sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Marta Sobral divulga projeto em Palmas (TO)

Reinaldo de Jesus Cisterna

imagemmarta Com o objetivo de orientar os empreendedores esportivos na elaboração de projetos para financiamentos do edital do Programa Esporte & Cidadania, da Petrobras, que a estatal realiza a partir de 2012, esteve ontem em Palmas falando do projeto a ex-jogadora da Seleção Brasileira de basquete Marta Sobral. Ela veio lançar a Caravana Esportiva Petrobras, oficina presencial com a finalidade de orientar instituições e empreendedores.
Marta antecipou algumas das normas que serão adotadas para que os empreenderores possam participar do programa. De acordo com a ex-jogadora, só podem participar do edital instituições ou organizações não-governamentais legalmente constituídas. A Petrobrás, dispõe de R$ 30 milhões para financiamento de projetos de esporte educacional através do edital do Programa Esporte & Cidadania. As incrições podem ser feitas diretamente no site www.petrobras.com.br, onde os interessados poderão tomar conhecimento de todas as informações necessárias para a elaboração dos projetos. Em Palmas, as inscrições também podem ser feitas através do e-mail zildapereira@hotmail.com ou pelo fone 8403-8963.
Caravana
Durante a Caravana Petrobras, que acontecerá em Palmas, no próximo dia 23, no auditório do Victória Plaza, às 9 horas, profissionais da estatal estarão no local não só tirando dúvidas como também orientado os empreendedores sobre os itens e demais critérios para a participação no edital, bem como a elaboração adequada dos projetos. "Um dos entraves  para quem busca captar recursos para desenvolvimento de projetos é a questão de erros na elaboração dos projetos. Eu mesma já tive problemas com isso", disse Marta.
Projetos
Marta conta que atualmente comanda um projeto social chamado de "Lance Livre" em São Paulo, no bairro paulistano de Heliopólis, com 800 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos, nas modalidades de basquete, handebol e futsal. Mas para ela, o atleta precisa estudar para participar do projeto, que é patrocinado em São Paulo pela Telefonica. Marta tem ainda projeto em uma comunidade de Barueri (SP) e Diadema (SP), com 100 crianças. E já está buscando parceiros para abrir um novo projeto na Ilha de Itamaracaí, em Recife (PE).
Palmas
Com sua experiência nas quadras, ela quer passar não só aos jovens de São Paulo e de outras comunidades do País, mas deixou em aberto a possibilidade de comandar um projeto deste porte em Palmas. Para isso, segundo ela, basta arrumar empreendedores e um local (ginásio de esportes que dê condições para a prática esportiva. "Acredito que o esporte é um meio de inclusão social, e como gostei tanto de Palmas, quem sabe possa num futuro próximo ter um projeto social por aqui", sinalizou favorável a ex-jogadora à espera de um patrocinador.
Carreira
Durante a entrevista, Marta lembrou de sua vinda à Capital com a Seleção Brasileira, em 2001. Segundo ela, a cidade cresceu muito e está mais bonita que antes, porém, não deixou de enfatizar a questão do calor. "O que não mudou nada por aqui é calor, mas adoro o clima quente, então posso dizer que estou em casa", comentou a ex-jogadora, que é considerada exemplo a ser seguido no esporte brasileiro. Marta tem em seu currículo a medalha de prata pela Seleção Brasileira, em Atlanta (EUA/1986), além de inúmeras conquistas de títulos, a exemplo do ouro em Havana, Cuba, nos Jogos Pan-Americanos de 1991. "Sem dúvida, esta foi uma das mais importantes conquistas da minha carreira" destacou Marta, que também foi pela Seleção, nas Olimpíadas de Sydney(Austrália), em 2000. Marta fez parte da geração de Hortência, Paula e Janet, consideradas as principais atletas do basquete feminino de todos os tempos.
Seleção
Com relação à Seleção Brasileira feminina e a masculina, Marta não acredita que ambas possam chegar ao pódio das Olimpíadas de Londres no próximo ano. Segundo ela, tanto a feminina como a masculina, ainda são duas seleções inconstantes. "Apesar do bom trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), entendo que as duas seleções se conseguirem chegar entre os cinco primeiros colocados já será um bom resultado", disse ela.
Perfil
Nome: Marta de Souza Sobral
Posição: Pivô
Data de Nascimento: 23/03/1964
Naturalidade: São Paulo (SP)
Altura: 1,90m
Clube que começou: Hebraica (SP)
Clubes em que jogou:  Hebraica (SP), Santo André/Pirelli (SP), Leite Moça/Sorocaba (SP), Perdigão/Divino (SP), Constecca/Sedox (SP), Unimep/Piracicaba (SP), Seara Paulínea (SP), Virginia (EUA), Filadélfia (EUA), Fluminense (RJ) e Paraná Basquete (PR) e Quaker/Jundiaí (SP), Automóvel Clube/Campos (RJ) e Clube de Desportos da Maxaquene (Moçambique).
Principais resultados pela Seleção
Jogos Olímpicos
l 7º lugar em Barcelona (Espanha - 1992) -
59pts/5 jogos
l medalha de prata em Atlanta (EUA - 1996) - 136pts/8 jogos
l medalha de bronze em Sydney (Austrália - 2000) - 41pts/7 jogos
Jogos Pan-Americanos
l medalha de bronze em Caracas (Venezuela - 1983)
l medalha de prata em Indianápolis
(EUA - 1987) - 50pts/5 jogos
l medalha de ouro em Havana
(Cuba - 1991) - 92pts/6 jogos

Fonte: Jornal do Tocantins

+ Marta tem percorrido o país com esses seus projetos. Recentemente tomei conhecimento de uma entrevista dela em abril de 2010, quando participava de uma Virada Esportiva. Uma das respostas não podia ser mais Marta Sobral:

E. Jr. – O que posar para uma revista masculina foi para você, além de dinheiro?

M.S – Nossa, (risos). Foi a maior realização minha como mulher. Fui a segunda atleta a pousar, (a primeira foi a Hortência), e pousaria novamente se me chamassem. Eu toparia até de graça, (risos). É só dar uma ajeitada e mandar ver.

Um comentário:

Anônimo disse...

E porque a Petrobrás não liberou uma verbinha para a Mangueira participar da LBF?
Seria tão importante!