Um projeto social revelador de talentos do basquete, que tem como idealizadora e madrinha a ex-jogadora Hortência, chegará à cidade. É o Centro de Excelência de Basquetebol, projeto da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) com patrocínio da Telefonica, que beneficiará 12 cidades do estado, entre elas Santos, onde serão instalados quatro núcleos do programa. O projeto, para crianças e jovens de 10 a 17 anos, deve ser implantado até o final do primeiro semestre deste ano.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) no salão nobre do Paço Municipal pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, em solenidade com a presença de Hortência, diretora de seleções femininas da CBB, e das jogadoras e comissão técnica da equipe brasileira sub-16.
Sob comando da treinadora e ex-jogadora Janeth, as atletas estão alojadas desde domingo (20) na Arena Santos, moderno ginásio multiuso construído pela prefeitura na Vila Mathias. O treinamento segue até 15 de março, como preparação para a Copa América no México. A competição, que começa em 14 de junho, classificará três seleções para o campeonato mundial.
Segundo Papa, o projeto social contemplará as regiões das zonas Noroeste e Intermediária, morros e Centro. "O objetivo é identificar talentos do basquete e contribuir para que a cidade volte a ser referência nacional da modalidade", disse o prefeito. Inicialmente, devem ser atendidas 400 crianças e adolescentes, em equipamentos como o Cais (Centro de Atividades Integradas de Santos) Colégio Santista e centros esportivos da Zona Noroeste, Morro São Bento e Rebouças.
Neste último, já funciona o Projeto Bavi (Basquete para a vida inteira), da Semes (Secretaria de Esportes), que atende outras 400 crianças e adultos e pode ser integrado ao Centro de Excelência.
Hortencia comentou sua relação com Santos, onde já jogou e treinou em várias oportunidades. Disse que o projeto social será um legado deixado pela recepção às atletas de base. "Nós temos que agradecer a cidade, pois não adianta ter uma equipe boa se não houver um local bom para desenvolver o trabalho. E a Arena Santos é um lugar ideal para a preparação", afirmou a ‘rainha do basquete’.
Estrutura aprovada - A estrutura também foi elogiada por Janeth, companheira de Hortência nas quadras, e agora treinadora da equipe sub-16. "A quadra é maravilhosa e tem um piso excelente com amortecimento, que ajuda a evitar lesões". Janeth também elogiou o fato de o ginásio reunir espaço para alojamentos e preparação, com refeitório e sala de musculação, evitando cansaço e perda de tempo em locomoção. A Arena Santos dispõe de oito quartos, cada um com capacidade de seis a oito pessoas, além de salas de apoio, que podem ser utilizadas para reuniões, palestras e sessões de alongamento.
A carioca Raphaella Monteiro da Silva, 16 anos, que integra a delegação, gostou do equipamento. Apesar da pouca idade, ela já jogou em diversos ginásios do país, como Rio, Minas e São Paulo, e do exterior, como Equador e Estados Unidos. E ficou impressionada com o que viu. "Achei muito legal. Nunca fiquei num lugar onde a quadra é perto de onde se dorme. Com isso a gente vai poder treinar mais". Em 19 de março, a equipe brasileira sub-17 iniciará a preparação em Santos.
Fonte: Seu Esporte
4 comentários:
Fico feliz que a minha cidade esteja recebendo este projeto.
Torço para que em breve tenhamos uma equipe feminina adulta competitiva daqui.
E a Janete dando treino de passe parado um de frente pra outra, como nos velhos tempos... Isso nao se faz mais, ELA NAO SABE?
Sr basqueteiro me responda vcs tinham uma equipe adulta competitva nesta sua cidade vc sabe porque acabou? Não tería que ser o espelho diante de tantas crianças ou to enganado.
Basqueteiro..vc fica feliz em receber um projeto desse..rs
se vc entendi mesmo de basquete deveria saber oq o secretario de esporte dessa cidade fez com uma equipe de basquete adulta que atuava nessa cidade por 10 anos.e hj,foram todas dispensadas como cachorra pelo Rogerio sampaio q um dia foi exemplo para mtas atletas que um dia admirou o q tanto fez pelo esporte..o pior é a empresa ser banida de não poder publicar o que eles fizeram com o trabalho dessas equipe já representava o nome de santos durante 10 anos..e de uma hora p outra serem dispensadas como cachorro..é facil fazerem isso qd se tem o poder né!?
o dificil é esse povo ter que ficar com a boca calada e a empresa não poder publicar o que ouve pq eles que tem o poder sobre tudo..que exemplo de grande atleta esta sendo vc Rogerio sampaio..o engraçado de tdo isso q a equipe masculina continua em atividade..rs
mas,tem q rir com tdo isso né..mas, já ia me esquecendo..o filho do diretor Nelson joga nessa equipe né..kkkkkkkkkk por isso q eles ainda estão ´lá...meu deus!!aonde vamos parar com esse povo com o poder na mão e acabar com o sonho de jogadoras e com o trabalho de uma tecnica q a 10 anos smp fez de tdo por essas garotas..me diz!?:
Postar um comentário