Almeida Souza (DF).
Fonte: CBB