sábado, 17 de setembro de 2011

Mais notícias das Olimpíadas Escolares

'Pequenas gigantes' de Santa Catarina vencem Paraná na semi do basquete

Após conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares 2010, em Fortaleza, a equipe feminina de basquete do Instituto Educacional Jangada, de Jaraguá do Sul (SC), garantiu pelo menos um lugar no pódio da etapa nacional, para atletas de 12 a 14 anos, em João Pessoa (PB). As catarinenses derrotaram as meninas do colégio La Salle, de Toledo (PR), por 57 a 51, no ginásio Marista Pio X, na manhã deste sábado.

O time de Jaraguá do Sul enfrenta as cariocas do Centro Educacional Santa Mônica - Madureira (RJ), na final, neste domingo, às 10h. Na outra semifinal da competição, as cariocas venceram o duelo Rio x São Paulo, contra as jovens da escola estadual Geraldo Moreira, por 62 a 50. Na preliminar, Paraná e São Paulo se enfrentam na disputa pela medalha de bronze.

No primeiro confronto, as meninas de Jaraguá do Sul, conhecidas como 'pequenas gigantes', encontraram muitas dificuldades para alcançar a vitória. As gêmeas Tainá, cestinha da partida com 28 pontos, e Tainara Carloto, que marcou 15, da escola de Toledo, conseguiram impor seu jogo até a metade do segundo quarto. Mas com uma forte marcação e jogando coletivamente, as catarinenses encerraram o período com vantagem de nove pontos: 28 a 19.

A dois minutos do fim da partida, as paranaenses reagiram, encostaram no placar e quase empataram o jogo em 50 pontos. Mas, as catarinenses, com quatro atletas remanescentes da equipe medalhista de bronze em 2010 - Rafaelli Garcia, Luciana Moreira, Maria Eduarda Papp e Natália Rodrigues -, não deixaram a peteca cair e venceram a partida.

A maior pontuadora da equipe foi a ala Débora Kuhnen, com 18 pontos. Ela começou a jogar basquete em 2007, no projeto do município que já atinge 20 pólos em escolas municipais, estaduais e particulares, e cerca de 1.200 crianças.

Todas as atletas do Jangada recebem bolsa, que varia de 25 a 100%, dependendo da faixa econômica familiar. Débora, por exemplo, recebe bolsa de 70%.

- Já é a terceira escola que eu recebo bolsa. Na anterior também tinha, mas aqui estão as melhores jogadoras e preferi estudar nessa nova escola - contou.

A jovem de 14 anos diz que treina de segunda a sexta, às vezes, no sábado pela manhã.

- Para treinar mais, eu e mais quatro meninas, treinamos com o infantil (até 14 anos) e o infanto-juvenil (até 16 anos) - comentou Débora.

No fim do jogo, Guilherme Giovannoni, embaixador das Olimpíadas Escolares e jogador da seleção brasileira de basquete, entrou na quadra, conversou com todas as atletas, posou para fotos e incentivou tanto as vitoriosas quanto as derrotadas do dia.

- Foi um jogo bonito. As gêmeas paranaenses têm muita noção de jogo, enquanto o time catarinense tem mais fundamento, jogam mais em equipe e defendem melhor - disse o atleta.

Fonte: Globoesporte.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Aeeee Zanini, vai ter que falar de sí mesmo agora hein kkkkkkkkkk chuuuuupaaaa Toledo
É Santa Catarina na cabeça

Anônimo disse...

Que boa notícia nessa reportagem, há basquete nos outros estados. Pólos com mais de 1.200 crianças parece utopia. Jaraguá do Sul, cidade do futsal e agora do basquete. Parabéns as pessoas responsáveis pelo projeto.

marcelão disse...

Gostaria de dar os parabéns a equipe Jangada pelo belo trabalho realizado