terça-feira, 30 de abril de 2013

São José renova com Cris, traz destaque sub-19 e define elenco

Os melhores cliques de São José 93 x 89 Santo André na LBF (Foto: Claudio Capucho / PMSJC)

Após perder seus destaques da última temporada para equipes com orçamento superior na LBF (Liga de Basquete Feminino), o São José praticamente fechou o processo de reformulação do elenco para a temporada 2013/14. As novidades do time foram a renovação de contrato da armadora Cris, além da contratação da ala Isabela Ramona, de 19 anos, ex-Guarulhos, premiada nessa segunda-feira, 29, pela Federação Paulista de Basquete como destaque de 2012 da categoria Sub-19.
 
Ramona, que está com a Seleção Brasileira Sub-19 que disputa em julho o Mundial da categoria na Lituânia, foi o sexto reforço da equipe comandada pelo técnico Carlos Lima para a próxima temporada. Antes dela chegaram a armadora Cacá (ex-Maranhão), a ala Karen (ex-Americana) e as pivôs Plutin (ex-Maranhão), Jacob (ex-Ourinhos) e Fabi (ex-Americana).
 
Por outro lado, seis atletas deixaram São José dos Campos. O trio formado por Nádia (pivô), Izabela (pivô) e Tatiane (ala) foi para o Sport, atual campeão da LBF. A armadora Tainá e a ala Patty foram para Ourinhos. Já a ala cubana Ariadna assinou com Americana.
 
Tirando a cubana, o restante das jogadores que saíram do São José foram chamadas pelo técnico Luiz Augusto Zanon para a Seleção Brasileira principal que se apresenta nesta quarta-feira, 1º de maio, para uma série de amistosos nos EUA, antes do Sul-Americano em julho na Argentina. Do atual elenco joseense, estão no grupo da Seleção principal a armadora Cacá e a pivô Fabi.
 
Quem ficou
 
Do plantel do São José da recém terminada temporada, renovaram contrato a armadora Cris e a ala Luana, além das atletas das categorias de base. Junto com Ramona na Seleção Sub-19 estão a armadora Carol Ribeiro e as alas Estela Arantes e Maíra Fernanda.
 
- Acho que agora praticamente definimos o elenco - destaca o supervisor do time, Maurício Iannicelli, que ressalta que a característica do time, de mesclar a experiência de atletas rodadas com uma forte categoria de base será mantida. Um dos orgulhos de Iannicelli é o fato de nas duas últimas edições da LBF, atletas de São José vencerem a categoria revelação. Patty ganhou o prêmio em 2012 e Tatiane este ano.
 
Na temporada 2013/14, São José irá disputar o Campeonato Paulista, os Jogos Regionais, os Jogos Abertos do Interior, além da LBF.

Fonte: Globoesporte.com

Times de base de Santos renovam patrocínio

As equipes de base do basquete feminino de Santos renovaram o patrocínio com a Unimed por mais uma temporada. O acordo foi acertado na última segunda-feira, na Arena Santos, e contou com a presença de membros da Secretaria de Esportes do município, da Fundação Pró Esporte (Fupes) e da empresa.
 
O apoio é válido para os times sub-13, sub-14, sub-15 e sub-17. Estes dois últimos disputam competições regidas pela Federação Paulista. O secretário de Esportes, Alcidio de Melo, o Cidão, destacou a importância da parceria.
 
- É muito importante esse apoio porque coloca as crianças para praticar esportes. Isso faz com que elas tenham uma melhor disciplina e concentração. Elas vão ter uma saúde melhor, sair da rua. Além disso, o esporte vai ajudar na personadidade, a formar o caráter dessas meninas. Isso que é muito importante. Iniciativas como esta é que a prefeitura está precisando. Se cada empresa participar um pouco, são mais crianças que estaremos colocando no esporte aqui em Santos.
 
Presidente da Fupes, Paulo Myiasiro destacou que o caminho para o desenvolvimento de trabalhos na base das modalidades esportivas tende a ser a parceria entre setores público e privado.
 
- Hoje em dia não pode depender tudo do poder público. Então, é importante manter essa parceria com a empresa que, além de conseguir manter por tanto tempo (este é o sexto ano), é um projeto que está dando certo. A tendência é essa. Arrumar parceiros para poder fomentar o esporte e dar uma estrutura melhor para os atletas.
 
Segundo o diretor-presidente da Unimed, Raimundo de Macedo, o apoio ao basquete feminino vai de encontro com os ideiais da empresa, o que facilita o auxílio ao esporte.
 
- Está no DNA da Unimed essa questão da participação na coletividade, então, nada melhor para fazer essa participação através do esporte. Nós queremos observar o desenvolvimento dessas meninas. Está provado que quando a criança está ligada ao esporte ela tem melhor desenvolvimento na escola.
 
Os times de base do basquete feminino fazem parte do projeto Basquete Para Toda Vida (BaVi). Atualmente, a iniciativa apoia em torno de 220 crianças e adolescentes, entre seis e 18 anos. Desse total, 60 participam de competições. A coordenadora dos times, Gilmara Guerrissi Cardoso, avaliou a parceria. Para ela, quanto mais condições derem, mais fácil será para revelar jogadoras.
 
- Essa parceria nos dá condição de revelar jogadoras. Nós temos duas jogadoras que estão na seleção brasileira sub-19. Uma delas é a Vanessa e outra é a Letícia, que hoje está representando Ourinhos. Mas, ela passou por nós e foi através de Santos que ela conseguiu alçar esse voo. A Vanessa também. Hoje, ela está em Santo André. Mas elas são revelações nossas.
 
Além das atletas, que hoje integram seleções de base, o trabalho desenvolvido pelo basquete feminino em Santos já rendeu um vice campeonato na categoria sub-14, conquistado ano passado.

Fonte: Globoesporte.com

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Seleção Sub-19 embarca para amistosos na China

A Seleção Brasileira Sub-19 feminina embarca, nesta segunda-feira (dia 29), para a China onde participará de três torneios contra Estados Unidos, Austrália e China nas cidades de NanAn, Ganzhou e Nanchang. Esse será o primeiro desafio da equipe nacional desde que iniciou a preparação para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 18 e 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda.
"Enfrentaremos fortes seleções que tiveram bons resultados no último ano e que poderemos encontrar na segunda etapa do Mundial. Quero que as meninas percam a ansiedade e ganhem ritmo de jogo. Como a equipe ainda está no meio da preparação, usarei os amistosos para avaliarmos esses dezessete dias de treinamentos que tivemos em Santo André", disse a técnica brasileira, Janeth Arcain.
No primeiro torneio, na cidade chinesa de NanAn, as brasileiras entram em quadra contra Austrália (3 de maio), China (4) e Estados Unidos (5). A comandante do Brasil analisou os adversários.
"Nossa primeira partida será contra as australianas que possuem altíssimo nível e estão sempre bem classificadas nas competições internacionais. Depois, pegamos a China que possui uma forma de jogo totalmente diferente, mas servirá para avaliarmos o estilo, pois enfrentaremos a Coréia na primeira fase e que joga no mesmo estilo asiático. A seleção dos Estados Unidos será o nosso adversário mais forte, por ser uma grande potencia na modalidade", analisou.
O Brasil está no grupo “A” do Mundial e faz sua estreia contra a Rússia, no dia 18 de julho. Na sequência, as brasileiras enfrentarão as equipes da Coréia (19) e Sérvia (20). No grupo "B", estão Argentina, Austrália, Espanha e Japão. O “C” é formado por Canadá, França, Holanda, Senegal. E no “D” ficaram China, Estados Unidos, Lituânia e Mali.
Seleção Brasileira Sub-19 Feminina
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURALIDADE

Alana Gonçalo da Silva - armadora - 18 anos - 1,67m - ADC/Bradesco (SP) - SP
Bruna Nathiely Werberich da Costa - ala - 18 anos - 1,70m - ADC/Bradesco - PR
Carla Patrícia Silva Lucchini - armadora - 17 anos - 1,70m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - SP
Carolina dos Santos Ribeiro - armadora - 18 anos - 1,73m - A.E. São José/ Atleta Cidadão/ Heatgraft (SP) - SP
Isabela Ramona Lyra Macedo - ala - 18 anos - 1,79m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - BA
Izabella Frederico Sangalli - ala - 17 anos - 1,78m - Unimed/Americana (SP) - SP
Letícia Viviane Dias Rodrigues - pivô - 18 anos - 1,90m - Ourinhos (SP) - SP
Lorraine Milton Silva - pivô - 18 anos - 1,90m - ADC/Bradesco (SP) - RJ
Maria Carolina Ferreira de Oliveira - pivô - 18 anos - 1,91m - Unimed/Americana (SP) - SP
Maria Claudia Fonseca Teixeira - ala - 18 anos - 1,80m - Maranhão Basquete (MA) - MA
Monique Teresa Soares Pereira - pivô - 16 anos - 1,87m - Unimed/Americana (SP) - SP
Vanessa Fausto Gonçalves - ala/pivô - 18 anos - 1,85m - A.D. Santo André (SP) - SP
COMISSÃO TÉCNICA
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Guilherme Freddi Lotufo
Técnica: Janeth Arcain
Assistentes Técnicos: Luis Augusto Dias Cardoso e Elvis Luis Pinto
Preparador Físico: Lucinei Carlos da Silva
Médico: Adriana Carballo
Fisioterapeuta: Thayse Cristine de Melo Lins
Programação:
— Torneio Triangular Nan An – China

Sábado (4 de maio)
09h30 – Brasil x Austrália
Domingo (5 de maio)
08h00 – Brasil x China
Segunda (6 de maio)
08h00 – Brasil x Estados Unidos
— Torneio Triangular Ganzhou – China
Quarta-feira (8 de maio)
09h00 – Brasil x China
Quinta-feira (9 de maio)
08h45 – Brasil x Estados Unidos
Sexta-feira (10 de maio)
08h45 – Brasil x Austrália
— Torneio Triangular Nanchang – China
Domingo (12 de maio)
08h45 – Brasil x Estados Unidos
Segunda-feira (13 de maio)
08h45 – Brasil x China
Terça-feira (14 de maio)
08h45 – Brasil x Austrália

Surpresa da convocação de Zanon, Ariani revela emoção pela estreia na seleção adulta

ariane_silva_basquete Logo após o anúncio da convocação, a reportagem do Diário conversou com a armadora
Ariani Silva, uma das jogadoras do Ourinhos Basquete convocadas pelo técnico Zanon, que
revelou que ficou emocionada com a 1ª convocação para seleção adulta, justamente no
momento em que volta ao Brasil para jogar em Ourinhos, time em que sempre sonhou em
atuar. “Fiquei muito feliz e emocionada pelo reconhecimento e por já voltar com esta grande
oportunidade de defender a Seleção Brasileira Adulta, já que só havia jogado pela seleção
sub-19 no Mundial de 2007. Quero agradecer à Ourinhos por ter me contratado e a CBB por
estar de portas abertas e confiar no meu talento e me dar à oportunidade de representar o
nosso país. Quero agradecera também a torcida de Ourinhos, pois embora ainda não ter me
apresentado à equipe, já tenho recebido muito carinho de seus torcedores pela Internet, desde
que foi anunciada minha contratação e para mim será a realização de um sonho de menina
jogar lá. Eu estou até sem palavras, mas o que posso dizer é que estou muito animada e com
sede de bola, pois o sonho de toda atleta é vestir a camisa do Brasil e a minha hora chegou, e
vou agarrar esta oportunidade com toda garra do mundo, para corresponder a confiança que o
técnico Zanon está depositando em mim e poder permanecer neste grupo que disputará o Sul-
Americano e a Copa América, neste ano”, declarou.

Fonte: Diário de Ourinhos

DNA Basquete segue invicta no Paulista Sub-15

A equipe do DNA Basquete segue invicta no Paulista Sub-15 após vencer jogando em casa Presidente Venceslau no último sábado por 77 a 31.

O próximo jogo é contra o SESI Guarulhos, no domingo (05) às 10 horas em Guarulhos.

Juventus vence mais uma no Paulista Sub-13

A categoria sub 13 de basquete feminino venceu a equipe do Jundiaí – Colégio Divino Salvador, por 66 X 25, em partida válida pelo Campeonato da Federação Paulista de Basquete, realizada no sábado (27/04), em Jundiaí.

“O time conseguiu colocar em prática o que traçamos durante a semana. Estamos voltados para o crescimento técnico de cada atleta e preocupados com o desenvolvimento do que é básico e essencial para as ações coletivas e táticas, importantes na construção de uma equipe forte para chegar entre as melhores do campeonato”, explicou a técnica juventina, Kátia Araújo.

A equipe sub 13 volta à quadra para enfrentar o Americana no dia 11 de maio, às 15h00, no ginásio grená.

domingo, 28 de abril de 2013

São Caetano vence Venceslau na A2


Neste sábado (27 de abril), tivemos uma partida pelo Campeonato Paulista Estadual da Divisão Especial Série A-2 Feminino, onde o Santa Maria/São Caetano venceu o Top Therm/UNIESP/Cia. de Talentos/SERT - Presidente Prudente, por 60 a 57, no Ginásio Municipal Armando Lima e Silva Corujeira, em São Caetano do Sul. 

O Campeonato Paulista Série A-2 Feminino, tem sua sequencia nesta terça-feira (30 de abril), ás 20:00 horas, com a partida entre XV/Unimep/Amhpla/Selam contra ASSER/SEME Rio Claro, no Ginásio Municipal "Waldemar Blatkauskas", em Piracicaba. 

Treinador promete renovação imediata no grupo da Seleção Brasileira de Basquete Feminino


Perto de completar um mês no comando da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, Luiz Augusto Zanon assumiu o comando da equipe com um objetivo bem claro. Ele quer a renovação do grupo de jogadoras imediatamente.
Isso foi o que Zanon garantiu em entrevista ao Brasil Olímpico, nesse sábado, e confirmou com a convocação da última sexta-feira. Ele chamou 14 atletas para a disputa de dois amistosos contra as equipes da WNBA Atlanta Dream, dia 13 de maio, e Washington Mystics, dia 15. A média de idade dessas jogadoras é de 22 anos.
- Todo mundo vai falar que o Zanon está ficando meio louco. Não! Eu já vou levar uma equipe extremamente nova, sem experiência internacional, para já cair nessa referência alta e vamos crescer. Vamos buscar uma vaga na Copa América, que nós precisamos estar entre as três forças para estarmos no Mundial. A partir disso, vamos pensar na Olimpíada -, disse o treinador.
O principal objetivo da seleção brasileira neste ano é conquistar uma vaga para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014. Além disso, no mês de junho, será disputado o Campeonato Sul-Americano. Luiz Augusto Zanon espera que o grupo esteja forte até lá e entende que o Brasil precisa evoluir para isso.
- Eu acho que o caminho é o fortalecimento de uma liga de basquete feminino no país. Precisamos de equipes, talentos aparecendo nos estados, e isso passa pelo surgimento de novos times -, analisou.
CASO IZIANE
O discurso de Luiz Augusto Zanon indica que a ala-armadora Iziane pode ter uma nova chance na Seleção Brasileira. A jogadora acumulou polêmicas com todos os treinadores que passaram recentemente pela equipe. A última foi o corte da delegação às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, por levar um namorado à concentração.
- Sobre o caso Iziane, eu sempre me coloquei assim. Eu já joguei contra ela dois anos. Só a conheço de quadra. Não tenho outro relacionamento e vejo o potencial que ela tem. Eu ainda não busquei mais informações sobre ela. Porém, eu ainda vou ligar, vou conversar pessoalmente para saber da vontade dela de estar. Depois, junto com a comissão técnica, vou avaliar a necessidade ou não. Nenhuma jogadora será excluída ou credenciada pelo passado.
Fonte: Gaúcha 2016 (no site há o áudio da entrevista)


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Zanon convoca seleção renovada para enfrentar equipes da WNBA

O técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, Luiz Augusto Zanon, convocou, nesta sexta-feira (dia 26), a equipe brasileira que irá defender o Brasil nos amistosos contra as equipes da WNBA, Atlanta Dream (dia 13 de maio) e Washington Mystics (15). A apresentação está marcada para a próxima quarta-feira (1º), às 15 horas de Brasília, na cidade paulista de Americana.
"Fiz essa convocação com o objetivo de avaliar o potencial e a qualidade dessas jogadoras em jogos de alta referência. Quero analisar o perfil de cada uma delas e ver como se saem em situações difíceis. Teremos pouco tempo de treinamento e essa é a grande oportunidade delas mostrarem seu potencial", declarou Zanon.
Os treinamentos serão realizados em tempo integral no ginásio Centro Cívico, de quinta-feira (2) até a data da viagem para os Estados Unidos (11). Os principais desafios na temporada 2013 da seleção comandada por Zanon será o Campeonato Sul-Americano na Argentina, 23 a 27 de julho, e a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro.
Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome - Posição - Idade - Altura - Clube - Naturalidade

Ariani Sousa Silva - armadora - 23 anos - 1,70m - Rogers State University (EUA) - SP
Carina dos Santos Martins - ala - 21 anos - 1,77m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Clarissa Cristina dos Santos - pivô - 25 anos - 1,84m - ADCF Unimed Americana (SP) - RJ
Damiris Dantas do Amaral - pivô - 20 anos - 1,90m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Debora Fernandes da Costa - armadora - 21 anos - 1,64m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Fabiana Caetano de Souza - pivô - 22 anos - 1,92m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Franciele Aparecida do Nascimento - Pivô - 25 anos - 1,88m - Sport Club Recife (PE) - PR
Izabela Morais de Andrade - ala - 26 anos - 1,81m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Jaqueline de Paula Silvestre - ala - 27 anos - 1,77m - Santo André/Semasa (SP) - SP
Joice dos Santos Coelho - ala - 20 anos - 1,81m - Guarulhos Fum Guaru (SP) - RJ
Nádia Gomes Colhado - pivô - 24 anos - 1,94m - São José/Shopping Colinas (SP) - PR
Patricia Teixeira Ribeiro - - ala - 22 anos - 1,72m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Taina Mayara da Paixão - armadora - 21 anos - 1,71m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Tatiane Pacheco Nascimento - ala - 22 anos - 1,80m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Média de idade: 22,6 anos
Média de altura: 1,80m
Comissão Técnica
Diretor Técnico: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administradores: Bruno Valentim e Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Assistente do Preparador Físico: Rafael Fachina
Médico: Rodrigo Araujo Goes
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Jailma Neves
Programação:
Apresentação e concentração:

Local: Nohotel Premium Americana
Endereço: Rua ítalo Boscheiro, nº 555 - Campo Limpo
Americana / SP
Data:: 1º de maio
Horário: às 15h.
Treinamentos
Local: Centro Cívico de Americana
Endereço: Rua Sergipe, nº 230 - Bairro Colina - Americana/SP
Período: 1º a 11 de maio
Amistosos WNBA
- Brasil x Atlanta Dream
Data: 13 de maio
- Brasil x Washington Mystics
Data: 15 de maio

Débora e Clarissa são convocadas para seleção brasileira

A armadora Débora Costa, 21 anos, e a pivô Clarissa Santos, 25, da equipe de Americana, foram convocadas nesta sexta-feira (26) para a seleção brasileira adulta pelo técnico Luiz Augusto Zanon, que também é de Americana. A seleção fará dois amistosos em maio contra times da WNBA - Atlanta Dream, no dia 13, e Washington Mystics, no dia 15.

Americanense de nascimento, integrante do projeto do basquete da ADCF Unimed desde as escolinhas de iniciação e com passagens pelas seleções brasileiras de base, a armadora Débora Costa ficou feliz com sua primeira convocação no adulto. "É um sonho realizado, estou super feliz. Espero aproveitar essa oportunidade para ser lembrada em outras convocações", disse a jogadora, que no ano passado participou como convidada da preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos.

Um dos destaques de Americana nas duas últimas temporadas, Clarissa Santos também ficou contente por estar na lista de Zanon. "A gente sempre trabalha buscando o melhor para o time e também para estar na seleção. Vou fazer o meu melhor para continuar sendo convocada", comentou a pivô, eleita a melhor jogadora das duas últimas edições da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Além do técnico Luiz Augusto Zanon e das jogadoras Débora Costa e Clarissa Santos, Americana também será representada na seleção brasileira pelo preparador físico Clóvis Haddad (Vita).

A preparação da seleção brasileira será em Americana. A apresentação acontece na quarta-feira (1º). De quinta-feira (2) até o dia 10, acontecem os treinos no ginásio do Centro Cívico. No dia 11, a delegação viaja para os amistosos nos Estados Unidos.

O basquete feminino de Americana tem apoio da Prefeitura de Americana, VivoSabor Alimentação, IOB Folhamatic e Unimed de Santa Bárbara d´Oeste e Americana.

Destaques de Americana recebem prêmio da FPB

debora_fernandes_da_costa_armadora_americana Jogadoras e técnicos do basquete feminino de Americana que se destacaram na temporada 2012 do Campeonato Paulista serão premiados em evento da Federação Paulista de Basquete (FPB) na noite da próxima segunda-feira (29). A entrega do Troféu Melhores do Ano acontece na boate do Circulo Militar, em São Paulo, a partir das 19h30.

No adulto, a pivô Clarissa Santos e a armadora Débora Costa receberão o troféu como melhor jogadora e revelação, respectivamente, enquanto Luiz Augusto Zanon foi eleito o melhor técnico do ano passado. Clarissa também está na Seleção de Ouro.

Nas categorias de base, serão premiadas as alas Izabela Nicoletti Leite (melhor jogadora sub-13) e Izabela Frederico Sangalli (melhor jogadora sub-17), além de Anne de Freitas Sabatini (melhor técnica sub-15) e Adriana Santos Lopez (melhor técnica sub-17).

O basquete feminino de Americana tem apoio da Prefeitura de Americana, VivoSabor Alimentação, IOB Folhamatic e Unimed de Santa Bárbara d´Oeste e Americana.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Efeito Sport Recife: Basquete nas Ruas

Os efeitos do titulo da LBF começa a ser sentido de fato na cidade do Recife.

Pela primeira vez, será oferecido como prática popular de Lazer, o Basquete de Rua. O evento faz parte da programação da prefeitura que contempla diversas atrações nas ruas do Bairro Antigo da cidade, que fica completamente interditado para os carros todos os domingos.

Vejam abaixo a matéria no principal jornal da cidade:


Projeto Recife Antigo de Coração anuncia novidadesBasquete de Rua e aulas gratuitas de ginástica estão inclusas na programação



"Uma das novidades desta edição é a criação de um espaço na mesma avenida para basquete de rua. Dentro da programação, também está incluso um mix de aulas gratuitas oferecidas pela Academia Companhia Athletica, que será realizado no Marco Zero...."

Seleção Brasileira Adulta irá treinar em Americana

A cidade de Americana, em São Paulo, será o local de preparação da Seleção Brasileira Adulta Feminina para as competições da temporada 2013, conforme ficou acertado entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Prefeitura de Americana. A apresentação está marcada para o próximo dia 1º de maio (quarta-feira) e os treinos serão realizados no ginásio Centro Cívico.

“Vamos aproveitar a excelente estrutura de Americana, que também é um polo do basquete feminino brasileiro, para fazer todo a nossa preparação. É uma cidade que atende a todos nossas necessidades. Além disso, estamos tendo todo o incentivo do prefeito Diego de Nadai que é um apaixonado pelo esporte”, disse Vanderlei Mazzuchini, Diretor Técnico da CBB.

Nesta sexta-feira (dia 26), o técnico Luiz Augusto Zanon fará a primeira convocação da equipe nacional para as competições desse ano, que tem como destaques o Campeonato Sul-Americano na Argentina, 23 a 27 de julho, e a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro. A convocação estará disponível no site da CBB a partir das 14h de Brasília.

Fonte: CBB

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Americana finaliza acerta com Ariadna e pode ser sede do Sul-Americano de Clubes

Luiz Peninha

Americana será convidada para sediar o Sul-Americano de basquete feminino deste ano. Por ser a última campeã da competição, a equipe tem vaga garantida. No ano passado o Sul-Americano foi disputado em Quito, no Equador, e Americana foi a campeã ao derrotar Ourinhos na final por 82 a 67.

A reportagem do TodoDia entrou em contato com o presidente Abasu (Associação de Basquete Sul-Americano) sobre o local onde a competição seria disputada e seu presidente, Gerasime Grego Bozikis, o Grego, respondeu que “desde 14 de janeiro está conversando com o Sr. Ricardo Molina (presidente do clube da Unimed que administra o basquete feminino americanense) sobre a possibilidade de Americana sediar o 17º Campeonato Sul-Americano de Clubes Feminino Mayores.”

Segundo ele, o momento é “oportuno”, por causa da presença do treinador Luiz Augusto Zanon na Seleção Brasileira e dos ótimos resultados da equipe feminina. “Estamos preparando uma proposta oficial da Abasu e seria muito bom para o basquete brasileiro e sul-americano a sede em Americana. O último campeonato realizado no Brasil foi em 1999 na cidade de Santo André”, informou.

Americana, por ter uma das principais equipes do País e da America Latina, deverá ser consultada nos próximos dias e a competição deve acontecer entre 23 a 29 de junho. “Se formos consultados certamente terão uma resposta”, disse o secretário de Esportes de Americana, Mário Antonucci.

Uma das preocupações do secretário é com a data de treinamento da Seleção Brasileira de basquete feminino. A cidade também deverá receber torneios internacionais de seleções, já que a casa do basquete feminino do Brasil será Americana pelo menos nos próximos anos.

REFORÇOS

A ala cubana Ariadna, que vinha sendo um sonho de consumo da direção do time nos últimos anos, vai jogar por Americana a próxima temporada, que começa com o Campeonato Paulista, em julho.

Apesar de a direção americanense não confirmar, a jogadora já teria acertado detalhes com a equipe campeã sul-americana de clubes e paulista, e vice-campeã da LBF (Liga de Basquete Feminino).

Além de Ariadna, a previsão é que outras duas estrangeiras, uma paraguaia, que estaria no basquete europeu, e uma pivô norte-americana, reforcem a equipe.

No estadual, no momento, é permitida a participação de apenas duas atletas estrangeiras, mas pode haver alteração desse critério para que a competição ganhe mais equilíbrio.

Americana deve contratar cinco jogadoras para seguir disputando títulos: uma armadora, duas alas e duas pivôs. Dessas, três já teriam assinado contrato, no entanto ninguém da equipe americanense comenta o assunto.

Ariadna se lesionou na comemoração do jogo em que São José eliminou Santo André, pela fase de quartas de final da Liga, em março, quando sofreu uma leve torção no pé direito. O time do Vale do Paraíba foi eliminado pelo Sport Recife (PE) na semifinal da Liga.

As norte-americanas Roneeka e Sandora estão fora do time americanense, sendo que Sandora seguirá no Brasil - deve jogar pelo Sport Recife (PE). Outras jogadoras que deixaram o time de Americana foram a ala Karen e a pivô Fabi, que vão reforçar São José.

Fonte: Todo Dia

Sport pronto para defender título

20130424100658715323a

Um dos trunfos do Sport para conquistar a Liga Feminina de Basquete foi o planejamento. Antecipado, bem feito. Receita que o está sendo repetida. Ontem, o clube anunciou mais duas contratações. Aquisições para substituir as atletas que deixaram o clube e fecham o elenco para a temporada 2013/2014: são elas a norte-americana Sandora Irvin, do Americana, vice-campeã da Liga, e Izabela, do São José. Além delas, o Sport já havia acertado com a pivô Nádia Coelho e a ala Tatiane Pacheco, as duas também do São José. A reapresentação do elenco está marcada para 2 de maio.
Com o grupo definido, a expectativa fica agora para saber qual será o próximo compromisso do Sport. Os planos continuam voltados para o Campeonato Paulista, que começa em agosto. A negociação, segundo o técnico Roberto Dornelas, está bem adiantada com quatro cidades. A intenção dele segue inalterada: jogar em São Paulo, mas manter a base em Pernambuco. Antes da reapresentação do time, Dornelas deve viajar para definir de vez a situação.
Independentemente disso, o time vai começar os treinos. Será um período de adaptação, segundo o treinador. “Houve mudanças no time e as características mudam um pouco”, afirma. Nesse primeiro momento, ele não contará com Érika nem Sandora. As duas vão jogar a WNBA, que tem início previsto para 24 de maio, mas voltam ao Leão em outubro. A tempo de reforçar o time na reta final do Paulista, se for o caso, e de ajudar a equipe a defender o título da Liga Nacional.

Comentários de Roberto Dornelas, técnico do Sport

"Conheci Izabela quando fui assistente da seleção sub-20. É uma jogadora que vem substituir a Alex. Tem um aproveitamento muito alto na bola de três, é forte, alta, vai ajudar bastante a nossa equipe"

"Sandora é uma jogadora que nem é preciso falar. Já jogou com Erika na WNBA, estava há dois anos na Americana. É uma jogadora que chega para manter o nosso grupo muito forte"

Nádia

"Ela fez parte da Seleção em Londres. É da posição de Érika. Vai nos ajudar muito na ausência de Érika e até com a própria. Eu consigo visualizar elas jogando juntas"

Tatiane

"Ela foi a revelação da Liga Nacional. Foi o meu voto, inclusive. É uma jogadora que deu um trabalho danado para a gente na semifinal, muito rápida, com um bom aproveitamento dos três pontos. Certamente estará na Seleção na Olimpíada do Rio."

Os reforços

Izabela, pivô
Foi contratada para substituir Alex, peça importante no time de Roberto Dornelas - foi a terceira cestinha do Sport. Defendeu o São José na Liga Feminina.
Na Liga Feminina
11 jogos
27min07 média de tempo por jogo
78 pontos
7,09 média de pontos por jogo
Sandora Irvin, pivô
A norte-americana foi contratada para a vaga de Fabiana. Teve um bom desempenho na final contra o Sport. Deve disputar a WNBA e voltar ao Sport em outubro.
Na Liga Feminina
10 jogos
16min58 média de tempo por jogo
47 pontos
4,7 média de pontos por jogo
Nádia Colhado, pivô
A sua contratação foi para suprir a saída de Alessandra. Uma substituição da experiência pela juventude - Alessandra tem 39 anos, enquanto Nádia tem 24.
Na Liga Feminina
9 jogos
22min42 média de tempo por jogo
77 pontos
8,6 média de pontos por jogo
Tatiane Pacheco, ala
Foi contratada para a vaga deixada por Skylar, uma reserva constantemente acionada por Dornelas na Liga Feminina.
Na Liga Feminina
11 jogos
22min38 média de tempo por jogo
102 pontos
9,3 média de pontos por jogo
Reforço local
Ingrid Vasconcelos
No ano passado, Dornelas tinha feito um convite para a atleta de 18 anos defender o Sport. Na época, Ingrid defendia o Osasco e descobriu que estava grávida durante uma excursão da Seleção sub-19. Decidiu voltar para o Recife. Deu um tempo na carreira e acabou acertando com o Náutico. “Na semana passada, ela pediu para fazer parte do grupo, que queria jogar. Hoje (ontem) ela confirmou o interesse e vai treinar conosco. É sempre bom ter mais uma pernambucana no grupo”, afirmou Dornelas.
As remanescentes
Adrianinha
Palmira
Franciele
Luciana
Gattei
Viviane Coelho
Laís Nanes
Claudinete Oliveira (Mô)
Érika Souza
Isabela Costa
Letícia Xavier
Gessiane

Fonte: Superesportes

Eduardo Campos recebe campeãs nacionais de basquete

 files_5244_tn_20130423175159c899

“O esporte tem a capacidade de transformar a realidade do jovem, resgatando a cidadania e a disciplina”, disse o governador Eduardo Campos, na terça-feira (23/04), durante encontro com a equipe de basquete feminino do Sport Club do Recife, que no último dia 6 se sagrou o primeiro clube do Norte/Nordeste a conquistar um título nacional de basquete.

Para Eduardo, a violência pode ser reduzida através das atividades esportivas. “O governo tem diversas experiências exitosas nesse segmento, mas nesse caso é importante ressaltar a boa relação do Sport Club do Recife com a comunidade do Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro”, disse governador, referindo-se ao trabalho social realizado pelo clube, por meio do esporte.

A secretária de Esportes, Ana Cavalcanti, disse que o maior legado desse título é a grande mobilização em torno do esporte. “Essas meninas são um exemplo para a formação de outros atletas no Estado”, explicou a secretária. O treinador Roberto Dornelas acrescentou a grande procura dos pernambucanos pela modalidade. “Já estamos sentindo o reflexo dessa premiação nos centro de treinamentos da capital e do Interior”, completou.

“A vitória é um reconhecimento e só provou que nós (pernambucanos) temos capacidade de montar uma grande equipe de trabalho”, declarou Dornelas, explicando que o reconhecimento das meninas no basquete também incentiva outras modalidades no Estado. “A grande tarefa do esporte é organizar talentos dentro das comunidades e mostrar outros caminhos para esses jovens”, disse o governador, para a equipe técnica e dirigentes do Sport Club do Recife.

Durante o encontro, que aconteceu na Sede Provisória do Governo do Estado, Centro de Convenções, a secretária da Mulher, Cristina Buarque, chamou atenção para a campanha que acompanhou todos os jogos da liga. “'Violência contra mulher, jogo sujo' é uma campanha que visa na redução desse tipo de crime”, explicou Cristina, agradecendo o apoio do clube.

Fonte: Jornal do Brasil

terça-feira, 23 de abril de 2013

Tássia está próxima do retorno às quadras

Tássia_Bete_Intervalo1-745x497 A ala Tássia Carcavalli (foto, ao lado da mãe Bete), do Americana, está em período final da recuperação de uma cirurgia no ligamento cruzado do joelho direito, ocorrida no mês de novembro de 2012, depois de sofrer uma contusão durante a semifinal do Campeonato Paulista Feminino do mesmo ano.

Trabalhando arduamente e diariamente há cerca de cinco meses, a jogadora conta os dias para retornar as atividades, ao lado de suas companheiras, e a jogar basquetebol. “A minha recuperação está no fim, com previsão de retorno para o final do mês de que vem (maio). Este período que fiquei sem atuar, apenas acompanhando os jogos do lado de fora da quadra, foi horrível e desesperador”, relata Tássia.

Mesmo com esse panorama negativo, a jogadora do Americana buscou forças e venceu uma etapa complicada de sua carreira. “A força para seguir trabalhando neste momento difícil veio da minha fé, da minha mãe Bete e pela vontade louca de voltar a jogar basquetebol”, descreve Tássia.

A ala Tássia Carcavalli estará à disposição do técnico Luiz Zanon para disputar o Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2013.

Fonte: LBF

Única bicampeã na LBF, Fabi Guedes volta para Presidente Venceslau

Fabi_Guedes_Venceslau-745x559 Depois de ajudar o Sport Recife a garantir o título da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 e se tornar a jogadora com mais conquistas na história da competição, a experiente pivô Fabiana Guedes (foto) – que já havia sido campeã na primeira edição defendendo o Santo André/Semasa – retornou ao Top Therm/UNIESP/Cia de Talentos/SERT – Presidente Venceslau, equipe em que atuou na temporada passada, para a disputa do Campeonato Paulista Feminino da Série A-2 – 2013.

“É uma honra muito grande ser a única jogadora bicampeã da LBF, já que esses títulos vêm coroar todo meu trabalho que tenho feito. Com relação ao projeto do time de Presidente Venceslau, que já tem cerca de oito anos e vem crescendo a cada ano, estar fazendo parte dessa evolução me deixa muito feliz e satisfeita, pois é mais um time que vai crescer para engrandecer o nosso basquete feminino”, comenta Fabi.

“E retornar a Presidente Venceslau após ser campeã invicta da Liga de Basquete Feminino (LBF) pelo Sport Recife é muito bom. Trago um pouco mais de experiência e posso repartir com as jogadoras mais jovens da minha equipe”, acrescenta a pivô.

A reestreia de Guedes, ocorrida na noite de quinta-feira (18 de abril), em Presidente Venceslau (SP), foi extremamente positiva, já que o time da casa abriu sua participação na competição estadual com uma boa vitória sobre a Recra/ABEC, de Ribeirão Preto, por 72 a 38 (44 a 18 no primeiro tempo). A pivô anotou 13 pontos e foi um dos destaques do seu time ao lado da ala Ivana da Silva, que marcou 25 pontos.

Fonte: LBF

Basquete feminino de São José quer anunciar mais reforços nesta semana

A equipe de basquete feminino de São José dos Campos deve anunciar, nesta semana, mais reforços para a temporada 2013/2014. Após acertar com cinco reforços na última quarta-feira, 17, o supervisor do time, Maurício Iannicelli, afirma que novas contratações devem ser fechadas nos próximos dias.

- Estamos conversando com algumas atletas e devemos ter novidades em breve. Uma atleta da seleção sub-19 está negociando conosco e pode ser mais um reforço. A Cris, armadora, também pode ser que renove. Vamos montar um bom time. Uma equipe competitiva. Mesclaremos as atletas jovens com jogadoras maduras - disse.

A diretoria do time também trabalha para segurar as atletas que defenderam São José na Liga de Basquete Feminino. Por enquanto, apenas a ala Luana renovou com a equipe. Segundo Iannicelli, este tem sido um dos trabalhos mais difíceis. Na semana passada, quatro jogadoras acertaram com outros clubes. São elas: a pivô Nádia (Sport Recife), as alas Tatiane (Sport Recife) e Patty (Ourinhos), e a armadora Tainá (Ourinhos).

- As meninas ficaram bem valorizadas depois da LBF. Tem um pessoal que está vindo forte, como o Sport e Americana. Eles estão com bala na agulha e fazem propostas que é difícil de competir. Mas, mesmo assim, a expectativa nossa é montar um bom time.

Fonte: Globoesporte.com

Sport contrata Sandora e Izabela para a LBF 13/14

O técnico Roberto Dornelas, campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) da temporada 2012/13 com a equipe do Sport, anunciou duas novidades para a próxima temporada. As contratações já haviam sido prometidas no último fim de semana pelo treinador, que confirmou as aquisições na manhã desta terça-feira (23).

As novas atletas do Leão são a ala-pivô Izabela Andrade e a pivô americana Sandora Irvin. A primeira estava no São José/SP, enquanto a segunda disputou a última LBF pelo Americana/SP, conquistando o vice-campeonato. Sandora, no entanto, só chegará à capital pernambucana em outubro, após a disputa da WNBA, onde defende o San Antonio Silver Stars. Izabela estará na reapresentação do elenco, que será no dia 1º de maio.

Com essas duas novidades, o grupo do Sport para a próxima temporada já está fechado, com 16 atletas. Existe ainda a possibilidade de mais uma atleta ser integrada ao elenco. Trata-se de Ingrid Vasconcelos, do Náutico, que procurou a comissão técnica leonina na semana passada, querendo fazer parte do grupo. Mas, de acordo com o treinador rubro-negro, ela ainda não se apresentou para os treinamentos. Portanto, o seu aproveitamento ainda não certo.

É bom lembrar que a pivô Érika também só se reapresentará ao técnico Roberto Dornelas no mês de outubro, pois também está disputando a WNBA, defendendo o Atlanta Dream. Já Alex, que estava no Leão, foi para a WNBA e não deverá voltar em outubro.

O treinador leonino também anunciou que o clube vai promover, entre 12 e 15 de setembro, na capital pernambucana, a 1ª Copa Nordeste Sub-19 Feminino de Basquete.

Confira as 16 atletas que estão confirmadas para a temporada 2013/14 da LBF no Sport:

1. Adriana Pinto (Adrianinha);

2. Palmira Marçal;

3. Franciele Nascimento;

4. Luciana Angeloni;

5. Izabela Andrade;

6. Vanessa Gattei;

7. Tatiane;

8. Nádia Coalho;

9. Viviane Coelho;

10. Lais Nanes;

11. Claudinete Oliveira (Mô);

12. Sandora Irvin;

13. Érika Souza;

14. Isabela Costa;

15. Letícia Xavier;

16. Gessiane.

Fonte: Folha de Pernambuco

Equipe do DNA Basquete/Colégio Hélios começa Paulista Sub-15 com três vitórias

 DSCN3973 Este ano foi criado um novo núcleo de basquete feminino: o “DNA BASQUETEBOL SP”. Iinicialmente foi lançado somente na categoria sub-15 para 2013, na qual estão as alunas do Colégio Hélios e atual seleção Brasileira Estudantil e 7º seleção estudantil melhor do mundo, mas o time já tem outras categorias se preparando para os anos seguintes.

A equipe vem se destacando no campeonato Paulista 2013, obtendo 3 vitórias em 3 jogos, jogando com grandes adversários e com tremendas equipes em nível de estrutura e técnica, como Fundação Bradesco e Tupã. Neste ultimo sábado dia 13/04/2013 a equipe DNA Basquetebol SP, enfrentou a grande equipe da Unimed/Americana e tiveram o jogo mais difícil e emocionante, com a vitória do DNA Basquetebol/ Hélios por 77 a 55 sobre Americana.

A equipe DNA Basquetebol / Hélios, está diariamente buscando alcançar excelente nível técnico e ser competitivo diante dos grandes adversários que enfrentarão durante toda a competição, mesmo com os placares surpreendentes e vencendo grandes equipes, as atletas se mantem com os pés no chão, e conscientes de que terão grandes desafios a serem enfrentados pela frente e até o final desta competição.

No dia 27 de abril às 17:00 hso jogo é em casa, contra Presidente Venceslau.

Juventus vence Osasco no Paulista Sub-13 e Sub-14

basquete-2013-b-89-anos As categorias sub 13 e sub 14 de basquete feminino venceram as equipes do Bradesco Osasco, no último sábado (20/04), em partidas válidas pela 2ª rodada do Campeonato da Federação Paulista de Basquete –FPB, realizadas no ginásio grená.

A equipe sub 14 venceu o adversário por 37 a 35.

“Estamos organizando essa categoria, uma vez que algumas meninas do ano de 2000, que jogaram no ano passado, integraram à categoria sub 13. Não podíamos deixar de participar, porque além de termos meninas muito focadas e talentosas, disputar a categoria maior serve de espelho para as mais novas. Vencer os dois jogos também mostra que estamos no caminho certo”, comentou a técnica juventina Kátia C. Araújo.

A categoria sub 13 venceu a equipe do Bradesco Osasco por 49 x 43. Segundo a técnica do Juventus, o time sub 13 vai crescer muito durante a competição. “Temos algumas meninas iniciando agora, mas com perfil para jogar basquete e com potencial para ser desenvolvido”, comentou Kátia.

A equipe sub 13 volta à quadra para enfrentar o Jundiaí no próximo sábado (27/04), às 15h00, em Jundiaí. A equipe sub 14 jogará somente no dia 08 de Junho.

“Vamos aproveitar esse tempo para realizarmos um trabalho específico, que é importante para o crescimento técnico das atletas”, finalizou a treinadora juventina.

Festival interno para comemorar Aniversário do Clube

Na última sexta feira (19/04), o Clube promoveu um festival interno com os alunos da iniciação.

“Esses jogos são importantes para darmos experiências e para motivarmos os alunos. O trabalho vem crescendo e já estamos conseguindo dividir por faixas etárias, para prepará-los para competições externas”, disse a técnica grená Kátia C. Araújo.

Novas atletas interessadas em fazer parte das equipes grenás devem enviar e-mail para: katiabasquete@hotmail.com ou esporteamador@juventus.com.br

Venceslau soma duas vitórias e uma derrota no final de semana no Paulista de base

foto As equipes sub 15 e sub 17 Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/Sert-Pres. Venceslau jogaram fora de casa nos dias 19 e 20/04, em Votorantim e Jundiaí, respectivamente.

A equipe sub 17 venceu Votorantim na casa do adversário pelo placar de 98 x 37. A equipe venceslauense mostrou superioridade e venceu com facilidade, contando com excelente partida realizada pela armadora Larissa, as pivôs Camila e Yara e a lateral Nycole.

As parciais foram 07 x 14, 13 x 21, 14 x 32 e 03 x 31.

Jogaram e pontuaram: Larissa (32), Camila (13), Gabriela Chizzolini (06), Fernanda (07), Clarissa (03), Maria Eduarda, Gabriela Gionco, Nycole (16), Yara (13), Katrynne (04), Lauane (02) e Bruna (04).

No sábado, dia 20/04, as categorias sub 15 e sub 17 enfrentaram Jundiaí.

A equipe sub 15 venceu pelo placar de 47 x 41 e mantém 100% de eficiência no campeonato. Destaque para o bom jogo da pivô Maria Eduarda.

Jogaram: Gabriela, Clarissa (17), Andrezza, Maria Eduarda (14), Ana Clara, Camila, Anna Beatriz (06), Taciane (07), Emily, Sthefanny (01), Larissa e Hellen.

O time sub 17 sofreu uma derrota por apenas um ponto, Jundiaí 52 x 51 Pres. Venceslau.

O jogo foi marcado pela igualdade das equipes desde o início, terminando o primeiro período 09 x 09, no segundo período Jundiaí venceu por 13 x 12, mas no terceiro período Pres. Venceslau não foi bem e perdeu por 17 x 10, no último período as venceslauenses melhoraram em quadra, recuperaram a diferença vencendo por 13 x 20, mas não conseguiu virar o marcador e perdeu por 52 x 51.

Jogaram e pontuaram: Larissa (13), Camila (07), Gabriela, Fernanda (11), Clarissa (03), Maria Eduarda, Taciane, Nycole (08), Lauane, Katrynne, Yara (05) e Bruna (04). Técnica Christi Ane Hammerschmidt.

O próximo compromisso da equipe sub 15 será no próximo sábado, 27/04, em São Paulo contra a equipe do Colégio Hélios.

Tarallo volta ao basquete de Jundiaí

Depois de passagem pela seleção principal, o técnico irá comandar a cidade nos Regionais e Abertos

Depois de dirigir a seleção principal do Brasil na Olimpíada de Londres, ano passado, o treinador acertou o retorno ao Divino/Jundiaí, o técnico Luiz Cláudio Tarallo volta para cidade. Ele vai comandar a equipe no Estadual Sub19, nos Jogos Regionais e Jogos Abertos.

O contrato de Tarallo com a seleção brasileira acabou em dezembro e ele aguardava uma definição da Confederação Brasileira de Basquete, que saiu mês passado. A CBB anunciou Luiz Augusto Zanon para o cargo de técnico e Tarallo volta ao time jundiaiense para continuar o excelente trabalho que vinha fazendo.

“Para mim foi experiência muito boa, só elevou a minha vida no basquete. Agora volto ao meu trabalho no Divino”, destacou Tarallo, que fará uma entrevista coletiva na próxima terça-feira (23) para falar sobre o retorno.

Com a volta de Tarallo, o técnico Jair Tavares vai comandar a equipe Sub17 e Leonel Menezes volta a trabalhar com o basquete masculino.

Fonte: Rede Bom Dia

Atleta três-lagoense é promessa no basquete Ourinhos

atletatreslagoense A atleta de basquetebol, Monique Anacleto Alvarenga, foi chamada para treinar em um dos principais clubes de basquete feminino do País, o Ourinhos. Com apenas 15 anos, Monique já conquistou diversos títulos para Três Lagoas e agora se prepara para dar mais um passo na carreira.

Para o secretário de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Paulo da Paz, esta é uma grande oportunidade para jovem. “O sentimento é de alegria, pois formamos uma atleta de alto nível que vai crescer ainda mais”, explicou.

Em Ourinhos, Monique vai morar no CT (Centro de Treinamento) do clube e receberá uma bolsa mensal. No local, a três-lagoense será treinada pela atleta cubana, Lisdeivi, com direito a acompanhamento de médicos, nutricionistas e fisioterapeutas. “É um momento novo que estou disposta a seguir. Estou muito feliz com a oportunidade”, comentou.

Seu pai, Sergio Alvarenga de Almeida também falou sobre a oportunidade para filha e agradeceu o treinador Dicão e a oportunidade de competir por Três Lagoas. “A semente foi plantada aqui e tenho certeza que agora ela vai crescer ainda mais”, afirmou.

Edílson Tavares, o Dicão, comentou ainda que o sentimento é de alegria. “Temos uma atleta de nível de seleção brasileira, assim como a Ruth que saiu daqui para ser campeã mundial, tenho certeza que a Monique vai trazer grandes frutos para nossa cidade”, afirmou.

Fonte: Jornal Dia Dia

Ourinhos contrata a pivô cubana Yuli

yuli_guarulhos O presidente do Ourinhos Basquete, Antonio Passos, confirmou à reportagem do Diário de Ourinhos, na sexta-feira (19 de abril), a contratação da pivô cubana Yulianne Cruz (Yuli) – foto -, de 1m85 e 31 anos, que foi um dos destaques da equipe do Guarulhos/FUMGUARU na última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) e havia atuado antes por Blumenau e Catanduva, além de equipes do Chile e Equador e ter feito parte da seleção cubana.
 
Segundo Passos, após o encerramento das negociações com a pivô Damiris do Amaral, que não chegou a um acordo financeiro, e deve acertar sua transferência com outra equipe nos próximos dias, a diretoria passou a negociar com a pivô cubana. “A Yuli atuou com grande destaque na LBF e acreditamos que irá nos ajudar bastante, já que um dos pontos fortes das jogadoras cubanas é o rebote e a boa presença no garrafão e precisávamos de uma pivô com estas características”, afirmou.
 
De acordo com o Presidente do Ourinhos Basquete, esta foi a última contratação e o grupo que disputará o Campeonato Paulista está fechado. “Nós contratamos as jogadoras para as posições que precisávamos, dentro da realidade financeira que temos hoje, por este motivo, não foi possível trazer algumas das que pretendíamos, mas temos um grupo forte e competitivo para disputar o Campeonato Paulista, que usaremos como base para a LBF no final do ano, podendo ser acrescentado por duas ou três jogadoras para complementar a equipe”, explicou.

Fonte: LBF

sábado, 20 de abril de 2013

Piracicaba e Venceslau vencem na estréia da A2

Nesta quarta-feira (18 de abril), tivemos o início do Campeonato Paulista Estadual da Divisão Especial Série A-2 Feminino, onde o XV/Unimep/Amhpla/Selam venceu a ADC Bradesco, por 64 a 45 (33 a 23 no primeiro tempo), no Centro de Desenvolvimento Esportivo, em Osasco.

Kawainni Firmino, do Bradesco, foi a cestinha da partida, com 21 pontos.
O XV volta a jogar contra o Recra/ABEC, no Ginásio Municial "Waldemar Blatkauskas", em Piracicaba; Já o a ADC Bradesco, tem como adiversário, o Top Thermunesp/Cia. de Talentos/SERT - Presidente Venceslau, no Centro de Desenvolvimento Esportivo, em Osasco.
  
Nesta quinta-feira (18 de abril), tivemos mais uma partida válida pelo Campeonato Paulista Estadual da Divisão Especial Série A-2 Feminino, onde o Top Therm/UNIESP/Cia de Talentos/SERT - Presidente Venceslau venceu o Recra/ABEC, por 72 a 38 (44 a 18 no primeiro tempo). Ivana, de Vesnceslau, foi a cestinha da partida coom, 25 pontos.

A duas equipes voltam a jogar, dia 26 de abril (sexta-feira), o Recra/ABEC contra o XV/Unimep/Amhpla/Selam, no Ginásio Municipal "Waldemar Blatkauskas", em Piracicaba, ás 19hs; já o Top Therm/UNIESP/Cia de Talentos/SERT - Presidente Venceslau, volta a quadra, contra o ADC Bradesco, no Centro de Desenvolvimento Esportivo, em Osasco. 
Fonte: FPB

Zanon visita treino da seleção Sub 19

img
 
A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina recebeu uma visita especial no treino desta quinta-feira (dia 18), no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, em Santo André (SP). O técnico da seleção adulta feminina, Luiz Augusto Zanon, esteve presente para acompanhar a preparação e conversar com a comissão técnica. A equipe nacional está concentrada na cidade do grande ABC para os treinamentos preparatórios para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado de 18 a 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda.

"Foi muito importante esse meu primeiro contato com a seleção Sub-19 que está se preparando em Santo André. Acompanhei um período dos treinos e me reuni com a comissão técnica para obter informações sobre algumas jogadoras que podem num futuro compor a equipe adulta. E aproveitei para falar paras as meninas se manterem sempre empenhadas e dedicadas. A impressão que ficou foi muito boa. É um time homogêneo no qual poderá despontar grandes jogadoras", disse Zanon.

A equipe Sub-19 segue a preparação até o dia 29 de abril, quando embarca para Xangai, na China, onde participará de torneios de amistosos. A técnica Janeth Arcain falou sobre a visita do comandante da equipe adulta e da preparação da seleção.

"Hoje recebemos o técnico Zanon que veio conhecer a estrutura formada aqui em Santo André. Trocamos ideias, informações sobre as jogadoras e as possibilidades de convocações futuras para as equipes adultas, além do planejamento para amistosos e o Mundial que vamos disputar", explicou Janeth. "As meninas já estão se acostumando com o ritmo dos treinos que estão fortes e estou bastante contente com os resultados que estamos obtendo. Tenho certeza que muitas delas têm grandes chances de rapidamente defender a seleção principal", completou a técnica.

Seleção Brasileira Sub-19 Feminina
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURALIDADE

Alana Gonçalo da Silva - armadora - 18 anos - 1,67m - ADC/Bradesco (SP) - SP
Bruna Nathiely Werberich da Costa - ala - 18 anos - 1,70m - ADC/Bradesco - PR
Carla Patrícia Silva Lucchini - armadora - 17 anos - 1,70m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - SP
Carolina dos Santos Ribeiro - armadora - 18 anos - 1,73m - A.E. São José/ Atleta Cidadão/ Heatgraft (SP) - SP
Estela Arantes Gregório - ala - 18 anos - 1,77m - A.E. São José/ Atleta Cidadão/ Heatgraft (SP) - SP
Gabriela Guimarães de Paula - pivô -17 anos - 1,83m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - SP
Isabela Ramona Lyra Macedo - ala - 18 anos - 1,79m - Divino/COC/Jundiaí (SP) - BA
Izabella Frederico Sangalli - ala - 17 anos - 1,78m - Unimed/Americana (SP) - SP
Kananda Ribeiro Benedicto - ala/pivô - 16 anos - 1,78m - Ourinhos (SP) - SP
Letícia Viviane Dias Rodrigues - pivô - 18 anos - 1,90m - Ourinhos (SP) - SP
Lorraine Milton Silva - pivô - 18 anos - 1,90m - ADC/Bradesco (SP) - RJ
Maíra Fernanda de Andrade - ala - 17 anos - 1,82m - A.E. São José (SP) - SP
Maria Carolina Ferreira de Oliveira - pivô - 18 anos - 1,91m - Unimed/Americana (SP) - SP
Maria Claudia Fonseca Teixeira - ala - 18 anos - 1,80m - Maranhão Basquete (MA) - MA
Monique Teresa Soares Pereira - pivô - 16 anos - 1,87m - Unimed/Americana (SP) - SP
Vanessa Fausto Gonçalves - ala/pivô - 18 anos - 1,85m - A.D. Santo André (SP) - SP

COMISSÃO TÉCNICA
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Guilherme Freddi Lotufo
Técnica: Janeth Arcain
Assistentes Técnicos: Luis Augusto Dias Cardoso e Elvis Luis Pinto
Preparador Físico: Lucinei Carlos da Silva
Médico: Adriana Carballo
Fisioterapeuta: Thayse Cristine de Melo Lins

Programação

Concentração

Local: Hotel Plaza Mayor
Endereço: Av. Cel. Fernando Prestes, 278 - Centro - Santo André (SP)

Treinamentos
Local: Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia
Endereço: Rua São Pedro, 27 - Vila Pires
Período: 10 de abril a 10 de julho
Horário: 10h às 12h e 17h às 19h

Academia
Local: Academia Esportes João Caitano
Endereço: Pc Ademar Barros, 9 - Centro
Período: 10 de abril a 10 de julho
Horário: 8h30 às 9h30

Women's U19 Tournament
Período: 29 de abril a 15 de maio
Local: Xangai - China

Rezé Internacional Tournament
Período: 3 a 11 de junho
Local: Rezé - França

Fougeres Internacional Tournament
Período: 12 a 17 de junho
Local: Fougeres - França

Amistosos
Período: 11 a 17 de julho
Local: Panevezys e Klaipeda - Lituânia

10º Campeonato Mundial Sub-19 Feminino
Período: 18 a 28 de julho
Local: Panevezys e Klaipeda - Lituânia
Fonte: CBB

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Basquete feminino de São José inicia reformulação do elenco

A equipe de basquete feminino de São José anunciou nesta quarta-feira, 17, cinco reforços para a disputa da temporada 2013/2014. As contratadas são: a armadora Cacá (ex-Maranhão), a ala Karen (ex-Americana) e as pivôs Plutin (ex-Maranhão), Jacob (ex-Ourinhos) e Fabi (ex-Americana).
 
Por outro lado, o time comandado por Carlos Lima perde destaques da equipe. A dupla Nádia (pivô) e Tatiane (ala) foram para o atual campeão da LBF (Liga de Basquete Feminino) Sport Recife. Também deixam São José dos Campos a armadora Tainá e a ala Patty, que se transferiram para Ourinhos.
 
Do time atual, a única peça mantida até aqui é a ala Luana. O restante segue em conversação com a diretoria do clube, que está prestes a fechar com mais três nomes.
 
- Não perdemos nada. Mantivemos o padrão, de algumas atletas experientes com outras da base. Não abrimos mão das pratas da casa - disse o supervisor do time, Maurício Iannicelli.
 
O dirigente destaca que o mercado nesta pré-temporada está mais acirrado, até por conta da possibilidade das equipes do Nordeste disputarem o estadual no Sudeste como forma de manterem o time em ritmo de competição por toda a temporada.
 
- O mercado está mais forte. Antes tínhamos um fôlego maior porque as equipes do Nordeste só disputavam a Liga, mas agora eles querem jogar o Paulista - completou Iannicelli.

CACÁ
Nome:
Carina dos Santos Martins
Nascimento: 17/02/1992 (21 anos)
Posição: armadora
Altura: 1,77 m
Peso: 77 kg

FABI
Nome: Fabiana Caetano de Souza
Nascimento: 18/01/1991 (22 anos)
Posição: pivô
Altura: 1,92 m
Peso: 83 kg

JACOB
Nome: Karina da Silva Jacob
Nascimento: 24/05/1985 (27 anos)
Posição: pivô
Altura: 1,73 m
Peso: 78 kg

KAREN
Nome: Karen Gustavo Rocha
Nascimento: 01/03/1984 (29 anos)
Posição: ala
Altura: 1,77 m
Peso: 85 kg

PLUTIN
Nome: Yakelyn Plutin Tizon
Nascimento: 09/07/1979 (33 anos)
Posição: pivô
Altura: 1,86 m
Peso: 97 kg

Fonte: Globo Esporte

Ourinhos confirma contratação de Patty, ex-São José

Após terminar a última temporada da Liga de Basquete Feminino na última colocação, o Ourinhos segue com a reformulação em seu elenco para buscar melhores desempenhos nas próximas competições. Para isso, a equipe confirmou, nesta semana, a contratação da ala Patrícia Teixeira Ribeiro, a Patty, que defendeu o São José na última edição do torneio.
"Nós já tínhamos a Patty como nossa 2ª opção, pois é uma jogadora com grande potencial e está dentro daquele perfil que procuramos, faz parte dos novos talentos que estão surgindo no basquete feminino nos últimos anos e tenho certeza que será uma das grandes jogadoras desta nova equipe que estamos formando", declarou Antônio Passos, presidente do Ourinhos.
Além de Patty, a diretoria do clube já contratou outras cinco jogadores. As alas Joice Coelho e Patrícia "Chuca", as armadoras Thainá Paixão e Ariani Silva e a pivô Mônica Nascimento também acertaram com o clube e foram anunciadas na última semana.
Segundo Passos, o Ourinhos ainda espera fechar com mais uma pivô, sendo que Damiris, uma das maiores promessas do esporte no Brasil e que defende o Maranhão, está no topo da lista de preferências.

Fonte: Terra

Hortência elogia contratação de Zanon e evita falar sobre Iziane

Afastada da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) recentemente, Hortência elogia a contratação de Luiz Augusto Zanon. Na condição de ex-diretora de Seleções femininas da entidade, ela falou abertamente sobre o novo técnico, mas evitou externar sua opinião a respeito de Iziane.

A chegada de Zanon foi efetivada por Vanderlei Mazzuchini, novo diretor técnico da CBB. “É uma contratação excelente. Eu já tinha feito esse convite ao Zanon há quase dois anos, mas ele não aceitou”, afirmou Hortência em entrevista à Gazeta Esportiva.net.
 
Em sua gestão como diretora de Seleções femininas, ela trabalhou com Paulo Bassul, Carlos Colinas, Ênio Vecchi e Luiz Cláudio Tarallo. Ainda que tenha aprovado a chegada de Zanon, Hortência lamentou a saída de sua aposta para dirigir o time nacional nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.
 
“Acho que a Seleção Brasileira também estava em boas mãos com o Tarallo. É um excelente profissional, tem experiência internacional e está na base da Seleção há mais de oito anos. Infelizmente, não deram continuidade a ele, mas estamos torcendo sempre pelo basquete feminino”, declarou.
 
Reconduzir a polêmica Iziane ao time nacional foi uma das marcas da gestão de Hortência como diretora de seleções da CBB. Desta forma, Paulo Bassul acabou dispensado, já que se desentendeu com a jogadora no momento em que ela se recusou a entrar em quadra, no ano de 2008.
 
Com Iziane, a Seleção decepcionou no Mundial da República Tcheca-2010 e nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara-2011. Por levar o namorado à concentração, a ala foi cortada poucos dias antes das Olimpíadas de Londres-2012, em que o Brasil também fracassou.

Já desligada da CBB, Hortência evitou falar sobre a jogadora. “Não tenho nada contra ela. Nós somos amigas... Não somos amigas. Somos conhecidas e sei que ela me tem como ídolo. Mas é muito difícil falar dela. Prefiro não falar. A única coisa que tenho a dizer é que desejo sorte a todos e espero que tudo dê certo”, encerrou.

Fonte: Gazeta Esportiva

Hortência encontra Nunes em cerimônia e conta: “desejei boa sorte”

Reeleito recentemente para a presidência da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes encontrou Hortência na noite desta segunda-feira, em São Paulo. Ex-diretora de seleções femininas da entidade, ela garante que a relação com o mandatário ainda é amistosa.
"Nos encontramos, eu o cumprimentei e desejei boa sorte. Temos que nos unir, sempre em prol do basquete", afirmou a ex-jogadora à Gazeta Esportiva.net, negando qualquer tipo de desconforto com Nunes. "Sempre falamos que o esporte tem que ser profissional e sou uma gestora profissional. O que aconteceu faz parte da vida", declarou.
Após ser reeleito no começo do último mês de março, Carlos Nunes tirou o comando das seleções femininas de Hortência e nomeou a ex-jogadora como diretora de relações institucionais da CBB. Insatisfeita com o novo posto, ela tomou a decisão de deixar a entidade.
"Apesar de não concordarmos e divergirmos em relação a algumas ideias e mudanças, desejo sorte a ele e às pessoas que estão entrando", reiterou Hortência, sucedida pelo também ex-jogador Vanderlei Mazzuchini. "Vou estar na arquibancada torcendo muito e sempre à disposição para ajudar", completou.
Hortência encontrou Nunes na cerimônia de abertura de uma exposição sobre os Jogos Olímpicos, da qual o mandatário saiu rapidamente. Durante o evento, realizado na sede da Fiesp, a ex-jogadora conversou com Ricardo Leyser, secretário nacional de esportes de alto rendimento, em diversos momentos."Estamos discutindo e vendo que caminhos a Hortência vai tomar. A ideia é que ela continue contribuindo com o basquete brasileiro. Adoraríamos contar com a Hortência no Ministério do Esporte, no COB ou na Liga de Basquete Feminino. Acho que ela tem condições de atuar em várias frentes", disse Leyser.
Usando um broche com a bandeira do Brasil acima dos anéis olímpicos, a ex-jogadora manifestou o desejo de permanecer ligada ao universo esportivo durante o ciclo do Rio de Janeiro-2016. "Estou muito feliz, porque venho sendo bastante procurada pelas pessoas que considero importantes", afirmou.
A gestão de Hortência como diretora de seleções da CBB foi marcada por decepções no Mundial da República Tcheca-2010, no Pan de Guadalajara-2011 e nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Ela se caracterizou pela troca de técnicos, já que trabalhou com Paulo Bassul, Carlos Colinas, Ênio Vecchi e Luiz Cláudio Tarallo.
"Não é um trabalho fácil e a curto prazo. O problema do basquete feminino é muito maior do que parece. Muitas vezes, não pude fazer nosso planejamento por falta de dinheiro. Se quisermos voltar a vibrar com o basquete feminino, temos que buscar dinheiro para trabalhar na base, pensando nos Jogos de 2020 e 2024, nos quais poderemos começar a ver os resultados", disse.

Fonte: Terra

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Basquete Feminino em Joinville (SC)

cartaz basquete sub 17 -2013

Maiores informações com o técnico Fabiano Borges (47 9945 2513 ou 9131 8822)

Federação Mineira se reúne para tentar salvar o basquete feminino

Émile Patrício - Hoje em Dia

A Liga de Basquete Feminino terminou há uma semana, e quase ninguém tomou conhecimento de quem a ganhou e muito menos de quantos times disputaram a competição nacional. É real a dificuldade que o basquete feminino tem em se desenvolver em solo brasileiro. Situação esta que se encontra em estado crítico em Minas Gerais. Há regiões do Estado em que o trabalho de base e o ensino da modalidade sequer existem.

Com o intuito de apontar o diagnóstico e colocar em prática medidas que mudem a triste situação do basquete feminino no Estado, a Federação Mineira de Basquete (FMB) realizou uma reunião com 25 representantes de várias cidades que estão envolvidas diretamente com esporte em escolas, clubes e ONGs.
“O número de participante nos campeonatos está aquém do que a gente precisa e espera. Queremos ter um foco maior na iniciação do esporte. Porque, se não tivermos uma base, será difícil imaginar um futuro de uma equipe adulta”, ressalta o presidente da federação, Álvaro Cotta Teixeira da Costa, que assumiu o cargo no início deste ano.

Faltam equipes

Álvaro Costa aponta, inclusive, a falta de equipes femininas em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. “A capital está mais voltada para o basquete masculino. O que temos hoje são iniciativas de escolas que ensinam e que têm equipe feminina de iniciação”. O presidente explica ainda que os poucos times existentes estão localizados na Região Sul de Minas.

“Na fase de formação, entre 13 e 17 anos, o basquete feminino está distribuído no interior do Estado. Varginha é uma cidade com boa tradição no basquete feminino há anos. Há também equipe em Cataguazes, Campo Belo, Três Pontas, Passos, Lavras, Perdões, Três Corações, Três Pontas e Poços de Caldas. Das 22 equipes de basquete feminino, ao menos 15 são do Sul do Estado”, afirma.

Tradição

Belo Horizonte tem equipes respeitadas e tradicionais no basquete masculino, como o Minas Tênis Clube, o Olympico e o lendário Ginástico. Esses clubes, porém, nunca investiram na formação times femininos.

Para o técnico principal da base do basquete do Minas, Flávio Davis, isso acontece devido a “prioridades”. “É tradição de alguns clubes terem apenas o masculino. Hoje, o esporte demanda dinheiro, e distribuí-lo por várias modalidades acaba sendo inviável. Por isso, algumas são priorizadas”, justifica.

Apesar de não haver projeto de criação de nova equipe no Minas, Davis conhece a necessidade da área. “A oportunidade de oferecer a adolescentes um time competitivo faz com que tenham motivação de continuar na modalidade. Nós vimos muitas jogadoras aqui do Estado procurando clubes do interior de São Paulo para dar continuidade às carreiras. O que a federação tenta é motivar as equipes que possam desenvolver o basquete aqui para que esses talentos possam ter continuidade”, diz o treinador. 

Fonte: Hoje em Dia

Novo técnico de Ourinhos se reúne com diretoria e define planejamento para o Paulista

DSC_3377fff

Na quarta-feira (10), o novo técnico do basquete de Ourinhos, Cristiano
Cedra esteve na cidade para uma reunião com a Diretoria da equipe, a fim
de acertar os detalhes finais de sua contratação e apresentação, além de
traçar o planejamento e preparação do time para a disputa do Campeonato
Paulista que terá início no mês de agosto.

Após a reunião, a reportagem do Diário conversou com Cedra que falou
sobre os novos reforços anunciados com exclusividade pelo jornal e a
expectativa de participação no Campeonato Paulista. “Com estas cinco
atletas anunciadas que faziam parte da lista que eu havia indicado à
diretoria (Joice Coelho, Chuca, Mônica, Thainá Paixão e Ariani) e se
concretizarmos as contratações da Ariadna e Damiris, teremos um grupo
muito forte para a disputa do Campeonato Paulista, com condições de
brigar pelo título”, considera.

Cedra falou ainda sobre a expectativa em dirigir Ourinhos e quais projetos
pretende implantar a frente da equipe. “As expectativas são as melhores
e nos próximos dias deveremos definir a data de apresentação das novas
jogadoras e o início dos treinamentos. Em relação aos projetos que
pretendo implantar, dentro da política de renovação estabelecida pela
diretoria, nosso objetivo é garimpar novos talentos na equipe de base, a fim
que progressivamente possamos ter mais meninas que subam para o time
adulto assim como aconteceu recentemente com a Kananda, Laís Cristina
e Letícia. Além disto, meu grande sonho é além de montarmos o sub-19,
que já faz parte do nosso planejamento, é termos todas as categorias desde
o infantil até o adulto e assim quem sabe daqui a uns 10 anos, termos entre
nossas grandes jogadoras do time adulto, uma atleta que começou a treinar
aqui com 10, 11 anos e passou por todas as categorias até chegar ao time de
cima e possamos ter grande parte da equipe adulta composta por meninas
reveladas aqui, que tenham um vínculo com a cidade e com a torcida e não
termos mais que contratar tantas jogadoras de fora e já consagradas, que
representa um custo muito maior ao time”, revelou.

Ex-técnico da Seleção feminina de basquete quer base como trunfo

Émile Patrício

Assistente técnico da seleção brasileira feminina de basquete nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, e Atenas, em 2004, Paulo Bassul assumiu o cargo de técnico em 2007 e comandou o time em Pequim-2008. Hoje gerente técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB), ele diz que a modalidade viveu bom momento simplesmente porque conseguiu reunir talentos. “Na verdade, nunca tivemos uma organização”, afirma. O investimento na base, para ele, é o caminho para mudar o atual cenário de decadência, no futuro.

Pela sua experiência, a falta de equipes femininas de basquete é um problema exclusivo de Minas Gerais ou isso se estende pelo Brasil?
O basquete feminino é um universo muito reduzido no Brasil. A gente tem um problema muito grande de quantidade de equipes. A modalidade viveu de bons resultados há alguns anos – além da medalha de prata em Atlanta-1996, maior feito olímpico alcançado pelas meninas, foi campeã mundial em 1994 e bronze em Sydney-2000 –, e eu tive o privilégio de participar dessa fase. Foi uma geração muito forte, mas que não foi fruto de organização e, sim, de talentos. Sorte, pode-se dizer, quando houve a reunião de talentos.

Como recuperar esses bons momentos?
Isso proporcionou uma série de resultados internacionais, mas, na verdade, nós nunca conseguimos uma organização no basquete feminino que promovesse os resultados. O que é o ideal, porque teríamos uma coisa mais permanente e duradoura. A gente precisa voltar a discutir a modalidade. Esse é o caminho. Com algumas iniciativas boas de dois ou três estados, o efeito será enorme. Se a coisa for feita de uma forma organizada, a tendência é um efeito reverberador em um curto espaço de tempo.

O diagnóstico do basquete feminino é a falta de estrutura e condições de desenvolver a modalidade na base?
É, sim, na base, na quantidade de praticantes. No masculino, a gente está conseguindo, com o advento do Novo Basquete Brasil (NBB) e da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), ver categorias de base no Brasil inteiro. Temos 29 equipes querendo participar da LDB. E já temos mais dois times do Nordeste (Bahia e Pernambuco) querendo estar no campeonato. Está crescendo muito rápido no masculino, e o feminino carece de massificação e trabalho na base que não tem.

O que seria?
Precisa de uma maior distribuição de equipes. Ele é muito centrado no Estado de São Paulo e sempre foi. Diferentemente do masculino que, agora, está presente em vários estados do Brasil.

Qual é a alternativa?
O caminho é o trabalho de base. Assim cria-se um volume de jogadoras que pressiona no sentido de criação de equipes. Milhares de crianças jogando campeonatos pré-mirim e mirim vão querer continuar. É uma pressão saudável por formação de equipe. Aí o clube faz, a escola faz, a escola participa do campeonato da Federação e por aí em diante. Há mil formas de fazer isso no Brasil. Só que nunca é feito. Tem que haver uma seleção de Novas para ir ganhando rodagem internacional.

Que balanço o senhor faz da seleção brasileira feminina em Londres-2012?
A seleção feminina hoje está sendo penalizada por ter vivido uma ilusão. Tivemos uma geração fantástica, que surgiu por geração espontânea. Isso foi algo maravilhoso pra gente, em termos de resultado e posicionamento no ranking mundial, mas mascarou uma situação verdadeira, que era a falta de investimento, de clubes formadores, de uma proposta mais séria, sólida e permanente. A atual seleção sofre isso e não teve renovação.

Como o senhor prevê a atuação da seleção feminina nas Olimpíadas do Rio, em 2016?
Sofrendo com a falta de transição de atletas. Temos a Adrianinha, que é uma armadora de 35 anos e que vamos precisar dela ainda em 2016, porque não tem quem a substitua à altura. Tem uma ou duas armadoras chegando, mas que não têm experiência e gabarito para jogar uma Olimpíada. É um grupo que vai ter que ter um trabalho bacana. Eu torço muito que dê certo. Acho que o Luiz Augusto Zanon (treinador) está fazendo um bom trabalho, apesar de ele ainda não ter vivência internacional como técnico.

Quais são as suas expectativas quanto à classificação final nos Jogos brasileiros?
Nas Olimpíadas, são duas chaves de seis equipes e se classificam quatro de cada grupo. Acho que o Brasil tem todas as possibilidades para passar pelas quartas de final e não o vejo fora, ainda mais jogando em casa, fator que pesa muito nessas competições. Mas vai ter muita dificuldade para avançar além disso. A posição que a seleção brasileira alcançar vai depender muito do investimento que for feito nesses próximos três anos.

Ainda dá tempo de melhorar esse cenário?
Eu confesso que está muito próximo das Olimpíadas para se pensar em uma mudança radical. Conseguiremos melhorar muita coisa até 2016, mas não são três anos que fazem uma seleção ganhar uma medalha olímpica. Isso é um trabalho de oito, dez. Mas acho que ainda temos uma geração capaz de terminar entre os quatro melhores.

Fonte: Hoje em Dia

Sport Recife anuncia primeiras contratações para próxima temporada


O Sport Recife anunciou neste final de semana a contratação de dois reforços para a temporada 2013/2014: Nádia Colhado - pivô da seleção brasileira - e Tatiane Pacheco (revelação da ultima LBF), ambas vindas de São José.





Ainda sem ter acertado renovação com a pivô Erika - que estuda propostas para jogar na Turquia, o time comandado por Roberto Dornellas continua suas movimentações.

Ainda na semana passada, Palmira, Francielle e Adrianinha tiveram seus contratos renovados.