São Paulo (SP) - O auditório da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) ficou praticamente tomado por jornalistas, cinegrafistas e repórteres fotográficos para acompanhar a concorrida convocação, seguida de coletiva do técnico da Seleção Brasileira Feminina adulta de basquete, Luís Cláudio Tarallo e da rainha Hortência Marcari, diretora de seleções feminina da CBB. Por quase uma hora, Tarallo e Hortência responderam dezenas de perguntas sobre a equipe olímpica que vai começar sua preparação no próximo dia 1o. de maio em São Paulo, com os exames médicos, e depois no dia 3 de maio, no ginásio Bolão, em Jundiaí, o início dos treinamentos.
Tarallo começou anunciando o nome, por posições e foi explicando as características de cada jogadora e os motivos por terem sido chamadas. E depois explicou também a maneira que gostaria de ver a Seleção Brasileira jogando da forma que ele julga o ideal, ou seja, uma defesa muito forte, contra-ataque e quando o jogo precisar ser cadenciado, jogar com muita inteligência para não desperdiçar ataques sem a chance de tentar a cesta. Em poucas palavras, o jovem treinador de 45 anos quer uma equipe com poucos erros de fundamentos. "Não é porque vamos trabalhar em uma equipe com adultas que não vamos precisar trabalhar fundamentos. E por isso vou contar com meus assistentes técnicos para me auxiliar nisso", disse e apontando para Cristiano Cedra e Macau.
Tarallo também falou da importância de ter uma equipe mesclada com jogadoras jovens e experientes, citando os nomes das pivôs Gilmara Justino e Erika de Souza, das alas Karla Costa e Iziane Castro e da armadora Adrianinha. "São jogadoras que já são experimentadas em competições internacionais e que irão dar o suporte as jovens. Eu diria até que temos jogadoras bem jovens e já realidades, casos da Damiris e a Clarissa".
Sobre os critérios que usou para a convocação, o treinador explicou detalhadamente. "Fizemos uma convocação com renovação entre as atletas. Chamamos algumas meninas pela primeira vez para a seleção principal e também optamos por algumas garotas que têm um futuro enorme. Porém, não temos como deixar de fora algumas jogadoras experientes. Entendemos que esta lista traz o melhor do basquete brasileiro no momento", disse Tarallo.
O técnico da Seleção Brasileira também está otimista que o balanço entre jovens e experientes foi muito bem feito. "Dentro do processo de renovação, as jovens precisam do apoio das mais experientes, que têm muito a passar. Não podemos acelerar o processo e levar apenas jogadoras de 20 ou 21 anos, até para não queimá-las. O segredo da renovação é saber como lidar com a passagem da jogadora da base para o time adulto. É lógico que estamos pensando em Londres, como uma primeira grande competição, mas também preparando um ciclo para 2016".
Hortência Marcari lamentou que o Sul-Americano de Seleções, marcado para o fim de maio, tenha sido cancelado pela Federação Sul-Americana. E explicou: "Tínhamos vários convites para jogar em outros países, mas tivemos que cancelar porque tinha uma competição oficial que era o Sul-Americano. Agora vamos buscar outras alternativas para a equipe jogar e se preparar para os Jogos Olímpicos", disse Hortência.
Hortência explicou aos jornalistas que as jogadoras estão focadas em defender a Seleção Brasileira, mesmo aquelas que tinham chances de jogar na WNBA. "A Iziane e a Erilka optaram pela Seleção, bem como a Damiris que fez questão que depois de ser escolhida no draft, avisou na hora que só iria se apresentar depois das Olimpíadas".
Como as jogadoras de Americana (Bárbara, Tássia, Clarissa e Karla) e Ourinhos (Joice, Sílvia e Chuca) estarão disputando o Campeonato Sul-Americano de Clubes na primeira semana de maio, o técnico Tarallo não contará com essas sete jogadoras, por isso irá chamar duas jogadoras que já fazem parte das seleções da base para ajudarem nos treinamentos. Karina, do COC/Divino e Debora, de Americana, foram as duas indicadas pelo treinador para estarem na primeira semana em Jundiaí.
A Seleção Brasileira Feminina já tem programada três amistosos na Austrália, começando com o Farewell Series 2012, no período de 20 a 30 de junho, em Victoria, onde vai jogar e treinar. Depois, faz também uma série de Jogos Desafios Eletrobras, de 3 a 10 de julho em Foz do Iguaçu, no Paraná. Depois viaja para os Estados Unidos, onde de 13 a 17 de julho, treina em Washington (EUA) e (dia 16) faz e amistoso contra os Estados Unidos e encerra a preparação com o Torneio Internacional em Lille, na França, de 17 a 23 de julho. Em seguida a delegação viaja para Londres. O torneio de basquete feminino nas Olimpíadas, será disputado de 28 de julho a 12 de agosto.
SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA
Nome - Posição - Idade - Altura – Clube – Naturalidade
Adriana Moisés Pinto - Armadora - 33 anos - 1,70m - Basket Parma (Itália) - SP
Bárbara Honório de Queiroz - Armadora - 26 anos - 1,80m - ADCF Unimed Americana(SP)- SP
Clarissa Cristina dos Santos - Pivô – 24 anos - 1,82m - Adcf Unimed Americana (SP) - RJ
Damiris Dantas Do Amaral - Ala/Pivô – 19 anos - 1,92m - Minnesota Lynx (Wnba)- SP
Érika Cristina De Souza Pivô – 30 anos - 1,97m - Perfumerias Avenida (Espanha) - RJ
Franciele Aparecida Do Nascimento - Ala/Pivô - 24 anos - 1,88m - Hondarribia - Irun (Espanha) - PR
Gilmara Justino - Ala/Pivô - 31 anos - 1,92m - Poty/A. Cometa Unimed Catanduva (SP) - SP
Iziane Castro Marques - Ala/Armadora – 30 anos - 1,82m - Maranhão Basquete (Ma) -MA
Jaqueline De Paula Silvestre - Ala/Armadora – 26 anos - 1,77m - Santo André/Semasa (SP) - SP
Joice Cristina De Souza Rodrigues – Armadora – 25 anos - 1,74m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Karla Cristina Martins Da Costa - Ala/Armadora – 33 anos - 1,72m - Adcf Unimed Americana (SP) - DF
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 23 anos - 1,94m -Santo André/Semasa (SP) - PR
Palmira Cristina Marçal - Ala/Armadora - 27 anos - 1,75m - Poty/A. Cometa Unimed Catanduva -(SP)- PR
Patrícia De Oliveira Ferreira "Chuca" - Ala/Armadora – 33 anos - 1,82m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Patrícia Teixeira Ribeiro - Ala/Armadora – 21 anos - 1,71m - São José Shopping Colinas (SP) - SP
Renata Aparecida De Oliveira - Ala – 27 anos - 1,82m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Silvia Cristina Gustavo Rocha Valente – Ala - 29 anos - 1,83m - Ourinhos Basquete (SP) - SP
Tássia Pereira De Souza Carcavalli - Armadora – 19 anos - 1,79m - Adcf Unimed Americana (SP) - SP
COMISSÃO TÉCNICA
Diretora: Hortência Marcari
Administrador: Bruno Gomes De Valentin
Técnico: Luís Claudio Tarallo
Assistente Técnico: Cristiano Cedra e Maria do Carmo Mardegan Ferreira "Macau"
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad "Vita"
Médico: Rodrigo Gebara De Aquino
Ginecologista: Tathiana Parmigiano
Fisioterapeuta: Milena Gomes Perroni Challa E Paula Hensel
Fisiologista: Rafael Fachina
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Jailma Rocha dos Santos Neves
PROGRAMAÇÃO — APRESENTAÇÃO
Dia: 1° De Maio De 2012
Horário: 12h
Local: Novotel Morumbi (Rua Ministro Nélson Hungria, 450 - Morumbi)
São Paulo/SP
Dia: 3 De Maio De 2012
Local: Hotel Center Park (Av. Jundiaí, 300 - Anhangabaú)
Jundiaí/SP
— TREINAMENTO
Conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino De Lucca - Ginásio 'Bolão'
Endereço: Rua Rodrigo Soares De Oliveira, S/N° – Jundiaí/SP
Período: 3 De Maio A 20 De Junho
Horários: 10h30 Às 13h00 E 17h00 Às 20h00
— FAREWELL SERIES 2012
20 A 30 De Junho - Victória / Austrália
— JOGOS DESAFIO ELETROBRAS
3 A 10 De Julho – Foz Do Iguaçu / PR
— JOGO AMISTOSO CONTRA OS EUA
13 A 17 De Julho - Washington DC / Estados Unidos
— TORNEIO INTERNACIONAL
17 A 23 De Julho - Lille / França
— 30° JOGOS OLÍMPICOS
28 De Julho A 12 De Agosto - Londres / Inglaterra
Juarez Araújo
Fonte: CBB
21 comentários:
Hortência em "Infortúnio" kkkkkkk
http://www.youtube.com/watch?v=gdk3aX6fvaA
Bethania não foi convocada ? E vão levar Babi ? Sinceramente, só lamento..
Magnifica convocação da Joice !! Está jogando demais, a prova do reconhecimento esta ai, excelente escolha.
Babi de novo, depois do que fez na ultima convocação.. AFF sem comentários..
"Não podemos acelerar o processo e levar apenas jogadoras de 20 ou 21 anos, até para não queimá-las." Luis Claudio Tarallo.
Sábias palavras, o Tarallo está me surpreendendo positivamente!
Sem Bethania e com Babi.. Parabéns pela repetição do erro. Gostaria de saber o motivo de sempre convocarem ela e não levarem quem joga bem.. Lamentável..
Do limão, faça-se uma limonada.
É muito interessante para a seleção brasileira enfrentar as seleções que estarão no Pré-Olimpíco Mundial, que são adversários mais fortes e possivelmente estarão em Londres, disputando uma vaga contra o Brasil, muitos deles são completamente desconhecidos, como Turquia e Croácia.
O Pré Olímpico Mundial, que será realizado entre os dias 25 de junho e 01 de julho na Turquia. Com certeza Japão, Turquia, República Tcheca, Nova Zelândia, Croácia, Coréia e França estão atrás de adversários fortes para se preparar para essa competição e adorariam enfrentar a seleção brasileira em maio ou início de junho. Porque a seleção não faz uma excursão até a Europa, onde os países são todos próximos uns dos outros ou não vai até a Turquia para dias antes do início do Pré-Mundial?
É só se mexer que consegue marcar bons jogos!
Convocaram a Joice. voce estão de brincadeira. Tem 1 minuto de lucides e 39 (Com o Barbosa) de loucura. Ainda bem que é só preparação e ainda virão cortes. Quem ja teve Paula e outras, ainda tem a Silvinha e convoca a Joice.....Ta de brincadeira. Ass. Neto da Band. (Po é Brincadeira)
Gente, o Bert voltooooou!
Para nooooooooossa alegriaaaaaa!!!
Bem vindo de volta pra casa!
Concordo que a Joice tem que amadurecer um pouco, mas ela ainda é jovem e pode ser trabalhada no lado emocional e psicológico. Tecnicamente ela foi acima da média nas finas, se destacando em vários fundamentos e chamando a responsabilidade nos jogos. Fora que ela é versátil, joga de armadora e ala. Convocação mais que merecida. Tem grandes chances de ficar entre as doze!
Seleção dos USA já definiu 11 atletas que vão para as Olimpíadas:
Armadoras: Sue Bird e Lindsay Whalen
Alas: Diana Taurasi, Tamika Catchings, Seimone Augustus, Swin Cash, Angel McCoughtry e Maya Moore
Pivôs: Sylvia Fowles, Candace Parker e Tina Charles
Espero que a 12.ª atleta seja a universitária Britney Garner, aquela que enterra com tanta facilidade.
http://www.wnba.com/news/2012_usa_olympic_women_breakdown_033012.html
Olha, sem dúvida uma baita seleção, mas acho uma equipe imbatível não...
KARINA-AMERICANA
BETHANIA- OURINHOS
kAREM-AMERICANA
TATI- OURINHOS
FABIANA GUEDES - CATANDUVA
SIMONE-STO ANDRE
ESSAS NAO TEM CONDIÇOES SE QUER DE MOSTRAREM O QUE SABEM NÉ HORTENCIA???
ENTAO VÁ EM FRENTE...PARA VOLTAREM ANTES DO QUE SE IMAGINA.
VOCES ESTAO DE BRINCADEIRA VIU.
e da FERNANDA BIBIANO ngm se lembra??? as ESTATÍSTICAS estão ai gente, palhaçada
Bibiano, Isis, Izabela... para treino, deveriam ser observadas.
Concordo com todo mundo.A Nadia
não tem a menor chance de ficar
nessa seleção.Tem tamanho mas não
tem basquete.A Bibiano foi a mais
injustiçada.Ela provou na quadra
que esta pronta e provou com nume-
ros.
para vai gente, a babi é bem melhor q a bethania, prova disso foi as finais da liga a babi colocou ela no bolso. a babi é armadora nata, q distribui bem a boal e coloca suas companheiras no jogo, tanto q foi a lider de assistencia da liga, entao meu povo,vamos acompanhar mais o basquete antes de ficar dando palpites equivocados
Alguem sabe como avisar a Hortencia e o Tarallo sobre a Fernanda Bibiano que fez uma grande Liga Nacional, alta, forte e talentosa, unindo-se a Erika teriamos uma dupla de respeito.
Não entendo a Franciele pq?
Nos auges tempos de Paula e Hortencia so eram chamadas as melhores, unica injustica com a pivo Marta no mundial de 1994 que ela não foi.
alguém entende essas questões?
Bibiano líder em erros por jogo pela segunda vez seguida da LBF (do Campeonato Paulista também).
A Fernanda pode ter tido alguns
erros porem,ser a reboteira do
campeonato,a segunda maior pontua-
dora não significa nada? Chamar a
Nadia que desde que começou a jogar
nunca deixou de ser apenas promessa
é demais.Talves seja porque ela foi atleta do Tarallo em Jundiai.
Não existe outra explicação.Ela é
ruim demais.
E A JANETE?
a fernanda bibiano tbem foi atleta do tarallo...aff o povo q nao sabe d basquete.
Postar um comentário