sábado, 17 de agosto de 2013

Brasil derrota Argentina e segue invicto no torneio de São Carlos

img
 
A Seleção Brasileira Adulta Feminina venceu mais uma partida e segue invicto no Torneio Internacional de São Carlos (SP), que está sendo disputado no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, no interior paulista. Neste sábado (dia 17), em uma apresentação fantástica da equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon, as brasileiras venceram a Argentina por 76 a 66 (46 a 30 no primeiro tempo). Arbitraram a partida Marcos Benito (SP), Jonas Pereira (SP) e Juliana Roveri (SP). O presidente da CBB, Carlos Nunes, acompanhou de perto a conquista da Seleção Feminina em São Carlos.

"Foi uma vitória muito importante. Tivemos um jogo com bastante intensidade e muita qualidade, principalmente no primeiro tempo. Soubemos escolher as melhores bolas ofensivamente e marcando muito forte defensivamente. Chegamos abrir 26 pontos de vantagem [63 a 37], mas acredito que no rodízio das jogadoras deu uma caída no rendimento. As meninas começaram a ficar inseguras e devido a qualidade da Argentina encostaram, mas estivemos no domínio do jogo durante toda a partida. Foi uma grande parte com o resultado melhor ainda", analisou o técnico.

A cestinha do jogo foi a armadora Débora Costa com 19 pontos, um rebote, três assistências e uma recuperação de bola. Outros destaques da equipe brasileira foram a pivô Damiris Dantas que cravou um Duplo-Duplo (17 pontos e 14 rebotes), a pivô Clarissa Santos (15 pontos, cinco rebotes e três assistências) e a armadora Tainá Paixão (11 pontos e três rebotes).

"Entramos bem na partida, trabalhando forte no ataque ofensivo e com bom aproveitamento. O jogo foi encaixando e sobrando bola pra todas nós, e automaticamente a defesa foi convincente. Estamos bem treinadas e conseguimos colocar em prática tudo que sabíamos. A expectativa agora é grande para o confronto contra o Canadá. Conhecemos elas, pois já nos enfrentamos duas vezes esse ano. Vamos com muita vontade pra esse jogo, pois não queremos perder dentro de casa. Potencial para isso sabemos que a gente tem", afirmou Débora, cestinha da partida.

Na preliminar, o Canadá venceu Porto Rico por 69 a 54 (35 a 26). No domingo (18), as brasileiras encerram sua participação no torneio diante do Canadá, às 13h, com transmissão ao vivo do SPORTV.

"Amanhã teremos um jogo dificílimo, porque as canadenses são muito bem fisicamente e possuem um sistema muito definido. E a gente tem que tentar quebrar essas situações. Vamos mostrar vídeos dos jogos para as meninas e na interpretação do vídeo e algumas variações táticas vamos tentar surpreende-los", disse Zanon.


BRASIL (23 + 23 + 23 + 7 = 76)

5.Debora Costa (19pts, 1 rebotes, 3 assist. e 1 rec. de bola), 7.Patricia Ribeiro (3pts, 3 reb., 2 assist. e 1 rec. de bola), 8.Taina Paixão (11pts, 3 rebotes, 1 assist. e 2 rec. de bola), 11.Clarissa Santos (15pts, 5 rebotes, 3 assistências e 1 rec. de bola) e 12. Damiris Amaral (17pts, 14 rebotes e 1 assistência). Entraram: 4. Joice Coelho (2pts e 1 rec. de bola), 6.Carina Martins (2 rebotes, 2 assistências e 1 rec. de bola), 9. Izabella Sangalli (2pts e 1 rebote), 10.Vanessa Gonçalves (2pts, 1 assist. e 1 rec. de bola), 13.Fabiana Souza (2pts e 4 rebotes), 14.Isabela Ramona (3pts, 1 reb., 2 assist. e 2 rec. de bola) e 15.Maria Carolina Oliveira (0). Técnico: Luiz Augusto Zanon

ARGENTINA (13 + 17 + 17 +19 = 66)

4.Macarena Rosset (9pts), 8.Andrea Boquete (8pts), 9.Nadia Flores (3pts), 14.Erica Sanches (3pts) e 15.Gisella Veja (4pts). Entraram: 5.Debora Gonzalez (2pts), 6.Paula Reggiardo (7pts), 7. Celia Fiorotto (0), 10.Agostina Burani (2pts), 11.Melisa Gretter (14pts), 12.Ornella Santana (11pts) e 13.Natasha Perez (3pts). Técnico: Cristian Alberto Santander.

4 comentários:

Basqueteiro... disse...

Estou gostando de ver. Voltando a ter entusiasmo pelo basquete feminino.

Muito legal poder ler os depoimentos do Zanon e ouvir falar em "filosofia" dentro do nosso basquete.

Em cada jogo nossas meninas vão ganhando ritmo, confiança, algumas vão se destacando, mostrando que o trabalho está sendo bem feito.

É sempre bom lembrar que neste torneio estamos desfalcados da Franciele e da Tatiana.

O único senão, seria a queda de rendimento quando entram as reservas. Não sei se seria o caso de um trabalho psicológico, ou mudança/melhoria de algum plano tático. A comissão técnica precisa estar atenta a este aspecto, sobretudo se queremos voltar a ser top. Com certeza, este é um aspecto de precisa e deve ser melhorado.

De qualquer forma, acredito que estamos muito bem preparados para a Copa América.

Parabéns Zanon!!! Continue implantando sua filosofia. Parabéns meninas, sabemos que no basquete moderno é preciso de muita disciplina tática.

Anônimo disse...

Iziane foi cestinha do time dela pela primeira vez nesta temporada da WNBA:

http://www.wnba.com/games/20130816/CONATL/gameinfo.html

Anônimo disse...

Brasil e Canadá.Penssei que o Zanon não fosse protecionista mas é.A mídia fez a Ramona A Sassa é muito melhor que ela.Jogou muito pouco e foi mais eficiente.
É uma pena.Continuamos com os técnicos tendo falhas
Imperdoáveis.

Anônimo disse...

É verdade anônimo a mídia inventou que a Ramona foi a cestinha do Mundial sub-19. A mídia mente muito. Não acredite em tudo que você lê por aí.