A pivô Franciele Nascimento aos 25 anos é a mais experiente do grupo. Esteve em dois Jogos Olímpicos (Londres - 2012 e Pequim - 2008), um Campeonato Mundial (República Tcheca - 2010), além de dois Torneios Pré-Olímpicos Mundial (Colômbia – 2011 e Espanha - 2008), um Pré-Olímpico das Américas (Chile - 2007), duas Copa Américas – Pré-Mundial (Brasil - 2009 e Chile - 2010) e um Sul-Americano (Equador - 2008).
"Achei engraçado quando me disseram que eu era mais experiente da seleção. Eu sou muito nova e é a primeira vez que essa situação acontece. Vivo seleção brasileira adulta desde de muito nova e disputei um Sul-Americano. Tem muita cara nova aqui, mas todas estão demonstrando muita responsabilidade. Vamos juntar aqui o pouquinho de experiência de algumas, com a vontade de se doar ao máximo das novinhas. Assim como tive a oportunidade de conviver com jogadoras mais velhas e experientes do que eu, estou sempre disposta a passar um pouco dessa vivência para elas. É uma equipe de muita garra", declarou Franciele.
Damiris Dantas é a jovem pivô de 20 anos, mas com conhecimento e currículo de gente grande. Sua primeira convocação para a Seleção Adulta veio aos 19 anos de idade e já para um Mundial (República Tcheca - 2010). No ano seguinte, ela teve na sua categoria a melhor participação no Mundial Sub-19 (Chile - 2011), onde foi a principal jogadora na conquista do bronze e premiada como a MVP (jogadora mais valiosa). Além disso, já disputou Jogos Olímpicos (Londres - 2012), Pré-Olímpico das Américas (Colômbia – 2011), Jogos Pan-Americanos (México – 2011) e Sul-Americano Adulto (Chile - 2010).
"É uma seleção bem nova, mas ainda assim mais velha do que eu. Eu e a Joice somos as mais novas. Tudo na minha vida aconteceu muito rápido e quando fui convocada pela primeira vez para uma seleção adulta fiquei muito feliz. É o que muitas estão passando aqui hoje. A oportunidade que tive de viver outras competições, assim como em um Sul-Americano, nos ajudará muito. Estamos muito focadas para a disputa em Mendoza e uma dando força para a outra. Tivemos muitas experiências de amistosos na fase de treinamento e é isso que vamos colocar em prática na quadra, trazendo mais uma vez o título para o Brasil", disse Damiris.
Jaqueline Silvestre é também uma das mais experientes da equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon. A ala de 27 anos já defendeu a camisa brasileira em Jogos Pan-Americanos (México – 2011) , Pré-Olímpico Mundial (Espanha - 2008), Copa América – Pré-Mundial Adulto (República Dominicana - 2005) e em dois Sul-Americanos (Colômbia – 2005 e Equador - 2008).
"Estou muito feliz de mais uma vez defender a seleção brasileira. É sempre um grande orgulho poder fazer parte desse time. Já defendi outras vezes o Brasil, mas sinto que esse grupo jovem e muito unido, tem muito a mostrar. Como o Zanon gosta muito de destacar é um grupo que está em formação. O legal é que estamos nos formando juntas, umas com mais experiência do que outras, o que também é interessante para o aprendizado. Estamos muito concentradas em nosso objetivo aqui em Mendoza e vamos levar mais esse título sul-americano para o Brasil", analisou Jaqueline.
O Brasil está no grupo “A” e faz sua estreia na competição, nesta quarta (dia 31), às 19h30 de Brasília, contra o Chile. Depois as brasileiras terão ainda como adversários na primeira fase o Peru (quinta) e a Colômbia (sexta). No grupo “B” do Campeonato Sul-Americano, estão Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os quatro primeiros colocados garantem a vaga na Copa América do México, de 23 a 28 de setembro, que irá classificar três países para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.