Campinas, SP – O técnico Luiz Augusto Zanon definiu a lista das 12 jogadoras que vão defender a Seleção Brasileira Adulta Feminina nos 17º Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 16 e 20 de julho. Carina Martins, Débora da Costa, Tainá da Paixão e Tássia Carcavalli (armadoras); Isabela Ramona, Izabella Sangalli, Jaqueline Silvestre e Patrícia Ribeiro (alas); Fabiana Caetano, Gilmara Justino, Karina Jacob e Kelly Santos (pivôs).
"Definimos a equipe buscando manter uma variação maior no elenco tático, dentro da filosofia de amadurecimento desse grupo. Deixamos claro o nosso objetivo para elas e esperamos o máximo desse grupo. Permanecemos com a grande responsabilidade no processo de amadurecimento, dentro da importância de disputarem os jogos e assim somar experiência a um grupo jovem. Optamos por formar a equipe com uma variação maior entre as jogadoras. São meninas jovens mescladas com algumas experientes, no caso as pivôs. Estamos esperançosos na busca do melhor desempenho dessa seleção nos Jogos Pan-Americanos em Toronto", declarou o treinador.
O Brasil está no Grupo "A" do Pan e faz sua estreia contra os Estados Unidos no dia 16 de julho. Na sequência, as brasileiras enfrentam Porto Rico (17) e República Dominicana (18). A chave "B" é formada por Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela. A fase semifinal será disputada no dia 19 e as disputas por medalhas no dia 20.
Concentrada desde o início de junho na cidade de Campinas (SP), a equipe se prepara até a próxima sexta-feira (dia 3), no Tênis Clube de Campinas. O embarque está marcado para a próxima segunda-feira (6), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De 7 a 15 de julho a equipe realizará treinos e amistosos em Toronto.
O basquete é o esporte coletivo com o maior número de medalhas de ouro (8) na história do Pan-Americano e no total (24). A seleção adulta feminina esteve presente em quatorze edições da competição feminina e soma onze medalhas conquistadas. A equipe feminina foi campeã em Winnipeg, no Canadá (1967); em Cáli, na Colômbia (1971); e em Havana, Cuba (1991). As meninas foram quatro vezes medalha de prata e quatro de bronze. No Pan do Rio (2007), O Brasil ficou com a medalha de Prata.
Forma de disputa do Pan
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.
Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
Carina dos Santos Martins – Armadora – 23 anos – 1,72m – ADC São Bernardo (SP) – SP
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 24 anos – 1,92m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Gilmara Justino – Pivô – 34 anos – 1,83m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 21 anos – 1,80m – São José Desportivo (SP) – BA
Izabella Frederico Sangalli – Ala – 20 anos – 1,78m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 29 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Karina da Silva Jacob – Pivô – 29 anos – 1,85m – São José Desportivo (SP) – RJ
Kelly Santos Muller – Pivô – 35 anos – 1,93m – Sport Club do Recife (PE) – SP
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 24 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 23 anos – 1,72m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Tássia Pereira de Souza Carcavalli – Armadora – 22 anos – 1,80m – Basketball Santo André (SP) – SP
Média de idade: 25,6 anos
Média de idade: 1,79m
Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Administrador (Assistente): Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistentes Técnicos: Cristiano Cedra e Júlio Cesar Patrício
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Fisiologista/Auxiliar de Preparação Física: Rafael Júlio Fachina
Médico: Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Júnior
Fisioterapeutas: Milena Gomes Perroni Challa e Tatiana Abruceze Cardoso
Nutricionista: Mirtes Strancanelli
Massagista: Joyce Aparecida Tozetto
Programação de Treinos
Período: 4 de junho a 3 de julho
Horário: 8h30 às 10h30 e 16h às 18h (horários de Brasília)
Local: Tênis Clube de Campinas
Endereço: Rua Coronel Quirino, 1346 - Cambuí - Campinas/SP
11 comentários:
Pra que quatro armadoras? Seria melhor para a Cacá ser a primeira armadora da seleção universitária, do que a quarta armadora da seleção pan americana.
Quatro armadoras e Joice R. e Adrianinha de fora ( esta ultima.por opicao)....Sinceramente, nao da pra entender...eh melhor torcer , mesmo, pra selecao sub 16 / 17 , no mundial....porq a desuniao e picuinhas extra quatra eh o k.marca essas selecoes do basquete feminino...Ainda bem k.as coisas com a nova geracao ja estao mudando ( aja visto k , hoje, varias meninas ja atuam no U.S.A e isso ja abrem suas mentes).
Poxa deixar a Leila de fora????? sacanagem, ela joga muito mais do que Ramona e Jaqueline. Não consigo entender qual o critério que o Zanom usa para selecionar as jogadora.
Leila jogar mais do que a ramo na e Jack ta de brincadeira né qual jogo de basquete vc anda vendo kkkkkkk
Pra mim a unica sem nivel aí é a Jacob. Fran fez uma otima LBF e podia atuar embaixo da cesta, pois ela é versatil.
No mais é isso aí mesmo, é o que temos. Faltou a Joice porem ele ta investindo em novos nomes, segue sendo coerente.
Fiquei MUITO FELIZ pela Sangalli. Gloria a Deus que ela terá uma chance, ja passou foi da hora dessa menina no adulto, tomara que ela consiga recuperar seu nivel.
A Leila eh uma ala consistente...na minha opiniao o tecnico brasileiro insiste em criar uma falsa.renovacao com pecas k ja tem 22- 23-24, e apartir dai, nao leva as melhores na mesma faixetaria de idade, tipo: Joice R. , Leila, Priscilla Santos, etc......ker renovar? Entao, da chance a Nicoletti, Clarissa, Babalu, Geavana e Emmanuely....
Fora Zanon..Fora C.NUNES!
Jaqueline foi cestinha da LBF do ano passado, Leila não mostrou nada demais ainda no Jaraguá e a Iza (infelizmente) mostrou menos que a Leila, jogando no mesmo time. O técnico espera que as atletas mostrem na seleção, o que não mostram nos clubes. Difícil encontrar coerência em suas escolhas.
Jacob e Tassia na seleção pra mim é o fim!!!!!!
Entao, o time titular seria: Adrianinha, Jack, Iziane, Clarissa e Erika?
Adrianinha, Iziane , Damiris, Clarissa, Erika da pra ganhar medalha na olimpiada no Rio.
Postar um comentário