segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aos 36 anos, ainda há espaço para Silvinha Luz na seleção brasileira?

NLB-Idolkort-7 Passada a euforia da conquista do Pré-Olímpico e o impacto da derrota na semifinal no Pan, é hora de pensar em Londres-2012, que está logo ali.

O primeiro ano do trabalho de Enio Vecchi se encerra com mais pontos positivos do que negativos e a impressão é que continuamos naquele miolo do pelotão médio, que no basquete feminino permite que uma seleções como a República Tcheca e Espanha, prata e bronze no Mundial em 2010 não tenham conseguido ser protagonistas do Europeu nove meses depois.

Como a renovação não aconteceu de forma equilibrada nos últimos anos, a situação é bem delicada e há pouco tempo para mudanças radicais, que só surgirão em face de atuações excepcionais na segunda edição da LBF.

Parece claro que há um grupo de seis jogadoras que tem o total respaldo da comissão técnica e da diretora Hortência: Érika, Adrianinha, Damiris, Iziane, Franciele e Clarissa.

Abaixo dessas seis, mas ainda em posição privilegiada parecem estar Silvia Gustavo, Tássia e Nádia.

Desse grupo de nove atletas, chama atenção a situação das alas. Iziane é Iziane. Silvia ganhou a confiança de Enio, mas seu basquete continua sobrevivendo mais de boas intenções que de condições físicas e técnicas.

Por fim, a expectativa que cerca a ainda menina Tássia tem levado ao erro de que ela (já) pode atuar de ala ou armadora conforme seja o desejo do treinador, algo que eu só vi Magic Paula fazer com a mesma competência.

Nesse cenário, ganha força a madura dupla do Pré Chuca & Micaela, já vista em Pequim-2008, mas ainda sim bem mais afinada que Jaqueline & Izabela no Pan.

Nunca imaginei que fosse escrever isso, mas sobe ainda Palmira, a jogadora que mais evoluiu sob o comando do novo treinador.

Resumindo, o cenário nas laterais é muito complicado.

Nesse universo particular, acho que é hora de pensar numa carta que já julguei fora do baralho. Ainda mais madura que todas as demais, Silvinha Luz, 36 anos está na Suécia, defendendo o NorthLand, que lidera a liga local com seis vitórias.

Na última sexta-feira, jogando contra o Vikings (74-55 sobre o vice-campeão da última temporada), a ala brasileira esteve perto de um tripe-double em 36 minutos de correria: 14 pontos, 11 rebotes, 9 assistências e 3 recuperações. Silvinha lidera a competição em assistências (6,0), é a quarta mais eficiente (19,2) e a nona cestinha (14,8).

Sei que ouvirei comentários do tipo “na Suécia, até eu!”, mas são números semelhantes aos que ela registrou no Brasil no último ano e superiores ao de outras concorrentes citadas acima.

A resposta à pergunta do título só Enio tem. Eu, do lado de cá, acho que ainda sim.

17 comentários:

Anônimo disse...

Tássia e Iziane, só na cabeça maluca da Hortência.

Erico disse...

Também acho que ainda dá pra Silvinha. Ela tem assistencia, bola de tres e tem boas infiltrações. Resta saber se ainda tá com Jump.

Felipe disse...

Concordo plenamente com a convocação de Silvinha. Tudo bem que é preciso se pensar em renovação, o que não adianta é fazer isso em cima da Olimpíada. Acho triste ver uma jogadora como Micaela, com uma deficiência técnica absurda, e que teria tido tudo para ser uma grande jogadora. Eu ainda não esqueceria da Karla, dependendo de como ela atuar na Liga, pois é uma jogadora boa tecnicamente e com um ótimo arremesso de 3 pontos. Em um time que busca jogar coletivamente, é importante ter jogadoras com bom arremesso. E se esse é o único motivo para se manter uma Silvia Gustavo ( já q sua capacidade física e os outros fundamentos são muito ruins), eu ainda prefiro uma jogadora como a karla.

Anônimo disse...

não só ela como a kelly tambem

Anônimo disse...

Não é possivel que vc não viram a carolzinha jogar melhor dizendo Carolina Ribeiro do São josé armadora nata que joga de dois esta atuando nas tres categoria do São josé e se o Carlinhos tecnico do São josé acretidar,e colocar ela para jogar, vai arrebentar na liga.

Anônimo disse...

Silvinha e Kelly tbm

giovanni disse...

com a crise econômica da Espanha e Itália a Suécia, que é um dos países mais ricos da Europa, está muito visado pelas estrangeiras para as temporadas 2011 e 2012. quem disse que o campeonato está fraco? o basquete feminino de lá cresce muito e Silvinha ta arrebentando!

Anônimo disse...

está crescendo sim na suécia o basquete vale apena trazer ela de volta sim pra seleção

Anônimo disse...

Silvinha sim! Concordo! Mas não deve-se esquecer da grande Karla, que atualmente está jogando por Americana e que só ficou esquecida por uns meses por que ficou de fora dos jogos por um tempo por ter sido contundida no começo do ano, mas tenho ctz que arrebentará como sempre na LBF..Karlaaaaa, quero te ver na seleçãooooo!

Karine disse...

Claro que tem espaço para ela. A Tassia sem vibração dentro de quadra, a Barbara que nem tem postura de jogadora. Estão deixando de lado jogadoras que pode ter a idade avançada, mas que deixa essa garotada no chinelo, ah isso deixa.
Se o Brasil pensa em títulos então coloca o que tem de melhor, e não o que promete ainda ser o melhor!!!
Abre seu olho Hortência, a Chuca a Karla, Silvinha e até a Bethânia ainda podem dar muito pelo Brasil

Anônimo disse...

bethania é fim de carreira esquece minha amiga

Anônimo disse...

CLARO QUE SIM, Silvinha Luz da alma ao jogo..uma bola de três com uma segurança incrível! tem uma visão de jogo ótima, e como todos acima citando, realmente acredito que KARLA COSTA também ainda tem condições de seleção!
PS: (será bem complicado ficar entre as 3 melhores seleções na olimpíada com Jaqueline e Iza na lateral, me desculpem)!

MeninoBionico disse...

Tassia é péssima, não serve pra nada ainda...
Eu apostaria em Silvinha por uns 2 anos ainda.
é só usar 20 min e esta muito bom.
Renovação é assim, misturar o velho e bom com o novo inexperiente.

Anônimo disse...

Bethania joga bem mais que babi sonera...

Anônimo disse...

Concerteza a Silvinha Luz joga bem mais que a Parmira...

Anônimo disse...

chuca tem q ta nessa seleção! concerteza, muito boa ala.

Anônimo disse...

Se as pivos nao resolveram no PAN, nao sei porque a KELLY NAO VOLTA DEPOIS DESTA LBF 2