quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paulínia terá centro de formação em basquete

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, em parceria com a Brunoro Sport Business, traz para o município o Centro Telefônica de Basquetebol. O projeto tem recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes. "A cidade se sente honrada em receber um projeto como esse. O esporte é, sem dúvida, um dos responsáveis por garantir um futuro diferente, afastando os praticantes da violência e das drogas, por exemplo", disse que prefeito José Pavan Junior.

O Centro atenderá aproximadamente 500 crianças e adolescentes que terão aulas a partir do início do ano letivo de 2012. As atividades serão realizadas nos ginásios de esportes Vicente Amate, no Centro, e Agostinho Fávero 'Lara', no bairro João Aranha. Além disso, duas escolas da Rede Municipal de Ensino também serão escolhidas pelas Secretarias de Esportes e Recreação e Educação para receber o projeto. As aulas foram idealizadas pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e serão acompanhadas pelos professores Sérgio Maroneze e Hermes Balbino (membros da comissão técnica da seleção brasileira feminina campeã mundial em 1994). Segundo Hermes Balbino, "o projeto oferece possibilidades de ensinar uma modalidade esportiva, e através dela, promover um ambiente de práticas educacionais esportivas que podem se transferir para as situações desafiadoras da vida diária das crianças e dos jovens".

O projeto fornecerá todo material necessário para as aulas, desde uniformes, apostilas, DVD's, certificados e premiação nos campeonatos que serão criados para gerar mais interesse aos alunos. A municipalidade será responsável pela estrutura física.

O Centro Telefônica de Basquetebol tem como madrinha a ex-jogadora profissional Hortência Marcari, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos (1996), campeã mundial na Austrália (1994) e campeã dos Jogos Pan-Americanos em Havana, Cuba (1991). Além de Paulínia, Santos, Guarulhos, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Botucatu, Bauru, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara e Catanduva contam com os centros de basquete patrocinados pela Telefônica Vivo. "Projetos como esse, de Lei de Incentivo ao Esporte, é algo que desde que assumi a Secretaria de Esportes tento trazer para o município. O mais importante é formar novos atletas, promover a igualdade e a inclusão entre a população e garantir uma melhora na saúde de crianças e jovens", comentou o secretário de Esportes e Recreação, Ernesto Gregório. As inscrições para os interessados em integrar o Centro de Formação em Basquete serão divulgadas em janeiro de 2012.

Curso de capacitação
Nos dias 01 e 05 de dezembro foi realizado o curso de capacitação de basquetebol para professores e técnicos que irão atuar no Centro de Formação de Basquete, com duração de 8 horas/dia, sendo 4 horas de aulas teóricas e 4 horas de aulas práticas, ministradas no ginásio Agostinho Fávero 'Lara', no bairro João Aranha . Segundo os organizadores do evento, Sergio Maroneze Duarte e Hermes Ferreira Balbino, a capacitação terá dois momentos. O primeiro, já realizado, abordou os fundamentos ofensivos do basquetebol, além de métodos de ensino e aprendizagem da modalidade. Já no segundo momento, que deverá acontecer em março/abril, serão estudados os fundamentos defensivos e aspectos do desenvolvimento psico-biológico para iniciação no Basquetebol.

Fonte: Paulínia News

2 comentários:

Anônimo disse...

ridiculo essa imformacao,Paulinia nao tem nein times masculino efeminino na disputa na A1 e A2 e teracentro de formacaopra que? deveria seremcidades onde seinvestemno basquete, fazer oque ne? politicagem e grana rolando solta sobressaem acima detudo, muita gente ganhando com isso!

Anônimo disse...

BASQUETEIRO
]
A HORTENCIA SEMPRE COM SUAS ARMAÇÕES PARA GANHAR FÁCIL.É O TRIANGULO-BSB/CBB/HORTENCIA!!!!!