segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cris: um ano de sucesso e referência

Marcos Eduardo Carvalho
4108588097

Na última quinta-feira, a armadora Cristina completou um ano no time feminino de basquete do São José. Aos 34 anos, a atleta é a mais experiente do grupo que, daqui a duas semanas, estreia na LBF (Liga de Basquete Feminino), o principal torneio nacional da modalidade no país.
Nascida em Piracicaba, Cristina Sousa de Carvalho tem muita história para contar. Nos primeiros anos de carreira, teve o privilégio de jogar ao lado de lendas do basquete, como Paula e Karina, nos tempos de BCN/Piracicaba, que depois se transferiu para Osasco.
Agora, tem o desafio de ser a principal referência do time joseense, que a cada dia vem se firmando entre as principais forças do basquete brasileiro.
“Tento passar tranquilidade paras as meninas mais novas e ensinar o que já aprendemos”, ressalta a atleta, que ajudou o time a ficar entre os quatro melhores do último Campeonato Paulista e em quinto na Liga Feminina no ano passado.
Cristina entende que o time está mais maduro para brigar por títulos. “Além de competitivo, o São José é um time muito sólido e vem mostrando estabilidade. Só depende de a gente acreditar”, disse.
Gabaritada. Com 18 anos, Cristina já estava no time principal do Piracicaba, ao lado de grandes nomes do basquete brasileiro. Foi campeã paulista algumas vezes e teve várias passagens pela seleção brasileira, onde participou até de uma conquista de Sul-Americano.
Em 2010, foi cortada por conta de um problema no joelho. E, antes de defender o São José/Shopping Colinas, passou os últimos seis anos na Espanha - seu último clube foi o Soller, de Palmas de Mallorca. “Aprendi muito nesse período. Aqui, os atletas têm mais criatividade, mas lá eles são mais automatizados. Seguem à riscas as determinações táticas e fazem isso muito bem”, afirmou ela, que em 2010 ainda foi MVP (jogadora mais eficiente) da liga local.
Em casa. Um dos principais motivos para retornar ao Brasil foi a chance de ficar mais próxima da família. E, pelo visto, a escolha foi acertada - já virou a referência do time.
Perfil

Nome completo:
Cristina Sousa de carvalho
Idade:
34 anos
Naturalidade:
Piracicaba
Modalidade:
Basquete
Equipe:
São José
Equipes anteriores:
Atuou por Piracicaba, Osasco, Santo André, São Bernardo, Americana, Ourinhos e quatro times espanhóis
Posição:
Armadora
Currículo:
Conquistou títulos paulistas pelo BCN/Piracicaba e Osasco, foi campeã sul-americana com a seleção brasileira e foi mvp (jogadora mais eficiente) em 2010, na liga espanhola

Fonte: O Vale

4 comentários:

Anônimo disse...

Mundial de 1998: http://www.youtube.com/watch?v=PdddnQ2k5Es

Anônimo disse...

Cris e Bethânia terão 37 anos em 2016 e são opções para assumir a armação na seleção brasileira. Duvido muito que a Hortência consiga naturalizar uma armadora estrangeira como ela disse que gostaria de fazer e das novatas Tássia, Débora e Cacá acho muito complicado por conta da maturidade que a posição exige.

Luiz disse...

Não sabia que a Cris tinha sido cortada do Mundial de 2010 por contusão, pensei que fosse por opção do saudoso (só que não) técnico Colinas rsrs

Anônimo disse...

a Bethânia terá 35 anos em 2.016 (ela nasceu em 01/03/81), não consigo entender porque ela nunca teve chance na seleção brasileira, há anos ela se destaca na posição de armadora, ela merece uma chance na seleção.