Dwana, Yudith, Jakelyn, Felicia, Fátima, Angelica e Flavia
Pela primeira vez, em um torneio oficial da Fiba, as mulheres são a maioria no quadro de arbitragem.
Dos 14 árbitros presentes aqui em Neiva, 9 são mulheres, mas nem por isso mostram-se frágeis quando estão dentro de quadra.
Yakelyn (COL), Felicia e Angélica (EUA), Natalia Paola (DOM), Dora (ARG), Dwana(CAN), Yudith (CUB), Gabriela (CRC) e a nossa brasileira Flavia de Almeida, além de sempre se apresentarem impecáveis nos jogos, se destacam pelo trabalho realizado neste torneio, além do respeito diante de técnicos "irritadinhos" como o porto-riqueno e o chileno (que na verdade é argentino).
Curioso porém é conhecer o lado "normal" dessas profissionais. Tive a feliz oportunidade de me hospedar no mesmo hotel que elas e pude desfazer todo um esteriótipo por mim criado e, certamente também por muito de vocês, leitores.
Descontraídas, sempre estão de bom humor e aprontando "das suas".
Yudith Hodelyn e Yakelyn Rodriguez são extremamente simpáticas, fazendo jus a cultura de seu povo.
Angelica e Gabriela
Angelica Suffren (de verde na foto) é a mais falante. Elegante dentro e fora das quadras, ela também é árbitra da WNBA, assim como sua compatriota Felícia Grinter.
Angelica, Alberto e Angel
Apesar da seriedade que impõem as presenças físicas e Gabriela Schaer, Dora Rodrigues e Dwana Townsend, é díficil imaginar, por exemplo, ver a costa-riquenha "se atirar" a frente de um carro estacionado para posar uma foto engraçada.
Paola e Angelica
A energia da dominicana Natalia Paola, ou simplesmente Paola como gosta de ser chamada, é tão grande que, mesmo tendo torcido do tornozelo durante o torneio e ficado ausente da escala durante uma rodada, recuperou-se bem e hoje, é uma das árbitras no confronto Brasil x Cuba.
Flavia
O tempero brasileiro nesta "receita pan-americana" fica por conta da presença da nosso Flávia Almeida. Árbitra há 10 anos, essa paranaense ainda promete muitas alegrias e surpresas em sua promissora carreira.
Fátima, Flavia e Gabriela
Claro que, falando em arbitragem e em mulheres, não poderíamos deixar de lembrar de Fátima Aparecida da Silva. Nossa ex-árbitra que agora assume o cargo de comissária de arbitragem FIBA, sendo uma das responsáveis pela mesa e presta consulta aos árbitros de uma partida, em caso de lances duvidosos.
Jakelyn, Dwana, Dora, Gabriela e Flavia
A idéia de escrever algo sobre esses profissionais é de desmistificar um pouco a imagem "sisuda" e muitas vezes "mecânicas" (fruto de seus movimentos bruscos e fortes) destes personagens que também dão brilho ao espetáculo de uma partida de basquete.
Felicia, Paola e Dora
Ainda bem que, no basquete, não costuma-se xingar as mães dessas excelentes pessoas!
P.S. O quadro de arbitragem FIBA AMERICAS para este torneio também conta com os rapazes José Luis Juyo (COL), Ricardo Hayles (JAM), Angel Martinez (PUR), Cesar Pereira (CHI) e Alberto Achutegui (MEX).
Podcast BNC: o legado de David Stern
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário