quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vídeos

Santo André vence Sport em amistoso

O Santo André/Semasa derrotou o Sport Recife, na noite desta quarta-feira (31 de outubro), por 75 a 68 (42 a 27 no primeiro tempo), em partida amistosa, realizada no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP).
 
O jogo foi bastante movimentado, com a equipe paulista sempre no comando do marcador. Os dois técnicos promoveram um rodízio grande nas suas equipes durante a partida.
 
As cestinhas foram Micaela Jacintho, 19 pontos, Êga Garvão, 16 pontos, e Kátia, 12 pontos, pelo time da casa; a norte-americana Alex, 17 pontos, Erika e Palmira Marçal, ambas com 11 pontos, em favor do visitante.
 
“O nosso time, quando enfrenta um time que exige bastante, está correspondendo. Conseguimos marcar forte, assim como fizemos quando derrotamos o São José pelo estadual, e isso nos levou a vitória neste estadual”, comenta Laís Elena, técnica do Santo André/Semasa.
 
“Estamos iniciando um trabalho e estes amistosos estão sendo importantes para analisarmos como a equipe está e ter um parâmetro do que devemos trabalhar para estrear bem na Liga de Basquete Feminino (LBF)”, analisa a experiente pivô Alessandra, do Sport Recife.
 
“O time tem muito a crescer, já que estamos trabalhando há pouco tempo com o elenco completo. A tendência é de um crescimento gradual com o passar dos amistosos e treinamentos”, acrescenta a armadora Adrianinha, também do time pernambucano.
 
O Sport Recife conclui sua série de amistosos no Estado de São Paulo, enfrentando o São Caetano/Drummond, nesta quinta-feira (1º de novembro), às 18h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, na cidade de São Caetano do Sul (SP). Já o Santo André/Semasa abre sua participação na semifinal do Campeonato Paulista Feminino – 2012, enfrentando Americana, no dia 05 de novembro (segunda-feira), às 20h00 (de Brasília), Na cidade de Americana (SP).

Fonte: LBF

Paraense pode ser a primeira a ir para uma Seleção Brasileira de basquete

Após a perfeita campanha de cinco vitórias no Campeonato Paraense de Basquete Sub-15 da Terceira Divisão, em que a Seleção Paraense conseguiu o título da competição e o acesso para a Segunda Divisão, uma das jogadoras da equipe, a pivô Jullyne Silva, de 14 anos, chamou a atenção do auxiliar técnico da Seleção Brasileira, Cristiano Sedra, que prestigiava o evento.
 
O nome de Jullyne agora consta entre os de 17 jogadoras que foram pré-convocadas e concorrem a 12 vagas para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-16, que acontece na Venezuela, na segunda metade de novembro.
 
Extasiada pela oportunidade de ser a primeira representante do Pará em uma Seleção Brasileira de basquete e também pela chance de disputar um campeonato internacional, a jogadora, de 1,92m, relata sobre a importância da convocação para o esporte no Pará.
 
- Estou muito feliz de ter sido chamada. Isso é muito importante para o basquete aqui no Pará, se eu conseguir essa vaga, vai ser um grande passo para o esporte aqui no estado. Estou muito ansiosa em ir para a Venezuela, vou ficar muito feliz se conseguir ficar entre as 12 e dar o meu melhor, mas no momento só estou muito ansiosa.
 
Natural de Barcarena, Jullyne explica com o começo no esporte foi difícil e afirma que pretende conciliar os estudos e o esporte.
 
- Era muito complicado, pois eu tinha que ter tempo pra academia, treino e jogos em Belém, além de estudar e morar em Barcarena, mas com a ajuda da minha família e da minha equipe, eu não desisti e vou continuar estudando e jogando.

Fonte: globoesporte.com

CBB reúne comissão técnica das seleções femininas em São Paulo

A diretora de seleções femininas da Confederação Brasileira de Basketball, Hortência Marcari, esteve reunida novamente em São Paulo com técnicos, assistentes e preparadores físicos que trabalham nas seleções brasileiras. O objetivo do encontro foi definir a metodologia de treinamento unificado de todas as categorias das equipes nacionais, da base ao adulto.

A ideia é fazer mais três reuniões com os técnicos que fazem parte das seleções brasileiras. A próxima será no dia 12 de novembro, quando todos irão apresentar sugestões de treinamentos para defesa. Em um novo encontro, com data a ser definida, serão debatidas as sugestões para o ataque. A última reunião será para fechar os estudos que serão apresentados no Encontro Nacional de Treinadores do Basquete Feminino, possivelmente em fevereiro de 2013.

“Estamos acertando os detalhes para fazermos do Encontro Nacional uma nova fase para o basquete feminino no país. Vamos mostrar as novidades da modalidade, o trabalho e a metodologia desenvolvida nas seleções brasileiras e trocar ideias com os técnicos sobre vários temas. Tenho certeza de que com a união de todos os segmentos do basquete vamos conseguir alcançar nossos objetivos”, explica Hortência.

A reunião teve início com a apresentação do técnico da Seleção Brasileira Adulta, Luiz Cláudio Tarallo, que enfatizou várias situações vivenciadas nas seleções de base até as Olimpíadas de Londres. Situações positivas e negativas, como número excessivo de erros de fundamentos.

“A unificação de uma metodologia de treinamento é fundamental para voltarmos a ter melhores resultados internacionais. Esses encontros que estamos fazendo com as comissões técnicas das seleções brasileiras é a solução para que isso seja possível. A jogadora que começar hoje na seleção Sub-15 tem que ter todos os fundamentos e método de treinamento e filosofia de jogo na cabeça. Porque quando ela chegar à seleção principal já vai estar pronta”, afirma Tarallo.

O treinador destaca a importância do apoio dos técnicos de todo o país para o sucesso do trabalho: “Depois que o nosso método estiver pronto vamos precisar do apoio de todos os técnicos. Eles são os formadores das jogadoras e capazes de descobrir talentos para os clubes, que podem integrar as seleções estaduais e brasileiras. Com todos trabalhando em prol do mesmo objetivo, vamos conseguir um melhor desempenho em disputas internacionais”, conclui Tarallo.

Fonte: CBB

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Kelly Santos reforça o garrafão do Maranhão Basquete na LBF

Kelly_Treinamento A experiente pivô Kelly Santos, de 32 anos (10 de novembro de 1979), é o novo reforço do Maranhão Basquete para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBB) – 2012/2013. A ex-jogadora do Ourinhos Basquete, que assinou contrato com duração até o final da competição nacional, deve se apresentar ao novo clube, no dia 05 de novembro (segunda-feira).

“O que mais me motivou a acertar com o Maranhão Basquete foi à proposta de uma equipe muito bem estruturada e com objetivo maior de buscar o título da Liga de Basquete Feminino (LBF). Sei que não será fácil, pois o campeonato terá, em minha opinião, no mínimo, três grandes equipes brigando pelo título: Maranhão Basquete, Americana e Sport Recife”, comenta a pivô, que vestiu a camisa da Seleção Brasileira durante 13 anos.

“No ano passado já havia conversado com esta equipe, mas acabou não dando certo, e estou feliz que nesta temporada o acerto tenha ocorrido. Vai ser um campeonato duro, mas o Maranhão Basquete tem total capacidade de chegar à final e buscar o título”, acrescenta Kelly.

Ao longo de sua carreira, a pivô Kelly também atuou por estas agremiações: Leite Moça/Sorocaba (SP), AA Ponte Preta (SP), Dpaschoal (SP), Microcamp/Campinas (SP), BCN/Osasco (SP), Vasco da Gama (RJ), Detroit Schock (WNBA), Bourges Basket (França), Chieti (Itália), Santo André (SP), Nercaleon (Espanha), AIX Provence (França), Extremadura Dato (Espanha), Seattle Storm (W-NBA), Cadi La Seu D´Urgell (Espanha), UTE (Equador), Besiktas (Turquia) e Ourinhos Basquete.

PREPARAÇÃO

A pivô fez uma preparação muito forte para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2012/2013. Primeiro, Kelly realizou um trabalho intensivo, específico para atletas, de 30 dias no Spa Med Sorocaba Campus, na cidade de Sorocaba (SP), com ênfase na perda de peso e no condicionamento físico. Depois, trabalhou com a equipe de atletismo de Guarulhos, comandada do técnico Neilton Moura.

“Estes trabalhos que realizei surtiram o efeito esperado. Não posso deixar de agradecer o Spa Med Sorocaba Campus e o Neilton Moura, já que os trabalhos foram imensamente importantes”, finaliza Kelly.

Leitor do blog encontra Nádia e Ariadna nas Olimpíadas Universitárias 2012

Leitor fiel do blog, o Murillo Guerra se surpreendeu ao encontrar Nádia e Ariadna, ambas atletas de São José, defendendo a equipe da UNIP nas Olimpíadas Universitárias em Foz do Iguaçu na última semana. Conta aí, Murillo:

Imagem 124

“Sou leitor do PBF há muitos anos e estou escrevendo para fazer o registro da final do basquete feminino nas Olimpíadas Universitárias 2012. Para minha surpresa, quando cheguei ao local da competição, tive o prazer de ver a pivô olímpica Nádia Coalhado e a cubana Ariadna em quadra pela equipe da Universidade Paulista (UNIP), que conquistou o título da 1ª. divisão ao vencer na final a equipe da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)/MS, por 64x40. Nádia converteu 16 pontos nessa partida.

Eu que estava lá com a equipe masculina da Universidade Federal da Bahia, não resisti e tirei uma foto com as duas jogadoras após a partida! Que bom seria se o esporte ganhasse mais investimento e infraestrutura nas universidades brasileiras e nossas atletas tivessem mais anos de estudo!!”

Um registro da final está disponível também no site do COB: Atleta olímpica lidera Unip (SP) em conquista no basquete

Depois recebi o relato também da equipe da UNIP. Segue:

IMG_2648

A UNIP é a grande campeã do Basquete Feminino da edição 2012 dos Jogos Universitários Brasileiros, principal competição universitária do Brasil. Após vencer a Universidade Católica Dom Bosco de Mato Grosso do Sul por 60 a 40 neste sábado (27), no Centro de Convenções, a equipe paulista sagrou-se campeã do torneio.

A campanha da UNIP contou com quatro vitórias e apenas uma derrota. Na grande decisão, o time salesiano fez um jogo duro para as atletas de São Paulo, mas no final a UNIP mostrou-se superior, vencendo a partida por 60 a 40.

Com o resultado, a UNIP e chega ao título inédito no campeonato brasileiro universitário em Foz do Iguaçu. Fazem parte da equipe as atletas: Carol, Patrícia, Veia, Juliana, Júlia, Cinthya, Ariadna, Vanuzia, Fabiana Rado e Nadia (seleção brasileira). A comissão é formada pelo experiente Prof. Norberto (Borracha) e pelo diretor de modalidade Prof. Alexandre Santiago.

Equipe de basquete feminino da Recra é convidada para participar da Liga Nacional

A equipe feminina de basquete da Recra/SME, de Ribeirão Preto, foi convidada para disputar a 3ª edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), elite do esporte brasileiro, que começa no dia 1º de dezembro. O convite foi feito pelo presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi

A Recra recebeu o convite para participar da Liga graças aos últimos resultados, como o título dos Jogos Regionais por Ribeirão e o acesso à divisão especial do Campeonato Paulista.

No entanto, o técnico da equipe, Márcio Marolo, informa que a equipe precisa de patrocínio para contratação de atletas. “Se não conseguirmos, vamos ter que deixar de atuar na elite, mais uma vez. Mas tenho certeza de que agora será diferente. Estamos buscando apoio em várias empresas e o resultado será positivo”, completou o treinador.

Ainda segundo Marolo, todos os custos da Liga de Basquete Feminino são pagos pela própria LBF, com exceção da montagem do time, que depende exclusivamente de cada agremiação. “Desse projeto, queremos também fortalecer as categorias de base e ter sempre times formados por jogadoras daqui para seguirem atuando na categoria adulta.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Basquete: EMAS Mandi x Minercal (1988)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Americana abre série semifinal com dois jogos no Centro Cívico

jogo_treino_americana_sport_sandora_erika_29_outubro_2012

A Federação Paulista de Basquete (FPB) divulgou, na tarde desta segunda-feira (29), a tabela do playoff semifinal do Campeonato Estadual Feminino da Divisão Especial e Americana abre a série melhor de cinco contra Santo André com dois jogos no ginásio do Centro Cívico, em Americana. O primeiro será na segunda-feira (5) e o segundo na terça (6), ambos com início marcado para as 20 horas.

A terceira partida acontece no dia 9, também às 20 horas, em Santo André. Havendo necessidade, caso nenhuma equipe ainda tenha conquistado três vitórias, o quarto jogo será dia 10, às 19 horas, também em Santo André, e o quinto no dia 13, às 20 horas, em Americana. A outra série envolve São José dos Campos e Ourinhos.

O presidente da ADCF Unimed, Ricardo Molina Dias, confirmou que, a partir das semifinais do estadual, Americana passará a usar os novos uniformes que foram apresentados em evento no mês passado. As camisas continuam à venda pelo site www.adcf.com.br e os torcedores que forem ao Centro Cívico com as novas peças participarão do Arremesso Dourado Clarian Seguros - o prêmio está acumulado em R$ 200.

Na tarde de hoje, no Centro Cívico, Americana fez jogo-treino contra o Sport Recife. Ao final de quatro períodos, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon venceu por 51 a 49. Houve ainda um quarto extra, com a participação de jogadoras mais jovens, e nele o time pernambucano ganhou por 10 a 6.

Das jogadoras de Americana que estavam no departamento médico, a pivô norte-americana Sandora Irvin participou da atividade. "Gostei bastante da movimentação da Sandora. Ela, com certeza, vai poder nos ajudar bastante nas semifinais do Paulista", disse Zanon.

Sobre o jogo-treino, Zanon também mostrou-se satisfeito. "Foi muito bom. O mais importante é que pudemos fazer uma atividade em ritmo de jogo. Serviu também para quebrar o gelo das nossas meninas mais novas, que puderam enfrentar jogadoras com experiência internacional, casos da Adrianinha, Alessandra e Erika, entre outras. Valeu bastante", avaliou o técnico de Americana.

FPB divulga tabela da semifinal do Paulista

O departamento técnico da Federação Paulista de Basketball (FPB) divulgou, nesta segunda-feira (29 de outubro), a tabela completa doplayoff – semifinal do Campeonato Paulista Feminino – 2012, que terá estes duelos: Americana x Santo André/Semasa e São José/Colinas Shopping x Ourinhos Basquete. As duas séries serão abertas no dia 05 de novembro (segunda-feira), às 20h00 (de Brasília), com jogos em Americana (SP) e São José dos Campos (SP).

Os demais confrontos serão jogados nestas datas:

· Americana x Santo André

Segundo jogo: 06 de novembro (terça-feira), ás 20h00 (de Brasília), em Americana (SP)

Terceiro jogo: 09 de novembro (sexta-feira), às 20h00 (de Brasília), em Santo André (SP)

Quarto jogo (se necessário): 10 de novembro (sábado), às 19h00 (de Brasília), em Santo André (SP)

Quinto jogo (se necessário): 13 de novembro (terça-feira), às 20h00 (de Brasília), em Americana (SP)

· São José/Colinas Shopping x Ourinhos Basquete

Segundo jogo: 06 de novembro (terça-feira), ás 20h00 (de Brasília), em São José dos Campos (SP)

Terceiro jogo: 09 de novembro (sexta-feira), às 20h00 (de Brasília), em Ourinhos (SP)

Quarto jogo (se necessário): 10 de novembro (sábado), às 19h00 (de Brasília), em Ourinhos (SP)

Quinto jogo (se necessário): 13 de novembro (terça-feira), às 20h00 (de Brasília), em São José dos Campos (SP)

Plutin é destaque em quatro fundamentos na 1ª fase do Campeonato Paulista

DSC_0186

Após o encerramento da 1ª fase do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, a Federação Paulista de Basquete (FPB) divulgou na segunda-feira (29), as estatísticas gerais em cada um dos fundamentos e a jogadora cubana Plutin, da equipe de basquete de Ourinhos/SEMESPOR foi o grande destaque, tendo o melhor aproveitamento em 4 fundamentos.

Confira os resultados:

* Cestinhas (por média)

1º) Plutin Tizon (Ourinhos Basquete) – 21,25 pontos

2º) Clarissa (Americana) – 20,0 pontos

3º) Laís (Guarulhos/FUMGUARU) – 19,5 pontos

4º) Ariadna Felipe (São José /Colinas Shopping) – 19,13 pontos

5º) Nádia Colhado (São José /Colinas Shopping) – 17,38 pontos

* Rebotes (por média)

1º) Nádia Colhado (São José/Colinas Shopping) – 12,5

2º) Clarissa (Americana) – 12,0

3º) Plutin Tizon (Ourinhos Basquete) – 9,0

4º) Mônica (São Caetano/Drummond) – 8,5

5º) Maria Cristina (Guarulhos/FUMGUARU) – 8,25

* Assistências (por média)

1º) Babi (Americana) – 6,75

2º) Joice (Ourinhos Basquete) – 5,5

3º) Cris (São José/Colinas Shopping) – 4,13

4º) Karen (Americana) – 4,0

5º) Ivana (Colégio UNIESP/CIA Talentos/ Top Therm/Venceslau) – 4,0

* Bolas recuperadas (por média)

1º) Ivana (Colégio UNIESP/CIA Talentos/ Top Therm/Venceslau) – 3,75

2º) Joice (Ourinhos Basquete) – 3,5

3º) Joyce (Divino/COC/Jundiaí) – 2,75

4º) Cris (São José/Colinas Shopping) – 2,63

5º) Laís (Guarulhos/FUMGUARU) – 2,63

* Bloqueios/Tocos (por média)

1º) Plutin Tizon (Ourinhos Basquete) – 2,25

2º) Êga Garvão (São José/Colinas Shopping) – 1,5

3º) Nádia Colhado (São José/Colinas Shopping) – 1,25

4º) Mônica (São Caetano/Drummond) – 1,13

5º) Geisa (São Caetano/Colinas Shopping) – 1,0

* Aproveitamento nos arremessos de três pontos

1º) Plutin Tizon (Ourinhos Basquete) – 57,14%

2º) Tatiane (São José/Colinas Shopping) – 56,25%

3º) Iza (Colégio UNIESP/CIA Talentos/ Top Therm/Venceslau) – 47,06%

4º) Kátia (Santo André/Semasa) – 46,34%

5º) Tássia (Americana) – 42,11%

* Aproveitamento nos arremessos de dois pontos

1º) Clarissa (Americana) – 62,5%

2º) Karen (Americana) – 61,54%

3º) Plutin Tizon (Ourinhos Basquete) – 59,18%

4º) Geisa (São Caetano/Colinas Shopping) – 58,93%

5º) Cris (São José/Colinas Shopping) – 55,17%

* Aproveitamento nos lances livres

1º) Maria Cláudia (Divino/COC/Jundiaí) – 100%

2º) Vanessa Gattei (Guarulhos/FUMGUARU) – 90,0%

3º) Karina (Divino/COC/Jundiaí) – 89,47%

4º) Andressa (Colégio UNIESP/CIA Talentos/ Top Therm/Venceslau) – 83,33%

5º) Tatiana (Santo André/Semasa) – 83,33%

* Eficiência (por média)

1º) Plutin Tizon (Ourinhos Basquete) – 24,75

2º) Clarissa (Americana) – 22,5

3º) Nádia Colhado (São José/Colinas Shopping) – 22,25

4º) Karen (Americana) – 17,0

5º) Ariadna Felipe (São José/Colinas Shopping) – 16,63

Encontro com Magic Paula dia 31/10 na Saraiva do Shopping Morumbi (São Paulo)

email-morumbi-1

Americana e Sport fazem amistoso hoje

703_14.36.2012_17702_ef_20120414 O Americana e o Sport Recife jogam amistosamente nesta segunda-feira (29 de outubro), às 16h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP).

O time paulista, que é o atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), fechou a etapa inicial do Campeonato Paulista Feminino – 2012 com a liderança da Chave B, somando sete pontos, em quatro partidas realizadas (03 vitórias e 01 derrota). A agremiação comandada pelo técnico Luiz Zanon vai encarar o Santo André/Semasa no playoff – quartas-de-final do estadual.

“Vai ser um ótimo teste para o time, que tem o playoff do Campeonato Paulista pela frente e depois terá a Liga de Basquete Feminino (LBF)”, comenta Zanon.

Já o representante pernambucano, que vai estrear na Liga de Basquete Feminino (LBF), realizou várias contratações e formou um elenco forte e competitivo, já figurando entre os favoritos. A equipe comandada pelo técnico Roberto Dornellas vai realizar alguns amistosos no Estado de São Paulo, com a meta de entrosar e dar ritmo ao time.

“Todo esse trabalho foi estudado e pensado para que pudéssemos identificar os pontos que precisam ser mais trabalhados e ver como a equipe está em quadra. É mais uma forma de preparação mais próxima da realidade da Liga de Basquete Feminino (LBF)”, afirma Dornellas.

Além da partida diante do Americana, o Sport Recife vai jogar amistosamente contra o Santo André/Semasa, na quarta-feira (31 de outubro), às 19h00 (de Brasília), na cidade de Santo André (SP), e enfrentará também o São Caetano/Drummond, na quinta-feira (1º de novembro), às 18h30 (de Brasília), em São Caetano do Sul (SP).

Contratada pelo basquete rubro-negro, norte-americana Skylar está fazendo aulas de português

Ana Paula Santos - Diario de Pernambuco

20121028105920629438o

A dinâmica é semelhante a uma criança que está se alfabetizando. As sílabas das primeiras palavras são soletradas lentamente pela professora Janna Joceli e repetida pela aluna, a jogadora norte-americana de basquete do Sport Skylar Collins, de 22 anos. Pelo menos duas vezes por semana, Sky tem encontro com Janna, que também pratica a modalidade no clube rubro-negro.
A barreira do idioma vem sendo quebrada aos poucos. A ala estrangeira caminha apenas para a terceira aula de português. E expressões usadas durante treinos e jogos estão sendo introduzidas no novo vocabulário da jogadora, natural do Texas, Estados Unidos. O interesse de Sky em melhorar a comunicação com as brasileiras é explícito. Aluna dedicada, ela faz o homework (dever de casa!) com afinco. “Apesar do pouco tempo de aula, ela já consegue se expressar de uma forma que muita gente compreende. É muito esforçada e está sempre com as tarefas em dia”, elogia Janna.
Duas vezes na semana, Sky tem 1h15 de aula, que está dividida em gramática, vocabulário e escrita, além da parte prática. “Ainda dedicamos uns 10 ou 15 minutos para as expressões usadas na hora do treino e jogos. Ela já sabe dizer bloqueio, arremessa, marca. Eu sempre peço para as meninas também perguntarem a ela o que fizemos nas aulas. Sky veio me dizer que todo mundo agora só quer falar em português com ela”, explica Janna.

“Tudo bem?”

Na última quinta-feira, durante a segunda aula da atleta, a reportagem do Superesportes acompanhou a ida da ala à padaria, que fica próxima ao apartamento que ela divide com a experiente jogadora Alessandra - a parte prática da ala. Timidez é algo que o reforço leonino para as disputas do Nacional de basquete 2012/2013, que tem início, para o Leão, em 1º de dezembro, não conhece. Entrou no estabelecimento comercial e já foi logo cumprimentando a moça do caixa. “Oi. Tudo bem?”.
Na “aula”, Janna mostrou as opções de cardápio à disposição na padaria. Bolo, salgados, refrigerantes e pães foram “apresentados” à atleta, que ao final da visita colocou três pães franceses na embalagem e um guaraná (refrigerante típico do Brasil!) na sacola e seguiu para mais uma sessão de fisioterapia na Ilha do Retiro. A professora programou ainda idas ao supermercado, farmácia e passeios pelos principais pontos da cidade, utilizando o transporte público.

20121028095703398258a Novo reforço do basquete feminino do Sport, Skylar trocou o Texas pelo Brasil

Skylar nem se preocupou com a dificuldade da língua quando seu representante “descobriu” o Sport, no nordeste brasileiro. A princípio, a animação de jogar no Brasil veio por causa das praias e do povo hospitaleiro, alegre. “Algumas colegas minhas já tinham desistido de jogar basquete. Lá, no Texas, eu tinha dois empregos e ainda treinava. Foi quando meu representante perguntou se gostaria de jogar no Brasil. Na hora quis vir”, contou a atleta, que fugiu um pouco do curso normal das jogadoras norte-americanas que sempre optam por atuar na Europa.
Chegando ao Recife, Skylar foi bem recebida e o salário que vem recebendo do Sport bate os dois vencimentos que recebia como atendente em um restaurante e uma agência de venda de tickets. A saudade da família também foi contornada. Há mais de um mês em solo pernambucano, ela conta que no começo foi difícil ficar longe dos pais e dos três irmãos. “Não foi nada fácil dizer até breve. Mas meus pais sempre souberam do meu desejo de jogar fora dos Estados Unidos. Então, eles me apoiaram”, contou Sky, que com a vinda para o Brasil precisou interromper os estudos na Texas A+M University.

Fonte: Superesportes

A altura como arma

20121028110507160437o Último reforço a se apresentar ao técnico Roberto Dornelas, a pivô Érika tem 1,97m

Brenno Costa - Diário de Pernambuco

No basquete, o pivô tem papel duplo. Ao mesmo tempo em que carrega a função de ser o dono dos rebotes, tem a missão de brigar dentro do garrafão para pontuar. Se bem executada, a dupla tarefa pode levar um time à vitória. Nos ajustes finais para iniciar a disputa da Liga de Basquete Feminino, o Sport promete ser forte no setor. A equipe conta com quatro jogadoras para a posição e uma média de altura de 1,90m. Estutura considerada alta para a disputa do esporte entre as mulheres.
O leque de opções para a função de pivô retrata bem a cara do elenco rubro-negro. É uma mescla de altetas experientes com jogadoras da região. Jogadoras de Seleção Brasileira, Érika, de 1,97m, e Alessandra, de nada menos do que 2m, comandam o setor com a experiência de quem já esteve presente na disputa dos Jogos Olímpicos. Do outro lado, estão duas atletas locais: Claudinete, de 1,80m, e Wiliane, 1,85m.
Última atleta a se apresentar ao técnico Roberto Dornelas, a pivô Érika mostra confiança ao analisar um dos pontos que prometem fazer a diferença a favor do Leão da Ilha. “Acho que, com a média de altura boa dos pivôs, a equipe tem o rebote que é muito importante. Além disso, passamos a ter a opção dos contra-ataques. Nós também temos alas muitos boas que vão nos ajudar nas saídas rápidas”, disse Érika. “O Sport investiu bastante para a competição. Temos jogadoras de Seleção, que já se conhecem a um bom tempo. Isso nos dá a oportunidade pular algumas etapas”, acrescentou.

Amistosos

A equipe de basquete feminina do Sport embarca para São Paulo neste domingo para disputar os primeiros amistosos oficiais visando a disputa da Liga de Basquete Feminino 2012/2013. As rubro-negras vão fazer três jogos na próxima semana e terão a oportunidade de serem avaliadas de perto pelo técnico Roberto Dornelas. Todas as atletas do elenco estarão presente, inclusive Gattei, que ainda não foi apresentada oficialmente na Ilha do Retiro. A primeira parada do Sport será na cidade de Americana. As leoninas enfrentarão a forte equipe do Americana, na segunda-feira, às 16h. No dia seguinte, o time pernambucano treina pela manhã, almoça e segue para Santo André, onde pega as donas da casa na quarta-feira, às 19h. Para fechar a série, na quinta-feira será a vez de enfrentar o São Caetano, às 18h30, na casa do adversário.

Fonte: Superesportes

São Paulo derrota Rio de Janeiro e fica com o título do Brasileiro Sub-15

GEDSC DIGITAL CAMERA

A seleção de São Paulo conquistou o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – 1ª Divisão, disputado no Ginásio de Esportes 10 de Agosto, em Goioerê (PR). Neste domingo (dia 28), na partida final, as paulistas ganharam do Rio de Janeiro por 65 a 34 (32 a 11 no primeiro tempo), com 17 pontos, cinco recuperações, três rebotes, duas assistências e um bloqueio da cestinha Niccoly Ramalho. A principal pontuadora da equipe carioca foi a ala/pivô Rayane Santanna, com dez pontos. O presidente da CBB, Carlos Nunes, e o presidente da Federação Paranaense, Amarildo Rosa, fizeram a premiação.
Na decisão do terceiro lugar, o Paraná ganhou de Santa Catarina por 59 a 39 (25 a 26). As cestinhas do jogo foram as paranaenses Gabriela Araújo, Mariana Fuckner e Maria Paula Albiero, todas com 11 pontos. O destaque catarinense foi Letícia de Oliveira, com nove pontos e oito rebotes.
Na disputa do quinto lugar, Mato Grosso superou o Espírito Santo por 52 a 44 (24 a 22), com 16 pontos, nove rebotes e oito recuperações e três assistências da cestinha Eduarda Pinheiro. Na equipe capixaba, destaque para a pivô Luiza Real, com um Duplo-Duplo: 13 pontos e 16 rebotes, além de três recuperações, duas assistências e um bloqueio.
Com 33 pontos, sete rebotes, cinco recuperações, três assistências e um bloqueio da cestinha Malu Martins, a Paraíba derrotou o Maranhão por 56 a 39 (28 a 21) e garantiu a sétima colocação. A ala/armadora maranhense Alana Nunes foi a melhor de sua equipe com 16 pontos, seis rebotes, uma assistência, um bloqueio e uma recuperação..
De acordo com as estatísticas, a jogadora mais eficiente do Brasileiro foi a pivô Karen Lourenço, de Mato Grosso do Sul, com a média de 21.8 pontos. Karen também foi a reboteira (média de 13.5 e 54 no geral) e a segunda cestinha (16.3 e 65 pontos). A cestinha da competição foi a ala Malu Martins, da Paraíba, com a média de 36.7 pontos e 220 no total.
Paralelo ao Campeonato Brasileiro, o Coordenador de Arbitragem da CBB, Marcelo Ávila,ministrou o Acampamento de Arbitragem Eletrobras. O técnico da seleção brasileira Sub-15, Júlio Cesar Patrício, está em Goioerê acompanhando a competição.
Resultados de Domingo – dia 27
Disputa de 7º ao 8º lugares
Maranhão 39 x 56 Paraíba
Disputa de 5º e 6º lugares
Mato Grosso 52 x 44 Espírito Santo
Disputa da medalha de bronze
Santa Catarina 39 x 59 Paraná
Disputa da medalha de ouro
São Paulo 65 x 34 Rio de Janeiro
Classificação Final
1º- São Paulo; 2º- Rio de Janeiro; 3º- Paraná; 4º- Santa Catarina; 5º- Mato Grosso; 6º- Espírito Santo; 7º- Paraíba; 8º- Maranhão; 9º- Mato Grosso do Sul; 10º- Pernambuco.

Jogadoras da Unimed Americana são campeãs brasileiras com a seleção paulista

wytalla_taynara_eugenio_mota aline_cristina_cezario_de_moura

A ala/pivô Wytalla Taynara Eugênio Mota e a pivô Aline Cristina Cezário de Moura, da Unimed Americana, sagraram-se campeãs com a seleção paulista do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Basquete Feminino da 1ª Divisão. Na decisão do título, São Paulo venceu o Rio de Janeiro por 65 a 34 (42 a 11 no primeiro tempo), neste domingo (28), no Ginásio de Esportes 10 de Agosto, em Goioerê, no Paraná.

As jogadoras da Unimed Americana tiveram participação importante na partida final. Wytalla Mota fechou com 13 pontos, três rebotes e duas bolas recuperadas, enquanto Aline Mora fez cinco pontos, um rebote, um bloqueio e duas assistências. Durante todo campeonato, a seleção paulista disputou seis jogos e venceu todos.

Seleção do Paraná conquista o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino

DSC00441

Após ficar de fora do pódium nas últimas três edições do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 de Basquete Feminino a seleção do Paraná conquistou, na manhã deste domingo, a terceira colocação ao bater a seleção de Santa Catarina pelo placar de 59 a 39. O título da competição ficou com a seleção de São Paulo que bateu o Rio de Janeiro na partida final.
A seleção do estado contou com a participação de cinco atletas da equipe Londrina/Colégio Portinari/Iate Clube, Maria Paula Albiero, Rafaela Piassa, Gabriela Gionco, Thamires Nunes e Gabriela Araujo, além do técnico Paulo Vasconcelos. Entre as londrinenses destaque para a armadora Maria Paula que levou o prêmio de jogadora com melhor média de assistências do torneio.
Segundo o técnico da equipe londrinense Paulo Vasconcelos, assistente técnico na seleção do estado, a equipe perdeu a semifinal em um jogo muito disputado e saiu esgotada de quadra no sábado a noite mas conseguiu se concentrar e aplicar bem o plano de jogo na decisão da medalha de bronze: "tivemos a chance de fazer a final, perdemos a semifinal nos últimos minutos em uma partida emocionante, a decepção foi grande após a derrota mas felizmente a equipe se reergueu rapidamente do revés e a vitória na decisão de terceiro lugar veio coroar o grande trabalho desenvolvido pelo técnico Adilson Novak."
Paulo revela ainda que as cinco atletas de Londrina tem apenas 14 anos e projeta um grande futuro para elas: "as únicas atletas de 14 anos da seleção eram as cinco londrinenses e todas tiveram um papel fundamental na conquista. Na decisão de terceiro lugar por exemplo, duas das três cestinhas da partida, que ficaram empatadas com a mesma pontuação, foram as atletas Maria Paula e Gabriela Araujo de Londrina, a terceira foi Mariana Hoffman atleta convocada para seleção brasileira. Isso mostra que no próximo ano estas atletas tem tudo para conseguir se destacar mais ainda nesta mesma categoria e quem sabe não levarão o Paraná para sua segunda final na história ou até a um inédito título brasileiro."
A equipe Londrina/Colégio Portinari/Iate Clube fazem parte do Projeto Basquete Feminino Juventude 2012. O projeto conta com 5 pólos na cidade para a iniciação(dos 9 aos 12 anos): Colégio Portinari, Col. Wistremundo(Zona Norte), Col. Gabriel Martins (Zona Oeste) e Col. Newton Guimarães (Centro), além dos treinamentos da categoria Sub 14 no Iate Clube de Londrina. As meninas interessadas em treinar basquete em Londrina podem entrar em contato com ostreinador Marival Jr. 43-9945-6344/99890644. O Projeto é gratuito e é patrocinado pelo FEIPE da Fundação de Esportes da Prefeitura Municipal de Londrina, Colégio Portinari, Restaurante Meeting, Iate Clube de Londrina e Academia Madureira.

Festival das escolinhas da ADCF Unimed é marcado pelo sucesso

festival_anual_escolinhas_unimed_karla_costa festival_anual_escolinhas_unimed_1 festival_anual_escolinhas_unimed_2

O festival anual das escolinhas de basquete feminino da ADCF Unimed foi considerado sucesso absoluto. O evento aconteceu na manhã de sábado (27), no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Professora Oniva de Moura Brizola, no bairro Antônio Zanaga, em Americana. Participaram 600 meninas com idades entre 7 e 13 anos, todas alunas dos núcleos mantidos pela cooperativa médica em Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa.

"Foi uma manhã de festa, festa do futuro do basquete. Fico muito feliz a cada festival, pois ano a ano temos conseguido aumentar o número de participantes das turnas de escolinhas nas três cidades. Com isso, vamos ter ainda mais talentos revelados para as próximas gerações", avaliou a técnica e coordenadora do projeto social da Unimed, Anne de Freitas Sabatini.

"É muito bacana ver o interesse que as meninas têm pelo festival. A integração entre os núcleos é o ponto mais importante", comentou o coordenador geral do projeto de basquete da ADCF Unimed, Clóvis Roberto Haddad (Vita).

Durante o festival, as atletas das categorias de base de Americana e Santa Bárbara d´Oeste atuaram como monitoras no circuito de 48 estações. Houve também a atuação como coordenadores dos professores dos núcleos das três cidades, além de professores de educação física da Secretaria de Educação de Americana. Atividades como coordenação motora, domínio de bola e joguinhos foram desenvolvidas. Todas as crianças receberam lanches.

A parte final do festival contou com a presença das jogadoras da equipe adulta de Americana, campeã brasileira e sul-americana. As jogadoras deram autógrafos e fizeram fotos com as alunas das escolinhas.

Sub-13 da Unimed Americana conquista medalha de bronze no Paulista

unimed sub 13 3o lugar

A equipe sub-13 da Unimed Americana conquistou a medalha de bronze no Campeonato Paulista de Basquete Feminino, que teve o quadrangular na noite de sexta-feira (26), em Santo André. Na disputa do terceiro lugar, as meninas comandadas pela técnica Grasiele Rezende e o assistente Bruno Vital ganharam de Jacareí por 68 a 52 (32 a 21 no primeiro tempo), assegurando a posição.

O destaque da Unimed foi a ala Izabela Nicoletti, cestinha do jogo com 51 pontos. Também pontuaram pela equipe de Americana as jogadoras Letícia Menezes (7), Juliane Saiz (4), Geassamyne Germano (3), Gabriellen Lobregat (2) e Giulia Fernandes (2). Ainda compõem o elenco as atletas Giovanna Germano, Sophia Galetti, Roberta Soares, Geovana Salvieti, Beatriz Honório, Mariana Barboza, Natália Matos, Endy Vieira e Giovana Sangalli.

"Estou muito feliz com a campanha que as meninas fizeram no campeonato. Elas se mostraram determinadas e mereceram a medalha de bronze", disse Grasiele Rezende. "É importante ressaltar que a competição é para jogadoras nascidas em 1999 e dez das nossas 15 atletas são nascidas em 2000. Todas elas, sem exceção, saíram dos núcleos das escolinhas da Unimed", acrescentou a treinadora.

sábado, 27 de outubro de 2012

Santo André/Semasa é campeão invicto do Paulista sub-13 de basquete feminino

Jogo final foi disputado nesta sexta-feira (26) contra o Fupes/Santos; vitória por 79 a 50 consagrou campanha impecável

sub 13 2012

Após fazer uma campanha impecável na fase de classificação e playoffs, a equipe de basquete feminino Santo André/Semasa venceu, na noite da última sexta-feira (26), o Fupes/Santos pelo quadrangular final do Campeonato Paulista Sub-13 da Grande São Paulo e sagrou-se campeã da competição. A vitória por 79 a 50, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, confirmou o favoritismo das andreenses. O time ganhou todos os 19 jogos disputados.

As cestinhas da partida foram Raphaella da equipe de Santo andré com 45 pontos e Adrielle 17 pontos e pela equipe de Fupes/Santos Stephanie com 18 pontos .

Fupes/Santos foi o vice-campeão do torneio, enquanto os times da Unimed/ Americana e Jacareí ficaram com a terceira e quarta colocações, respectivamente.

Santo André vence Guarulhos na última partida da primeira fase do Paulista

O Santo André/Semasa derrotou o Guarulhos/FUMGUARU, na manhã deste sábado (27 de outubro), por 78 a 68 (36 a 39 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal João do Pulo, na cidade Guarulhos (SP), em partida que concluiu a fase inicial do Campeonato Paulista Feminino – 2012.

Os destaques foram Laís (22 pontos e 01 assistência) e Vanessa Gattei (14 pontos e 03 assistências), pelo time da casa; Jaqueline (21 pontos) e Êga Garvão (15 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), em favor da equipe visitante. Outro nome importante do jogo foi a pivô Maria Cristina, do Guarulhos/FUMGUARU, que apanhou 15 rebotes.

Com o complemento da última rodada do returno, a classificação final da primeira fase ficou assim:

Chave A

1º) São José/Colinas Shopping – 15 pontos (07 vitórias e 01 derrota)

2º) Santo André/Semasa – 15 pontos (07 vitórias e 01 derrota)

3º) Guarulhos/FUMGUARU – 12 pontos (04 vitórias e 04 derrotas)

4º) São Caetano/Drummond – 09 pontos (01 vitória e 07 derrotas)

5º) Divino/COC/Jundiaí – 09 pontos (01 vitória e 07 derrotas)

Chave B

1º) Americana – 07 pontos (03 vitórias e 01 derrota)

2º) Ourinhos Basquete – 07 pontos (03 vitórias e 01 derrota)

3º) Colégio UNIESP/CIA Talentos/ Top Therm/Venceslau – 04 pontos (04 derrotas)

Os confrontos do playoff – semifinal estão definidos: Americana x Santo André/Semasa x São José/Colinas Shopping x Ourinhos Basquete.

De volta ao Brasil, Érika avisa: “Chego para ser campeã”

Erika_Sport

A pivô Érika foi apresentada oficialmente pelo Departamento de Basquete do Sport, nesta sexta-feira (26 de outubro), na loja Espaço Sport, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). A jogadora foi recebida pelo presidente do clube, Gustavo Dubeux, e pelo vice-presidente, Yuri Romão. Érika estava disputando a WNBA, nos Estados Unidos, e chegou ao Recife no final da tarde da última quinta-feira (25 de outubro). Sem perder tempo, treinou nesta manhã, almoçou, concedeu entrevista coletiva para a imprensa local no início da tarde e depois foi liberada para organizar seu apartamento. À noite, ela fará o primeiro treino com as companheiras rubro-negras.

Feliz por estar de volta ao Brasil após 10 anos se dividindo entre o basquete americano e o espanhol, Érika já se sente em casa. “Foi uma década distante do país. Por isso, quando o Sport ligou fazendo a proposta, não pensei duas vezes. Perguntei quando eu deveria me apresentar e onde estava o contrato para eu assinar logo. A voltade de voltar era muito grande, ainda mais para um clube que está investindo da forma correta no basquete”, afirmou a pivô.

Para vestir a camisa do Leão, Érika abriu mão de propostas da Rússia, Turquia e Espanha. “Meu desejo era realmente retornar. Quando fiquei sabendo do elenco que estava sendo contratado, me empolguei ainda mais, pois de todo o grupo, só não conheço a Sky (norte-americana) e a Luciana. Já joguei a favor ou contra com todo o resto”, declarou.

Sobre a possibilidade de conquistar o título da Liga de Basquete Feminino, Érika foi enfática. “Quando aceito uma proposta, sempre chego para ser campeã. O grupo é excelente e temos todas as chances de conquistar o primeiro lugar. Só depende de nós, pois o investimento foi feito de forma correta”, comentou.

Mas não é apenas o título o motivo da ansiedade apresentada por Érika no seu primeiro contato com o Sport. O histórico de ginásios totalmente lotados e da vibração da torcida rubro-negra também faz a jogadora sonhar alto. “Gosto de jogos vibrantes, de arquibancadas cheias. Me empolgo com isso. Sei que aqui vou encontrar essa massa ao nosso favor e vamos trabalhar para que possamos corresponder em quadra”, finalizou.

Com a chegada da jogadora da pivô da Seleção Brasileira, o técnico Roberto Dornelas pode contar com praticamente todo o elenco planejado para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2012/2013. A única atleta que ainda não se integrou ao grupo foi Gattei, que se apresentará no próximo domingo (28 de outubro), em São Paulo, onde o time pernambucano fará três amistosos, contra Americana, na segunda-feira (29 de outubro), Santo André/Semasa, na quarta-feira (31 de outubro) e São Caetano/Drummond, na quinta-feira (1º de novembro). Todas as partidas serão realizadas nos ginásios dos adversários.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sport apresenta a gigante Érika

Brenno Costa - Diario de Pernambuco

erikao Mais uma peça importante para o time de basquete do Sport foi apresentada. A gigante Érika, de 1,97m, vestiu-se de rubro-negra na tarde desta sexta-feira. Agora, ela faz parte do que elenco que  participa da próxima Liga de Basquete Feminino e promete disputar o título da competição. O Leão da Ilha, até o momento, montou uma equipe forte. Medalhistas olímpicas, a armadora Adrianinha e a pivô Alessandra já treinam no clube desde o mês passado. Além disso, o time conta com outras jogadores da seleção brasileira, como a ala/pivô Franciele.

Com um elenco forte respaldado pelo currículo de conquistas, Érika já chega ao clube falando em conquistar título. “A diretoria investiu muito. Temos atletas experientes e de um futuro promissor. Não é prepotência de ninguém falar em título”, disse a atleta de 30 anos. “A diretoria fez a parte dele. Agora, cabe a gente fazer a nossa dentro de casa”, acrescentou.

Érika passou os últimos dez anos da carreira entre Europa e Estados Unidos. Estava disputando a WNBA, a Liga Feminida de Basquete Norte-Americana, até o começo deste mês. A atleta defendia o Atlanta Dream. A equipe perdeu a terceira partida da série para o Indiana Fever por 75 a 64 e não se classificou para a grande decisão do torneio. Caiu na semifinal.

Fonte: SuperEsportes

Catanduva surpreende dirigentes com rifa de moto e lamenta: "basquete feminino é para abnegados" (UOL)

Daniel Neves

A inusitada tentativa de Catanduva de reerguer sua equipe profissional feminina de basquete por meio da venda de rifas de uma moto pegou de surpresa os dirigentes das principais entidades da modalidade. Representantes da Liga de Basquete Feminino (LBF) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) afirmaram desconhecer a campanha realizada por atletas e dirigentes da equipe do interior paulista, que encerrou suas atividades por falta de verbas.
“Não tenho conhecimento disso, mas acho salutar que busquem ajuda e se reestruturem para disputar a LBF”, disse o presidente da LBF, Márcio Cattaruzzi. “É um time que criou uma tradição no basquete feminino. Vejo isso com bons olhos, mas precisam de muita coisa para se reerguer, pois dispensaram jogadoras e será complicado remontar o time”.

Quem também foi pega de surpresa pela campanha de Catanduva foi a diretora de basquete feminino da CBB, a ex-jogadora Hortência. Procurada pelo UOL Esporte, a dirigente disse desconhecer o assunto e preferiu não opinar sobre o tema.
Campeão brasileiro em 2010, Catanduva se manteve entre as quatro melhores equipes do país na última década. Nesta temporada, porém, a equipe perdeu patrocinadores e optou por encerrar suas atividades profissionais. Jogadoras foram dispensadas e ainda não receberam o pagamento do último mês de seus salários, dívida de aproximadamente R$ 40 mil que a diretoria promete pagar até o fim deste ano.

“Hoje o basquete feminino é coisa de abnegados, você trabalha sempre na ponta dos dedos tentando se manter”, lamentou o supervisor de basquete de Catanduva, João Leite. “A federação te cobra taxas mesmo sabendo que não tem condição de pagar, a televisão quer transmitir apenas as finais. Não fomos bem nas Olimpíadas e as coisas ficaram ainda piores. O investidor não quer colocar dinheiro em algo que não tem vitrine”, completou.

Na tentativa de arrecadar dinheiro suficiente para pagar as dívidas da equipe, torcedores, dirigentes e a armadora Natália resolveram se mobilizar. Suspensa por doping, a jogadora saiu em busca da ajuda de moradores de Catanduva e acabou presenteada por um médico local com uma moto. O veículo virou objeto de uma rifa, com cerca de 5 mil números que estão sendo vendidos na cidade por R$ 10. O objetivo da chamada ‘ação entre amigos’ é arrecadar ao menos R$ 45 mil reais.
“Quem sabe os empresários daqui se sensibilizam né? A esperança é a última que morre”, afirmou Natália, que também cobrou maior ajuda das entidades que comandam o basquete. “Os dirigentes da CBB e da LBF precisam rever o retorno que os clubes recebem. Fica muito para eles e pouco para os clubes. Também precisa organizar mais o calendário. Como os patrocinadores vão investir em um time que fica cinco meses sem jogar?”.
"A Hortência foi uma baita jogadora, somos todas fãs dela. Ela ainda pode tentar salvar o basquete feminino, tem competência para isso. Se ela fizer fora das quadras o que fez dentro, pode nos ajudar muito", completou a armadora.
Além de Catanduva, Araçatuba também fechou as portas por falta de apoio financeiro. Sem as duas equipes, a terceira edição da LBF está programada para começar no dia 1º de dezembro com a participação de 10 equipes. Cattaruzzi ressalta a entrada do Sport Recife para a competição nacional e descarta qualquer ajuda financeira aos times em dificuldade.

“A liga não tem nenhum plano de ajudar as equipes em dificuldade, senão teríamos que ajudar a todos os afiliados que apresentassem algum problema financeiro. Ela funciona como fornecedora de estrutura para os clubes, organiza a LBF e dá condições para que os clubes tenham alguma facilidade”, afirmou Cattaruzzi. “O momento do basquete feminino em termos de formação de equipe é muito bom. Há a entrada do Sport e ainda teremos Maranhão, Ourinhos, Americana e São José reforçados, com times muito fortes”.

Fonte: UOL

Festival movimenta 600 meninas em Americana no sábado

Anne de Freitas Sabatini A ADCF Unimed realiza sábado (27) mais um festival de basquete feminino entre os núcleos mantidos em Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa. Desta vez, o evento será no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Professora Oniva de Moura Brizola, no bairro Antônio Zanaga.

De acordo com a técnica e coordenadora do projeto social Anne de Freitas Sabatini, a expectativa é reunir 600 meninas na faixa etária de 7 a 12 anos, no período das 8 às 12 horas. Segundo ela, o festival terá atividades em circuito de 48 estações. “Vai ser uma grande festa e o objetivo maior é a integração entre os núcleos”, disse Anne.

O professor Clóvis Roberto Haddad (Vita), coordenador geral do projeto de basquete da ADCF Unimed, confirmou que as jogadoras da equipe adulta estarão presentes no festival deste sábado, interagindo com as alunas e participando de algumas das atividades.

O Ciep Professora Oniva de Moura Brizola fica na Rua Ary Barroso, 105, no bairro Antônio Zanaga, em Americana.

Americana e São José terminam primeira fase do Paulista na liderança

americana_ourinhos_paulista_2012_debora

Americana garantiu o primeiro lugar da Chave B do Campeonato Paulista de Basquete Feminino ao bater Ourinhos por 78 a 74 (40 a 36 no primeiro tempo), na noite desta quinta-feira (25), no ginásio principal do complexo poliesportivo do Centro Cívico, em jogo que marcou o encerramento da fase de classificação.

As duas equipes terminaram com 7 pontos (três vitórias e uma derrota). No entanto, Americana assegurou a liderança, pois nos confrontos diretos perdeu por diferença de 3 pontos em Ourinhos e ganhou por diferença de 4 pontos em casa. Nas semifinais, as americanenses enfrentarão Santo André, em datas ainda a serem definidas pela Federação Paulista de Basquete.

Na partida de hoje, mesmo desfalcada de jogadoras importantes, como o lateral Karla Costa e as pivôs Sandora Irvin, Mamá Dantas e Clarissa Santos, Americana mostrou a força do conjunto e se impôs diante de adversário tradicional. A equipe do técnico Luiz Augusto Zanon manteve-se à frente do placar quase que na totalidade do jogo.

“Foi a vitória da determinação. Elas (jogadoras) buscaram o resultado o tempo todo e acreditaram no que foi planejado. Houve superação em todos os sentidos. Elas mostraram que têm qualidade e por isso jogam em Americana”, disse Zanon. “Atingimos a primeira meta, que era ficar em primeiro lugar na chave para ter vantagem de fazer mais jogos em casa nas semifinais”, acrescentou o treinador de Americana.

Com 25 pontos, a lateral Karen Rocha foi a cestinha do jogo desta noite. Além dela, também pontuaram por Americana: Babi Honório (10), Tássia Carcavalli (14), Carina Felippus (7), Leila Zabani (2), Débora Costa (4), Fabi Caetano (15) e Maria Carolina (1).

Antes do playoff semifinais, Americana fará amistoso contra o Sport Recife. A partida está marcada para as 16 horas de segunda-feira (29), no Centro Cívico.

BASQUETE FEM-3

Já o São José/Colinas Shopping ficou com o primeiro lugar da Chave A ao suplantar o Divino/COC/Jundiaí, por 84 a 42 (41 a 16 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio da ADC General Motors, na cidade de São José dos Campos (SP). Com a vitória, a equipe do técnico Carlos Lima chegou aos 15 pontos, em oito jogos realizados (07 vitórias e 01 derrota).

As atletas mais efetivas foram Nádia Colhado (19 pontos e 10 rebotes – double-double), a cubana Ariadna Felipe (19 pontos e 03 assistências) e Geisa (12 pontos e 08 rebotes), pelo time joseense; Carina (08 pontos e 03 rebotes), Emily (07 pontos e 01 assistência) e Joice (07 pontos), em favor da equipe jundiaiense.

A primeira fase será complementada no sábado (27 de outubro), às 11h00 (de Brasília), com a partida isolada entre Guarulhos/FUMGUARU e Santo André/Semasa, no ginásio Municipal João do Pulo, na cidade de Guarulhos (SP).

ABDALA SPORTS E RIO CLARO JOGAM PELO GRUPO 02 DO PAULISTA FEMININO

O Abdala Sports encara o Asser/SEME Rio Claro, nesta sexta-feira (26 de outubro), às 18h00 (de Brasília), no ginásio Municipal João do Pulo, na cidade de Pindamonhangaba (SP), em partida válida pelo returno da fase inicial do Grupo 02 do Campeonato Paulista Feminino – 2012.

O time do Vale do Paraíba é o líder na classificação geral, somando 11 pontos, em seis jogos realizados (05 vitórias e 01 derrota). Já a agremiação do Interior aparece no quarto lugar, contabilizando sete pontos, em cinco partidas disputadas (02 vitórias e 03 derrotas).

Na última vez que esteve em quadra, o Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba, comandado pela técnica Sueli Salomão, bateu o SEL/Cristo Rei/FAIP/Marília, enquanto que o Asser/SEME Rio Claro perdeu para a SEME/Recreativa. Já no confronto entre as duas equipes, válido pelo turno desta fase inicial, vitória do representante de Pindamonhangaba, mesmo atuando como visitante, por 67 a 51.

Basquete feminino de Santo André disputa final do Campeonato Paulista Sub-13 da Grande São Paulo

Após fazer uma campanha impecável na fase de classificação e playoffs, a equipe de basquete feminino Santo André/Semasa disputa, nesta sexta-feira (26), o quadrangular final do Campeonato Paulista Sub-13 da Grande São Paulo. O palco da decisão será o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.

Com 18 vitórias e nenhuma derrota, o time andreense carrega a responsabilidade do favoritismo. Para ser campeão, o Santo André/Semasa precisa vencer o Fupes/Santos, às 19h. A outra partida, entre Unimed/Americana e Jacareí Basketball ocorre mais cedo, às 17h.

SERVIÇO:
Final do Campeonato Paulista Sub-13 de Basquete Feminino
Data:
26 de outubro de 2012, a partir das 17h.
Local:
Ginásio Pedro Dell’Antonia (Rua São Pedro, 27 – Vila Pires – Santo André – SP)

Entrada gratuita.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Paulista Sub-17: Meninas de Ourinhos batem rival Americana e estão nas quartas de final

Em mais uma excelente atuação da equipe que já é a sensação do Campeonato Paulista de Basquete Feminino Sub-17 deste ano, as meninas de Ourinhos/SEMESPOR venceram na noite de terça-feira (23), a forte equipe de Americana por 58 a 47, jogando na casa das adversárias e garantiram a classificação para as quartas de final da competição pelo 2° ano consecutivo.

Ourinhos aguardará os jogos da última rodada da fase de classificação no dia 27, para definir se enfrentará Jundiaí ou Santo André nas quartas de final, que será disputada em uma série de melhor de 3 partidas.

Nesta fase, por ter melhor campanha no Torneio, a equipe ourinhense terá a vantagem de jogar a 2ª partida em casa e caso seja necessário, o 3° jogo também será disputado em Ourinhos.

O jogo

Apesar de atuar fora de casa, as meninas de Ourinhos não se intimidaram e diante de seu mais forte adversário nesta competição, que contou com apoio de sua torcida, impuseram seu ritmo de jogo e com uma forte marcação na defesa, anularam a principal jogadora de Americana, Isabela Sangalli e em rápidos contra-ataques, envolveram as adversárias que foram surpreendidas com a postura ousada da equipe ourinhense, que muito à vontade, parecia jogar diante de sua torcida, no Monstrinho.

Ourinhos venceu os 3 primeiros quartos do jogo (19 a 13), (14 a 12) e (16 a 9), sendo superado apenas no 4° e último quarto (13 a 9).

O grande destaque de Ourinhos foi mais uma vez a jogadora Kananda, cestinha da partida com 18 pontos, seguida por Laís Cristina (13), Letícia (9), Evelyn (6), Fernanda (5), Juliana (3), Andressa e Gabriela (2).

Ourinhos jogou e venceu com a seguinte formação: Natália, Gabriela, Carol, Fernanda, Kananda, Laís Cristina, Evelyn, Letícia, Ingrid, Juliana, Tainá, Letícia Vitorino e Andressa.

Expectativa para os playoffs

Após o jogo, a Técnica Lisdeivi Pompa revelou que ficou muito feliz com a vitória sobre Americana e que está otimista com a participação da equipe ourinhense nos playoffs do Paulista. “Realmente hoje foi uma vitória histórica das nossas meninas que estão de parabéns, pela sua determinação e profissionalismo. Esta vitória coroa a grande campanha que nossa equipe está fazendo no decorrer da competição. Este é o 2° ano consecutivo que chegamos às quartas de final, o que já é algo excepcional. No entanto, considero que neste ano temos uma equipe superior tecnicamente e que joga em condições de igualdade com as outras equipes. Por isso, acredito que há plenas condições de passarmos às semifinais e quem sabe podemos chegar até a grande final, tendo a chance de conquistar este título inédito e histórico para Ourinhos, de campeão paulista sub-17”, declarou.

Ourinhos pega Americana nesta quinta-feira, 25, às 20 horas

DSC_0119

No jogo que já se tornou o maior clássico do basquete feminino nacional nos últimos anos, Ourinhos e Americana voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, 25, às 20 horas, em Americana, pelo Campeonato Paulista, quando irão reviver mais uma vez a grande final da 2ª Edição da LBF, realizada em abril deste ano.

No 1° turno, Ourinhos e Americana se enfrentaram no Ginásio José Maria Paschoalick (Monstrinho) e após mais um jogo emocionante e dramático como têm sido todos os confrontos entre as duas equipes nos últimos anos, Ourinhos bateu as rivais por 67 a 64, para delírio da torcida ourinhense que lotou o Monstrinho.

Ourinhos ocupa a liderança do seu grupo e é a única equipe invicta da competição, com 3 vitórias em 3 partidas e caso vença Americana hoje, garante o 1° lugar na chave e a vantagem de jogar em casa nos playoffs.

O técnico Edson ferreto não poderá contar com a armadora Bethânia, que sofreu uma pequena fratura na mão direita. “Este é mais um jogo, em que faremos de tudo para conquistar a vitória, como ocorreu nas demais partidas da temporada. O resultado positivo será importante na sequencia da competição, já que nos dará a vantagem de decidir os jogos do playoff em casa”, comenta.

Pela Chave A, o São José/Colinas Shopping recebe a visita do Divino/COC/Jundiaí, às 20h00 (de Brasília), no ginásio da ADC General Motors, na cidade de São José dos Campos (SP). Na última vez que esteve em quadra, o time joseense passou pelo Guarulhos/FUMGUARU, enquanto que a equipe jundiaiense foi superada pelo mesmo representante de Guarulhos.

Na classificação geral, o São José/Colinas Shopping lidera, ao lado do Santo André/Semasa, com 13 pontos, em sete partidas disputadas (06 vitórias e 01 derrota). O Divino/COC/Jundiaí ocupa o quinto lugar da chave, somando oito pontos, em sete jogos realizados (01 vitória e 06 derrotas).

No duelo válido pelo turno desta fase inicial, vitória do São José/Colinas Shopping, mesmo atuando como visitante, por 82 a 76.

Americana busca 1º lugar em jogo no Centro Cívico

Tássia Carcavalli No encerramento da fase de classificação do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, Americana joga amanhã (25) contra Ourinhos, às 20 horas, no ginásio principal do complexo poliesportivo do Centro Cívico, em confronto que vale o primeiro lugar da Chave B. Com 5 pontos contra 6 do adversário, que venceu a partida do primeiro turno por 67 a 64, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon precisa de vitória por diferença mínima de 4 pontos para assegurar a liderança. Se vencer por diferença de 3 pontos, o time americanense só fecha na primeira colocação caso o placar seja maior do que o registrado em Ourinhos.

Se ficar em primeiro lugar, Americana terá Santo André (segundo da Chave A) como adversário nas semifinais, com vantagem de fazer mais jogos em casa na série melhor de cinco. Se ficar em segundo, o adversário será São José dos Campos (primeiro da Chave A) e neste caso a vantagem de jogar mais em casa é do time do Vale do Paraíba.

Zanon tem problemas para o jogo desta quinta-feira, pois a lateral Karla Costa e as pivôs Clarissa Santos, Mamá Dantas e Sandora Irvin estão entregues ao departamento médico. O técnico de Americana, no entanto, está confiante na vitória. “Vamos entrar com uma equipe jovem, mas com qualidade. As meninas sabem que é excelente oportunidade para mostrar personalidade e fazer um grande jogo”, disse.

No intervalo da partida de amanhã, haverá a promoção Arremesso Dourado Clarian Seguros. Os torcedores que forem ao ginásio do Centro Cívico com as novas camisas da equipe serão sorteados para participar. Quem primeiro fizer a cesta do meio da quadra, ganha o prêmio de R$ 100. Se ninguém acertar, o prêmio acumula para o próximo jogo em Americana.

São Paulo vence estreia no Brasileiro Sub-15 com 118 pontos de diferença

Seleção Paulista abriu participação no Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão – 2012 com uma vitória sobre Pernambuco, ocorrida nesta terça-feira (23 de outubro), por 126 a 08 (65 a 03 no primeiro tempo), em partida válida pela segunda rodada da fase inicial, disputada na cidade de Goioerê (PR).

Jogaram pelo time do Estado de São Paulo: Larissa Carneiro (14 pontos, 02 rebotes, 06 bolas recuperadas e 09 assistências), Clarissa Fernandes (07 pontos, 02 rebotes, 01 bloqueio, 03 bolas recuperadas e 04 assistências), Mariana Dias (12 pontos, 05 rebotes e 05 bolas recuperadas), Thaís da Silva (10 pontos, 02 rebotes, 04 bolas recuperadas e 04 assistências), Fabíola Alexandrino (06 pontos, 03 rebotes, 01 bloqueio, 05 bolas recuperadas e 04 assistências), Stefani Veiga (08 pontos e 07 bolas recuperadas), Stefany Lourenço (08 pontos, 01 rebote, 02 bolas recuperadas e 01 assistência), Aline de Moura (14 pontos), Wytalla Mota (18 pontos, 08 rebotes, 03 bolas recuperadas e 01 assistência), Niccolly Ramalho (15 pontos, 01 rebote, 09 bolas recuperadas e 04 assistências) e Milena Rodrigues (14 pontos, 08 rebotes, 04 bolas recuperadas e 01 assistência).

O segundo compromisso das comandadas da técnica Cynthia Almeida acontece nesta quarta-feira (24 de outubro), às 20h00 (de Brasília), contra o Maranhão.

Brasileiras em Portugal

gilamaral Em tempos de crise européia, são poucas as brasileiras em atividade por lá.

Portugal, no entanto, segue oferecendo abrigo a algumas jogadoras daqui.

A ala Lilian Gonçalves, medalha olímpica em Sydney-2000, está de volta ao Vagos. Já participou da Conquista da Taça Victor Hugo (65-61 sobre o Algés, com 12 pontos da brasileira) e das duas vitórias do time na Liga Feminina.

No Campeonato da Primeira Divisão, o União Sportiva, recebeu na última semana Gilmara do Amaral e Lidiane Assis, ambas ex-Basquete Clube/Araçatuba. Lá elas se uniram a Andrea Santos, brasileira radicada em Portugal há anos, e estrearam com derrota para o Esgueira (47-43), com 18 pontos de Gilmara, 7 de Lidiane e 5 de Andrea.

Sport faz semana de amistosos em São Paulo

A equipe de basquete feminino do Sport embarca para São Paulo, no domingo (28 de outubro), para disputar os primeiros amistosos oficiais visando à disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2012-2013. As rubro-negras vão fazer três jogos na próxima semana e terão a oportunidade de serem avaliadas de perto pelo técnico Roberto Dornelas. Todas as atletas do elenco estarão presentes, inclusive Érika e Gattei, que ainda não foram apresentadas oficialmente na Ilha do Retiro.

A primeira parada do Sport Recife será na cidade de Americana (SP). As leoninas enfrentarão a forte equipe do Americana, na segunda-feira (29 de outubro), às 16h00 (de Brasília). No dia seguinte, o time pernambucano treina pela manhã, almoça e segue para Santo André, onde pega as donas da casa na quarta-feira (31 de outubro), às 19h00 (de Brasília).

Para fechar a série, na quinta-feira (1º de novembro) será a vez de enfrentar o São Caetano/Drummond, às 18h30 (de Brasília), na casa do adversário. “Todo esse trabalho foi estudado e pensado para que pudéssemos identificar os pontos que precisam ser mais trabalhados e ver como a equipe está em quadra. É mais uma forma de preparação mais próxima da realidade de uma Liga”, afirma o técnico Roberto Dornelas.

Após os confrontos, na sexta-feira (02 de novembro), as jogadoras pernambucanas, as americanas Alex e Skylar e Adrianinha retornam para o Recife (PE). As demais atletas permanecem de folga em São Paulo, devendo se apresentar para treinar na segunda-feira (05 de novembro), por volta das 08h00 (de Brasília), na Ilha do Retiro.

Mundial Juvenil de 1997

 

mundialjuvenil97a

mundialjuvenil97c 

mundialjuvenil97b

Juventus vence a primeira do quadrangular do Paulista Sub-13

Neste sábado dia 20/10, o clube do C.A Juventus esteve movimentado com os jogos do quadrangular final, da categoria SUB13 feminina, do campeonato paulista, realizado pela Federação Paulista de Basquete. Estiveram jogando a partir das 14h00, as equipes do Divino/COC/Jundiaí, A.D Centro Olímpico e ADC Bradesco/Osasco.

A equipe feminina do C.A Juventus venceu a equipe do Divino/COC/ Jundiaí por 55 a 47, no primeiro jogo do quadrangular.

''  No início a equipe do C.A Juventus começou um pouco nervosa e terminou o primeiro tempo do jogo atrás no placar, mas não deixou de acreditar e se superou, impôs uma defesa forte e contou com a vibração da torcida para conseguir a vitória no final do jogo, disse a técnica adjunta, Sandra A. Costa.

O próximo jogo da equipe juventina será dia 26/10 às 17:00h, em Jundiaí, contra a equipe do ADC Bradesco, que perdeu por 4 pontos para a equipe do A.D Centro Olímpico.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Jogadora Abi, de Ourinhos, é destaque no Jornal “O Estado de São Paulo”

Repórter do “Estadão” veio à Ourinhos entrevistar a americana Abi, novo reforço da equipe ourinhense

IMG_6963 IMG_6736

Na última sexta-feira, 19, o repórter da Editoria de Esportes do Jornal “O Estado de São Paulo”, Alessandro Lucchetti esteve em Ourinhos especialmente para entrevistar o novo reforço da equipe de basquete de Ourinhos/SEMESPOR (veja abaixo fac-símile da matéria) a nigeriana naturalizada norte-americana Abi Olajuwon, filha do ex-pivô Hakeem Olajuwon, um dos grandes nomes da história da NBA e que jogava atualmente na Romênia.

Desde sua apresentação no último dia 12, Abi tem sido tema de reportagens de vários veículos de comunicação do país, portais de notícias e de sites e blogs especializados tais como: Globo.com, Sportv, Gazeta Esportiva, Bala na Cesta e LBF (Liga de Basquete Feminino), entre outros.

Durante sua entrevista, Abi disse que está muito feliz por jogar em Ourinhos, que é uma referência do basquete feminino no Brasil e que já começou a ser parada nas ruas pelos torcedores ourinhenses, sendo muito receptivos e carinhosos.

A jogadora americana destacou ainda que espera retribuir este carinho com muita dedicação nos jogos e que lutará para que Ourinhos retome o caminho dos títulos. Por fim, revelou que seu pai, o ex-pivô Hakeem Olajuwon já planeja vir ao Brasil especialmente para assistir um de seus jogos por Ourinhos e que está muito feliz e realizado com a sua vinda para jogar no Brasil e toda repercussão de sua contratação na imprensa brasileira.

Abi deverá fazer sua estreia pela equipe de Ourinhos jogando contra Americana na próxima quinta-feira, 25, às 20 horas, na casa das adversárias, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de Basquete Feminino.

Entrevista ao “Bala na Cesta”

Na terça-feira (16), Abi também concedeu entrevista por telefone ao jornalista Fábio Balassiano, responsável pelo Blog “Bala na Cesta”, ocasião em que revelou que seu maior objetivo é ajudar Ourinhos a ser campeão novamente.

Confira no link abaixo, a íntegra da entrevista publicada no Blog no dia 19/10:

http://balanacesta.blogosfera.uol.com.br/2012/10/19/em-entrevista-exclusiva-abi-olajuwon-agora-em-ourinhos-dispara-foco-e-o-time-nao-meu-pai/

Fonte: Prefeitura Municipal de Ourinhos

Fac-símile Matéria Basquete jornal Estadão ORIGINAL [clique na imagem para ampliar]

domingo, 21 de outubro de 2012

Natália e torcida vendem rifa para tentar saldar dívidas do time de Catanduva (O Regional)

Na manhã deste sábado, a armadora do Basquete Clube Catanduva, Nathália Aparecida Mares Burian, há sete anos no time, e amigas da torcida, ofereciam uma rifa de uma motocicleta para as pessoas que transitavam pelo calçadão da Praça da República.
Segundo a jogadora, após o clube receber uma motocicleta 0 km como colaboração, cinco mil números foram confeccionados para serem comercializados a R$ 10.
O objetivo da ação é que o dinheiro arrecadado será destinado ao clube para pagamentos da dívida que ultrapassa a margem dos R$ 50 mil do campeonato anterior, incluindo salário das jogadoras.
“Estou dando a cara a tapa, porque quero ver o time jogar novamente, nossa equipe é considerada a 4ª entre as melhores do país. Nossa esperança é ver o nome de Catanduva sendo levado para outras partes do Estado e do Brasil, através das meninas do basquete”, disse a armadora.
Atualmente a diretoria do Basquete Clube realiza algumas reuniões e algumas jogadoras continuam treinando para os Jogos Abertos.
“Todas as jogadoras acreditam que o time vai voltar, estamos à procura de empresários que gostem do basquete para nos ajudar. Queremos que o time volte a brilhar com o ginásio cheio”, afirmou Nathália.
A torcedora e amiga da jogadora, Meire Freitas dos Santos, afirmou à reportagem de O Regional que é uma grande tristeza ver o clube parado, sem jogar e brilhar como era no passado.
“Sentimos falta de ir ao ginásio acompanhar os jogos, ver a garra das meninas e torcer pela vitória do basquete que sempre representou muito bem a cidade de Catanduva. De repente você vê o time se dissolvendo. Abracei a causa e estou fazendo a minha parte, ajudando a vender os números das rifas. Precisamos levantar o time novamente”, comentou Meire.
As pessoas interessadas em colaborar com o clube podem entrar em contato pelos telefones (17) 8138-3665 e 8173-5429 para adquirir o número da rifa que será sorteada pela Loteria Federal no dia 27 de outubro.

Fonte: O Regional