domingo, 18 de setembro de 2011

Antes de estreia oficial, Vecchi usa torneio amistoso para últimos ajustes

Empossado como técnico da Seleção feminina em dezembro de 2010, Ênio Vecchi fará seu primeiro jogo oficial no comando do time brasileiro no Pré-Olímpico de Neiva. Antes da estreia, ele planeja acertar os últimos detalhes na Copa Pitalito, a partir deste domingo.

"Dentro da expectativa que eu tinha, acho que o trabalho até agora teve um desenvolvimento muito satisfatório. A ideia nesse último torneio é colocar o time no melhor ritmo de jogo possível, mais agressivo. Além disso, quero experimentar várias formações e algumas variações táticas", explicou o treinador na manhã desta sexta-feira, pouco antes de embarcar para a Colômbia, no Aeroporto de Guarulhos.

Além do Brasil, as seleções de Cuba, Porto Rico, Argentina, Colômbia e Chile participarão do torneio na cidade de Pitalito, entre domingo e quarta-feira. Em seguida, o elenco segue para Neiva, sede do Pré-Olímpico a partir do próximo dia 24 de setembro, um sábado.

Para Vecchi, a estreia em um jogo oficial não será grande novidade. "É claro que a nossa concentração vai estar muito mais aguçada, mas como já teve uma série de amistosos antes, acho que é uma sequência normal. Eu e as jogadoras já nos conhecemos um pouco, então vamos estar confortáveis em termos de relacionamento", afirmou.

Antes de assumir a Seleção Brasileira feminina, Ênio Vecchi treinava o Vitória no Novo Basquete Brasil (NBB). Na equipe nacional, ele vive sua primeira experiência no comando de um time de mulheres, e já percebe algumas diferenças em relação aos homens.

As meninas têm uma disciplina tática muito importante. Essa é a maior diferença, até em função da dificuldade de superar o aspecto físico. Em relação a concentração das atletas, fiquei impressionado com a atenção que elas têm aos detalhes, que são muito importantes no basquete. No masculino, isso é um pouco diferente", comparou.

Sem os Estados Unidos, garantidos nos Jogos de Londres-2012 após o título do Mundial-2010, o Pré-Olímpico de Neiva, na Colômbia, classifica apenas o campeão. Os times que terminarem entre o segundo e o quarto lugar seguem para o Pré-Olímpico Mundial. O Brasil forma o Grupo B ao lado de Jamaica, Canadá, México e Paraguai. Após a primeira fase, os dois primeiros avançam para a semifinal.

"Sabemos que é difícil. Cuba, Argentina e Canadá, além do Brasil, são os mais cotados para a vaga. Não deixamos nada a desejar em relação aos outros times e temos confiança que vamos disputar essa oportunidade com boas chances. Vai estar todo mundo brigando por uma vaga e temos que lutar bastante", encerrou Vecchi.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário: