O Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 – 2012, que começa no dia 16 de agosto (quinta-feira), contará, em sua fase inicial, com dois grupos. O Grupo 01 terá as Chaves A e B, enquanto que o Grupo 02 contará com chave única. A forma de disputa da competição foi definida depois de algumas reuniões, que contou com as presenças da diretoria da Federação Paulista de Basketball (FPB) e dos representantes das equipes.
Durante os encontros, a entidade paulista fez uma série de propostas aos clubes, pensando no desenvolvimento do basquete feminino paulista e nacional. “A Federação Paulista não mediu esforços para que pudéssemos ter no feminino um campeonato com mais equipes e um nível adequado. Fizemos mais reuniões do que estava programado para chegar a uma condição visando o melhor para o basquete feminino”, explica Ricardo Molina Dias, diretor do naipe feminino da FPB.
“Atendemos as principais reivindicações das equipes, que eram três: o custo logístico, onde resolvemos este ponto através das chaves regionalizadas; o custo de arbitragem, quando conseguimos uma condição diferenciada na fase de classificação; e o equilíbrio de jogos, onde dividimos as equipes de maior investimento nas duas chaves, reduzindo o confronto direto com equipes que estão crescendo e se estruturando”, acrescenta Molina.
O Grupo 01, com nove equipes, será composto por estas chaves:
Chave A: São André/Semasa (Santo André), São José/Shopping Colinas (São José dos Campos), Guaru ESD/Guarulhos Esporte (Guarulhos), São Caetano/Drummond (São Caetano do Sul) e Divino/COC/Jundiaí (Jundiaí).
Chave B: Americana (Americana), Ourinhos Basquete (Ourinhos), Colégio Uniesp/Cia Talentos/Top Therm/Venceslau (Presidente Venceslau) e XV/Unimep/Ahmpla/Selam/Serlf Idiomas (Piracicaba).
A fórmula de disputa é a seguinte: na fase inicial, os times jogam entre si, em turno e returno, dentro das suas respectivas chaves, e os dois melhores classificados em cada um dos grupos se qualificam a Chave Ouro e seguem na disputa pelo título. Os demais disputam a Chave Prata.
O Grupo 02 será jogado em chave única, com seis agremiações: Recreativa/Ribeirão Preto (Ribeirão Preto), Abdala Sports/Sejelp/Pindamonhangaba, Asser/SEME Rio Claro (Rio Claro), Cristo Rei/SEL/FAIP Marília (Marília), São Bernardo/ASA (São Bernardo do Campo) e A.D.C. Bradesco (Osasco). A fórmula de disputa deste grupo é esta: as equipes jogam entre si, em turno e returno, e os quatro primeiros colocados avançam a semifinal.
“Já temos tudo definido, incluindo as finais, que serão entre os dias 04 e 15 de dezembro, em melhor-de-cinco partidas, com cobertura da ESPN Brasil”, finaliza Molina.
8 comentários:
e Catanduva? desistiu? não tem mais equipe de basquete?
Catanduva e Araçatuba........ACABARAM.
E catanduva, já era mesmo?
Ourinhos perde para Venceslau e Americana, cuidado!
Cadê CAtanduva e Araçatuba, faliram??? Infelizmente o Basquete feminino Brasileiro cresceu só dentro de quadra e ficou dependente de dirigentes sem qualificação nenhuma.
A Espn vai fazer todo o campeonato
ou vai ficar só na final?
é isso aí, o Basquete feminino tá cheio de dirigentes que só se aproveitaram da época boa para fazer o próprio nome, mas na verdade, nunca fizeram nada pelo Basquete.
acho que araçatuba ainda aparece .
Postar um comentário