sábado, 28 de julho de 2012

Hortência é mulher forte dentro e fora de quadra (Folha de São Paulo)

DANIEL BRITO
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Hortência, 52, volta a carregar a seleção feminina de basquete nas costas em uma Olimpíada, 16 anos depois de abandonar a carreira.

A equipe que faz hoje, a partir das 16h, sua primeira apresentação em Londres, contra a França, foi montada e desmontada por Hortência.

O Brasil está no Grupo B, que ainda conta com Canadá, Grã-Bretanha, e as favoritas Rússia e Austrália. Os quatro melhores avançam para as quartas de final.

A ex-jogadora ocupa o cargo de diretora do departamento feminino da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), mas tem autonomia total na seleção. Foi ela quem decidiu que o Brasil jogaria em Londres com só 11 atletas.

Pouco mais de uma semana atrás, Hortência dispensou a ala-armadora Iziane por ter sido flagrada com o namorado no hotel em que a seleção estava concentrada.

"Quando soube [do encontro] tomei a decisão de dispensá-la", contou à Folha, no dia seguinte à polêmica.

O Brasil não pôde convocar outra jogadora para a vaga de Iziane porque não havia mais tempo para substituição se não fosse por lesão.

Nem o treinador da seleção, Luiz Cláudio Tarallo, estava autorizado a falar sobre Iziane. "Função da jogadora é jogar, do treinador é dirigir", justificou Hortência.

Como dirigente, ela foi responsável pela organização do calendário de treinamentos e amistosos da seleção para Londres e pela elaboração de um novo plano de pagamento de diárias às convocadas.

Ainda opina sobre o desempenho das jogadoras e até passa algumas orientações individuais nos treinos.

Esta é a sexta Olimpíada de Hortência. A primeira nesta função. Atuou em Barcelona-1992 e esteve em Atlanta-1996, embora tenha se contundido. Largou a seleção após a conquista da medalha de prata. Foi a Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008 como comentarista de TV.

"Não posso entrar em quadra para jogar. Mas posso dar suporte para elas desenvolverem o que sabem. Fico com uma felicidade muito grande quando vejo essas meninas jogando bem, é como se eu estivesse fazendo uma cesta."

Em busca do 5º ouro seguido, EUA têm time dos sonhos no feminino

O verdadeiro Dream Team do basquete, incontestável e favorito absoluto ao ouro, é a seleção feminina dos EUA.

Hoje ela estreia contra a Croácia, às 12h45. As americanas estão na chave A, com China, República Tcheca, Turquia e Angola.

Os EUA são os atuais campeões mundiais e donos dos últimos quatro ouros em Olimpíadas, desde 1996.

O time é formado por atletas da WNBA, versão feminina da liga profissional de basquete. No último Mundial, há dois anos, na República Tcheca, venceu oito de seus nove jogos por uma diferença superior a 20 pontos, inclusive na final com as anfitriãs.

"No papel, somos o time mais forte, mas vamos ter de comprovar em quadra", afirmou a armadora Diana Taurasi, que se diz torcedora da seleção argentina de futebol.

O "soccer", por sinal, serve de inspiração para Geno Auriemma, treinador do Dream Team feminino. Mas sua referência é a Espanha. "A maneira como eles dominam a posse de bola e a passam em campo é incrível."

Fonte: Folha de São Paulo

17 comentários:

Anônimo disse...

Hortencia é o poder absoluto da ignorancia, do egoísmo e da arrogância. Se ganhar é ela que fez tudo, se perder ela não teve nada a ver com isso, vai achar algum culpado pelo desastre.

Anônimo disse...

Na verdade a Hortencia é um verdadeiro Deus, e o resto que compõe a comissão técnica não serve para nada, não tem cérebro e não pensam, também não tem o mínimo de dignidade e moral, pois se submetem as loucuras exacerbadas desse mulher.

Thais disse...

França muito melhor!! Merece ganhar!

Anônimo disse...

Terminou agora o jogo Brasil e
França e eu peço licença para cha-
mar o Taralo de incompetente,imbe-
cil e burro.Como pode uma seleção,
que precisa de uma defesa mais forte e bola de tres pontos para
pelo menos diminuir a diferença.
ficar em quadra com a Damiris a
Clarissa e a Erica.Ah! ja sei,a
Damiris seria a encarregada para as
bolas de tres.Jogamos no final
completamente errado.Tinhamos que
tentar a Silvia na quadra para jo-
garmos com 4 abertas,pois a França
veio com uma defesa forte e o nosso
jogo só podia ser com os cortes da
Adriana e da Karla ou para fazer a bandeja ou para assistir.Ridiculo
no final do jogo a Damiris fazer
uma posição dentro do garrafão.
Comissão técnica burra e a Rainha
um pouco mais.
Meninas parabens.Voces lutaram
muito.Infelismente a comissão
técnica errou demais.Um dia eles
aprendem.

Anônimo disse...

Hortencia não tem a minima noção do que está causando no basquete feminino Brasileiro. Coloca um técnico que dispensa comentários pela falta de um minimo de conhecimento sobre orgaização, um assistente que sempre evidenciou a falta de comprometimento, de planejamento de reuniões do técnico, e que sempre frizou a ausencia do mesmo em treinos matutinos se ao menos deixar algo planejado.
Hj oq rege o basquete femino brasileiro é somente é tudo menos a competencia. É cada um por sí.
Por favor CBB, Fora Hortencia, fora Tarallo, fora Cristiano.
Mais competencia
Nero

Anônimo disse...

Essa comissão técnica está aí não tem um mínimo de dignidade. Todo mundo que trabalha com esporte tem seus princípios. Onde está os princípios do técnico e assistentes? Se submetem a ir p/ uma competição representar o País em condições que exigem aceitar a tudo. Se vendem por uma participação olimpica.

Anônimo disse...

Vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A Hortencia iniciou uma produção de técnicos fracassados.
Cade a autonomia para o trabalho?
Esse é o futuro do nosso basquete?

M.C.M.

Anônimo disse...

Vamo ter que aguenta ainda o Cristiano Cedra como técnico depois du taralo
P/ondi foram os verdadeiros treinadores.
Vexami na olimpiadas

Anônimo disse...

VC É MARAVILHOSA HORTÊNCIA, NÃO LIGUE P/ ESSE BANDO DE INVEJOSOS.

Zé Ruela

Anônimo disse...

Foi dado início ao desastre, à nossa maior vergonha administrativa de todos os tempos, ou seja essa Seleção feminina e essa Hortencia. Agora quando os frutos de sua administração começarem a dar flores, ela finge que não tem nada a ver com isso, aponta algum culpado, põe o dinheiro no bolso e volta pra vida de socialyte falida. Fora rainha da Sucata.

Anônimo disse...

Kkkkk ainda tenho que escutar essa me....o Brasil infelizmente não vai a lugar nenhum no feminino.agora o masculino com certeza vai .a diferença entre hortência coordenadora e Wanderley e gritante .veja o masculino como cresceu com o moncho
e agora com o argentino que esta dando um show nesses atletas.primeiro acabou com o estrelismo e depois colocou o pessoal para marcar e jogar um basquete coletivo,isso foi fundamental para a Mudanca e crescimento indiscutível .E o Wanderley alguém viu ele atras de holofote querendo aparecer mais que os jogadores .nao lógico.mas a hortência nossa da até raiva.
Maria

Anônimo disse...

Por isso que esta essa merda...

Anônimo disse...

Fora CArlos Nunes, fora hortencia, fora janeth, fora comissão técnica sem moral e incompetente.

Anônimo disse...

fora as coisas ridiculas que estão acontecendo com a seleção brasileira de base

Anônimo disse...

Até quando o burro do Taralo vai
usar a Damiris de 3?Nem como 4 ela
pode sair de titular.Elea querem
fazer da Damiris uma estrela e ela
não tem potencial para ser.Parem de
inventar pelo amor de Deus.O Brasil
tem condições de ganhar da Russia.
Claro que se eles trabalharem certo
nas substituições.A Joice não tem o
talento da Adriana.É uma porra louca.Contra a França a Adriana não
precisava ter saido do jogo.
Fisicamente ela estava inteira.A
Érika ficou praticamente o jogo
todo.Parem de mexer errado.Ai sim
talves consigamos ganhar das Russas
do Canada e da Gran Bretanga porque
das Thecas esqueçam.

SÉRGIO-RJ disse...

FORA HORTENCIA -- FORA HORTENCIA-- FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA-- FORE HORTENCIA-- FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA=--FORA HORTENCIA--FORA HORTENCIA...

MeninoBionico disse...

eu jogaria comum time rápido, com Adrianinha, Iziane e Renatinha, com Damiris e Erika. Dependendo do time, usaria Adrianinha, Chuca e Karla com Bibiano e Isis. Eventualmente, Franciele de 3, Clarissa, Joyce/Laís, Jaqueline ou Babi/Bethania.
Até a Palmirinha airball é mil vezes melhor que a Tassia!
Não vão ganhar nada, felizmente.