domingo, 5 de agosto de 2012

Edson Ferreto quer reconduzir equipe de Ourinhos ao topo do basquete feminino nacional

Há mais de 40 anos envolvido no basquete feminino, Edson Ferreto volta a cidade de Ourinhos após quase 10 anos pronto para viver uma nova fase de sua vida. Será um grande desafio levantar uma equipe que já foi tão brilhante a nível nacional, mas Ferreto acredita que com toda sua bagagem seja possível chegar novamente ao topo.

Edson Ferreto começou sua trajetória no basquete quando jogava em Catanduva, mas gostava mesmo é de passar o tempo articulando as equipes, ‘cuidando do pessoalzinho’ como ele mesmo diz. Ele mesmo tentou ‘fazer alguma coisa’ pela equipe de Catanduva e abraçou a equipe feminina.

O atual técnico de Ourinhos conta que em meados de 1975, 1976 conseguiu levar a equipe de basquete ao profissional, e em 77 ao primeiro título de expressão da cidade.

“Em toda essa trajetória conseguimos vários títulos em todas as categorias, coisa que ninguém consegue hoje em dia. Nós tínhamos um esforço, dedicação e luta muito grande. Fiz um trabalho de base muito grande lá, conseguimos ser campeões no mini, infantil, mirim, na época não tinha infanto e com adulto”, afirmou.

Nesta mesma época Ferreto levou a ainda jovem jogadora Hortência para a cidade de Catanduva, por onde jogou dos 19 aos 24 anos. Edson também revelou a grande atleta Paula e algum tempo depois Janeth.

“Em 77 nós tínhamos alguns patrocinadores que já estavam se envolvendo, algumas jogadoras boas estrangeiras estavam vindo para o Brasil e jogavam basquete a nível de Hortência e Paula. Assim elas começaram a fazer história e por onde elas passavam as equipes subiam naturalmente. A Janeth começou mais para a década de 80 quando conquistou um título por Catanduva ainda no mirim”.

Edson Ferreto ficou no comando do basquete Catanduvense até 84, quando diversas jogadoras saíram da equipe e a modalidade ‘acabou’ durante alguns anos. Em 2012 a equipe de lá volta a ter problemas e também vai dar um tempo fora das quadras.

“O pessoal lá de Catanduva ficou magoado com uma entrevista que eu dei em Ourinhos. Eu sou catanduvense de coração, continuo sendo, mas eu não via a hora de poder voltar para Ourinhos. As pessoas não entendem mas eu passei muita dificuldade lá, foi difícil manter o time até agora. Elas não vão disputar o paulista porque não tinha mais equipe, eu coloquei as jogadoras em outras equipes e só estava eu lá, esperei até a ultima gota e voltei para o lugar que eu fui feliz. Já fazem quase 10 anos que eu sai de Ourinhos e as pessoas ainda falam, ‘você não vai voltar’, e eu estou sentindo esse carinho nas ruas. Não é que o time acabou quando eu sai, mas Catanduva já tinha acabado. Mas ainda dá tempo deles se organizarem para o Brasileiro, tomara que o basquete de lá não termine”, disse.

Ferreto ressalta que esta muito feliz por voltar a Ourinhos, e que por ser uma equipe tradicional, é um orgulho para qualquer técnico vir para esta cidade, mesmo passando pelas dificuldades atuais.

“Eu que estou há mais de 40 anos no basquete posso dizer que esse esporte sempre foi esquisito e gozado, mas é bom em termos. As equipes sempre acabaram em alguns lugares, mas sempre teve outra cidade para começar e com melhores condições. Quando Catanduva terminou naquela época nasceu o Presidente Prudente com uma força enorme, longe de São Paulo, depois apareceu Sorocaba, e onde a Hortência e a Paula iam, as equipes cresciam, sempre foi assim”, disse.

Ferreto destacou que o basquete feminino no Brasil sempre teve poucas e boas equipes, e naturalmente também teve um número pequeno de boas jogadoras. Neste ano teremos algumas novidades como a equipe de Presidente Venceslau e Jundiaí que sempre quiseram estar nas categorias especiais.

“Essas eternas mudanças atrapalham um pouco o esporte, mas as vezes é bom. Porque as pessoas acostumam mal a ‘sempre ganhar’ como era em Ourinhos. Aí a torcida começa a ir menos no estádio, e sem torcedor, sem a cidade se envolver não é agradável para ninguém, nem para o patrocinador nem para a cidade. Ainda bem que tem essa movimentação”, ressaltou.

Edson teve uma participação muito importante também na seleção brasileira, e destaca que estou ‘pela porta da frente’ subindo degrau por degrau. O técnico já esteve presente em diversas categorias da seleção como assistente e posteriormente técnico.

“Eu comecei com categorias menores com as federações paulistas e até depois, fui assistente do juvenil, depois do adulto, conseguimos muitos títulos eu nunca forcei nada. Estive na seleção adulta e sai por livre espontânea vontade. Tive passagem pela seleção adulta e participei de todos os campeonatos desde nível nacional até mundial”.

Por Ourinhos, Ferreto foi responsável pelos dois primeiros títulos nacionais, boas participações pelos Jogos Abertos e começou a conquistar a hegemonia nos Jogos Regionais.

“Não foi um pequeno começo, foi um grande começo com anos de alegria e resultados em Ourinhos, onde fiquei por mais de 5 anos. Fui trazendo pessoas, tivemos essa possibilidade através da prefeitura e do patrocínio da Unimed, logo após ter conquistado a subida para a divisão especial. Trouxemos pessoas de fora e fomos montando a equipe adulta, pois tem que ser assim para começar, até ganharmos uma grande expressão no país”, falou.

Para esta nova etapa na equipe de Ourinhos, Ferreto afirma ter grandes dificuldades, principalmente para trazer novas jogadoras. “Nós estamos tentando trazer algumas jogadoras, mas é um período horrível porque as grandes jogadoras já estão fechadas com outras equipes para o Paulista. Mas ainda bem que Ourinhos manteve a base com Joice, a Chuca e Sil que estão na seleção brasileira, mais a Bethânia que está aqui, a Ana Flavia que está voltando, então vamos ver o que dá pra fazer”.

Ele finaliza dizendo que as coisas vão acontecer naturalmente, as dificuldades vão ser superadas e que Ourinhos vai ter uma boa participação no campeonato Paulista que volta a ter nove equipes na disputa. “Vai ser uma grande preparação para o brasileiro, vamos começar com dificuldades, mas vamos melhorar durante a competição”, concluiu.

Fonte: Diário de Ourinhos

27 comentários:

Anônimo disse...

JÁ FOI TARDE FERRETO.
Catanduva merece coisa melhor.

Digão

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ DIGÃO, 05/08/12 – 15:22

SE ELE TIVESSE IDO EMBORA ANTES, COM CERTEZA O TIME DE CATANDUVA, NÃO TERIA ACABADO.
FOI UM DOS RESPONSÁVEIS PELO TERMINO DO TIME EM 1984 E ACABA DE JOGAR UMA PÁ DE CAL AGORA.
ACABOU COM A CATEGORIA DE BASE EM 2011, ENTERRANDO O SONHO DE NOSSAS JOVENS ATLETAS.
FOI TARDE MESMO.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gente,quanta mentira.Na época do
Ferreto em ourinhos,nunca existiu
categoria de base.Que coisa feia
inventar e mentir.Voce não precisa
disso.Ourinhos tinha equipe compe-
titiva e por essa razão ganhou
muitos titulos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bename Pliacekos disse...

Ferretto parabéns torço mto por ti, obrigado por sempre ter me ajudado, hoje sou um lutador devido muitas coisas dificeis que passamos juntos.
Boa Sorte.
Sou Ourinhensede criação, fui criado aí, teria que escrever mta coisa aqui para dizer o qto gosto desse lugar.
Trabalhei com o Ferretto por quase 13 anos.

Bename Pliacekos

Anônimo disse...

Pode vir Ferreto, a torcida de Ourinhos gosta muito de vc. ela sabe reconhecer o trabalho que vc. fez no inicio da nossa equipe.
Seja bem vindo e boa sorte.

Anônimo disse...

PARA O ANÕNIMO 05/08/12 - 20:37

O FERRETO ACABOU COM A CATEGORIA DE BASE DE CATANDUVA.
LEIA DIREITO OS COMENTÁRIOS ANTES DE EMITIR OPINIÃO.

Anônimo disse...

Conselho de amigo:

Reforcem o estoque de antiácido em Ourinhos.
Haja estomago p/ engolir tanta arrogância, desse tal de Ferreto.

MeninoBionico disse...

Foi um bom técnico. Está velho e precisa descansar.
Seu auge já passou.
Ourinhos deveria buscar técnicos novos.
Suas melhores atletas foram Patricia e Roberta.
Agora ele deve recrutar meninas novas nas equipes de atletismo... ele quer é correria.
Pelo menos mantém o estilo, coisa que o Tarallo não tem.

Anônimo disse...

Pessoal, não existem técnicos velhos, idade realmente não importa o que importa é estudo , humilade e aprimoramento sempre. A maioria dos nossos técnicos esquecem de continuar estudando e param no tempo.
E o Ferreto, como tantos outros pararam no tempo.

flavio cesar disse...

para com isso meu povo deixa o ferreto traballhar em paz ele e uns dos mellhores tecnicos do brasil meu deus o gente recalcada so deixem o ferreto em paz so isso.

Anônimo disse...

Já foi tarde não, Ferreto.
Nunca deveria ter voltado p/ Catanduva.
Traidor e oportunista.

Francisco L.Ferraz

Anônimo disse...

LAVEM A BOA PARA FALAREM DO SENHOR EDOSON FERRETTO.
ELE É UM DOS PROFISSIONAIS QUE MAIS FIZERAM PELO BASQUETE FEMININO.
QUEIRAM OU NÃO, ELE QUEM LAÇOU A HORTENCIA, PAULA, JANETH E MTAS OUTRAS.
QUEM FALA MAL DELE TEM INVEJA.

MARA

Anônimo disse...

alô desempregados...
c/ a saida do ferreto de catanduva, abriu uma nova vaga de "COVEIRO" na cidade.

Anônimo disse...

Ferreto interesseiro e oportunista.
Traiu Catanduva.
Espero que não volte nunca mais na cidade.
Felipe Leonel

Anônimo disse...

VAI P/ OURINHOS C/ ELE TBM FLAVINHO.
VC TBM NÃO FAZ FALTA NENHUMA EM CATANDUVA.
PELO CONTRÁRIO...SÓ DEDURAVA AS MENINAS P/ O FERRETO.
VC SE FAZIA AMIGUINHO DE NÓS PELA FRENTE E POR TRAZ ERA O MAIOR X9.
GENTE COMO VC E O FERRETO, NUNCA TIVERAM CONSIDERAÇÃO POR NÓS JOGADORAS.
AS PESSOAS SÉRIAS E DEDICADAS PELO BASQUETE DE CATANDUVA, SE AFASTARAM POR CAUSA DE FOFOCAS E DO AMADORISMO DE GENTE COMO VCS.
ACABOU A MAMATA.
SE UM DIA O BASQUETE DE CATANDUVA VOLTAR, QUE VOLTE C/ PROFISSIONAIS DE NIVEL, COMO NO COMEÇO.
PROFISSIONAIS QUE RESPEITEM AS ATLETAS E PRINCIPALMENTE QUE TENHA RESPEITO POR NÓS MULHERES.
SÓ NÃO ME IDENTIFICAREI, P/ NÃO SER MAIS PREJUDICADA AINDA.
NUNCA É TARDE P/ SE TORNAR UM SER HUMANO MELHOR.
QUE DEUS OS PERDOE.
OBRIGADA POR TUDO TORCIDA DE CATANDUVA.
ATÉ UM DIA SE DEUS QUISER.
BEIJO A TODOS.

Anônimo disse...

ROGER
MARA,LEGAL VC DEFENDER O FERRETO,AGORA DIZER QUE LANÇOU OU LAÇOU(PODE TER LAÇADO OUTRAS)HORTENCIA???PAULA,NUNCA JOGOU EM CATANDUVA,JANETE,JOGOU EM CATANDUVA QUANTOS ANOS???FAÇA ME O FAVOR!OURINHOS BOA SORTE,FAÇAM MUITO BOM PROVEITO!
CATANDUVA CONTINUA AGRADECENDO.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O técnico Edson Ferretto afastou a maioria dos patrocinadores da equipe de Catanduva, porque os empresários não aceitavam mais a imagem de suas empresas, vinculadas à arrogância desse senhor.
Até os torcedores da cidade deixaram de prestigiar o time e se afastaram da quadra.
Infelizmente nós torcedores pagamos pela incompetência da diretoria.
Infelizmente também, parece que as coisas em nossa cidade, só funcionam quando existem interesses políticos.
Nada pessoal Edson Ferretto, mas o senhor é um péssimo exemplo para nossos jovens.
Faça-nos um favor: risque Catanduva do seu mapa.
Obrigada.

Maria Julia C. Morais – Cidadã Catanduvense.

Anônimo disse...

Quem fala mal do ferreto é bem recalcado. Pois ele fez muito por catanduva, e vcs torcedores são ingratos. Quando ganha ele é o maximo e quando perde ele é o culpado. Vcs deveriam parar e pensar um pouco, pois os diretores deixaram de pagar as jogadoras e muitas ficaram devendo por culpa deles k se acharam o bambambam. Ele esta certissimo de ir pra ourinhos, pois é honesto e trabalhador e não boicota ninguem. Vcs são tão bons de meter o pau nele, pq ao invés de falar mal dele, vão la e pagão as contas dele. É muito facil falar, kria ver vcs sem receber desde de dezembro e conseguir levar um time até a semi final de um campeonato.

Anônimo disse...

Sou ex-atleta de basquete e trabalhei por duas oportunidades c/ o professor Edson Ferreto.
Posso garantir que ele é o pior profissional com quem já trabalhei.
Abandonei o basquete, após minha ultima passagem pela equipe com quem tive o desprazer de trabalhar com esse profissional.
Espero nunca mais na vida tem o desprazer de encontrar c/ ele.
Nunca fui tão humilhada e menosprezada, quanto fui quando trabalhei com esse técnico.
Me perdoe, professor Ferreto, mas o senhor é o pior ser humano que conheci em minha vida.

I.S.E

MARA FERRETTO disse...

ME DESCULPEM ANÔNIMOS DE PLANTÃO QUE NÃ DÃO CARA. SÓ SABEMFALAR MAL ASSIM...SEM DIZER QUEM SÃO....QDO EU RESPONDO ALGUMA CRITICA A MEU IRMÃO EU COLOCO NOME TODO. MARA SILVANA FERRETTO....NÃO PRECISO ME ESCONDER E NEM RESPONDER AS PESSOAS QUE NEM SABEM DO QUE ESTÃO FALANDO....VIVAM A VIDA...VÃO SER FELIZES...QUEM SABE DEIXAM A INVEJA E A DOR DE COTOVELO DE LADO E PÁRAM DE FALAR DA VIDA DOS OUTROS....O EDSON? NEM SABE O QUE ESTÃO FALANDO DELE...NEM VALE A PENA FALAR PRÁ ELE....NÓS DA FAMILIA SABEMOS O QUE ELE PASSOU E SABEMOS QUL SERÁ O FUTURO QUE ELE ESPERA....E SÓ A NÓS INTERESSA....
DE NOVO
MEU NOME...MARA SILVANA FERRETTO

Anônimo disse...

SE VC NÃO SABE O Q ELE FAZ C/ A MAIORIA DAS ATLETAS Q ELE COMANDA, É PQ DEVE SER IGUAL A ELE.
ASSISTA UM TREINO E OBSERVE A FALTA DE RESPEITO, C/ QUE ELE TRATA AS ATLETAS.
A MANEIRA IGNORANTE E DITATORIAL, Q ELE SE COMPORTA C/ O PRÓXIMO E PRINCIPALMENTE C/ AS MULHERES.
A MAIORIA DAS EX-ATLETAS, NÃO O SUPORTAM.
AGORA SE VC QUER SE ENGANAR OU TAPAR O SOL C/ A PENEIRA, TALVEZ SEJA PQ VC É IGUAL A ELE.
A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DO BASQUETE, NÃO O SUPORTAM. NEM TÉCNICOS E MTO MENOS AS ATLETAS.
ENTENDO VC DEFENDE-LO PELO FATO DE SER IRMÃ.
APENAS TENHO A TE DIZER QUE SINTO DÓ DE VCS.
AQUI SE FAZ E AQUI MESMO SE PAGA.
QUE DEUS OS PERDOE!

MARA FERRETTO disse...

meu Deus ANÔNIMO não vou nem dormir a noite por causa de seus comentários.....tão valente...ANONIMAMENTE....e eu façoparte da vida dele...então o conheço muito bem ao contrário de vcs, que ficam atrás de fofocas de pessoas frustradas....ahhh meu nome
MARA SILVANA FERRETTO

Anônimo disse...

Senhora MARA SILVANA FERRETTO

Respeite as pessoas que não se identificam neste Blogger.
Anônimo não é nenhum criminoso.
Seja mais educada ao expor suas frustrações e principalmente, respeite as opiniões aqui expostas.
Se os Ferrettos, não dispõem de cultura e educação, nós amantes do basquete feminino e leitores deste Blogger, não somos obrigados a ler as baixarias da senhora.

Suely Franco


MARA FERRETTO disse...

EU ESTOU COLOCANDO BAIXARIAS??? ACHO QUE VC NÃO TEM LIDO DESDE O COMEÇO OS COMENTÁRIOS...AINDA BEM QUE NADA DISSO ATINGE OS FERRETTOS...SOMOS TÃO EDUCADOS QUE QUEM NEM QUER SE ENVOLVER EM COMENTÁRIOS É O EDSON E EU TOMEI AS DORES DELE...CADA UM PENSA O QUE QUER...ISSO NÃO NOS IMPORTA..SE COMENTÁRIOS AFETASSEM NOSSAS VIDAS OU NOSSA ÍNDOLE COMO AFETA OPINIÕES ANÔNIMAS....ESTARÍAMOS FRITOS....