Depois de publicar uma antiga entrevista de Karina, recebi muitos e-mails perguntando porque não se confirmou a promessa da FIBA de liberá-la para atuar pela seleção brasileira a partir de 1997.
Ao que me consta, Karina foi barrada pelo fato de já ter atuado pela seleção juvenil argentina. No regulamento da FIBA, esse antecedente impede que o atleta defenda outro país após uma naturalização.
Parece ter sido esse o motivo, já que recentemente alguns brasileiros assediados para naturalização por outros países deixaram de atender convocações para a seleção juvenil e sub-21.
Se não estiver enganado, passagens apenas pela seleção cadete não impediriam a mudança.
Atualizações:
1) Na caixinha de comentários, os leitores Fernando e Maurício Guedes reforçam que ainda juvenil Karina defendeu a seleção adulta da Argentina na Copa América de 1989.
2) A foto quem me mandou foi o Luigi, do @Femibasquet. Segundo ele, é de 1991, quando a seleção argentina disputou o Sul-Americano na Colômbia. Ficou com a prata e garantiu vaga para o Pan de Havana.
5 comentários:
A Karina atuou na Copa América Adulta de 1989 , esse foi o motivo pela qual a FIBA não permitiu sua presença na seleção.
Foi uma pena, pois a Karian faria grande carreira na seleção, ao lado de Janeth
Olá Bert,
Pelo que me lembro a Karina não conseguiu defender a seleção brasileira pelo fato de, embora ainda ser juvenil, ter defendido a seleção adulta da Argentina na Copa América de 89 realizada no Brasil. Lembro inclusive que ela foi um grande destaque do campeonato ao lado da cubana Leonor Borrel e da brasileira Marta como pivôs.
Grande abraço.
Se não me engano a mesma coisa
acontece hoje com a Ariadna de
S.André.É uma pena porque ela ajudaria e muito.
Karina defendeu foi uma das cestinhas e reboteiras, foi elogiada por todos os técnicos e comentaristas, numa copa america que tinha a seleção de Cuba fantastica que seria terceiro lugar no munidal de 1990.
Uma pena mesmo! jogando pelo Brasil Karina teria disputado uma olimpíada e conquistado a medalha de bronze em Sidney! algo que jogando pela Argentina seria impossível!! todos sairam perdendo, Brasil e Argentina perderam uma grande jogadora, e Karina perdeu a chance de disputar uma olimpíada, e o basquete mundial perdeu grandes jogos sem a presença de Karina em quadra!!
Postar um comentário