sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hortência e companhia arremessam um ciclo olímpico na lata de lixo

149748844 Acompanho basquete feminino há 21 anos. Já vi, vibrei e sofri com muita coisa. No entanto, no ano passado quando Hortência definiu que Tarallo seria o novo técnico, pensei que seria esse o golpe de misericórdia.

Eu tinha as piores impressões sobre o trabalho dele. Sua péssima leitura de jogo, suas declarações banais, seu fraco trabalho na defesa, seu estilo de jogo “rachão” e sua passividade me chocavam.

Realmente vê-lo no comando da seleção feminina adulta foi o meu nocaute. Para quem odiou Barbosa, que sentimento poderia cultivar pela insignificância de Tarallo? E em tempos tão politicamente corretos, daria muito trabalho odiá-lo. Preferi me calar.

Alguns meses depois Tarallo reafirma toda sua “categoria” nessa campanha pavorosa da seleção feminina nas Olimpíadas de Londres.

Não me animo agora a listar suas deficiências ou apontar seus (vários) equívocos.

Suas frases de hoje são realmente antológicas e resumem com precisão seu universo:

“O time lutou o tempo todo, mas caiu em uma chave difícil.”

“As coisas conspiraram para que isso acontecesse.”

Antes que o nobre treinador ache que estou conspirando contra ele, esclareço que não. Tarallo não tem culpa de não ter competência para o cargo. A culpa é de quem o escolheu. Para uma confederação pouco preocupada com resultados, como a CBB, Tarallo deve ser uma ótima: acomodado, pacato, calado e econômico. Tem tudo para superar os onze anos de Barbosa.

A culpa é justamente da CBB e a diretora do feminino, Hortência, personifica bem as falhas da entidade. Igualmente incapaz para a função de gestora, a brilhante ex-atleta trocou literalmente as mãos pelos pés e não aprende nada com suas sucessivas mancadas. Declarações desnecessárias, decisões contraditórias e promessas que não saem do papel são a especialidade de Hortência desde que assumiu o cargo.

MM1_4547 149753729 MM1_4506

Suas anuais trocas de técnico, sua teimosia insana pela ineficiente Iziane, sua intimidade com agentes de atletas e sua obediência ao Sr. Brunoro (quem?) são todas condenáveis.

Por respeito a sua história, Hortência deveria voltar pra casa e se dedicar a polir seus troféus e medalhas. É bizarro assistir a essa desconstrução pública e progressiva de sua imagem.

149751487 

Hortência, com a conivência da CBB e do omisso e apático presidente Carlos Nunes, jogou um ciclo olímpico na lata de lixo. Está completamente desmoralizada.

Em relação às atletas, não tenho interesse em analisá-las. As que estão aí sobrevivem há duas, três Olimpíadas simplesmente porque não apareceu nada melhor que elas por aqui. As novidades e promessas (vítimas de um trabalho de base lamentável) não tem poder de fogo para vencer nem a disputa doméstica, que dirá para pensar em competições intenacionais de verdade.

149751604 149751589

O basquete feminino tem problemas desde sempre. Não tem atletas, não tem técnicos, não tem clubes, não tem público, não tem nada. Sobrevive graças a alguns gatos pingados e segue aos trancos e barrancos à espera de uma nova Paula, Janeth ou Hortência que brote nesse solo seco.

149753130 Continuar nessa espera inerte e doentia tornará vexames como os de hoje a regra na história do basquete feminino brasileiro, com direito a uma coroação de gala em casa, no Rio-2016.

26 comentários:

Rodrigo disse...

Fantástico o seu texto!
Tenho pena eh das atletas que estão passando por isso tudo... é muito triste perder dessa forma atrapalhada... O que mais me incomoda no entanto, é que muito provavelmente isso não mudará nada na gestão da cbb, e talvez nem mude de presidente nas proximas eleiçoes... simplesmente porque não são os atletas que escolhem em conjunto com as federaçoes, e sim as federaçoes que vao simplesmente com a maioria, com medo de ser oposiçao... pena! Consequentemente, a cbb não se sente o minimo ameaçada, vai continuar sugando verba publica, vai continuar gastando o dinheiro erroneamente, não vai planejar, não vai ter competência como sempre foi... E nós que ainda acreditamos no basquete (feminino principalmente) vamos continuar sonhando, ou não! triste...

Anônimo disse...

Concordo com vc Bert. É triste chegar nesse ponto, mas infelizmente o basquete feminino é tratado com descaso.
Quantas jogadoras que tinham futuro deixaram de jogar... são situações que eu entendo. Hoje, para escolher uma profissão dessas tem que gostar MUITO de basquete! Não é um esporte valorizado, os incentivos são minimos, os salários são baixos e as oportunidades são poucas.
É difícil, mas claro que todos queriam uma medalha... Não deu, tecnico não faz nada, cada entrevista era assim: estamos melhorando, pegando uma chave dificil, demos nosso melhor!
O que adianta tentar uma renovação? Eu juro que preferia ver a Ega, Mama, Silvia Luz, Cris, Gil, Gattei... Todas as jogadoras mais velhas e tentar uma medalha, do que essas meninas novas que não acertam uma cesta, erram fundamentos básicos...
Enfim, alguma coisa precisa ser feita, se o Tarallo continuar, acho que será um desrespeito para quem gosta, acompanha e joga!!!

Ainnem Agon disse...

Sinceramente, vamos ver o Paulista que é mais negócio... Esqueçam que houve Olimpíadas, vamos começar do zero com o Paulista...

Anônimo disse...

Texto totalmente condizente com a triste realidade!
Tarallo foi o cachorrinho mais manso que a Lady Hortência poderia ter escolhido.

Anônimo disse...

HOJEFICAMOS TRISTES PELA ELIMINAÇÃO DA NOSSA SELEÇÃO, ONTEM KARLA ESTAVA MARAVILHOSA EM QUADRA, HOJE CONDENADA, E ASSIM É O JULGAMENTO QUE FAZEMOS DAS NOSSAS ATLETAS. MAIS POR UM LADO FOI ATÉ BOM ESA ELIMINAÇÃO, PARA QUE TODOS FIQUEM SABENDO O SEGUINTE APENAS 4 JOGADORAS TINHAM EXPERIENCIA INTERNACIONAL, POUCOS SABEM AS DIFICULDAS QUE ELAS PASSAM EM SEUS CLUBES, MUITAS, MAIS MUITAS MESMAS, GANHANDO POUCO MAIS QUE UM SÁLARIO E MEIO SEM NEMHUMA AJUDA FINACEIRA DE QUALQUER TIPO D CONFEDERAÇÃO, AI SIM FICA FÁCIL FALAR DAS ATLETAS DO PASSADO QUANDO TODAS ASSINAVAM CONTRATOS EM DÓLARES.É SÓ REVER OS ARQUIVOS NA CBB SE É QUE AINDA EXISTAM.POR ISSO QUANDO FALEI NO INÍCIO PO´DE SER QUE CONSIGAMOS CONSERTAR MUITAS COISAS PARA 2016.

Anônimo disse...

Olha a declaração da outra "protegida da Hortencia, a Helen", já está jogando a culpa nas atletas para tentar aliviar as idiotices da louca da Hortencia. Fora Hortencia e Helen "falsa", puxa-saco da Rainha da Sucata.
Helen, LOBO EM PELE DE CORDEIRO, tinha esquema com a Hortencia e agora quer JOGAR a culpa nas atletas.

Anônimo disse...

Resultado de uma maravilhosa preparacao. Jogadoras prepotentes se recusando a treinar dois periodos justificabdo q ja nao tinham mais idade pra isso e que teriam contas a pagar. Obrigando o CAPACHO do tecnico a dividi-las em dois grupos onde alternariam os treinos da manha e da tarde. Essa porcaria que nao pode ser chamada de time eh apenas um joguinho de quem pode mais, chora menos.

Isso ninguem divulga, afinal, quem cala consente!

TODOS SAO CULPADOS, SIM!
Sou brasileira, mas do basquete feminino, ja desisti faz tempo.

Brasil, um pais de jogadoras recalcadas (quando nao, agenciadas), tecnicos inexperientes e diretoria interesseira.

Anônimo disse...

Muito do descaso com o BF decorre do preconceito contra a pratica desse esporte. Os brasileiros em geral acham que basquete é coisa de homem. Por isso nao assistem, nao valorizam o BF. Como resultado o BF no Brasil nao recebe apoio, nao se organiza. É dificil mudar essa cultura.

Anônimo disse...

A Hortencia vive com os agentes das atletas, o Fabio acompanha direto os treinamentos e se dar o direitio de dizer quem tem ou nao basquete pra seguir em frente...e com certeza deve ser assesssor da Hortencia, assim, ela pode tirar um jogadora expeerinete e colocar um mais nova na quadra, pois a quadra e a olimpiada so serviu de vitrine pra atleta de Janeth, pois todos sabem que a agente de Damires é a Janeth com sua testa de ferro Karine. Ficou mais que claro que era ordem colocar Damiris quase 40 minutos na quadra.
O CONTRATO DA DAMIRIS ESTÁ EM ALTA, POIS JÁ FALARAM ATÉ QUE A MESMA VAI JOGAR NO MARANHAO BASQUETE POR UMA BOLADA BOA.

Anônimo disse...

E CONTINUANDO, A PRÓXIMA DA FILA QWUE A janeth VAI EMPRESARIA E QUE TODOS SABEM É A sANGALLI...ENTAO , VEJAMOS, COMO PODE O BASQUETE BRASILEIRO SEGUIR EM FRENTE, SE AS PESSOAS QUE DEVERIAM ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE AS JOGADORAS, FAZEM O CONTRARIO, DESESTIMULAM AS JOGADORAS DEIXANDO CLARO QUE JÁ ESTÃO SENTO PRETERDAS PQ A HORTENCIA E A JENETH JÁ DECIDIRAM QUEM VAI....DOIS EXEMPLOS DISSO, TEMOS A TASSIA AGORA NA ADULTA E A SANGALI NA SUB-19. QUE FOI PARTICIPAR PRA PEGAR EXPERIENCIA SEGUNDO A HORTENCIA QUE FALA ISSO ABERTAMENTE PRA TODO MUNDO SABER. ELA É RIDICULA, POIS QUEM VAI SE MATAR PRA MELHORAR, SE NAO TEM NENHUMA CHANCE PQ A PODEROSA HORTENCIA JA SABE QUEM VAI CORTAR?

Anônimo disse...

E MAIS, QUEM VAI AGUENTAR A JANETH FALAR QUE FULANA É A MELHOR DENTRO DO SEU PROPRIO GRUPO? ENTAO ESSE É O BASQUETE FEMININO, QUE JÁ PERDEU TD, A VERGONHA, A ÉTICA, O RESPEITO...E NMAO DEVO ESQUECER QUE O TARALLO SÓ FAZ O QUE A MAGNANIMA MANDA, NAO SE IMPOE, QUER APARECER A QUALQUER CUSTO...A EXMPLO DE LEVAR AS JOGADORAS PARA O SEU CLUBE, POIS NAO CONSEGUIU FORMAR NUNGUEM , POIS TODAS AS MENINAS QUE SE DESTACAM EM JUNDIAI, A MAIORIA, 90% SÃO DE OUTROS LUGARES E NÃO FIZERAM PARTE DA BASE DE JUNDIAI...,.AFF. DAVA PRA ESCEVER UM LIVRO....

ALDO SC disse...

Excelente post!
Temos que fazer de tudo para acabar com essa vergonha sofremos uma humilhação que fio colocado goela abaixo por este grupo de incapazes esportivamente mais altamente voraz em seus movimentos para unica e exclusivamente os interesses dos mesmo!

Anônimo disse...

O Tarallo tem cara de bobo da corte.

Anônimo disse...

É claro, que a IziLOUCA fez falta... os dois meses de treinamentos foram baseados nela como finalizadora. É inegável que com ela no grupo, teriamos ido pras quartas, nem que fosse em 4º pra enfrentar os EUA.

Anônimo disse...

Bert,
muito bom seu texto. Falou tudo.
Como vc sigo o basquete feminino tem 21 anos. Sinceramente, cansei...

Giuliano Lorencini disse...

Como amante de basquete, acho difícil comentar qualquer coisa, com a perfeição nas definições em seu texto, mas vejo que o problema do basquetebol, não somente feminino mas o masculino também, vem da falta de formação de atletas, hoje temos sorte de ter um time mais competitivo no masculino, digo sorte, poruqe não foi feito NENHUM esforço para que isso acontecese, o Brasil não forma ningém em nenhum esporte, por isso, esse fiasco nos jogos olímpicos. No basquete feminino a dependência criada por uma jogadora, vamos combinar, meia boca como Iziane e depois de tudo que ela já fez, acho que foi mais um problema dentre os tantos na seleção... vamos torcer para um fortalecimento de todo esporte, e colocar na cabeça que pra gerenciar qualquer modalidade, dependemos de especialistas e não de Ex atletas.... boa soorte pra nós e para o Brasil do futebol, que pra esse não falta dinheiro, investimento, categoria de base, formação de atletas e mídia!

Anônimo disse...

OTIMO TEXTOO..

Anônimo disse...

Sinceramente, eu acho que nossa seleção tem futuro.
Parabéns meninas, parabéns Tarallo, parabéns Hortência.
Valeu o empenho.

Roberta

Anônimo disse...

Atualmente,com o dinheiro que os
clubes têm, é impossivel fazer algo
A próxima Olimpiadfa vai ser aqui e a coisa pode ficar pior ainda.
Cono os técnicos podem trabalhar se
nem o dinheiro para a condução das
atletas não existe?Não adianta a
CBB,fazer seleção de 5 6 meses,gas-
tar um dinheirão.As meninas tem que se desenvolver nos clubes.
Jogando os campeonatos regionais,
brasieliros etc etc.E agora,vem o
principal:que gabarito esses téc-
cos que hoje comandam as seleções
possuem? As jogadoras voltam sem
nenhum progresso.Levam as meninas
para fazer treinamento físico nos
Estados Unidos 10 dias.O que isso
pode acrescentar?Bola,bola e mais
bola.Fundamentos e mais fundamentos
édisso que precisamos.A CBB que
repasse a verba que é usada nessas
preparações para os clubes que os
técnicos que ali trabalham farão
melhor.SEMPRE FOUI ASSIM.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, Bert!
Acompanho o basquete feminino desde 1993 e é muito triste a decadência em que a seleção feminina se encontra. Sinceramente, dava raiva ao assitir os jogos! Viveremos de um passado glorioso até quando? Teremos as Oímpíadas em 2016 e não vejo uma luz no fim do túnel. Lamentável...

Anônimo disse...

Ótimo retrspecto: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/noticias/0,,OI6050048-EI19837,00-Polemicas+apagoes+e+choros+marcam+trajetoria+da+Selecao+de+basquete.html

Anônimo disse...

....a unica coisa que posso dizer é que lamentos pelas meninas,agora tudo q eu e muitas delas passamos com o taralo,ele pagou nesse fracasso!!Ele sempre foi o bonzão,vamos ver se agora ele fica mais humilde e reconhece que n é tão bom assim!!!

Anônimo disse...

VAMOS SER SINCEROS:
NA GERAÇÃO PAULA E HORTENCIA SURGIAM ATLETAS EFICIENTES NO CASO BRANCA,NADIA, MARTA, JANETH DEPOIS ALESSANDRA, HELEN, SILVINHA LUZ,ADRIANA,CLAUDINHA, POREM, SE A CBB TIVESSE DEMONSTRADO INTERESSE TINHAMOS A EXCELENTE KARINA RODRIGUES E A ALA NORTE AMERICANA ADRIANNE GOODSON TINHAM INTERESSE EM DEFENDER O BRASIL,PORÉM, OS DIRIGENTES DA ÉPOCA APESAR FICARAM NO NÃO A KARINA, NÃO BATALHARAM.
COM ESSA GERAÇÃO SERIAMOS OURO EM ATLANTA E IRIAMOS MUITO MAIS LONGE....
HOJE A HORTENCIA QUE VIVEU TUDO ISSO QUANDO JOGADORA,NÃO BUSCOU UM TECNICO EXPERIENTE MUNDIAL,INFELISMENTE NÃO TEMOS AQUI NO BRASIL, DEIXOU DE FORA A FERNANDA BIBINO QUE NO JOGO CONTRA AUSTRALIA PODERIA REFRESCAR O LADO DA ERIKA,NÃO FOI PQ?
A SILVINHA LUZ, MICAELA TALVEZ TIVESSEM IDO MELHOR QUE CHUCA E SIL GUSTAVO SO DEFENDERÃO,A EGA E GILMARA MUITO MELHORES QUE NADIA COLHADO E FRANCIELE....
O CORTE DE IZIANE NÃO SOU FÃ DELA, PORÉM, A ÚNICA COM CORAGEM DE IR PRA CIMA,OS PONTOS DELA FIZERAM FALTA COM AS RUSSA E CANADENSES.
A KARLA E ADRIANINHA APOSENTANDO FICARÁ AINDA MAIS DIFICIL, SERÁ QUE TEREMOS O MESMO FIM QUE CUBA, ARGENTINA.............

Anônimo disse...

Bert, onde eu assino?

Mauricio Guedes disse...

Bert, fantástico o texto. Você sabe o quanto eu sou fã de carteirinha da Hortência, mas, não há como não concordar com TUDO o que você escreveu aqui, assim como não há nada a acrescentar ao seu texto. Parabéns!!! Análises como a sua deveriam ser amplamente divulgadas. Um grande abraço!!!

Sérgio/RJ disse...

EU SEMPRE DEIXEI AQUI MEUS COMENTÁRIOS, MAS CANSEI , ACHO QUE NÃO VALE MAIS A PENA FAZER CRÍTICAS NESTE SITE, POIS NADA ACONTECE, AS COISAS CONTINUAM AS MESMAS, VOU PARTIR PARA OUTRO ESPORTE, QUEM SABE O HANDEBOL. MAS QUERO DEIXAR PELA ÚLTIMA VEZ MEU DESABAFO: FORA HORTÊNCIA, FORA TARALLO.