sábado, 12 de novembro de 2011

Família Varejão está representada nas Olimpíadas Varejão JUBs 2011

Basquete_Sara_Varejão_jogando Uma atleta chamou atenção na partida entre Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro, e Doctum/Fabavi, do Espírito Santo, pelo torneio feminino de basquete das Olimpíadas Universitárias - JUB's 2011, nesta quarta (09/11), em Campinas (SP). Sara França Varejão, 26 anos, é a pivô da equipe capixaba e caçula de uma família apaixonada pelo basquete.
"Somos cinco irmãos: Sandro, Simone, Ângelo, Anderson e eu. Todos jogaram ou jogam. Já comecei a jogar tarde, com 15 anos. Quando fiz 16 e resolvi me dedicar ao esporte, meu pai não quis que eu saísse de casa", recorda Sara. O irmão, Anderson, é um dos destaques da nova geração do basquete brasileiro. Atleta da seleção, Varejão defende, atualmente, o Cleveland Cavaliers, equipe da NBA, a liga nacional americana.
Mesmo não seguindo a carreira de atleta como o irmão famoso, Sara continua ligada ao esporte. Formou-se em Educação Física e atualmente trabalha com gestão e organização de eventos esportivos nas prefeituras de Cariacica e Vitória. "Como já estava envolvida em projetos esportivos voltei a estudar. Estou cursando Administração, e abri uma empresa com meu marido na área de eventos esportivos", apontou a mais nova dos irmãos Varejão.
Em sua segunda edição das Olimpíadas Universitárias, Sara pouco pode fazer para ajudar as colegas do time na partida contra a UCB (RJ), vice-campeã do torneio em 2010. As cariocas marcaram 62 a 35 pela rodada de abertura da Divisão Especial. Stephany Gonçalves, da UCB (RJ), foi a cestinha da partida com 19 pontos.
"Conseguimos o acesso à Divisão Especial ano passado. Sabemos das dificuldades e da força dos times na chave. Muitas jogadoras do nosso time trabalham e treinamos duas ou três vezes por semana. Tanto que eu esperava até mais dificuldade por parte das cariocas. Mas o time jogou mal, não entramos na partida e as adversárias tiveram seus méritos", ressaltou Sara.
A jogadora reconhece a importância das competições estudantis para estimular a prática esportiva e a descoberta de novos talentos, mas faz um alerta: "pela minha experiência e história, vejo que é preciso começar cedo; geralmente dos 15 aos 16 anos é o momento decisivo para jovem atleta".
As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Fonte: Olimpíadas Universitárias 2011

Nenhum comentário: